Deputado do PSDB vê semelhanças com escândalo (Foto: Laila Santana)














O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou, em entrevista àRádio Folha 96,7 FM, nesta quarta-feira (31), que a intenção da presidente Dilma Rousseff (PT) de liberar emendas parlamentares para estancar crise com o Congresso Nacional soa como um mecanismo disfarçado de compra de apoio legislativo .
“Deputado tem salário. Essa proposta equivale a um mensalão disfarçado”, disparou o deputado tucano. Cada parlamentar tem direito a indicar a destinação de até R$ 13 milhões por ano em ações do Governo Federal.
O deputado federal ainda destacou que a provável aprovação da proposta do Orçamento Impositivo, aquela que obriga o Governo Federal a liberar as emendas parlamentares, pode criar uma falsa impressão de que determinadas benfeitorias são propriedades do autor da indicação.
Atualmente, a liberação das emendas não é obrigatória e o governo vem utilizando essa manobra como moeda de troca nas votações de seu interesse.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), defensor da proposta, avisou que a votação do texto está marcada para o dia 6 de agosto na comissão especial e, no plenário, dia 7. O governo alega que tornar obrigatória a execução das emendas pode engessar o Orçamento.