Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 25 de janeiro de 2014

PH da chuva?

Qual deveria ser o pH a chuva

 chuva1Qual deveria ser o pH da chuva?
     Para uma boa parte das pessoas o pH da chuva é 7,0. Muitos atribuem que os valores reduzidos de pH são por causa da poluição. Na verdade a história não é bem assim, pois a atmosfera além de ser composta por gases existe uma quantidade razoável de água. O contato de CO2 e água produz pequenas quantidades de ácido carbônico:
rea 1
rea 2
     As duas reações já mostram que o pH natural da água da chuva não é 7,0 e sim ácido. Então vamos vamos encontrar o valor aproximado do pH da água de chuva natural. Primeiramente vamos escrever a equação de equilíbrio para a segunda reação:
       eq1
       Para o íon H+ produzido da ionização do ácido carbônico podemos considerar que sua concentração é igual ao do bicarbonato:
eq2
       Essa consideração nos levar a pensar que k1 agora seja
eq3
       Por outro lado, a concentração de ácido carbônico está intimamente ligada à pressão que o gás carbônico exerce sobre a água. Essa condição é prevista pela lei de Henry, que mostra:
eq4
       Substituindo a equação acima na equação de equilíbrio teremos uma equação que leva em conta não só o processo de ionização do ácido carbônico mas também a pressão do gás carbônico:
eq5
Ou 
eq6
       Vamos supor que a pressão parcial do gás carbônico na atmosfera seja de 3,6x10-4 atm. Sabendo que a k1 = 3,98x10-7 mol L-1 e kH = 0,034 mol L-1 atm-1, teremos o que pH da água da chuva seria de 5,6. Ou seja muito menor que a suposição de 7,0 que muitas pessoas pensam que sejam o valor de pH. 

Referência:
Howard, A. G. Aquatic Environmental chemistry. Oxford: Oxford University Press. 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############