Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Qual o seu Índice de Inteligência Emocional? Faça o teste

*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****

Qual o seu Índice de Inteligência Emocional? Faça o teste

emoção1
Faça o Teste de Inteligência Emocional
Por Ernesto Berg
Este teste não pretende ser um diagnóstico de sua personalidade ou individualidade. Ele foi feito para que você faça uma autoanálise de sua inteligência emocional.  Menciona itens relacionados à missão de vida, visão pessoal, valores, convicções e relacionamento com pessoas. Responda com a máxima sinceridade para ter um resultado fidedigno.
S = SIM        N = NÃO        AV = ÀS VEZES
1. Quando estou chateado ou irritado, sei identificar exatamente o motivo pelo qual estou aborrecido                                                   S         N        AV                                                             
2. Tenho uma visão realista de mim mesmo, e sei quais são as minhas potencialidades e limitações.                                                               S         N        AV 
3. Eu tendo a reagir de forma exagerada diante de pequenos problemas                                                                                                              S         N        AV 
4. Posso me descontrolar e perder a calma nos momentos difíceis                                                                                                                                S         N        AV 
5. Tenho confiança nas minhas habilidades, talentos e capacidades                                                                                                                        S         N        AV 
6. Tenho por hábito acalmar colegas que estejam descontrolados ou reagindo agressivamente a uma determinada situação.                 S         N        AV 
7. Eu gosto de mim, mesmo admitindo que preciso mudar certas coisas em minha vida.                                                                                S         N        AV 
8. Quando alguma coisa que eu muito quero dá errado, sei superar meus desapontamentos e frustrações, e procuro aprender algo com as experiências negativas                                                                                                                                                                                                    S         N        AV 
9. Quando cometo erros, costumo repreender-me e criticar a mim mesmo e a minha falta de competência                                             S         N        AV 
10. Sempre persigo e alcanço meus objetivos pessoais e profissionais. Obstáculos e falta de apoio não me desanimam                             S         N        AV 
11. Não me abalo nem me sinto inseguro diante de situações desconfortáveis                                                                                                       S         N        AV 
12. Sei me colocar no lugar do outro e compreender as necessidades e problemas pelos quais ele está passando                                         S         N        AV 
13. Procuro sempre dar o melhor de mim no trabalho, mesmo que seja um emprego que não é exatamente o que eu queria                   S         N        AV 
14. Tenho dificuldade de travar contato com pessoas e fazer amigos                                                                                                                     S         N        AV 
15. Sei o que eu quero da vida, tenho objetivos claramente definidos e sei como alcançá-los                                                                      S         N        AV 
16. Sou colaborativo e estou sempre disposto a ajudar meus colegas de trabalho                                                                                                  S         N        AV 
17. Tenho aprendido muito com meus erros e isto tem me ajudado bastante a mudar para melhor meus pensamentos e atitudes         S         N        AV 
18. Quando tenho dificuldade com alguma pessoa, procuro conversar diretamente com ela para esclarecer o mal-entendido ou problema                                                                                                                                                                                                                                              S         N        AV 
19. Meus colegas me procuram quando precisam de apoio psicológico ou querem contar um segredo                                                            S         N        AV 
20. Estou continuamente aprendendo algo de novo, e isto está me ajudando muito a crescer como pessoa e como profissional          S         N        AV 
Faça sua Contagem de Pontos.
Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações: 1, 2, 5, 6. 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 20.
Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações: 3, 4, 9,14.
Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.
TOTAL DE PONTOS_______
SUA AVALIAÇÃO
De 18 a 20 pontos. Sua inteligência emocional é alta. Pessoas com alta pontuação em inteligência emocional têm habilidade de interpretar, entender e agir sobre as emoções. São indivíduos que têm facilidade de lidar com conflitos sociais e emocionais, sabem expressar seus sentimentos e administrar situações emocionais. Têm facilidade de fazer amigos e relacionar-se com as pessoas de maneira harmoniosa e produtiva.
De 14 a 17,5 pontos. Sua inteligência emocional é média. Pessoas com pontuação média normalmente são boas em interpretar e entender sentimentos e emoções. Na maioria das vezes sentem-se razoavelmente confortáveis em enfrentar situações de conflito social e emocional. Embora muitas vezes não tomem a iniciativa, sabem fazer amizades e procuram trabalhar de forma harmoniosa com a equipe. Pode melhorar.
Abaixo de 14 pontos. Sua inteligência emocional precisa melhorar. Pessoas com baixa pontuação podem sentir dificuldades de expressar suas próprias emoções e entender as emoções dos outros, diante dos quais são propensos a sentir-se desconfortáveis. Em alguns casos pode significar que precisem melhorar sua auto-estima e autoconfiança como também precisem aprender a ter mais empatia pelos outros. Analise um pouco mais suas atitudes e modo de agir e treine seus sentimentos de empatia.
Algumas  dicas
As principais capacidades das pessoas dotadas de alta inteligência emocional são:
1. Reconhecem o impacto que suas palavras e ações exercem sobre seus subordinados e/ou colegas de trabalho.
2. Ouvem atentamente o que o interlocutor diz, e não fazem apenas de conta que estão prestando atenção.
3. Têm a capacidade perceber as coisas que não foram ditas, prestando atenção na inflexão e no tom de voz, nas pausas, na rapidez ou lentidão da fala e outras pistas.
4. Ficam atentos e sabem interpretar a comunicação não-verbal e a linguagem corporal como expressão facial, gestos, tiques, postura do corpo etc.
5. Têm habilidade de controlar e lidar com suas próprias frustrações, irritações, alegrias, tristezas e outras emoções.
6. Procuram resolver maduramente situações de conflito através do diálogo, respeito e colaboração com o interlocutor.
7. Direcionam conscientemente situações de conflitos e divergências para soluções práticas e harmoniosas.
Independente de sua contagem de pontos, sempre há espaço para melhorar sua inteligência emocional. Analise as áreas onde você não é tão forte e considere as maneiras através das quais você pode aprender e crescer mais. Desenvolva cada vez mais seus pontos fortes e aplique ativamente essas habilidades. Se você considera que tem baixa inteligência emocional procure consistentemente identificar suas próprias emoções e as emoções das pessoas à sua volta. Vale lembrar que, para aumentar sua inteligência emocional, é essencial que você participe de atividades e treinamentos voltados para habilidades de comunicação.
Texto extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas HabilidadesProfissionais”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Caso queira adquiri-lo ou deseje maiores detalhes sobre o livro veja o site  www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS, ou acione aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############