Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

domingo, 6 de março de 2011

Falha no projeto da Usina de Jirau leva fazendeiros a decidir exterminar onças Os proprietários rurais temem também por vidas humanas – principalmente no que diz respeito a crianças.



Da reportagem do TUDORONDONIA


Onças pintadas e vermelhas estão na mira de tiro de fazendeiros e sitiantes das regiões de Jaci Paraná e Mutum Paraná, respectivamente a 90 e 160 quilômetros de Porto Velho. Ao fugirem dos desmatamentos provocados pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau, os felinos estão invadindo as propriedades rurais e causando prejuízos consideráveis aos criadores da gado, carneiro e até galinhas, pois esses bichos são alvos potenciais das onças em busca de alimentos.



“De novembro para cá já perdi 10 carneiros”, disse Almino Brasil, funcionário público da prefeitura de Porto Velho que mantém uma pequena propriedade às margens do rio Caracol, em Jaci Paraná. “Fui informado que poderia requerer indenização, mas não tenho tempo de, a cada vez que acontecer um ataque, largar meus afazeres aqui na cidade para ir ao sítio fotografar o ocorrido e correr atrás dos meus direitos. O jeito é amargar o prejuízo”.



Um fazendeiro que preferiu não se identificar disse que há um movimento entre os proprietários rurais para transformar a caçadora em caça, ou seja, eles pretendem abater os felinos a fim de diminuir seus prejuízos.



“Está claro que há uma tremenda falha no projeto ambiental dessa usina”, opina o mesmo fazendeiro. “Antes de desmatar, eles deveriam remover as onças para alguma reserva ambiental. O que eles fizeram? Simplesmente estão baixando as motosserras no habitat desses bichos e, para eles, não resta outra alternativa, a não ser buscar refúgio e alimentos nas propriedades da região. O fato é que, antes da usina, não tínhamos esse problema por aqui”.



HÁBITOS Os fazendeiros dos dois distritos de Porto Velho observaram que a onça pintada abate um animal e se alimenta até se fartar. Em seguida enterra o que sobrou e, mais tarde, volta ao local para novo banquete com a mesma presa. A onça vermelha, porém, mata quantas presas cruzarem seu caminho. “Há relatos de onça vermelha que já abateu até dez animais de uma vez numa mesma propriedade. Ela enterra os animas, se alimenta de um e os demais se perdem”, disse Almino Brasil.



Os proprietários rurais temem também por vidas humanas – principalmente no que diz respeito a crianças. Disse outro fazendeiro que não quis se identificar: “a lei não permite que a gente tenha armas na propriedade rural. Assim, tenho na minha fazenda um caseiro com esposa e quatro filhos. Essas crianças podem ser alvos da onça ao saírem para brincar no terreiro. Até hoje, graças a Deus, não há relatos de onças que atacaram humanos, mas será que teremos que ficar esperando isso acontecer para tomarmos alguma providência”, questiona.



ESTRATÉGIA As onças nas regiões da Jaci e Mutum estão causando prejuízos consideráveis e colocando a economia de pequenos produtores rurais em colapso – principalmente os que têm criações de subsistência. Tanto que já há planos para abater os felinos. Como o abate com arma de fogo poderia chamar a atenção das autoridades, uma parcela de fazendeiros pretende experimentar o envenenamento dos animais.



A idéia é simples: ao fazer um abate, a onça come e enterra o que sobrou, voltando posteriormente para concluir o serviço. Nesse meio tempo, os fazendeiros pretendem envenenar a carne com veneno de rato, o popular “chumbinho”. Assim, ao voltar para degustar o restante da presa, o felino seria envenenado até a morte.



“Acho legal a gente fazer essa reportagem e colocar esse problema a público, levando ao conhecimento principalmente das autoridades ambientais”, disse outro fazendeiro de Mutum Paraná que quis manter o nome em sigilo. “A questão está colocada. Agora é ver o que as autoridades vão fazer e, principalmente, o que o consórcio de Jirau vai fazer para solucionar o problema. Do contrário, vai ser muito difícil conter os ânimos desse pessoal que está tendo prejuízo por conta da onça. Vai acabar sobrando para os felinos”, concluiu.



Versão para impressão Enviar por email Receber newsletter Comente a notícia

Postado por Sandra em 06/03/11 às 13:03

Ah, tá? Por isso, a Marina Silva queria averiguações mais precisas e alguns "interessados" em andar com o projeto das usinas fez o serviço "bem feito' e o resultado é este que aí está. Incompetentes!

200.178.158.3Postado por Alexandre Rusman em 06/03/11 às 13:03

Onça em extinção? Onça é uma praga no nosso estado. Quem dizer que ela esta em extinção aqui no nosso estado é por que não vive nele. Houve sim uma falha e a culpa e total da Usina.

201.2.29.237Postado por Josi em 06/03/11 às 05:03

TEM TANTA ONÇA ASSIM É?????? MAS ELAS NÃO ESTÃO EM EXTINÇÃO???? SE TEM TANTAS ASSIM COMO É QUE ELA PODE ESTAR EM EXTINÇÃO???

189.14.208.84Postado por Antônio silvino em 05/03/11 às 21:03

ENTÃO FAZENDEIROS E CAMPONESES VÃO MATAR ONÇA A TAPA, SERIA BOM COMPRAREM UNS FREZEERS TO TAMANHO INDUSTRIAL. CUIDADO COM O IBAM.... KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!! HI HI HI HI HI HI HI HI HI HI!!! RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

189.74.148.163Postado por Luiz Carlos em 05/03/11 às 20:03

É o maior absurdo do mundo... que DROGA DE EMPRESA É ESSA QUE ESTÁ CONSTRUINDO ESSA USINA...quem são os IRRESPONSÁVEIS.... QUE FALHARAM... TEM QUE PUNIR OS RESPONSÁVEIS... POR UMA FALHA TÃO GRAVE...

187.53.186.72Postado por FRANCISCO VALMIR BRASIL em 05/03/11 às 20:03

No papel a coisa e linda,mais observo que o prejuizo financeiro esta sendo grande,para os fazendeiros,e ainda mais os riscos para as familias que moram no local.Deveria este grupo de biologos e se acampar em uma das fazendas na localidade por uns trinta dias sem nenhuma arma de fogo,ai com certeza apos os trinta dias os seus conceitos serão outro.deveria tambem este sr.Gabriel e,esposa ,filhos e etc,ir acampar tambem junto com a turm de biologos no mesmo prazo e nas mesmas condições,e depois disso levar uma dessas onçinhas lindas para a sua casa,E MUITA DEMAGOGIA,se o bem maior da humanidade e a vida nos temos que defender a todo custo.Este país e uma vergonha,se um cidadão mata um outro cidadão,ele se apresenta paga a fiança e responde o crime em liberdade,se este mesmo cidadão mata um animal que faz parte da fauna e da flora e crime inafiançavel.

189.72.148.230Postado por Biologos em 05/03/11 às 16:03

Senhores fazendeiros dos distrito de Jaci e Mutum, consideramos muito importante esta preocupação que estão tendo com a causa. Os felinos não podem pagar pelo preço, e nem vocês. Procurem o Ministério Público, Ibama e os responsáveis pela fauna da Usina. Estes animais estão inseridos nas listas de animais ameaçados de extinção e a responsabilidade da conservação é de todos. Ciências Biológicas, Turma 210/1, Facimed

201.34.231.106Postado por Antônio silvino em 05/03/11 às 13:03

Eu quero que essa Usina venha a Ruir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

189.10.48.194Postado por Gabriel em 05/03/11 às 10:03

Exterminar onças?! Ficaram loucos crime ambiental gravíssimo!!! Se não sabem ou são burros demais para entender que a onça-pintada esta entre os animais em extinção no Brasil. E que pretendem fazer pode causar danos não só na nossa fauna, como para eles também. Estudem mais antes de fazer qualquer besteira. Lei de Crimes Ambientais (lei 9605/98) – Perseguir, caçar ou matar animais da fauna silvestre sem permissão – Pena de seis meses a um ano e ainda por porte ilegal de arma de fogo, cuja pena prevista é de até 4 anos de reclusão; e mais o artigo 288 do Código Penal (Formação de Quadrilha ou Bando – Pena de 1 a 3 anos de reclusão).

200.101.91.145Postado por Antonio Ocampo em 05/03/11 às 08:03

Pra que na me conhece, sabe a minha opinião a respeito dessas hidreletricas. E diziam que não ia ter impactos ambientais. E ainda nem começaram e os sintomas estão aparecendo. Assim como eles enganaram a população com uma revolução de desenvolvimento, os políticos e a imprensa (parte dela) embarcou nessa onda. Mas depois não choremos o que tem para acontecer.

187.55.146.6Postado por moises rodrigues de oliveira em 05/03/11 às 06:03

senhores,meu nome e moises,nao tome,mas so vou ficar mesmo satisfeito quando me chamarem,quero meu emprego de volta.

201.10.161.122

POLÍTICA
matéria escrita em 2011-03-06 ás 03:46:00



Site do Senado recebe sugestões para reforma política

Os internautas são chamados a opinar sobre os 11 temas em discussão na Comissão de Reforma Política.



POLÍTICA
matéria escrita em 2011-03-06 ás 03:42:00



REFORMA POLÍTICA

Para senador, todos rejeitam posse em 1º de janeiro, mas falta consenso sobre nova data.



POLÍTICA
matéria escrita em 2011-03-06 ás 03:41:00



Propostas de emenda à Constituição que tratam da suplência de senador

Veja todas as propostas sobre o tema.



POLÍTICA
matéria escrita em 2011-03-06 ás 03:37:00



Após muita polêmica, CCJ aprovou novas regras para suplência em 2008, mas terá que voltar ao tema

De acordo com o que foi aprovado na CCJ, quando o senador titular morrer ou deixar o cargo devido à cassação ou renúncia, o suplente assumirá somente até a eleição seguinte.



POLÍTICA
matéria escrita em 2011-03-06 ás 03:32:00



Suplência de senador deve mobilizar primeiro debate da reforma política

O modelo em vigor tem recebido críticas . O eleitor vota no candidato a senador e depois vê um suplente, quase sempre desconhecido, assumir o lugar daquele que recebeu os votos.



POLÍTICA
matéria escrita em 2011-03-06 ás 03:24:00



Escola ideal e escola real

Confúcio Moura, governador de Rondônia.



GERAL
matéria escrita em 2011-03-06 ás 03:18:00



Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 5 milhões

De acordo com a Caixa, 79 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 17.195,98 cada uma.



GERAL
matéria escrita em 2011-03-05 ás 17:12:00



Receita suspende entrega de declarações do Imposto de Renda no fim de semana

Nesse período, o contribuinte pode preencher e gravar a declaração no computador, mas não tem como enviar as informações à Receita pelo programa Receitanet.



GERAL
matéria escrita em 2011-03-05 ás 17:10:00



Ministério da Saúde alerta para risco de contrair conjuntivite durante o carnaval

Ao menor sinal de irritação, a dica é lavar a região dos olhos abundantemente com água corrente e, caso os sintomas não desapareçam, procurar um médico.



GERAL
matéria escrita em 2011-03-05 ás 17:09:00



Mistura de cal e cloro ajuda no combate à dengue em canteiros de obras

A combinação de cal e cloro é considerada também ambientalmente correta, uma vez que é biodegradável e pode ser manuseada por adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############