Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 25 de janeiro de 2014

A origem da coca cola

A origem da coca cola
Você sabe de onde vem a "coca" que dá nome à Coca-Cola? Pois bem, deve-se à presença, nas primeiras décadas de produção, de xarope de coca na formulação da Coca-Cola. Isso mesmo, o xarope vem das folhas de coca, de onde é extraída a cocaína - C17H21NO4.  Antes que seus efeitos nocivos fossem reconhecidos, tornando-a uma droga ilegal, a cocaína, isolada das folhas de coca por médicos em 1800, era recomendada como anestésico e estimulante, sendo muitos os que ficaram encantados com seus miraculosos efeitos. Sigmund Freud recomendava o consumo de cocaína aos seus pacientes, em função de seus benefícios, chegando a escrever um tratado sobre o tema intitulado Über Coca. Sherlock Holmes, o célebre detetive criado por Sir Arthur Conam Doyle, em várias de suas histórias é descrito como contumaz usuário da cocaína, numa solução 7%. John Sith Pemberton ao criar a fórmula da Coca-Cola, em fins do séculio XIX, apenas copiou a fórmulação do chamado "Vin Mariani", elaborado por Angelo Mariani, e que nada mais era do que uma solução de cocaína em vinho. Porém Pemberton fez uma importante adição à fórmula de Mariani: a noz de cola africana (cola é a denominação genérica de várias árvores da família das esterculiáceas, originárias da África. Seu fruto, chamado noz de cola, contém alcalóides).
Referência
Farias, R. F. Para gostar de ler a História da Química. Vol. 2. Campinas: Editora Átomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############