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Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

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terça-feira, 29 de julho de 2014

Qual o seu Índice de Inteligência Emocional? Faça o teste

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Qual o seu Índice de Inteligência Emocional? Faça o teste

emoção1
Faça o Teste de Inteligência Emocional
Por Ernesto Berg
Este teste não pretende ser um diagnóstico de sua personalidade ou individualidade. Ele foi feito para que você faça uma autoanálise de sua inteligência emocional.  Menciona itens relacionados à missão de vida, visão pessoal, valores, convicções e relacionamento com pessoas. Responda com a máxima sinceridade para ter um resultado fidedigno.
S = SIM        N = NÃO        AV = ÀS VEZES
1. Quando estou chateado ou irritado, sei identificar exatamente o motivo pelo qual estou aborrecido                                                   S         N        AV                                                             
2. Tenho uma visão realista de mim mesmo, e sei quais são as minhas potencialidades e limitações.                                                               S         N        AV 
3. Eu tendo a reagir de forma exagerada diante de pequenos problemas                                                                                                              S         N        AV 
4. Posso me descontrolar e perder a calma nos momentos difíceis                                                                                                                                S         N        AV 
5. Tenho confiança nas minhas habilidades, talentos e capacidades                                                                                                                        S         N        AV 
6. Tenho por hábito acalmar colegas que estejam descontrolados ou reagindo agressivamente a uma determinada situação.                 S         N        AV 
7. Eu gosto de mim, mesmo admitindo que preciso mudar certas coisas em minha vida.                                                                                S         N        AV 
8. Quando alguma coisa que eu muito quero dá errado, sei superar meus desapontamentos e frustrações, e procuro aprender algo com as experiências negativas                                                                                                                                                                                                    S         N        AV 
9. Quando cometo erros, costumo repreender-me e criticar a mim mesmo e a minha falta de competência                                             S         N        AV 
10. Sempre persigo e alcanço meus objetivos pessoais e profissionais. Obstáculos e falta de apoio não me desanimam                             S         N        AV 
11. Não me abalo nem me sinto inseguro diante de situações desconfortáveis                                                                                                       S         N        AV 
12. Sei me colocar no lugar do outro e compreender as necessidades e problemas pelos quais ele está passando                                         S         N        AV 
13. Procuro sempre dar o melhor de mim no trabalho, mesmo que seja um emprego que não é exatamente o que eu queria                   S         N        AV 
14. Tenho dificuldade de travar contato com pessoas e fazer amigos                                                                                                                     S         N        AV 
15. Sei o que eu quero da vida, tenho objetivos claramente definidos e sei como alcançá-los                                                                      S         N        AV 
16. Sou colaborativo e estou sempre disposto a ajudar meus colegas de trabalho                                                                                                  S         N        AV 
17. Tenho aprendido muito com meus erros e isto tem me ajudado bastante a mudar para melhor meus pensamentos e atitudes         S         N        AV 
18. Quando tenho dificuldade com alguma pessoa, procuro conversar diretamente com ela para esclarecer o mal-entendido ou problema                                                                                                                                                                                                                                              S         N        AV 
19. Meus colegas me procuram quando precisam de apoio psicológico ou querem contar um segredo                                                            S         N        AV 
20. Estou continuamente aprendendo algo de novo, e isto está me ajudando muito a crescer como pessoa e como profissional          S         N        AV 
Faça sua Contagem de Pontos.
Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações: 1, 2, 5, 6. 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 20.
Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações: 3, 4, 9,14.
Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.
TOTAL DE PONTOS_______
SUA AVALIAÇÃO
De 18 a 20 pontos. Sua inteligência emocional é alta. Pessoas com alta pontuação em inteligência emocional têm habilidade de interpretar, entender e agir sobre as emoções. São indivíduos que têm facilidade de lidar com conflitos sociais e emocionais, sabem expressar seus sentimentos e administrar situações emocionais. Têm facilidade de fazer amigos e relacionar-se com as pessoas de maneira harmoniosa e produtiva.
De 14 a 17,5 pontos. Sua inteligência emocional é média. Pessoas com pontuação média normalmente são boas em interpretar e entender sentimentos e emoções. Na maioria das vezes sentem-se razoavelmente confortáveis em enfrentar situações de conflito social e emocional. Embora muitas vezes não tomem a iniciativa, sabem fazer amizades e procuram trabalhar de forma harmoniosa com a equipe. Pode melhorar.
Abaixo de 14 pontos. Sua inteligência emocional precisa melhorar. Pessoas com baixa pontuação podem sentir dificuldades de expressar suas próprias emoções e entender as emoções dos outros, diante dos quais são propensos a sentir-se desconfortáveis. Em alguns casos pode significar que precisem melhorar sua auto-estima e autoconfiança como também precisem aprender a ter mais empatia pelos outros. Analise um pouco mais suas atitudes e modo de agir e treine seus sentimentos de empatia.
Algumas  dicas
As principais capacidades das pessoas dotadas de alta inteligência emocional são:
1. Reconhecem o impacto que suas palavras e ações exercem sobre seus subordinados e/ou colegas de trabalho.
2. Ouvem atentamente o que o interlocutor diz, e não fazem apenas de conta que estão prestando atenção.
3. Têm a capacidade perceber as coisas que não foram ditas, prestando atenção na inflexão e no tom de voz, nas pausas, na rapidez ou lentidão da fala e outras pistas.
4. Ficam atentos e sabem interpretar a comunicação não-verbal e a linguagem corporal como expressão facial, gestos, tiques, postura do corpo etc.
5. Têm habilidade de controlar e lidar com suas próprias frustrações, irritações, alegrias, tristezas e outras emoções.
6. Procuram resolver maduramente situações de conflito através do diálogo, respeito e colaboração com o interlocutor.
7. Direcionam conscientemente situações de conflitos e divergências para soluções práticas e harmoniosas.
Independente de sua contagem de pontos, sempre há espaço para melhorar sua inteligência emocional. Analise as áreas onde você não é tão forte e considere as maneiras através das quais você pode aprender e crescer mais. Desenvolva cada vez mais seus pontos fortes e aplique ativamente essas habilidades. Se você considera que tem baixa inteligência emocional procure consistentemente identificar suas próprias emoções e as emoções das pessoas à sua volta. Vale lembrar que, para aumentar sua inteligência emocional, é essencial que você participe de atividades e treinamentos voltados para habilidades de comunicação.
Texto extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas HabilidadesProfissionais”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Caso queira adquiri-lo ou deseje maiores detalhes sobre o livro veja o site  www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS, ou acione aqui.

Você sabe com quem está falando?

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Você sabe com quem está falando?

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Vamos analisar um belo texto de Mário Sérgio Cortella:
“Quando se pensa e se faz o trabalho como obra poética em vez de sofrimento contumaz, sempre vem à mente a questão do “trabalho digno”, isto é, aqueles ou aquelas que se consideram superiores como seres humanos apenas porque têm um emprego socialmente mais valorizado.
         Aliás, é sempre nesses casos que entra em cena o famoso “sabe com quem você está falando?”
Hoje, em física quântica, não se fala mais um universo, mas em multiverso. A suposição de que exista um único universo não tem mais lugar na Física. A ciência fala em multiverso e que estamos em um dos universos possíveis. Este tem provavelmente o formato cilíndrico, em função da curvatura do espaço, portanto, ele é finito e tem porta de saída, que são os buracos negros, por onde ele vai minando e se esvaziando. Até 2002, era quase certo que o nosso universo fosse cilíndrico, hoje já há alguma suspeita de que talvez não. Mas a teoria ainda não foi derrubada em sua totalidade. Supõe-se que este universo possível em que estamos apareceu há 15 bilhões de anos. Alguns falam em 13 bilhões de anos, outros em 18, mas a hipótese menos implausível no momento é que estamos num universo que apareceu há 15 bilhões de anos, resultante de uma grande explosão, que o cientista inglês Fred Hoyle apelidou de gozação de big-bang, e esse nome pegou.
Qual é a lógica? Há 15 bilhões de anos, é como se se pegasse uma mola e fosse apertanto, apertando, apertando até o limite, e se amarrasse com uma cordinha. Imagine o que tem ali de matéria concentrada e energia retida! Supostamente, nesse período, todo o nosso universo estava num único ponto adensado, como uma mola apertada e, então, alguém alguma força – Deus, não sei, aqui a discussão é de outra natureza – cortou a cordinha. E aí, essa mola, o nosso universo, está em expansão até hoje. E haverá um momento em que ele chegará ao máximo da elasticidade e irá encolher outra vez. A ciência já calculou que o encolhimento acontecerá em 12 bilhões de anos. Fique tranquilo, até lá você já estará aposentado pelas novas regras.
Você pode cogitar algo que a Física tem como teoria: ele vai encolher e se expandir outra vez. Talvez haja uma lei do universo em que o movimento da vida é expansão e encolhimento. Como é o nosso pulmão, como bate o nosso coração, com sístole diástole. Como é movimento do nosso sexo, que expande e encolhe, seja o masculino seja o feminino. Parece que existe uma lógica nisso, que os orientais, especialmente os chineses e os indianos, capturaram em suas religiões, aquela coisa do inspirar e expirar. Parece haver uma lógica nisso, a ciência tem isso como hipótese.
Assim, há 15 bilhões de anos, houve uma grande explosão atômica, que gerou uma aceleração inacreditável de matéria e liberação de energia. Essa matéria se agregou formando o que nós, humanos, chamamos de estrelas e elas se juntaram, formando o que chamamos de galáxias. A ciência calcula que existam um nosso universo aproximadamente 200 bilhões de galáxias. Uma delas é a nossa, a Via Láctea. Aliás, nem é uma galáxia tão grande; calcula-se que ela tenha cerca de 100 bilhões de estrelas. Portanto, estamos em uma galáxia, que é uma entre 200 bilhões de galáxias, num dos universos possíveis e que vai desaparecer.

Nessa nossa galáxia, repleta de estrelas, uma delas é o que agora chamam de estrela-anã, o Sol. Em volta dessa estrelinha giram algumas massas planetárias sem luz própria, nove ao todo, talvez oito. A terceira delas, a partir do Sol, é a Terra. O que é a Terra?
A Terra é um planetinha que gira em trono de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer. Veja como nós somos importantes…
Aliás, veja como nós temos razão de nos termos considerados na história o centro do universo. Tem gente que é tão humilde que acha que Deus fez tudo isso só para nós existirmos aqui. Isso é que é um Deus que entenda da relação custo-benefício. Tem indivíduo que acha coisa pior, que Deus fez tudo isso só para esta pessoa existir. Com o dinheiro que carrega, com a cor de pele que tem, com a escola que frequentou, com o sotaque que usa, com a religião que pratica.
Nesse lugarzinho tem uma coisa chamada vida. A ciência calcula que em nosso planeta haja mais de trinta milhões de espécies de vida, mas até agora só classificou por volta de três milhões de espécies. Uma delas é a nossa: homo sapiens. Que é uma entre três milhões de espécies já classificadas, que vive num planetinha que gira em trono de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer?
Essa espécie tem, em 2007, aproximadamente 6,4 bilhões de indivíduos. Um deles é você.
Você é um entre 6,4 bilhões de indivíduos, pertencente a uma única espécie, entre outras 3 milhões de espécies classificadas, que vive num planetinha, que gira em trono de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer.
É por isso que todas às vezes na vida que alguém me pergunta: “Você sabe com quem está falando”, eu respondo: “Você tem tempo?”
(*) Capítulo extraído do Livro: “Qual é a tua obra?” de Mario Sérgio Cortella

E fica uma pergunta: Por que tantas pessoas se “acham” superiores no universo de negócios e corporativo?
Pensam que conhecimento é superioridade.
Pensam que dinheiro é superioridade.
Pensam que contatos/relacionamentos/networking é superioridade.
Esquecem que somos todos pó e ao pó voltaremos.
Esquecem que somos todos seres humanos com possibilidades de crescimento e mais, com visões diferentes e habilidades diferentes.
Esquecem que por mais que possamos ter pessoas que facilitem a abertura de portas para nós, somente haverá o crescimento através do nosso caminho, pois depois dos primeiros 10 minutos, não há beleza, nem indicação, nem dinheiro que demonstre algo diferente daquilo que você é.
Quer crescer? Quer sucesso?
Prepare-se. Estude. Sobretudo, pense.
A vida dá mais retorno para aqueles que conseguem compreende-la e vive-la de forma plena, pensada, racional e, obviamente, aproveita a vida também com seus sentimentos.
É neste paradoxo de sim e não, razão e paixão, visão e verdade que reside o verdadeiro caminho a ser vivido.
#Ficaadica
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Artigo escrito por Gustavo Rocha
GustavoRocha.com – Gestão e Tecnologia Estratégicas
Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333 |
Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Mail, Skype, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]

Estratégias para crescer profissionalmente

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Estratégias para crescer profissionalmente

estrategias crescimento prof
Todos querem crescer profissionalmente. Alguns, erroneamente, pensam que para isto basta trabalhar.
Outros, pensam que com trabalho, empenho e “vestir a camiseta” da empresa estão fadados ao sucesso.
Seria apenas isto?
Óbvio que não. Trabalhar e vestir a camisa da empresa não são diferenciais, é para isto que você é pago. Criar diferenciais depende de cada um individualmente com a visão do todo. Depende também de compartilhar o sucesso e de ser parte do todo, mesmo com características singulares.
A Computerworld lançou seis estratégias básicas para você refletir e buscar o seu caminho:
1. Seja claro sobre o que você pode oferecer
A maioria das pessoas não consegue mostrar o valor pode criar para a empresa. Sempre que possível deixe claro que competência você possui e como ela pode ser aplicada para ajudar na obtenção de resultados. Ser visto como alguém que faz a diferença pode levá-lo a futuro candidato a promoções.
2. Peça o que você deseja
Mesmo que seu gestor não tenha demonstrado apoio até o momento, você deve sentar-se frente à frente com ele e expor suas ambições. Deixe que ele saiba que você precisa dele e esteja pronto para ouvir que seu chefe precisa de você. Esteja preparado também para articular o que você pode fazer por ele e como suas habilidades podem ajudar a organização. Não esqueça que seu chefe é a pessoa mais próxima a se tornar um defensor seu.
3. “Comprometa-se” com o sucesso do seu chefe
Pode parecer estranho, se você está sobrecarregado e insatisfeito. Mas se quiser ter sucesso, fixe sua mente no comprometimento com o sucesso de seu chefe. Assim, você se torna parte do trabalho dele e tem a chance de apontar saídas para erros ou problemas com fornecedores. Assim você se destacará pelo potencial que possui.
4. Faça conexões
Quanto mais você construir relacionamentos em toda a organização, melhor posicionado estará na hora de ser considerado para futuras oportunidades. Não comece por olhar para fora de seus interesses, mas aprenda a tentar conhecer um pouco mais sobre as outras pessoas que estão ao seu redor na empresa. Sempre que possível, almoce com alguém que você conheceu recentemente.
5. Faça o trabalho que você quer eventualmente
“Se você quiser se destacar, vá em frente, demonstre o que você é capaz de fazer”, diz o presidente da 3 Points Strategic Solutions,, Von Wright. “Você precisa fazer o trabalho que quer e para isso tem que começar a fazê-lo hoje mesmo”, aconselha.
Por exemplo, se você é um gerente sênior da área de tecnologia, mas pretende levar os projetos às equipes responsáveis pela definição das estratégias, arregace as mangas traduzindo os projetos em métricas de negócio.
Claro que estar de olho em uma promoção não descarta a tarefa de continuar cumprindo com todas as suas obrigações. Mas você estará usando suas competências para esforços que no futuro podem ser reconhecidos na hora da empresa destacá-lo para a uma nova função, a qual você deseja ocupar um dia. “Você não pode perder a oportunidade de demonstrar suas habilidades na frente de líderes que não são, necessariamente, o seu chefe”, diz.
6. Acredite e mantenha a esperança
Tanto Wright quanto outros especialistas em carreira aconselham a agir como se já fosse o profissional pronto que você quer se tornar. Se o seu chefe não é solidário aos seus esforços, tenha fé, acredite que alguém será. “Todo bom líder está sempre procurando as pessoas certas”, afirma Wright. “E, quando perto de pessoas que têm as qualidades certas, começará a trabalhar para conseguir que o indivíduo se destaque na equipe”.

Não basta ser diferente. Tem que criar diferenciais.
Como criar diferenciais? Pensando diferente.
É como a parábola:
Mestre, como faço para me tornar um sábio? – Boas escolhas . – Mas como fazer boas escolhas? – Experiência – diz o mestre. – E como adquirir experiência, mestre? – Más escolhas.
Nem sempre os diferenciais darão certo. Contudo, ser autentico e criar ambiente criativo fazem parte do sucesso, mais cedo ou mais tarde.
Não tenha medo das más escolhas: Elas criam experiência e gerarão boas escolhas no futuro. A não ser que você não tenha aprendido com elas. Daí, de nada servem as escolhas…
Crédito: Digitalphotos.net/supakitmod

Como crescer profissionalmente e ser um profissional de sucesso

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Como crescer profissionalmente


Ser um profissional de sucesso em sua área de atuação é algo que todos buscam por isso é importante se diferenciar desse mar de pessoas e tentar destacar-se.
Quem esta iniciando no mercado do trabalho ou já atua em bastante tempo tem como objetivo crescer profissionalmente dentro da empresa onde atua, no entanto este é um grande desafio e requer muito trabalho, dedicação, força de vontade, muito relacionamento e claro uma pitada de sorte também pode ajudar nestas situações.
Apesar de não existir uma receita pronta do sucesso profissional, existem algumas características e semelhanças no perfil dos profissionais que conseguem mais promoções e consequentemente acensão na carreira, e vou relacionar alguns ponto que na minha visão são muito importantes para crescer em um organização.
Competência e conhecimento:  Ao ver essa é a base, o alicerce fundamental para qualquer profissional, pois tendo conhecimento técnico da função que atua, aliada com competência em realizar suas atividades respeitando prazos já o torna um ótimo profissional na visão de seus gestores, alguém com que se pode contar e confiar, pois sabem que o mesmo entregará um trabalho de qualidade no prazo e tempo estipulado.
- Proatividade: Muitos profissionais fazem somente o que seus superiores solicitam, e necessário ser e fazer mais, buscar estar sempre disposto a ajudar e fazer mais do que a sua função exige, terminou o que tinha que fazer? Não fique esperando seu superior lhe passar mais trabalho, corra você atrás de atividade, ofereça ajuda a seus colegas, esteja disposto sempre em ajudar e colaborar em outras atividades sempre que for possível, isso é ser um profissional proativo, que esta sempre disposto a ajudar.
Criatividade:  Seja criativo inove, se existe uma maneira de fazer o trabalho de forma mais rápida e eficiente assim o faça e depois mostre os resultados a seus gestores e demais colegas, com certeza trazendo novas soluções para velhos problemas e desafios é algo muito bem visto dentro de qualquer empresa.
Relacionamento: De nada adianta ter competência, conhecimento, proatividade e criatividade se você é um tipo de profissional que não se relaciona com os demais colegas e gestores, é fundamental relacionar-se, participar de festas da empresa, confraternizações, churrasco e demais eventos que a maioria das empresas promovem diversas vezes ao ano ou quando a turma do escritório se reúne, pois neste ambiente descontraído sem a pressão do trabalho onde conversa-se sobre tudo é possível estreitar relações e aumentar o famoso “networking”, sem contar que facilita e muito o relacionamento no ambiente de trabalho, principalmente se você é novo na empresa e ainda existe aquele “gelo”.
Vontade de crescer: Muitas pessoas simplesmente acomodam-se em seus postos de trabalho, e isso é algo que não pode acontecer se você deseja crescer na empresa em que trabalha, é necessário não perder o brilho dos olhos, a vontade de aprender e buscar sempre novidade e fazer mais e mais pela organização em que atua.
Buscar qualificação: Esse é um item super importante, nunca ache que você sabe tudo e que não precisa estudar mais, o conhecimento é algo que você tem que perseguir sempre!
Uma vez que nunca sabe-se quando uma ótima oportunidade vai bater a sua porta, e quando essa oportunidade chegar é necessário estar preparado para ela, por isso estude, qualifique-se, aprenda, tenha fluência em outros idiomas,faça cursos e busque sempre ser o mais bem preparado sempre!
Mudar de empresa: Se você é um profissional extremamente qualificado e capacitado e esta em uma empresa na qual não consegue ver possibilidades de crescimento ou que não lhe valorize da forma que acredita que deveria fazernão tenha medo de mudar de emprego, muitas vezes essa mudança se faz necessário para o crescimento profissional.
Essas são algumas das principais características que julgo serem fundamentais para qualquer profissional, principalmente aqueles que almejam um crescimento na carreira.
Ah! Tem a questão da “sorte” também não é mesmo? Sim ela existe realmente, mas tenha certeza de que a sorte estará sempre do lado dos mais qualificados e preparados!
http://lzduda.com/emprego/como-crescer-profissionalmente/

Você sabe como crescer e aparecer dentro da empresa? Conheça os mandamentos do marketing pessoal

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Você sabe como crescer e aparecer dentro da empresa? Conheça os mandamentos do marketing pessoal

TV GAZETA

Trabalhar em uma empresa na qual você desempenha uma atividade que te dá prazer e ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve é o objetivo de muita gente. Crescer dentro da empresa em que se trabalha é, antes de tudo, o resultado de uma série de fatores que estão ligados e formam o que chamamos de marketing pessoal.
Antes que alguém levante e fale que o Marketing Pessoal é apenas puxar o saco dos patrões e ter o ego nas alturas, essa modalidade é extremamente necessária para a empresa. Em seu quadro, Max Gehringer descreveu as dez características que englobam o marketing pessoal, são elas; liderança, confiança, visão, espírito de equipe, maturidade, integridade, visibilidade, empatia, otimismo e paciência.

Num escritório de consultoria fazendo uma pesquisa sobre marketing pessoal - qualidades que fazem com que alguns consigam se destacar dos demais. Nós pedimos que cada um dos entrevistados pegue um papel e escreva o nome de duas pessoas que, na opinião de cada um, mais se enquadram em todos esses itens que vamos discutir. Por que duas pessoas? Porque cada pessoa tem o direito de votar em si mesmo.

Ao final da votação, não vamos escolher o melhor ou a melhor. Se a gente simplesmente pegar um que foi o mais votado, nós vamos criar mais problema do qualquer outra coisa para a pessoa. Vamos selecionar três ou quatro pessoas.

Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal é um profissional fazer exatamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira.

Nós começamos a aplicar isso às nossas carreiras a partir do momento em que o nível dos candidatos no mercado de trabalho começou a ficar muito igual. É a habilidade que um funcionário tem de aparecer sem ser chato e de conseguir a simpatia da chefia sem ser puxa-saco.

Eu sempre digo que a melhor avaliação que a gente faz é de garçom. "Eu fico atento no movimento do cliente", diz o garçom Edson da Silva. Se a gente, inadvertidamente, olha para o garçom e não precisa de nada, ele nunca está olhando para a gente. "A gente fica no nosso canto para não atrapalhar o cliente, mas sempre de olho na mesa", comenta Edson. Quando a gente precisa de alguma coisa, o garçom está olhando para a gente. Se a gente só conseguir fazer o que o garçom faz, nós nunca vamos ser chatos na vida.
Você sabe como crescer e aparecer dentro da empresa? Conheça os mandamentos do chamado marketing pessoal.

1º - Liderança
Algumas pessoas têm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. "O Clayton está sempre preocupado se a gente precisa de alguma coisa", comenta a caixa Laísa dos Santos. "Ele socorre a gente", diz a caixa Ester Alves. O Clayton é um formador de opinião, e a empresa percebe isso rapidamente.

2º - Confiança
Quando eu pergunto "Quanto foi o jogo?", eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu não falo assim: "quanto foi?", olhando ao redor. Essa é a pessoa em que nós confiamos.

3º - Visão
É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas idéias, uma por dia, de R$ 3. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande idéia na vida de R$ 200 milhões e perde a oportunidade de ter a pequena idéia de todo dia.

4º - Espírito de equipe
É oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. De coração aberto, quantas pessoas realmente fazem isso?

5º - Maturidade
É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. "Ele prefere conversar e não resolver em discussão", diz o repositor de loja William Matias. "Um ajudando o outro é que a gente vai ser uma equipe melhor", acredita o repositor de loja Antônio Raimundo Nascimento.

6º - Integridade
É fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente. Pesquisa instantânea de opinião: quem nunca foi prejudicado na carreira? Quem tem vontade de prejudicar alguém? Qual das duas perguntas que eu fiz mostra falta de integridade? A segunda? Se eu tiver o desejo, assim, de me vingar, isso mostra a minha falta de integridade? Não. O desejo não mostra. É por isso que nós temos sentimentos, nós temos emoções e, muitas vezes, no trabalho, nós temos que guardar isso para a gente mesmo. Eu, sinceramente, tenho vontade atropelar um monte de gente, mas eu não vou fazer isso.

7º - Visibilidade
Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para uma tarefa. O que eu me lembro nos últimos 25 anos da minha vida corporativa, todo mundo que levantou a mão quando eu pedi um voluntário, hoje, ou é gerente, ou é diretor, ou é presidente de empresa. Impressionante.

8º - Empatia
É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros. "Foi o Emerson. Isso foi ontem ainda. Ele montou lá na frente da loja uma exposição de brinquedos que foi muito lindo mesmo. Elogiei, elogiei na hora", disse o fiscal de loja Enedino dos Santos.

9º - Otimismo
Não é um otimismo burro, mas um otimismo com causa. A pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são.

10º - Paciência
Isso é o que mais acontece com jovens recém-formados no mercado de trabalho. Normalmente, uma pessoa com excelente formação acadêmica entra em uma empresa e, seis horas depois, já está começando a pensar por que ela não foi promovida. De todas as qualidades que nós podemos ter, a paciência é, talvez, a que se a gente não tiver, vai nos prejudicar mais.

Evidentemente, não adianta ter tudo isso se o funcionário não consegue fazer aquilo que ele é pago para fazer, dar bons resultados de curto prazo.

A lição  é ter respeito pelo próximo. São lições que têm milhares de anos, mas é isso que constrói uma imagem.

Em uma empresa séria, quem tem marketing pessoal recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Em uma empresa medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. Em um caso assim, não adianta querer mudar a empresa. É mais sábio mudar de empresa.

Motivação é essencial para crescer profissionalmente

*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****

Motivação é essencial para crescer profissionalmente

de Luiz Alberto Ferla
É cada vez maior o número de empresas que buscam profissionais motivados e com iniciativa, características que garantem melhor produtividade e cumprimento de metas. Mas a questão é: como motivar as pessoas que trabalham na sua empresa? Uma recente pesquisa realizada em 15 países destacou essa relação. De acordo com a Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, apenas 34% dos profissionais entrevistados (num universo de 28 mil) declararam estar plenamente satisfeitos com suas funções dentro das organizações.
A teoria organizacional trata a motivação como um processo psicológico do indivíduo – um processo que ativa, direciona e faz a pessoa persistir em determinado tipo de comportamento.
As teorias de motivação procuram, mais ou menos, enfatizar condições internas e externas ao individuo como forma de direcionar o comportamento humano no trabalho, como se depreende de três grandes correntes: (1) a hierarquia das necessidades (Maslow; Motivation and Personality, 1954 – o ser humano é visto como eterno insatisfeito e possuidor de uma série de necessidades); (2) as intenções e expectativas (Edwin Locke; Toward a Theory of Task Motivation and Incentives, 1968 – concentra-se no conhecimento do indivíduo sobre os objetivos a alcançar) e (3) os estímulos externos ( Skinner; Beyond Freedom and Dignity, 1971 – os indivíduos tendem a fazer coisas cujos resultados julgam positivos e a evitar comportamentos cujas consequências julgam negativas).
Incentivos, celebrações e recompensas
Incentivos, celebrações e recompensas são as ênfases contemporâneas e levam em conta tanto a motivação interna (satisfação psicológica) quanto a externa (incentivos). Thomas Peters e Robert Waterman, 1983, autorizaram a mistura de teorias celebrando o comportamento dos jogadores de futebol: o aplauso do público e o dinheiro (glória e recompensa material).
E tudo isso nos autoriza a operar com a crença de que nas organizações, depois de terem as necessidades básicas atendidas, as pessoas procuram o autodesenvolvimento e a autorrealização. As pessoas se direcionam para trabalhos mais desafiantes e complexos, na busca de satisfação ou para preencherem a expectativa de se sentirem realizadas, autoconfiantes, seguras e competentes na superação de um desafio. As pessoas querem sentir entusiasmo pelo trabalho (que deve ter um significado); querem participação nas decisões; querem ser valorizadas pelos líderes da empresa; querem sentir confiança com a competência da administração da empresa e querem ser inspiradas pela visão da empresa.
O que me motiva talvez não motive você
Ainda às voltas com as dificuldades e contradições das teorias e práticas da motivação humana no trabalho, as organizações tiveram que incorporar o conceito de personalização, individuação e singularidade, para lidar com os clientes internos (os empregados) como tiveram que aprender a fazer com os clientes externos.
Tiveram que fazer a pergunta: “o que faz você feliz”? Em vez de pressupor e definir políticas de motivação genéricas (e ineficazes). Sim, ficou mais difícil para o RH. Mas ficou mais realista. Assim é possível fazer um contrato definindo objetivos de ambas as partes. E acertam mais as organizações que renunciam à ingênua pretensão de querer ser tudo para todos. Ou seja, querer extrapolar a porção de felicidade ou bem-estar que podem oferecer à pessoa com quem mantém uma relação empregatícia.
Oferecer uma experiência memorável
Esta é a ambição que pode ser realizada no âmbito da organização: uma experiência memorável enquanto dura o contrato de trabalho! Refiro-me a um ambiente de trabalho que devolva à família e à sociedade, no fim do dia, uma pessoa melhor do que a que recebeu pela manhã. Que essa pessoa tenha experimentado, na organização, o conceito de cidadania: direitos/deveres/responsabilidades, justiça, equidade, liberdade, respeito, participação e emancipação.
E isso se aplica também à geração Y. Mesmo que essa geração seja tudo o que se diz que ela é: multimídia, tecnológica, questionadora, interativa, anárquica, iconoclasta, mimada, inovadora, talentosa, apressada, imatura, voluntariosa, movida a desafios e, até, mercenária.
A motivação é essencial para a ascensão profissional quando é energia oriunda do conjunto de aspirações, desejos, valores, desafios e sensibilidades individuais, manifestada através de objetivos, ações e resultados que beneficiem a sociedade. E são necessários líderes nas organizações capazes de mobilizar essa energia.
Luiz Alberto Ferla é CEO da Talk Interactive, empresa especializada em relacionamento digital. É administrador e engenheiro pós-graduado em planejamento estratégico.