Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ex-guardas da Sucam buscam apoio em toda a região Norte


  





Infectados pelo DDT comemoram de mortes entre contaminados e querem o apoio dos deputados da Amazônia

aldo_ddt.jpg_3
Aldo Moura: "apoio de todos os parlamentares é fundamental" (Foto: Arquivo/Agazeta.net)
Depois de terem ganhado na Justiça o direito ao amparo por parte do , os ex-guardas da Sucam contaminados pelo inseticida DDT buscam agora o apoio das assembléias legislativas da Amazônia para a aprovação de dois projetos de lei, que tramitam na Câmara dos Deputados, Brasília.

O deles, de autoria do deputado Zequinha Marinho (PMDB/PA), prevê uma pensão vitalícia de R$ 2.060 para cerca de 860 ex-guardas em toda a Amazônia. Só no Acre, eles 480 agentes.

O segundo , da deputada Perpétua Almeida (PC do B/AC), exige indenização de R$ 100 mil do Estado brasileiro para as famílias dos 59 que faleceram nos últimos anos.

“Queremos que os demais estados da região Norte nos ajudem no sentido de unificar a nossa causa”, afirma Aldo Moura, presidente da Comissão DDT e a Pela Vida.

Moura comemora a estagnação no número de mortes, depois que o Governo do Estado passou a fornecer o tratamento adequado aos ex-guardas.

A primeira reunião parlamentares da Amazônia aconteceu no último dia 12 deste mês na Assembleia Legislativa de Rondônia.


Saiba mais




    Os ex-guardas da Sucam foram infectados pelo veneno DDT na década de 70, quando eles faziam o combate à malária em toda a região Norte.



    Um comentário:

    1. Valdir Madruga, brasileiro, Funcionário Público Federal, Agente de Saúde, cadastrado no Siap nº 0489813, tenho 44 anos de idade; ingressei na SUCAM dia 01 de Dezembro de 1986, no Município de Ji Paraná-Ro. e em seguido fui distribuído para o Município de Jaru-Ro.Onde executei as minhas atividades durante 23 anos.
      Sendo assim nas décadas de 80 e 90. Trabalhei lotado atualmente Fundação Nacional de Saúde – Funasa eram vinculados à extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – Sucam. Realizei afinco as minhas atividades de campo no combate e tratamentos à dengue,à malária, à febre amarela e a outras doenças endêmicas da Região, com atividades de burrifação de inseticida intra-domiciliar e peri- domiciliar, aplicação de inseticida espacial (FUMACÊ) UBV pesado e portátil e tratamentos focal. Quando iam para a zona rural caminhavam uma média de 16 Km por dia levamos nos ombros e braços uma bolsa com materiais pertences, uma outra bolsa com 12 pacotes 750 Gm de DDT e três vidro de pasta com 500 Gm, um balde/12 lts com pá de madeira e matérias didáticos, uma bomba com capacidade de 12 litros, já debilitado não tínhamos nem lugar adequado para acampar e alimentar. Muitas vezes repousei juntamente com inseticida DDT e bombas contaminadas nos chiqueiro para porco, curral para boi, barracos abandonados, Escolas e Igrejas muitas vezes sem almoço e jantar.
      Manuseie inseticidas e apliquei uma média de 90 litros por dia do produto químico em caráter habitual e permanente, ficando em contato com a referida química 24:00 horas por dia, desprovidos de quaisquer treinamentos em medidas de prevenção de danos à saúde e segurança do trabalho, tais como equipamentos de proteção coletivo e individual e esclarecimentos sobre a toxicidade dos produtos utilizados.
      Portanto fui expostos a DDT, Organo Fosforado e Malation .nas décadas de 80 e 90 na Ex-Sucam, hoje Funasa; e fui contaminados em virtude do meu trabalho no combate a endemias. Fui submetido exames laboratoriais, onde foi constatado elevados níveis de ddt, no meu organismo um percentual de 7,11% ug/dl de pesticida, os valores referencias segundo a Intoxicação Exógena Pôr pesticidas do grupo Organoclorado o normal é de até 3 ug/dl (de acordo com a portaria de nº 12 de 06/08/83 da Secretaria de Segurança e saúde do trabalhodor através da N.R.7). como pode-se perceber de um parecer do centro de atendimento toxicológico Dr.Otávio Brasil em Brasília.
      A FUNASA nega essa situação e se recusa a examinar ou a cuidar da minha saúde.

      ResponderExcluir

    AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

    ##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############