Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Câmara promete regular teto salarial

Câmara promete regular teto salarial


Bárbara Nascimento
Correio Braziliense      -      10/01/2014

Preocupados com o vai e vem jurídico dos supersalários, parlamentares já estudam a redação de matéria que normatize o assunto 

Concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a polêmica liminar que permitiu um servidor da Câmara dos Deputados voltar a receber o salário acima do limite constitucional desassossegou o recesso dos parlamentares do Legislativo. O argumento de que a Casa cortou os supersalários sem permitir aos funcionários o direito de resposta pode estender a liberação do dinheiro extra a quase 2 mil pessoas, já que vale também para os concursados do  Senado. Diante desse vai e vem, parlamentares estudam a possibilidade de propor — já em fevereiro, na volta das férias — um projeto de lei que regulamente o teto salarial para os Três Poderes.

A primeira reunião da Mesa Diretora da Câmara está marcada para a manhã de 4 de fevereiro. Apesar de a polêmica liminar não constar na pauta, o assunto deve ser incluído, já que foi da mesa que saiu a decisão de cortar o excedente dos supersalários. De toda forma, um encontro para discutir o tema será convocado quando a notificação do STF chegar à Casa. Procurado pelo Correio, o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, não quis se manifestar sobre o assunto e disse que o caso só será discutido após o recesso.

Na quarta-feira, a assessoria de imprensa da Casa legislativa também havia dito que não se pronunciaria, pois nenhuma das liminares concedidas pela Corte acerca do assunto trataram do mérito da questão. Até agora, o Supremo acatou o argumento do funcionário público e indeferiu dois outros pedidos para suspender o corte de salários movidos pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis). O ministro do STF Marco Aurélio Mello ressaltou, no entanto, que já havia sinalizado que o ferimento ao direito do contraditório não seria aceito, apesar de ainda não ter julgado o mérito do caso.

Na decisão, o ministro diz que "a Câmara dos Deputados, em nenhum momento, intimou os servidores que podem sofrer as consequências do cumprimento da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) a apresentarem defesa no referido procedimento interno, de modo a estabelecer o contraditório necessário na via administrativa. A preservação de um Estado Democrático de Direito reclama o respeito irrestrito ao arcabouço normativo".

Recomendação

"A liminar é clara: não se cumpriu a norma nesse ponto muito específico. A Câmara afrontou o Estado Democrático de Direito. Nenhum dos servidores teve o direito ao contraditório. A remuneração integral dos que recebem acima do teto teria de ser restabelecida até que o Supremo termine de julgar o mérito da decisão do TCU ou que a Câmara analise caso a caso", opinou Mozart Vianna, servidor.

Apesar de ser secretário-geral da Mesa Diretora, Vianna enfatizou que não fala pela Câmara, mas apenas como funcionário público. "Se o presidente da Casa (Henrique Eduardo Alves) pedir a minha opinião — e apenas neste caso — vou sugerir isso a ele, além de recomendar que os parlamentares tentem, em fevereiro, um projeto para regulamentar o teto salarial nos Três Poderes", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############