Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Chuvas trazem fantasma da dengue para Ji-Paraná Ro.

Home » Destaques » Chuvas trazem fantasma da dengue para Ji-Paraná


terça-feira, 9 de outubro de 2012, 9:52

DestaquesA proximidade do período de chuvas gera preocupações, por conta do avanço da dengue. O temor é de que os focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, alastrem-se, já que o inseto reproduz-se em água limpa e parada. Diante disso, é fundamental que toda a população colabore, eliminando a água parada nas casas e quintais.

Conforme o agente de saúde da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), e chefe do setor de UBV (Ultra Baixo Volume) de inseticida, Valdir Madruga, algumas ações simples podem evitar a proliferação da doença, entre elas: manter as caixas d’água tampadas, não deixar pneus a céu aberto, colocar areia nos pratinhos de plantas e não deixar nenhum recipiente a céu aberto, que possa servir de coletor e acumulador de água da chuva.

Valdir Madruga disse durante entrevista ao CP, que nos últimos dias houve um aumento de casos de dengue no município, mas nada preocupante, pois a equipe tem trabalhado para combater a proliferação do mosquito em Ji-Paraná. “Todas as vezes que são informados sobre casos da doença em algum bairro, fazemos o broqueio com inseticida e, na medida do possível, a limpeza do local, para que a doença não atinja os outros moradores da região”, destacou o agente de saúde.


A agente apelou à população para que siga as medidas preventivas da propagação do mosquito “Aedes aegypti”, transmissor do vírus da febre de dengue. “O mais importante neste momento é a população estar sensibilizada para as medidas adequadas de prevenção, quer no âmbito pessoal ou no ambiente doméstico, para que se possa controlar o desenvolvimento das larvas e a propagação dos mosquitos”, afirmou.


Entre as medidas preventivas de âmbito pessoal, Madruga apontou a necessidade de reduzir a exposição corporal, usando camisa de manga comprida e calças, assim como roupa clara, que permite ver os mosquitos. Em ambiente doméstico, pede atenção redobrada para qualquer objeto que possa acumular água, solicitando que a população remova os pratos dos vasos ou, então, coloque neles areia. Estas e outras medidas constam em folhetos informativos que se encontram nos centros de saúde e outras entidades do município.

Valdir acrescentou que a Funasa tem em campo técnicos de saúde que, de porta a porta, vem transmitindo estainformação à população, verificando, igualmente, o cumprimento dos conselhos. “Dado o aumento da atividade do mosquito, devido as constantes chuvas que caíram nos últimos dias, estamos no terreno de forma mais intensa”,garantiu o agente de saúde.


FUMACÊ – Sobre o combate do mosquito com UBV, o fumacê, Valdir Madruga disse que o órgão tem realizado o trabalhode combate com produto em alguns bairros de Ji-Paraná, mas a falta de equipamentos e veículos, tem dificultado que o trabalho seja intensificado nos outros bairros da cidade. “Temos combatido o foco do mosquito nos locais onde foram detectados a contaminação de uma pessoa pela doença”, concluiu.

http://www.noticiageral.com/?p=24182http://www.noticiageral.com/?p=24182

Fonte: Correiopopular



Um comentário:

  1. AÇÃO DE COMBATE A DENGUE NO MUNICIPIO DE JI PARANÁ RO.

    A dengue é um dos principais problemas de saúde pública domundo. A dengue é uma doença viral, cujo agente transmissor é omosquito Aedes aegypti, através da picada. Este mosquito se reproduzrapidamente em água limpa, parada e mais recentemente se tem detectado aincrível capacidade de reprodução em água turvas. A maior parte dos fatores que contribuem para a ocorrência da dengue é produzida pelo homem no ambiente urbano como, por exemplo: apresença de recipientes descartáveis em quintais e terrenos baldios, aexistência de um grande número de depósitos domésticos como caixasd’água, cisternas e tanques não vedados, e o não comprometimento dapopulação no combate ao mosquito propiciam as condições ambientais favoráveis à proliferação do mesmo, resultando assim, no aumento daincidência de casos. Esses fatos apontam para a necessidade da intensificação das açõesde vigilância em saúde e assistenciais referenciadas em informações para atomada de decisões em tempo hábil, de forma coordenada e articulada comoutros setores do poder público e da sociedade civil organizada. Cresce a preocupação da Prefeitura Municipal de Ji Paranácom a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância a Saúde,Vigilância Sanitária e Setor de Divisão de controle Endemias. ESTAS SÃO ALGUMAS DAS AÇÕES DE COMBATE ADENGUE NO MUNICIPIO:

    * Levantamento de indce, tratamentos focais, Aplicação de incetisida espacial (Fumacê), Mutirão de limpezas como coletas de Pneus, ferro velho, Palestras em escolas , associaçoes ,clube, Creches,visitas domiciliares, Pesquizas quinzenais nos pontos estrategicos como: Ferro velho, cemiterios, aeroporto, Oficinas, borracharias e outos semelhantes, e ainda divulgação nos meio de comunicaçães, "O remédio contra a dengue é a limpeza".

    Ji Parana 09 de Outubro de 2012. http://waldirmadruga.blogspot.com.br/





































































    ResponderExcluir

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############