Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Chuva ácida e Amazônia

Chuva ácida e Amazônia

chuva amazonia Chuva ácida e Amazônia
            O termo chuva ácida foi empregado pela primeira vez em 1952 por um cientísta inglês, R. A. Smith, em sua monografia O Ar e a Chuva: O Início da Climatologia Química, a Chuva Ácida.  Embora a chuva ácida, formada por substâncias que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos automóveis despejam na atmosfera, tenha surgido, provavelmente, em meados dos século XIX, em decorrência da Revolução Industrial, somente no final do século XX o fenômeno começou a inquietar os ecologistas. 
          A precipitação ácida ocorre quando aumenta a concentração de dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5), que produzem ácidos quando em contato com a própria água da chuva. Geralmente, esses compostos são liberados na combustão de materiais fóssil, como petróleo e o carvão. Portanto, durante uma combustão não somente monóxido e dióxido de carbono são formados.  As reações abaixo mostram como são formados os ácidos que fazem parte de uma chuva ácida:
 SO2(g) + H2O(l) --------> H2SO3(l)
SO3(g) + H2O(l) --------> H2SO4(l)
2NO2(g) + H2O(l) --------> HNO3(l) + HNO2(l)
CO2(g) + H2O(l) --------> H2CO3(g)
chuva amazonia 1
Fonte: Fornaro (2006)












        Durante as queimadas na floresta Amazônica esses gases são liberados para fomarem os ácidos que compõem as chuvas ácidas a região. Por outro lado, naturalmente as chuvas na Amazônia são ácidas devido à presença de outros componentes, principalmente substâncias orgânicas como os ácidos pirúvico (C3H4O3), acético (H3CCOOH) e fórmico (HCOOH).  Anualmente, é possível detectar grandes quantidades desses dois ácidos, destaca-se o ácido acético. 
         As fontes naturais que podem contribuir para o aumento dos níveis de ácidos orgânicos na atmosfera são aquelas provenientes de processos de biossíntese por bactérias, fungos, insetos e plantas. Os produtos do metabolismo de microorganismos, por exemplo bactérias, e plantas são os responsáveis pela ocorrência de ácidos orgânicos no solo. A contribuição do solo como fonte dos ácidos orgânicos na atmosfera não está ainda bem esclarecida e estudos mais detalhados são necessários. Estima-se que o fluxo de emissão destes ácidos em regiões tropicais, como a floresta Amazônica, seja de 9,8 x 109, 4,6 x 109, 9,8 x 108 moléculas/cm2 s1 para os ácidos fórmico, acético e pirúvico, respectivamente.

Referências
Interações e transformações: Química - Ensino Médio: Livro do aluno: Guia do Professor / GEPEQ. 8 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
Rocha, J. C., Rosa, A. H., Cardoso, A. A. Introdução à química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Souza, S. R. de, Carvalho, L. R. F. Origem e implicações dos ácidos carboxílicos na atmosfera. Química Nova, 2001, 24(1):60-67.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############