Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 20 de outubro de 2012

Heloísa Cristofoli não morreu de dengue hemorrágica diz Lacem

Jaru: Resultado de laudo aponta Leucemia como causa da morte de Heloísa

Data: 24/10/2012 - Por: Jaru Online
Imprimir

Em nota lançada em sua página no Facebook o Irmão da jovem Heloisa, Ygor Cristófoli, divulgou o resultado do laudo da causa da morte de sua irmã...

.

Em nota lançada em sua página no Facebook o Irmão da jovem Heloísa, Ygor Cristófoli, divulgou o resultado do laudo da causa da morte de sua irmã, comunicado no inicio da tarde desta terça feira (23) pelo Cemetron. Segundo consta no laudo, Heloisa veio a óbito na ultima quinta feira (18), vítima de leucemia.
Acompanhe na integra a nota descrita pelo irmão de Heloísa, Ygor Cristófoli:
“O que vou escrever aqui, é simplesmente pra esclarecer o que vem se falando por aí quanto ao falecimento da minha irmã... pra que minha mãe não precise passar por isso e ninguém da minha família tenha que tratar desse assunto, eu tomo a frente das coisas! Não que eu esteja em melhores condições que eles (até porque não estou), mas tenho um anjo lindo lá em cima que tá me dando muita força pra esse tipo de situação...
É claro que muitas perguntas ainda ficam na cabeça e muita coisa eu não faço a mínima como responder, então, a gente se guarda, se reserva... Me prendo na idéia de que, Deus levou minha princesinha pra perto dele e eu não fico revoltado com Ele, por que só assim ela pode descansar de todo o sofrimento que estava passando aqui!
A Heloisa vinha tratando uma anemia a alguns meses e mais recentemente, vinha tratando também de algo que tinha todos os sintomas de dengue! Certo... na quinta, da semana passada a situação dela se agravou, algumas complicações vieram a acontecer e ela nos deixou! Foi tudo muito rápido! Hoje, durante o almoço, minha mãe recebeu uma ligação da direção do Cemetron, o hospital onde a Heloisa estava, na cidade de Porto Velho... Queria deixar bem claro, que o Cemetron tem uma ótima equipe de profissionais, trataram minha irmã com muito carinho e tenho certeza de que o que eles pudessem fazer, eles fariam por ela! Na ligação, foi conversado sobre o laudo do falecimento dela, que só saiu hoje, nele consta que a Heloisa tinha Leucemia (a Leucemia corresponde a um conjunto de neoplasias malignas (câncer) que atingem o sangue e possuem origem na medula óssea)... Até onde, aquela anemia era apenas uma anemia, é onde a incerteza aperta o coração, mas...
Como nada do que a gente fizer, falar, brigar agora, vai trazer ela de volta, só peço a Deus pra confortar meu coração, o coração da minha família, dos nossos amigos e daqueles que tanto amam a minha irmã! Foi um ser iluminado sim, de um sorriso tão lindo que vai ficar marcada pra sempre, com certeza! Minha família está muito unida, vai demorar um tempo até tudo voltar ao normal, mas assim que a dor passar (e dificilmente vai passar) e for só saudade, com essa, fica mais fácil de lidar... Obrigado, por todas as palavras de carinho e demonstrações de apoio, com certeza isso vem nos dando forças pra continuar seguindo em frente...
Fiquem com Deus, um beijo.. ;** Ygor Cristofoli Calixto de França

 

Heloísa Cristofoli não morreu de dengue hemorrágica diz Lacem

Data: 23/10/2012 - Por: Jaru Online
Imprimir

Com isto a morte da jovem ocorrida no dia 18 deste mês, fica sem causa identificada, o que deve levar a família a solicitar uma pericia laboratorial para dar a resposta das causas do óbito de Heloisa...


.

Os resultados das amostras de sangue da jovem Heloísa Cristofoli, coletadas no ultimo dia 10 de outubro no posto Carlos Chagas no município de Jaru e enviadas para o laboratório Lacem em Porto Velho, deram negativos para dengue hemorrágica e também leptospirose como outra possível causa da enfermidade que levou a paciente a óbito.
Com isto a morte da jovem ocorrida no dia 18 deste mês, fica sem causa identificada, o que deve levar a família a solicitar uma pericia laboratorial para dar a resposta das causas do óbito de Heloisa, que foi acometida por uma grave enfermidade que em menos de 15 dias a contar do início dos primeiros sintomas, teve um agravamento de uma patologia não identificada que incidiu em uma Discrasia (distúrbio do mecanismo de coagulação) êntero-hemorragia (hemorragia intestinal) e por fim parada cardíaca e respiratória.

 



Morre Jovem jaruense vítima de dengue hemorrágica

Data: 19/10/2012 - Por: Jaru Online
Imprimir

Heloisa era uma jovem muito conhecida na cidade e possuía bastantes amigos, e atualmente trabalhava na empresa de segurança Inviolável


.
A jovem Heloisa Cristofoli Calixto de França de apenas 18 anos, faleceu na noite desta quinta feira (18), por volta das 20:00h na UTI do Cemetron em Porto Velho. Heloisa estava internada na unidade hospitalar a cerca de uma semana se tratando de dengue hemorrágica, possivelmente contraída na cidade em que reside, Jaru.
Heloisa era uma jovem muito conhecida na cidade e possuía bastante amigos, e atualmente trabalhava na empresa de segurança Inviolável, juntamente com seu namorado Jefferson Louredo.
Sua morte rápida pegou muitos de surpresa, pois desde os primeiros sintomas a seu óbito, se passaram apenas 09 dias.
O corpo de Heloisa está sendo transladado para Jaru e deve chegar nesta madrugada, onde será velado na Igreja Presbiteriana Renovada, localizada na Avenida Tiradentes, setor 02.

Heloisa e seu namorado à esquerda, e seu irmão Ygor a direita da foto.

11 comentários:

  1. Ola pessoal é Lamentavelmente a morte dessa moça com esse tipo de doença, portanto é muito fácil de prevenir esse fato doloroso, è só nunca deixar água parada em seu quintal, elimine todos os objetos que porventura venha conter água de chuva, pois "O Remédio contra À Dengue é a limpeza." Um forte abraço de conforta a família e que Deus nos conforte.

    ResponderExcluir
  2. Saiba mais sobre a Dengue e como prevenir

    O dengue é uma doença transmitida pelo mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos.

    Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações do dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque do dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágico ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos da doença.

    ResponderExcluir
  3. Veja abaixo as principais medidas preventivas para o controle do mosquito Aedes aegypti bem como para outros mosquitos, que o Pragas On-line preparou para você.


    Aedes spp.

    As espécies de Aedes mais importantes são listadas a seguir:

    Aedes aegypti

    Esta espécie é nativa da África e foi descrita originalmente no Egito. É uma das espécies responsáveis pela transmissão do dengue e febre amarela febre amarela (arboviroses). O Aedes aegypti tem a cor escura e manchas brancas pelo corpo.

    ResponderExcluir
  4. Utiliza recipientes artificiais com água parada para depositar seus ovos que são fixados acima do nível da água. Estes resistem a longos períodos de dessecação, o que permite que seja transportado facilmente de um local para o outro. Os locais onde normalmente são encontradas suas larvas são: pneus, pratos de vasos, latas, garrafas, caixa d’água e cisternas mal fechadas, latas, vidros, vasos de cemitério, piscinas, lagos e aquários abandonados, entre outros.

    As fêmeas picam preferencialmente ao amanhecer e próximo ao crepúsculo, mas podem picar em qualquer hora do dia. Elas podem picar qualquer animal, mas o homem é o mais atacado. Esta espécie abandona o hospedeiro ao menor movimento, passando, desta forma, por vários hospedeiros disseminando-se assim a doença.

    Aedes albopictus

    Esta espécie foi descrita na Índia tendo sido introduzida no nosso país através do comércio. Foi descoberta no Brasil em 1986 nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atualmente encontra-se distribuída em vários outros Estados. Diferentemente do A. aegypti, esta espécie não está tão relacionada com a atividade humana, distribuindo-se com facilidade no meio rural. A postura é realizada em criadouros naturais, tais como ocos de árvore cheios d’água, internódios de bambu, cascas de fruta, etc. Os ovos são depositados em poucas quantidades, mas em diversos locais, o que facilita uma rápida dispersão. Também possui hábito diurno, assim como o A. aegypti.

    ResponderExcluir
  5. A. albopictus é vetor do dengue na Ásia, mas no Brasil ainda não existem provas de que possa estar veiculando a doença, já que não foram descobertos adultos nem larvas desta espécie em zonas de epidemia da doença.

    DENGUE

    O dengue é uma doença transmitida pelo mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos.

    Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações do dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque do dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágico ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos da doença.

    ResponderExcluir
  6. FEBRE AMARELA

    O mosquito do dengue Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de um vírus chamado flavivirus que causa a febre amarela. No Brasil, a doença é endêmica nos Estados de Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no território do Amapá.

    Os sintomas da febre amarela são mal estar e febre alta. Estando com estes sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um médico pois a doença evolui rapidamente para náuseas, vômitos, hemorragias na boca, nariz e no aparelho digestivo, além da pele ficar com um tom amarelado (icterícia). A doença provoca lesões graves nos rins e fígado e pode levar a morte.

    Quem viaja para regiões onde a doença é endêmica deve tomar vacina dez dias antes do embarque. A validade da vacina contra a febre amarela é de dez anos e ela pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde.

    ResponderExcluir
  7. MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DE MOSQUITOS

    Evitar água parada.

    Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.

    Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.

    Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.

    Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.

    Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.

    Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

    Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.

    Não acumular latas, pneus e garrafas.

    Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.

    Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.

    Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.

    Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.

    Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.

    Não cultivar plantas aquáticas.

    Medidas preventivas para o Controle de Mosquitos - Fonte: CVS 09 de 16 de novembro de 2001.


    ResponderExcluir
  8. MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DE MOSQUITOS

    Evitar água parada.

    Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.

    Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.

    Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.

    Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.

    Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.

    Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

    Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.

    Não acumular latas, pneus e garrafas.

    Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.

    Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.

    Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.

    Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.

    Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.

    Não cultivar plantas aquáticas.

    Medidas preventivas para o Controle de Mosquitos

    ResponderExcluir


  9. Anote uma receita caseira de combate ao mosquito da dengue, baratíssima, simples e com eficiência comprovada cientificamente


    A população de todo o Brasil pode ajudar nos trabalhos realizados pelas secretarias de saúde de combate ao mosquito transmissor da dengue. A receita é prática e simples e não envolve uso de venenos ou inseticidas perigosos à saúde humana ou dos animais. A proliferação do mosquito da espécie Aedes aegypti, que transmite a doença, pode ser combatida colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, nos pratos dos xaxins, entre as folhas das plantas que acumulam água, como as bromélias e nos locais da casa em que a água se acumula e fica parada, como ralos. O único trabalho que você terá é colocar aquele pó úmido que resta depois do café ser coado.

    A descoberta que revelou que a borra de café combate com eficiência o Aedes aegypti é da cientista e bióloga Alessandra Laranja. Ela é pesquisadora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de São José do Rio Preto. Os testes realizados em laboratório comprovaram que a borra de café - que fica depositada no coador, é uma arma muito eficiente contra o mosquito transmissor da dengue. A borra depositada nos pratinhos e reservas de água de plantas impede que o mosquito transmissor da dengue ponha seus ovos.

    Se o Aedes aegypti já tiver desovado, mesmo assim, a borra de café consegue impedir que os ovos se desenvolvam em larvas. Em seu estudo, a bióloga mostrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas chamadas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução do Aedes aegypti. Anote agora a receita caseira para combater o mosquito da dengue com borra de café:

    Para fazer a solução que pode ser aplicada em pratos, plantas ou até mesmo jardins e hortas que acumulem água você vai precisar de 2 colheres das de sopa de borra de café misturadas em meio copo de água. Depois de pronto você já pode começar a aplicar o conteúdo. Se precisar de mais, faça sempre na proporção indicada, ou seja, 2 colheres de borra de café para cada meio copo de água.

    Outra receita com a borra de café é usá-la diretamente nos vasos, sem a diluição em água. Desta maneira você estará também adubando de forma ecológica as plantas. A diluição da borra de café vai acontecer naturalmente, na medida em que a planta for regada.

    Não se esqueça que a borra de café pode ser aplicada também em outros locais da casa que acumulem água como, por exemplo, nos ralos e até mesmo na terra do jardim ou poças que se formam com a água da chuva.

    E lembre-se, ajude o Brasil na luta contra a dengue. Faça propaganda boca-a-boca, informe seus amigos e familiares, dissemine esta receita que é barata, simples e acessível. Além de saborear o bom e velho "cafezinho" brasileiro, você poderá contribuir com a melhoria do seu meio ambiente e da saúde pública.


    ResponderExcluir
  10. Anote uma receita caseira de combate ao mosquito da dengue, baratíssima, simples e com eficiência comprovada cientificamente


    A população de todo o Brasil pode ajudar nos trabalhos realizados pelas secretarias de saúde de combate ao mosquito transmissor da dengue. A receita é prática e simples e não envolve uso de venenos ou inseticidas perigosos à saúde humana ou dos animais. A proliferação do mosquito da espécie Aedes aegypti, que transmite a doença, pode ser combatida colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, nos pratos dos xaxins, entre as folhas das plantas que acumulam água, como as bromélias e nos locais da casa em que a água se acumula e fica parada, como ralos. O único trabalho que você terá é colocar aquele pó úmido que resta depois do café ser coado.

    A descoberta que revelou que a borra de café combate com eficiência o Aedes aegypti é da cientista e bióloga Alessandra Laranja. Ela é pesquisadora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de São José do Rio Preto. Os testes realizados em laboratório comprovaram que a borra de café - que fica depositada no coador, é uma arma muito eficiente contra o mosquito transmissor da dengue. A borra depositada nos pratinhos e reservas de água de plantas impede que o mosquito transmissor da dengue ponha seus ovos.

    Se o Aedes aegypti já tiver desovado, mesmo assim, a borra de café consegue impedir que os ovos se desenvolvam em larvas. Em seu estudo, a bióloga mostrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas chamadas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução do Aedes aegypti. Anote agora a receita caseira para combater o mosquito da dengue com borra de café:

    Para fazer a solução que pode ser aplicada em pratos, plantas ou até mesmo jardins e hortas que acumulem água você vai precisar de 2 colheres das de sopa de borra de café misturadas em meio copo de água. Depois de pronto você já pode começar a aplicar o conteúdo. Se precisar de mais, faça sempre na proporção indicada, ou seja, 2 colheres de borra de café para cada meio copo de água.

    Outra receita com a borra de café é usá-la diretamente nos vasos, sem a diluição em água. Desta maneira você estará também adubando de forma ecológica as plantas. A diluição da borra de café vai acontecer naturalmente, na medida em que a planta for regada.

    Não se esqueça que a borra de café pode ser aplicada também em outros locais da casa que acumulem água como, por exemplo, nos ralos e até mesmo na terra do jardim ou poças que se formam com a água da chuva.

    E lembre-se, ajude o Brasil na luta contra a dengue. Faça propaganda boca-a-boca, informe seus amigos e familiares, dissemine esta receita que é barata, simples e acessível. Além de saborear o bom e velho "cafezinho" brasileiro, você poderá contribuir com a melhoria do seu meio ambiente e da saúde pública

    ResponderExcluir
  11. Jaru: Resultado de laudo aponta Leucemia como causa da morte de Heloísa


    Data: 24/10/2012 - Por: Jaru Online




    Em nota lançada em sua página no Facebook o Irmão da jovem Heloisa, Ygor Cristófoli, divulgou o resultado do laudo da causa da morte de sua irmã...



    .



    Em nota lançada em sua página no Facebook o Irmão da jovem Heloísa, Ygor Cristófoli, divulgou o resultado do laudo da causa da morte de sua irmã, comunicado no inicio da tarde desta terça feira (23) pelo Cemetron. Segundo consta no laudo, Heloisa veio a óbito na ultima quinta feira (18), vítima de leucemia.

    Acompanhe na integra a nota descrita pelo irmão de Heloísa, Ygor Cristófoli:

    “O que vou escrever aqui, é simplesmente pra esclarecer o que vem se falando por aí quanto ao falecimento da minha irmã... pra que minha mãe não precise passar por isso e ninguém da minha família tenha que tratar desse assunto, eu tomo a frente das coisas! Não que eu esteja em melhores condições que eles (até porque não estou), mas tenho um anjo lindo lá em cima que tá me dando muita força pra esse tipo de situação...

    É claro que muitas perguntas ainda ficam na cabeça e muita coisa eu não faço a mínima como responder, então, a gente se guarda, se reserva... Me prendo na idéia de que, Deus levou minha princesinha pra perto dele e eu não fico revoltado com Ele, por que só assim ela pode descansar de todo o sofrimento que estava passando aqui!
    A Heloisa vinha tratando uma anemia a alguns meses e mais recentemente, vinha tratando também de algo que tinha todos os sintomas de dengue! Certo... na quinta, da semana passada a situação dela se agravou, algumas complicações vieram a acontecer e ela nos deixou! Foi tudo muito rápido! Hoje, durante o almoço, minha mãe recebeu uma ligação da direção do Cemetron, o hospital onde a Heloisa estava, na cidade de Porto Velho... Queria deixar bem claro, que o Cemetron tem uma ótima equipe de profissionais, trataram minha irmã com muito carinho e tenho certeza de que o que eles pudessem fazer, eles fariam por ela! Na ligação, foi conversado sobre o laudo do falecimento dela, que só saiu hoje, nele consta que a Heloisa tinha Leucemia (a Leucemia corresponde a um conjunto de neoplasias malignas (câncer) que atingem o sangue e possuem origem na medula óssea)... Até onde, aquela anemia era apenas uma anemia, é onde a incerteza aperta o coração, mas...
    Como nada do que a gente fizer, falar, brigar agora, vai trazer ela de volta, só peço a Deus pra confortar meu coração, o coração da minha família, dos nossos amigos e daqueles que tanto amam a minha irmã! Foi um ser iluminado sim, de um sorriso tão lindo que vai ficar marcada pra sempre, com certeza! Minha família está muito unida, vai demorar um tempo até tudo voltar ao normal, mas assim que a dor passar (e dificilmente vai passar) e for só saudade, com essa, fica mais fácil de lidar... Obrigado, por todas as palavras de carinho e demonstrações de apoio, com certeza isso vem nos dando forças pra continuar seguindo em frente...
    Fiquem com Deus, um beijo.. ;** Ygor Cristofoli Calixto de França”

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############