Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Seleção pode. E até nomear


Gustavo Amaral
Jornal de Brasília     -     27/01/2014

Apenas em alguns casos fica terminantemente proibido realizar nomeações no período

Com a aproximação do período eleitoral é possível perceber que cresce entre os concursandos dúvidas em relação à realização de concursos públicos, nomeação de candidatos e posse no período eleitoral, o que gera angústia dos candidatos, por pensar que o sonho do cargo público fica distante.

Nossa matéria semanal irá abordar as determinações legais em relação ao período eleitoral que afetam os milhares de concursandos do País, com o objetivo de acalmar alguns corações aflitos.

O primeiro esclarecimento é que não há proibição legal para a realização de concursos públicos durante o período eleitoral. Afirmar que os certames irão parar nesse período não está em conformidade com a legislação vigente.

PROIBIDO NOMEAR 

A Lei n° 9.504/97, responsável por estabelecer as normas eleitorais, prevê em seu artigo 73, inciso V, que é proibido aos agentes públicos, servidores ou não, nomear, contratar ou de qualquer forma admitir Servidor Público, na circunscrição do pleito, nos três meses que antecedem as eleições até a data da posse dos eleitos, sob pena de nulidade do ato.

Dessa forma, a Lei determina que é vedado nomear servidores nos três meses anteriores às eleições, prazo fixado em 05 de julho do calendário eleitoral de 2014, até a posse dos eleitos, período que não poderá ultrapassar o dia 19 de dezembro de 2014.

Sendo assim, o primeiro mito que devemos esclarecer é que não há proibição para a realização de concursos públicos.

Quando é possível chamar Mesmo com a proibição expressa em realização a essas nomeações, a própria lei possibilita que em algumas situações excepcionais possa ocorrer a nomeação de aprovados, mesmo durante o período eleitoral. As alíneas "b"e"c"do artigo 73, inciso V, da lei supracitada, autoriza a realização da nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República, e, também, permite a admissão aos aprovados em concursos públicos homologados até o início dos três meses que antecedem às eleições.

ATO HOMOLOGATÓRIO 

Desse modo, podemos afirmar que caso o concurso público seja homologado em um período anterior a 05 de julho de 2014, as nomeações podem ser feitas normalmente, mesmo dentro do período eleitoral.

Nesse caso, basta que o órgão ou entidade, promotora do evento, realize o ato homologatório até o prazo limite estabelecido, não implicando qualquer vício a nomeação dos aprovados no período eleitoral. Como também, poderão ser nomeados dentro desse período os aprovados para os cargos no Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República.

A explicação para esta autorização, com exceção dos cargos da Presidência da República, funda-se na inexistência de eleições para a escolha dos líderes de suas estruturas, uma vez que as eleições apenas irão atingir os Poderes Legislativo e Executivo. Espero, caro amigo leitor, que isso possa confortar seus sonhos. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############