Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Sindsef defende direito de enquadramento na carreira do EBTT e ao RSC a todos os docentes aposentados



Em 2012 foi aprovada a lei federal 12.772, com vigência após, criando a carreira do Ensino Básico Técno-Tecnológico (EBTT) e o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências), aplicados aos educadores e educadoras do sistema federal de ensino básico (médio).

Inicialmente essa lei somente foi aplicada aos Institutos Federais de Ensino – IFE’s, excluindo os docentes dos ex-territórios (AP, RO e RR), precisando intervenção de agentes sindicais e políticos desses três estados para estender esse direito aos docentes dessas unidades da federação.

Na aplicação da citada lei o Ministério da Educação não reconhece o direito dos professores aposentados antes de sua vigência, excluindo os aposentados antes do mês de março/2013.

Para garantir o direito aos aposentados os advogados que prestam serviços jurídicos ao Sindsef e seus filiados (Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados) entrou com ação judicial em 2018 àqueles que filiados ou que fazem parte da sua base territorial (Estado de Rondônia), retroativo ao ano de 2013, ou seja, o reconhecimento retroativo do direito a todos.

Além das medidas jurídicas, o Sindsef também busca soluções administrativas junto ao MEC, Ministério da Gestão e Inovação – MGI e Advocacia Geral da União - AGU, pois os tribunais federais regionais, STJ e STF reconhecem o direito de enquadramento na carreira do EBTT e ao RSC a todos os docentes aposentados antes da vigência da lei instituidora.

Na última semana o Sindsef foi recebido em Brasília pelo Senador Marcos Rogério - PL/RO, ficando decidido que aquele parlamentar, após provocado pelo Sindsef, irá promover diligências  junto ao MGI e AGU,  além de remeter o caso ao Tribunal de Contas da União – TCU, pois a demora em atender aquilo que a lei estabelece gera  prejuízos financeiros à União, seja por acionar estruturas de custo elevados, como a justiça federal e AGU, seja pelo pagamento de honorários de sucumbências ao final de processo judicial já sabido antecipadamente o resultado.

Além do Senador Marcos Rogério, o Sindsef encaminhou correspondência idêntica a todos os deputados e deputadas federais e aos demais senadores de Rondônia (Confúcio e Bagattoli), encaminhando minuta dos mesmos documentos aos sindicatos de servidores públicos federais do AP e RR, para mobilizarem os parlamentares federais daquelas unidades federadas.

Vale destacar o empenho do ex-presidente do Sindsef, Daniel Pereira, que defende a causa dos docentes com elaboração de ofícios direcionados aos deputados e senadores de Rondônia cobrando uma ação perante os órgãos competentes.

O presidente do Sindsef, Almir José, destaca a importância de garantir os direitos aos aposentados, “O Sindsef está atento a essa demanda dos docentes aposentados e está buscando medidas administrativas e judiciais para reconhecimento dos direitos inclusive com os retroativos” frisou Almir José.

A ideia é envolver os nove senadores e vinte e quatro deputados(as) federais dos três estados em defesa dos professores aposentados.

Veja abaixo o documento que foi encaminhado ao senador Marcos Rogério e aos demais integrantes de Rondônia no congresso Nacional:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############