Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Governo sob pressão

quarta-feira, 15 de agosto de 2012Governo sob pressão



Rogério Mori

Brasil Econômico - 15/08/2012


O governo brasileiro enfrenta nesse momento uma enorme pressão por reajustes salariais do lado do funcionalismo público. Esse movimento decorre de um esforço por parte do governo no sentido de tentar conter os aumentos dos gastos públicos e evitar a velocidade do crescimento registrada no governo anterior.
Vale lembrar, nesse contexto, que o governo anterior proporcionou expressivos reajustes a diversas categorias do funcionalismo, aproveitando-se de uma situação cíclica da economia brasileira naquele período.
O governo atual herdou uma folha de pagamentos que cresceu significativamente ao longo do mandato anterior e tenta evitar uma trajetória de deterioração das contas públicas, evitando reajustes salariais.
No entanto, as pressões ganharam força nos últimos meses e o movimento grevista do funcionalismo público federal tem crescido. A crescente adesão tem colocado o governo na defensiva nesse momento.
O mais trágico dessa dinâmica é que ela ocorre em um momento em que o ciclo econômico é desfavorável: a economia brasileira se encontra virtualmente estagnada nos últimos trimestres e isso começou a afetar a arrecadação de impostos e contribuições.

Adicionalmente, o governo federal tenta reeditar a fórmula de retomada do crescimento que deu certo em 2009, com isenção de impostos em vários setores importantes da economia brasileira.

A conjuntura econômica atual é totalmente diversa da verificada naquele momento. O quadro econômico e financeiro global apresenta um risco maior, onde a economia americana segue claudicando e com recessão profunda em diversos países da Zona do Euro e elevado endividamento público.
No plano doméstico, a apreciação cambial dos últimos anos eliminou a competitividade da indústria nacional, que registra cada vez menos postos de trabalho.
Por sua vez, as famílias brasileiras estão bem mais endividadas e com alto grau de comprometimento de renda, sem maiores espaços para ampliar seu consumo. Com isso, a resposta rápida do consumo das famílias, registrada em 2009, a partir da queda da taxa de juros e da redução dos impostos, não se verifica neste ano.


Em outras palavras, o governo se confronta com demandas por aumentos de gastos com servidores em um contexto no qual a economia brasileira segue estagnada e com pouca reação a estímulos fiscais e monetários.

Claramente, esse cenário aponta para uma piora no quadro fiscal, pelo menos no que se refere ao resultado primário das contas públicas. Some-se a isso o fato de que 2012 é um ano eleitoral, com uma natural tendência de aumento de gastos do governo, e que o tempo urge com as obras necessárias para os eventos esportivos (Copa e Olimpíada) que ocorrerão em alguns anos.


Esse não é um dos cenários mais favoráveis para o governo federal neste momento, onde a própria economia global permanece sob risco elevado. Até que ponto ele resistirá às pressões por aumentos de gastos é uma incógnita hoje, mas está mais do que evidente que a tensão aumentou consideravelmente nas últimas semanas.

Rogério Mori é professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############