Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Aposentadoria No Serviço Público Sai Mais Depressa Que Na Iniciativa Privada


G1     -     15/02/2020

Pesquisa mostra diferença no tempo de atendimento. No setor público, a espera é de, em média, 15 dias; no INSS, o tempo médio é de 70 dias.


Nas primeiras semanas de 2020, o Jornal Nacional mostrou a fila de cidadãos à espera da concessão de benefícios do INSS. Mais de um milhão de brasileiros que pediram a aposentadoria, ou uma licença-maternidade, por exemplo. Mas essa situação é ainda mais injusta do que parece porque ela não atinge da mesma forma quem é funcionário público.


A luta do seu Jessé Fernandes é longa. Ele teve a aposentadoria por invalidez suspensa pelo próprio INSS, mas conseguiu comprovar na Justiça que não tem condições de trabalhar. Desde novembro, ele está na fila de espera e aguarda que o INSS cumpra a decisão judicial e retorne com o pagamento integral do benefício.


“Eu trabalho desde a minha adolescência. Eu não pensava que ia chegar numa fase dessas, com 56, 57 anos e passar essa necessidade que eu estou passando”, disse o vigilante.


No setor público, o tempo de espera é de, em média, 15 dias. Uma reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” mostrou a diferença, confirmada pelo Jornal Nacional.


Os números explicam: no Executivo federal, existem hoje 608 mil servidores na ativa - 15 mil funcionários atuam na área de gestão, que cuida também dos pedidos de aposentadoria dos servidores. Já na iniciativa privada, são 71 milhões de trabalhadores vinculados ao INSS, e menos de oito mil servidores para cuidar da análise e concessão dos benefícios.


O resultado dessa diferença fica evidente na fila de espera do INSS. Atualmente, quase 1,8 milhão pedidos de benefícios esperam análise. O tempo médio é de 70 dias, mas há casos que levam meses. A lei estabelece um prazo de 45 dias para a concessão do benefício.


Desde novembro de 2019, o governo fala em contratar mais gente para diminuir a espera. A medida provisória com a contratação emergencial, anunciada no dia 14 de janeiro, deve ser publicada nos próximos dias.


A previsão é contratar oito mil servidores aposentados e militares, que segundo a Previdência, seriam treinados até março.


Em nota, o INSS declarou que está se esforçando para que nenhum cidadão tenha que recorrer à Justiça para ter seu pedido analisado no prazo adequado, e que espera zerar a fila em seis meses, se todos os oito mil novos contratados estiverem trabalhando.


Sobre a diferença entre servidores públicos e beneficiários do INSS, o governo disse que está criando um órgão único para reunir todos os pedidos de pensão e aposentadoria dos servidores da União, e que esse órgão terá um...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############