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sábado, 21 de maio de 2011

O maior navio do mundo



O maior navio do mundo, o Allure of the Seas, zarpou neste sábado no mar Báltico para sua primeira viagem, na qual precisará baixar suas chaminés retráteis para passar sob a ponte de Storebaelt, na Dinamarca.




Às 16h18 (horário local, 14h18 na hora de Brasília), o cruzeiro gigante que na sexta-feira deixou o estaleiro da STX, na Finlândia, onde foi montado, passou por debaixo da ponte de Storebaelt, uma das mais altas da Europa. "Passou sem problemas", disse Kristian Andreasen, vigilante técnica da empresa. Cerca de 2.000 pessoas estavam em uma praia vizinha para ver o barco.



Roni Lehti/AFP



O navio pode levar até 6.360 passageiros

Assim, o Allure of the Seas segue a trajetória de seu irmão gêmeo, o Oasis of the Seas, que fez a mesma prova de fogo após seu lançamento no fim de outubro de 2009. Os dois navios, quase idênticos, têm 72 metros de altura acima da linha do mar. Ambos pertencem à Royal Carribean, e foram fabricados nos estaleiros da sul-coreana STX em Turku, na costa sudoeste da Finlândia.



Para conseguir sair do Báltico, seus projetistas precisaram desenhar chaminés retráteis, capazes de passar sob a ponte de Storebaelt, que se ergue a 65 metros de altura. Com 361 metros de comprimento e 66 de largura, o Allure of the Seas, de valor estimado em 1 bilhão de euros, pode viajar com até 6.360 passageiros e 2.100 tripulantes a bordo.



Simbolicamente, é o maior navio do mundo por ter 50 centímetros a mais de comprimento que o Oasis of the Seas. Com bandeira das Bahamas, deve atracar dentro de 12 dias em Fort Lauderdale, na Flórida, na costa sudeste dos Estados Unidos.



(Com agência France-Presse)




Nenhum navio de cruzeiro já construído pode se comparar ao Freedom Ship. Imagine uma fileira de prédios de 25 andares, como aqueles que se vê na cidade de São Paulo, estendendo-se ao longo de 1,5 km. Agora imagine isso flutuando na água. Se você consegue imaginar, então poderá ter uma idéia do tamanho do Freedom Ship. Com 1.317 m de comprimento, 221 m de largura e 103 m de altura, o navio é mais alto que o comprimento de um campo de futebol e mais largo do que dois campos de futebol lado a lado. 
O Freedom Ship será construído sobre 520 células estanques de aço, que serão unidas para formar uma base resistente. Cada célula terá 24 m de altura, entre 15 e 30 m de largura e entre 15 e 37 m de comprimento. Estas células serão montadas para formar unidades maiores com aproximadamente 91 x 122 m. Essas unidades maiores serão lançadas ao mar, onde serão unidas para formar a base do navio, com mais de 1 km de extensão. O restante do navio será construído sobre esta base. Norman Nixon, que desenvolveu a idéia de uma cidade flutuante, disse que levará cerca de três anos para acabar o navio a partir do início da construção.



Será necessária uma enorme potência dos motores para impulsionar o gigantesco navio através da água. A nave será equipada com 100 motores a diesel, que poderão gerar 3.700 hp cada um. Os construtores avaliam que o custo de cada motor será de aproximadamente US$ 1 milhão. Isso pode dar uma idéia do dinheiro envolvido no projeto, apesar de o custo total do Freedom Ship ainda não ter sido divulgado. O alto custo de construção do navio será repassado aos residentes, que pagarão até US$ 11 milhões para adquirir o espaço habitacional da cidade flutuante. Na próxima seção, você descobrirá que benefícios esses residentes terão a bordo do Freedom Ship





O Super-Petroleiro Jahre Viking é o maior navio do mundo, sendo conseqüentemente o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem. Começou a navegar em 1981 batizado de Seawise Giant. Em 1988, foi bombardeado por caças iraquianos durante a guerra Irã-Iraque, sendo depois reformado, voltando a navegar em 1989, renomeado Happy Giant. Em 1991 voltou a ser renomeado Jahre Viking, nome pelo qual se tornou mundialmente famoso. Em 2004 o Jahre Viking deixou de navegar e transportar petróleo, foi novamente renomeado Knock Nevis e passou a funcionar como um navio FSO (Floating Storage and Offloading - Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos) no Qatar para a Maersk Oil. Poucos portos no mundo podiam receber o Jahre Viking (normalmente ele não atracava no porto, descarregava o petróleo em navios menores) e também devido ao seu grande calado não podia navegar no canal da Mancha.


O Knock Nevis é um superpetroleiro da Noruega antes conhecido como Seawise Giant, Happy Giant e Jahre Viking. Foi construído entre os anos de 1979 e 1981 e é a maior embarcação do mundo com 458 metros de comprimento e 69 metros de largura. Foi danificado durante a guerra Irã – Iraque, recolocado em operação em 1991, mas agora é utilizado como uma plataforma imóvel para a indústria petrolífera.

O Jahre Viking transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos e são necessários alguns deles somente para suprir o consumo diário de petróleo americano.

Enquanto um carro faz curva em um raio de 10 metros, o Jahre Viking só consegue fazer curvas em um raio de 3.7 km! Na velocidade máxima, para parar totalmente o Jahre Viking precisa de 10 km!

Para não perder tempo e se cansar, a tripulação anda de bicicleta no seu convés!

Se um motorista ganhasse de presente um Jahre Viking cheio de gasolina, poderia, gastando um tanque de gasolina de 50 litros por semana, rodar por 259345 anos!

Comprimento: 458.4 metros (mais de 4 campos de futebol)

Largura: 68.9 metros (equivalente a um edifício de 23 andares)

Calado (Profundidade do Casco Submerso): 24.5 metros (equivalente a um edifício de 8 andares), o dobro de um super-transatlântico

Peso Carregado: 564763 toneladas (mais de 5 vezes o peso de um porta-aviões classe Nimitz)

Capacidade de Carga: 674297 metros cúbicos ou 4240865 barris de petróleo (+ de 18 mil caminhões tanque)

Valor da Carga: US$ 122 milhões

Espessura do Casco: 3.5 cm

Propulsão: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 hélice de 9 metros de diâmetro (equivalente a um edifício de 3 andares) girando a 85 RPM

Velocidade Máxima: 29 Km/h

Tripulação: 40












Veja os videos




























Pré-História e Antiguidade


A jangada é considerada uns dos projetos mais simples de embarcação.A história dos barcos é paralelas as histórias de aventuras dos seres humanos. Os primeiros barcos conhecidos datam do Período Neolítico, por volta de 10.000 anos atrás. Estes barcos primitivos possuíam funções limitadas: eles conseguiam mover-se sobre a água, conquanto, limitavam-se a isso. Inicialmente foram utilizados para caça e pesca. O barco mais antigo descoberto pelos arqueólogo até então, é uma canoa. Foram construídas talhando árvores coníferas, com Ferramentas de Pedra.



Por volta do século 30 a.C, no Antigo Egito, já se conhecia como montar cascos de embarcações com tábuas de madeira. [1] Eles usavam presilhas de tecido para juntar as tábuas, [1] Cyperus papyrus, folhas compridas, grama, para unir e celar as costuras entre as tábuas.[1] [2] Na Grécia Antiga historiadores e geógrafos Agatharchides tinham documentado ship-faring como os primeiros do Antigo Egito: "Durante o período próspero do Reino Antigo/Império Antigo", entre os séculos 30 a.C e 25 a.C, no Rio Nilo rotas foram estabelecidas, e no Antigo Egito há registros que navios navegaram pelo Mar Vermelho até o pais Mirra. [3] Sneferu's antigos navios de madeira cedro Louvor das Duas Terras é a primeira referencia registrada (2613 BCE) para navios referenciados por nome. [4]



Na Ásia Oriental, na época da Dinastia Zhou, foram desenvolvidas tecnologias nas embarcações como o leme montado na popa, e da Dinastia Han, foi encontrada uma frota de navios bem conservada, que fora empregada no campo militar. Tecnologia naval avançada foi encontrada no período medieval, onde tais embarcações já possuíam compartimentos estanques para armazenamento de água. Durante o século 15 na Dinastia Ming, uma das maiores e mais poderosas frotas do mundo foi montada para as viagens de diplomacia e projeções do poder de zheng He. Em algumas partes a Coréia, no século 15, foi encontrado o primeiro barco que utilizou-se de ferro. Foi o Navio Tartaruga, este foi desenvolvido com laminados de ferro.



Por volta de 2000 a.C, a Civilização Minóica em Creta tinham evoluído nos exercícios de um controle efetivo da área naval, na parte leste do Mediterrâneo. [5] Sabe-se que a antiga Núbia/Axum negociava com a Índia, e há evidencias que navios do Nordeste da Africa podem ter navegado na região frontal e externa entre a Índia/Sri Lanka, fazendo comércio com a Núbia e talvez até com os Persas, Himyar e com a Roma Antiga. [6] O Império Aksumite foi conhecido pela Antiga Grécia por disporem de portos para os navios Gregos e Iêmen. [7] Em outra parte Nordeste da África, o Périplo do Mar da Eritréia relatam que Pessoas da Somalia, atráves dos portos do norte como o Zeila e Berbera, estavam negociando incenso e outros itens com habitantes da Península Árabica bem antes da chegada de Islão, com também com o então Império Romano controlado pelo Egito. [8]





Mosaico Romano trireme de Cartago, Museu do Bardo, Tunis.As Pessoas Suaíli tinham diversos extensos portos comerciais em pontos da costa da África Oriental Medieval e o Grande Zimbabwe tinha grande contato comercial com a África Central, e provavelmente importavam bens trazendo para África atráves da margem comercial do Sudeste Africano Quíloa, atualmente chamada de Tanzânia [9]



É sabido pelos historiadores que no auge do Império Mali foi construído uma grande frota pelo Imperador Mansa Musa no século 13 e início do século 14. [10] Fontes arábicas descrevem que alguns consideram ser os visitantes do Novo Mundo pela frota de Mali em 1311. [11]



Na mesma época, pessoas que viveram próximas a Kongens Lyngby na Dinamarca inventaram o casco segregado, o que permitiu um aumento gradual das embarcações. Logo os barcos passaram a serem desenvolvidos com quilha, semelhante aos barcos atuais de madeira Embarcações de Recreio.



Os primeiros navegadores começaram a usar peles de animais ou tecidos para fabricarem as velas. Fixaram na parte superior do barco um mastro, e assim foi possível a fabricação de embarcações maiores. Essa invenção permitiu ao homem ampliar a exploração, reconhecendo, por exemplo, o termo Oceania, cerca de 3000 anos atrás.





O Antigo Egito já estava construíndo veleiros perfeitamente. Um exemplo notável de sua habilidade de construção foi o Navio Khufu, um navio de 143 pés de comprimento, enterrada ao pé da Grande Pirâmide de Gizé, por volta de 2500 a.C. e achada intacta em 1954. De acordo com Heródoto, os Egípcios fizeram a primeira circum-navegação em torno da África por volta de 600 a.C.



Os Fenícios e a Grécia Antiga gradualmente dominaram a navegação marítima a bordo dos trirremes, explorando e colonizando o Mediterrâneo com suas embarcações. Por volta de 340 a.C, o navegador grego Píteas de Massalia aventurou-se da Grécia para Europa Ocidental e Inglaterra. [12] No decorrer do século 2 a.C, a Roma Antiga começou a destruir Cartago e subjulgar os reinos Helenismo do leste do Mediterrâneo, alcançando o completo domínio do mar interno, que eles chamaram de "Mar Nostrum". A monção, sistema de vento do Oceano Índico foi o primeiramente navegado pelo navegador Grego Eudoxo de Cyzicus em 118 aC. [13] Com 300 navios gregos navegando anualmente entre o Império Romano e a Índia, o comércio anual pode ter atingido 300,000 toneladas. [14]



A Batalha de Lepanto, 1571, batalha naval entre as forças aliadas Cristã e a Marinha Otomana.Antes da introdução da bússola, a navegação espacial foi o principal método para a navegação marítima. Na china, as primeiras versões da bussola magnética estavam sendo desenvolvidas e usadas na navegação entre 1040 e 1117. [15] A verdadeira navegação bússola, usando uma agulha de giro em uma caixa seca, foi inventada na Europa mais tarde, em 1300

Classificação dos naviosOficialmente os navios são classificados pelas sociedades classificadoras, tais como a Lloyd's Register ou o Bureau Veritas, que emitem os certificados de conformidade que garantem às seguradoras e autoridades portuárias que o navio se encontra dentro dos padrões exigidos para o tipo de navegação, carga a transportar e a tripulação é qualificada. Os navios que não estão dentro destes padrões, que na sua maioria navegam com bandeiras de conveniência são designados substandard.




Paralelamente é também frequente classificar os navios pelo tipo de carga que transportam; como exemplo temos os graneleiros (que transportam cargas a granel como cereais ou minério), os petroleiros (que transportam petróleo), os porta-contentores, etc.



Outra forma de classificar os navios, hoje menos usada, era pelo tipo de navegação que faziam; assim temos os navios de cabotagem e os de longo curso.



A principal classificação dos navios é a seguinte: trasportadores de passageiros, cargueiros, exploradores e patrulhadores.



[editar] TerminologiaOs navios podem-se agrupar constituindo frotas, flotilhas, esquadras, esquadrilhas ou esquadrões.



Os submarinos (particularmente os U-Boot alemães nos anos 40) podem operar em grupos, chamando-se alcateias (termo derivado de "alcateias de lobos").



[editar] Terminologia náuticaVer artigo principal: Terminologia náutica



Esquema de um navio civil moderno:

1. Proa;

2. Bulbo;

3. Âncora;

4. Casco;

5. Hélice;

6. Popa;

7. Chaminé;

8. Ponte;

9. Convés.Os navios, em particular os navios de vela, envolvem um rico e variado vocabulário, repleto de termos técnicos. Muitos deles ligam-se a discussões mais alargadas do jargão náutico.



Proa - A frente do navio. Comparar com vante. Também conhecido em senso de direção como sendo o rumo momentâneo em que se encontra o navio, geralmente em graus, em relação ao norte.

Popa - a traseira do navio. Comparar com ré.

Estibordo - O lado do navio que está à direita quando o observador olha para a proa.

Boreste - Termo utilizado no Brasil em substituição de Estibordo.

Bombordo - O lado do navio que está à esquerda quando olhando para proa. (Um método mnemônico para distinguir um do outro é que a esquerda possui o mesmo número de letras de bombordo e estibordo se refere ao leste.)

Âncora - Instrumento metálico pesado utlizado para fixar temporáriamente a embarcação em local desejado.

Ponte de comando - o centro de comando da navegação.

Passadiço - Termo usado no Brasil em vez de Ponte de Comando.

Superstrutura - Qualquer estrutura acima do convés da embarcação, contendo, geralmente, a ponte e alojamentos.

Cabine - Um quarto fechado num deque.

Deques - Os "pisos" e diferentes pavimentos do navio. Em alguns navios novos são chamados de "ponte(s)".

Casco - A estrutura de flutuação que suporta o navio.

Mastro - um poste concebido para a suspensão das velas.

[editar] PropulsãoAté à aplicação do motor a vapor, no século XIX, os navios moviam-se através da força do vento nas velas.



Antes da mecanização os navios mercantes sempre usaram velas, mas à medida que a guerra naval tornou-se dependente da aproximação dos navios para a abordagem e invasão ou da luta corpo a corpo, as galeras passaram a dominar os conflitos navais devido a sua manobrabilidade e velocidade. Os navios gregos que lutaram na Guerra do Peloponeso usaram triremos, do mesmo modo que haviam feito os Romanos na Batalha de Actium. A partir do século XVI, o grande número de canhões tornaram a manobrabilidade uma característica secundária comparado ao peso; o que levou a total predominância de navios de guerra a vela.



O desenvolvimento do navio a vapor foi um processo complexo, o primeiro navio comercial de sucesso foi o "North River Steamboat" (também chamado de "Clermont") creditado a Robert Fulton, nos EUA em 1807. Em seguida surgiu na Europa em 1812 o PS Comet de 45 pés de comprimento. A propulsão a vapor progrediu consideravelmente durante o século XIX. Os principais desenvolvimentos foram o condensador. o que reduziu a necessidade de água fresca, e motor de expansão de múltiplos estágios que obteve um acréscimo considerável de rendimento. A roda de pás deu lugar ao, bem mais potente, propulsor de hélice. Desenvolvimentos posteriores resultaram no desenvolvimento da turbina a vapor marítima por Sir Charles Parsons, que fez a primeira demonstração da tecnologia no navio de 100 pés "Turbinia" em 1897. Isto facilitou o desenvolvimento de uma nova geração de navios de cruzeiro de alta velocidade na primeira metade do século XX.



http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1020&bih=562&prmd=ivns&tbm=isch&source=univ&sa=X&ei=bffXTZ6DPM7qgQfgtI1Y&ved=0CDYQsAQ&q=maior%20motor%20de%20navio%20do%20mundo



MAIOR AVIÃO DO MUNDO









Chegou a hora: O novo avião de proa, o Lufthansa A380, iniciará os seus voos regulares de Frankfurt, a partir de 11 de Junho de 2010. O maior e mais moderno avião de passageiros do mundo começa a voar de Frankfurt para Tóquio à terça e à sexta-feira, bem como ao sábado, com o número de voo LH710. A partir de 25 de Agosto de 2010, segue-se então Pequim e, a partir de 25 de Outubro de 2010, é a vez de Joanesburgo.



Assim os nossos clientes têm a oportunidade de viver o fascínio da aviação moderna – os voos no Lufthansa

A380 podem ser desde já reservados.

Plano de voos do A380

A bordo, será recebido pelas classes de serviço mais modernas que a Lufthansa tem para oferecer:

• A nova First Class celebra a sua estreia com oito poltronas no deck superior

• A Business Class apresenta-se também com 98 poltronas no deck superior e, com uma cama de quase dois metros, convida os passageiros a sonhar

• A Economy Class oferece em cada uma das suas 420 poltronas um ecrã integrado que disponibiliza entretenimento individual a cada passageiro

Garantimos aos nossos clientes um lugar no Lufthansa A380!

Para que se sinta inspirado, compilámos para si breves filmes sobre os destinos do A380, para que tenha desde já uma ideia sobre as interessantes e empolgantes metrópoles Tóquio, Pequim e Joanesburgo.



BOIATUR«As coisas boas da vida»

Publicada por Boiatur em 09:15


Maior avião do mundo faz vôo inaugural




Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Primeira decolagem do A380 em ToulouseMais de 60 mil pessoas assistiram ao vôo de estréia do Airbus A380 na França. Eufóricos, Schröder e Chirac vêem avião como prova de competitividade da indústria européia. Aeroportos terão de fazer investimentos pesados para se adaptar à aeronave gigante.



O Airbus A380 voa. Sob o olhar de mais de 50 mil curiosos e 12 mil funcionários da Airbus, o maior avião de passageiros do mundo decolou às 10h29min desta quarta-feira (27/04) em Toulouse, na França, para seu primeiro vôo de teste. Dois pilotos e quatro engenheiros de bordo e cerca de 30 engenheiros em terra avaliaram, através de satélites, durante as quatro horas do bem-sucedido vôo de estréia.







"O A380 é um verdadeiro membro da família Airbus", disse Jacques Rosay, um dos pilotos de teste. O premier alemão Gerhard Schröder declarou que a nova aeronave "é uma prova da competitividade e força inovadora do empresariado europeu e uma esperança para a aviação civil". O presidente francês Jacques Chirac afirmou que, em Toulouse, "foi escrita uma nova página na história da aviação".







Bildunterschrift: Airbus A380 durante primeiro vôo





O Airbus A380, com capacidade para 555 passageiros em dois andares, coloca aeroportos do mundo todo diante de grandes desafios: como degelar uma aeronave de 24 metros de altura? Como evacuar o A380 em até 90 segundos em caso de emergência? Perguntas como estas preocupam gerentes de aeroportos de Tóquio a Los Angeles.







Lufthansa tem 15 unidades







Até 2007, a Lufthansa colocará 15 unidades da supermáquina para percorrer as linhas normais. "Temos a intenção de transformar o A380 no símbolo da nossa frota", disse Joachim Schneider, que comanda uma equipe de 100 funcionários encarregados do novo avião. "Queremos estar na vanguarda e os passageiros também perceberão isso."







Para possibilitar o acesso rápido de tantos passageiros ao mesmo avião, terão de ser feitas diversas alterações nas pontes de embarque de aeroportos e em salas de espera. Calcula-se que um aeroporto tenha que investir 100 milhões de dólares para adequar-se ao A380. Na Alemanha, o aeroporto de Munique já está tecnicamente pronto para recebê-lo. Foi o primeiro aeroporto europeu a receber autorização.







Frankfurt entre os três centros







Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Aeroporto de Frankfurt será o centro de aterrissagem do A380 na AlemanhaNo entanto, os primeiros testes na Alemanha serão feitos no aeroporto de Frankfurt, onde o A380 será incorporado pela primeira vez ao tráfego de vôos de linha. Segundo Wilhelm Bender, chefe da Fraport, empresa que administra o aeroporto, "estávamos preparados desde a construção do terminal 2 em 1994. Agora só precisamos fazer algumas alterações nas pontes de embarque e nas salas de espera. Quando começarmos a operar com a Emirates e a Singapore Airlines, em 2006, e com a Lufthansa, em 2007, seremos um dos três grandes eixos para o A380 na Europa".







Assim como Londres e Paris, Frankfurt se considera dentro do cronograma previsto: até 2008, serão investidos cerca de 100 milhões de euros para que os terminais 1 e 2 sejam adequados para receber o A380. Mas ainda há problemas: um avião não voa permanentemente, ele precisa também de um hangar para manutenção. Frankfurt planeja a construção de um hangar, mas os moradores da cidade protestam.







Stefan Lauer, presidente do Conselho Executivo da Lufthansa, mostrou pouca paciência: "Trata-se de um avião que precisa de uma base. E como Frankfurt é nossa base, ele precisa ser operado de Frankfurt. Por isso é preciso haver um hangar".







Pequeno demais?







Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Tripulação do vôo de estréia do A380"O aeroporto de Frankfurt já tem problemas suficientes. A construção de uma pista adicional, planejada para 2009, foi interrompida pela Justiça alemã devido a protestos da população. Agora, a Fraport aposta suas fichas no A380.







Ele representa uma enorme chance especialmente para Frankfurt, que possui limites no sistema de decolagem e aterrisagem", conta Bender. "Um avião com capacidade para 550 passageiros aumentaria nossa produtividade. Até a ampliação do aeroporto, aviões maiores são a única maneira de crescermos."







Mas para a companhia Emirates, altamente lucrativa, até mesmo o A380 é pequeno demais. Seu presidente, Tim Clark, já pede o desenvolvimento de aeronaves com capacidade para 800 passageiros. Com 43 unidades encomendadas, a linha aérea árabe é até agora a maior compradora do A380.







Projeto milionário







A Airbus é uma subsidiária do conglomerado aeroespacial franco-alemão EADS. Onze companhias aéreas - entre elas a Lufthansa - já encomendaram mais de 100 unidades do A380, que custa em torno de 220 milhões de dólares. No desenvolvimento da aeronave foram investidos cerca de 10 bilhões de euros.







Cerca de 2,3 mil horas de vôo bem-sucedido são necessárias para que o A380 obtenha permissão para o transporte regular de passageiros. Após o vôo de estréia, os diretores da EADS, Philippe Camus e Rainer Hertrich, vêem confirmada a estratégia do grupo. "Com o novo programa, a EADS deverá ter um faturamento de 40 bilhões de euros por ano. A Airbus desenvlveu a tecnologia da aviação das próximas décadas", afirmaram.


Ao contrário do que se pensa, o maior avião do mundo não é o Airbus A-380, que começou a voar comercialmente em 2007. O A-380 é o maior avião de passageiros do mundo, com capacidade para até 845 pessoas.




O maior avião já construído é o An-225, da empresa ucraniana Antonov. O modelo foi desenvolvido ainda durante a existência da União Soviética, e tinha como objetivo carregar o ônibus espacial Buran e outros equipamentos do programa espacial soviético. Hoje há somente um An-225 em operação.



Antonov An-225

Comprimento: 84m

Envergadura: 88,4m

Altura: 18,1m

Velocidade máxima: 800km/h

Peso máx. decolagem: 600 ton



Airbus A-380

Comprimento: 72,75m

Envergadura: 79,8m

Altura: 24,08m

Velocidade máxima: 970 km/h





Mais famoso avião supersônico de passageiros, o Concorde fez seu último voo no dia 24 de outubro de 2003. Levando 100 celebridades a bordo, o avião da British Airways posou às 16h05 (hora local) no aeroporto de Heathrow, em Londres.




O Concorde operou por 27 anos, iniciando seus voos comerciais no dia 21 de janeiro de 1976. Além da British Airways, apenas a Air France operava o avião, que teve 16 unidades vendidas e chegava a mais de 2 mil quilômetros por hora de velocidade



Há qualquer coisa de que falámos anteriormente no Obvious e que já paira nos céus, fazendo uma sombra colossal. Não, não é um pássaro nem o Super-Homem. É um avião precisamente: o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. E um dos mais luxuosos, quiçá.







Se está habituado a viajar em companhias aéreas lowcost, este artigovai ser um choque. No bom sentido, vá. O Airbus A380 , conhecido por Superjumbo, é o maior avião de passageiros do mundo, com capacidade total para 853 passageiros. Além de enorme, é também luxuoso – qualquer coisa como um hotel de cinco estrelas com asas.



Operando principalmente para as companhias Singapore Airlines e Emirates, a ideia surgiu no Verão de 1988 quando a Airbus quis desenvolver uma aeronave de alta capacidade que pudesse competir com a Boeing. De resto, o assunto foi já falado aqui. Quase 20 anos depois, em 2007, a Singapore põe no ar o primeiro voo comercial deste gigante.







O tamanho do A380 é acompanhado de um alto nível de conforto, não só na classe executiva, mas também na económica. O espaço encontra-se dividido em dois pisos, cujos acessos são feitos através de pontes distintas. O primeiro é dedicado aos passageiros de primeira classe e é aqui que se encontram os grandes luxos. Cada assento pode ser transformado numa pequena cama e existem mini-bares individuais, além de ecrã táctil, carregador eléctrico, portas USB e comando remoto com telefone por satélite. Através deste comando pode também controlar-se a luz, o aquecimento, o ângulo da cadeira e usufruir de massagens eléctricas.



A classe executiva tem ainda acesso a uma área lounge com sofás, um bar na parte de trás do avião com bebidas e aperitivos grátis e entre as 15 casas-de-banho podem ser encontradas duas apetrechadas de chuveiros: ainda que se tenha de reservar com uma hora de antecedência e apenas haja 5 minutos de água corrente.



Quanto à classe económica, não há tantos luxos, mas os passageiros agradecem que cada fila tenha apenas 4 assentos. Aqui a lotação é de 396 pessoas. Neste piso pode ser encontrado também um espaço para o descanso da tripulação, que pode chegar às 30 pessoas.



O A380 já faz sombra nos céus com 73 metros de comprimento, mas os preços dos voos podem assustar as carteiras mais desprevenidas.































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Sobre a autora: diana guerra é normalmente zote, mas dizem que também se interessa por arte, cultura e essas coisas óbvias. Saiba como fazer parte da obvious. Artigos relacionados

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Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/12/superjumbo_aviao_passageiros.html#ixzz1N0QXIPHB















O superjumbo de dois andares, projetado para transportar 555 passageiros, mas com espaço para mais de 800, pousou no aeroporto de Cingapura, cidade-Estado no Sudeste Asiático, depois de 12 horas de vôo desde a sede da Airbus, perto de Toulouse, no sudoeste da França.




O avião percorreu as pistas principais e secundárias do aeroporto para testar a sua largura antes de atracar em uma recém-instalada ponte de embarque de passageiros. Foi então a vez de funcionários do aeroporto e autoridades se familiarizarem com o novo jato.



A Singapore Airlines será a primeira empresa a operar o A380, no final de 2006. O avião tem comprimento equivalente ao de oito ônibus londrinos e um espaço nas asas que seria suficiente para estacionar 70 carros. Representa uma nova era nas viagens comerciais e um desafio à Boeing na batalha pelo mercado mundial.



A Airbus, parte do grupo EADS, recebeu 159 encomendas e compromissos de 16 clientes para o seu jato de quatro motores. Mas isso ainda é aquém dos 250 aparelhos que seriam necessários para compensar os investimentos.



A fábrica tem três A380 fazendo vôos de testes e espera obter a certificação para que eles operam no último trimestre de 2006.



A Singapore Air disse na sexta-feira que quatro dos dez A380 que encomendou estão em diferentes estágios na linha de montagem. A empresa tem ainda a opção de comprar outros 15 aviões desse modelo.



O avião que pousou em Cingapura não tem assentos. Está repleto de computadores para os testes e de tanques de água usados como lastro.



Ao contrário dos jatos comerciais normais, o A380 tem um pára-quedas de emergência para permitir a saída de dois engenheiros e dos dois pilotos caso percam o controle do avião em manobras mais arriscadas durante os testes.



O desenvolvimento do A380 custou 14,2 bilhões de dólares e está seis meses atrasado. A viagem à Ásia foi retardada em quatro dias porque a fábrica de motores Rolls-Royce teve de substituir duas das quatro turbinas, pois uma delas teve um superaquecimento durante um vôo de testes, há duas semanas.



O A380 deve decolar de Cingapura logo após a 0h de sábado (14h de sexta em Brasília) com destino a Brisbane, na Austrália. No domingo, chega a Sydney. A última escala da viagem na Ásia será em Kuala Lumpur, na Malásia.



Na quinta-feira, um Boeing-777 estabeleceu um novo recorde para um vôo comercial sem escalas, ao fazer em 22 horas o percurso entre Hong Kong e Londres, viajando para leste. O avião, com 35 passageiros e tripulantes a bordo, voou mais de meio mundo, cobrindo 21.601 quilômetros.



* Fonte: Reuters.



























sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bogeer

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ASSOCIAÇÃO DOS ESPORTISTAS DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

MODALIDADES E PREMIAÇÕES XXIV ENCONTRO DA AMIZADE 2011

Associação Atlética Profissionalizante dos Servidores da


Fundação Nacional de Saúde – AAPROSEFNS

CNPJ 022017756/0001-79 Linha 605 km 02 Jaru - Rondônia


MODALIDADES E PREMIAÇÕES XXIV ENCONTRO DA AMIZADE 2011


Modalidades nº equipes

ou atletas Classificação Premiações

Pontuação Troféus

Taça Campeão Geral Camp. Geral - 01

Festival de Musica Servidor(a) Livre 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Festival de Musica Filhos/Filhas Livre 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Contador de Piadas 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Cabo de Guerra Masculino 10 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Cabo de Guerra Feminino 10 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Torneio de Maia 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 06

Torneio de Dama 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 06

Torneio de Dominó 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 06

Torneio de Truco 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 06

Torneio de Canastra 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 06

Torneio de Sinuca 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 06

Torneio Futebol Suiço Servidores 01 1º, 2º e 3º 40, 20 e 10 03

Torneio Futebol Suiço Filhos 01 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Torneio Futebol Suiço Feminino 01 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Mini maratona Masculino > 50 anos em 2 km Livre 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Mini maratona Masculino < 50 anos em 3 km Livre 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Mini maratona Feminino em 1,5 km Livre 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Mini maratona filhos 14 + anos em 2 km Livre 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Mini maratona filhas 14 + anos em 1 km Livre 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

100 metros rasos masculino 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

100 metros rasos feminino 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

100 metros rasos filhos 14 + anos 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

100 metros rasos filhas 14 + anos 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Voleibol de Areia Masculino Trio 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Voleibol de Areia Feminino Trio 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Voleibol de Areia filhos Trio 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Voleibol de Areia filhas Trio 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Natação servidores 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Natação servidoras 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Natação filhos > 14 anos 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Natação filhas > 14 anos 02 1º, 2º e 3º 20, 10 e 05 03

Participante mais idoso e idosa - - - 02

TOTAL 113



Modalidades Recreação Infantil 05 a 13 anos

Modalidades nº equipes

ou atletas Classificação Premiações

Troféus

03

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

02

Pintura em tela unisex livre 1º e 2º 02

Natação filhos 5 a 8 anos 02 1º e 2º 02

Natação filhos 9 a 13 anos 02 1º e 2º 02

Natação filhas 5 a 8 anos 02 1º e 2º 02

Natação filhas 9 a 13 anos 02 1º e 2º 02

Cabo de Guerra masculino 10 1º e 2º 02

Cabo de Guerra feminino 10 1º e 2º 02

Gincana 01 1º e 2º 02

Lance de bola masculino 05 a 07 anos 02 1º e 2º 02

Lance de bola masculino 08 a 10 anos 02 1º e 2º 02

Lance de bola masculino 11 a 13 anos 02 1º e 2º 02

Lance de bola feminino 05 a 07 anos 02 1º e 2º 02

Lance de bola feminino 08 a 10 anos 02 1º e 2º 02

Lance de bola feminino 11 a 13 anos 02 1º e 2º 02

30 metros rasos masculino 05 a 07 anos 02 1º e 2º 02

50 metros rasos masculino 08 a 10 anos 02 1º e 2º 02

100 metros rasos masculino 11 a 13 anos 02 1º e 2º 02

30 metros rasos feminino 05 a 07 anos 02 1º e 2º 02

50 metros rasos feminino 08 a 10 anos 02 1º e 2º 02

100 metros rasos feminino 11 a 13 anos 02 1º e 2º 02

Total 40

Obs. A recreação infantil não contará para efeito de pontuação geral

PROGRAMAÇÃO DEFINIDA NA REUNIÃO TECNICA EM JARU



XXIV ENCONTRO DA AMIZADE 2011




PROGRAMAÇÃO


LOCAL: JI-PARANA



PERIODO: 06 A 09 DE JULHO


PROGRAMAÇÃO DEFINIDA NA REUNIÃO TECNICA EM JARU


DIA 30 DE MAIO


DIA 06(Quarta feira)

9:00 h – Congresso Técnico

14:00 h – Inicio jogos de mesa

17:00 h – 100 metros rasos e maratonas

19:30 h – Previsão Solenidade de Abertura



DIA 07, 08

Continuidade normal da atividades



DIA 09 (Sábado)

Encerramento dos jogos na parte da manhã

11:30 h Previsão entrega premiações

13:00 Encerramento com almoço de confraternização


Deliberou-se ainda os seguintes critérios de participação nas modalidades de servidores não federais e filhos, a saber:

• Futebol Suiço Servidores: 02 (dois) atletas, servidor ou filho maior de 40 (quarenta) anos;

• Futebol Suiço Filhos: 02(dois) atletas com idade livre

• Futebol Suiço feminino: livre (servidoras, esposas e filhas)





COMUNICADO TRANSFERENCIA DE LOCAL DO XXIV ENCONTRO DA AMAIZADE 2011

COMUNICADO TRANSFERENCIA DE LOCAL DO


XXIV ENCONTRO DA AMAIZADE 2011



COMUNICADO TRANSFERENCIA DE LOCAL DO


XXIV ENCONTRO DA AMAIZADE 2011



Prezados Dirigentes Coordenações Endemias; Presidentes Associações e Dirigentes Desportistas

Era de conhecimento de todos, que o XXIV Encontro da Amizade, seria realizado na cidade de Jaru. A Delegação de Jaru participou do XXIII Encontro em Porto Velho, e foi com a seguinte decisão, se não houvesse outro município que se dispusesse a realizar o próximo encontro, assumiríamos esta missão, para não interromper este importante evento. Apesar do encontro em Porto Velho ter sido bem organizado, não houve participação de municípios que pudessem assumir tal compromisso, pois estava presente somente Ariquemes que já havia realizado recentemente. A nossa intenção era de realizar o XXV em 2012, pois estávamos com algumas pendência de estrutura em nosso clube, especialmente área de proteção para o camping.

Em reunião técnica realizada em Jaru dia 30 de maio, com participação significante de representantes municipais, apresentamos o problema quanto ao aspecto da comodidade e área de segurança do camping aos presentes, e deixamos em aberto a possibilidade do evento ser transferido por esta razão, dentre os municípios presentes Ji-Paraná se propôs e mediante reunião posterior no município confirmou assumir a realização do evento. Deixamos claro, que se não houvesse município interessado em sediar o evento, manteríamos o compromisso da realização. Porem prevaleceu o bom senso dos presentes, e todos foram unânimes com as justificativas apresentadas e comprometimento em apoiar o município de Ji-Paraná para que tenhamos um excelente encontro.



MUITO IMPORTANTE SABER:

O primeiro evento ocorreu em Jaru em 1986 e visava uma forma de recompensar àqueles que desde o inicio da colonização do estado, dedicou e dedica à população o seu profissionalismo no combate às diversas endemias que decorrem em um processo de colonização. Pois somente esses destemidos trabalhadores da saúde sabem dos percalços pelos quais passaram no combate à malaria e posteriormente outras endemias desde a década de 70 neste promissor Estado de Rondônia, e hoje, muitos, combalidos com o manuseio de inseticida, talvez não terão um reconhecimento e a recompensa justa pelo que desempenharam para assegurar a saúde dos valorosos colonizadores.

Com isso, buscou-se promover esse encontro para se desfrutar de bons momentos e minimizar traumas de uma luta vitoriosa.

Desde então além da prática de desportos, lazer e cultura, há a troca de experiências bem sucedidas no controle das endemias em nível de estado. Participando atualmente servidores e familiares dos órgãos: Ministério da Saúde; FUNASA; Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI e das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde.

Com o passar das edições do encontro, viu-se gradativamente a participação dos familiares, interagindo e participando das modalidades desportivas e culturais. Propiciando assim a vivencia das famílias, que no decorrer do enfrentamento, principalmente da malaria, o servidor chefe de família chegava às vezes ficar ausente até 06(seis) meses de seu lar.



Participem!!! O encontro e nosso.



Abson Praxedes



ATA DE REUNIÃO TÉCNICA DE PREPARAÇÃO DO XXIV EONCONTRO DA AMIZADE 2011

Associação Atlética Profissionalizante dos Servidores da


Fundação Nacional de Saúde – AAPROSEFNS

CNPJ 022017756/0001-79 Linha 605 km 02 Jaru - Rondônia




ATA DE REUNIÃO TÉCNICA DE PREPARAÇÃO DO XXIV EONCONTRO DA AMIZADE 2011


Aos trinta dias do mês de abril do ano de dois mil e onze, às 10:00 h, reuniram-se conforme lista de presença, na sede da Associação Atlética Profissionalizante dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde – AAPROSEFNS, sito à Linha 605, km 2, na cidade de Jaru – Rondônia, representantes dos municípios: Jaru, Ariquemes, Theobroma, Presidente Médici, Cacoal, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Vilhena e Ouro Preto D’Oeste, para discutirem e deliberarem assuntos concernentes à realização do XXIV Encontro da Amizade do corrente ano. Iniciando a reunião, Abson Praxedes deu boas vindas, solicitando aos presentes uma apresentação informal. E que o primeiro ponto a ser discutido e deliberado seria uma possível mudança de município para realização do evento. Convidando a Sra. Luzia para secretaria a reunião. Na sequência fez um breve relato sobre a decisão do município de Jaru em sediar o encontro, enfatizando que durante o encontro passado realizado em Porto Velho, Jaru havia deliberado em nível local, que se não houvesse nenhum município interessado em sediar o encontro seguinte, o município se disporia a essa missão. Como não houve a participação de municípios no evento a contento, houve aclamação para o encontro ser realizado em Jaru. Já que o propósito do município era de realizar o encontro de 2012. Fez ainda um relato de documentos encaminhados a algumas autoridades e ao Sindsef, comunicando sobre a programação de realização do evento, bem como solicitando eventuais apoios. Tendo havido até o momento confirmação apenas do Sindsef em um apoio financeiro na ordem de R$ 10.000,00 (dez mil reais), e que este valor estava condicionado para repasse, conforme decisão da presente reunião da confirmação do município a realizar o evento. Mencionou também, que o então Deputado Daniel Pereira, alocou emenda parlamentar na ordem de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), via município para apoio na realização do evento, e que até o momento não obteve informação do encaminhamento desse recurso. Abson informou ainda, que em reunião recente com a associação local, ficou deliberado que em caso de decisão comum dos presentes da reunião técnica, por condições não apropriadas da associação, optassem por ser sediado em outro município, a decisão seria respeitada. Justificou aos presentes uma possível transferência de realização do evento, em razão da associação local, não dispor de área segura para o camping (barracas). Com a palavra o Sr. Vanderlei Lygurgo, Presidente da AAPROSEFNS, enfatizou o município não estava em momento nenhum, se eximindo da responsabilidade sobre a realização do encontro, porém alguns investimento que estavam previstos, em especial a construção de muro para a devida proteção da área de camping, não foram possíveis serem realizados, mas afirmou que se não houver outro município em melhores condições para realizar o evento, e com deliberação e apoio dos presentes concretizaria a realização em Jaru, já que os presentes estão presenciando in-loco a condições apresentadas. Gervano, Presidente da Associação de Ariquemes, disse que foi contatado por Abson sobre uma possível transferência do evento para seu município, mas que momentaneamente, estão com realização de algumas obras, e que já havia realizado um encontro por desistência de Machadinho, e que não haveria essa possibilidade, ressaltando que seu município esta a inteira disposição para apoiar o evento independente do local a ser realizado. Luciano de Ariquemes avalizou as palavras do antecessor, afirmando problema idêntico a Jaru, pois faz divisa com um bairro e sem a devida segurança. Jonas de Theobroma, disse ser associado em Jaru e que a preocupação centra é o aspecto da segurança às delegações na aera de camping. Carlinhos de Médici, ressalta que onde quer que seja o encontro, esta se colocando à disposição. Wilson de Jaru fala da importância do encontro espera uma boa decisão para o evento ser realizado. Devaldo, Presidente da Associação de Cacoal, disse que assumiu recentemente a direção e esta empenhando na reestruturação, e que também se coloca à disposição de eventual apoio ao município sede. Antonio Adair, Presidente recém eleito da Associação de Ji-Paraná, disse que também foi contatado por Abson, e que fez durante sua posse na quinta-feira próxima passada, uma consulta aos associados sobre receber o encontro, e que houve uma manifestação favorável, porém ficou de segunda-feira próxima promover outra reunião e decidir sobre o assunto. Disse ainda que sua associação possui três campos de suíço, quadra de vôlei de areia, piscina, um campo de maia recém construído, e esta localizada em área distante da zona urbana, fato que o despreocupa com relação ao aspecto da segurança de camping. Comentou ainda que uma empresa conhecida adquiriu uma área que faz divisa com a associação, e poderia haver a possibilidade de consegui-la para camping, já que foi toda limpa e com muita arborização. Paulo, de Vilhena, manifestou seu apoio para a organização independente do município que sediar. Célia Silva, de Cacoal, fez questão de participar da reunião, e dar deu apoio na organização da parte recreativa e manter vivo objetivos de seu falecido esposo, o ex-servidor Antonio Edson, sempre presente nos encontros. Luzia Aragon, de Ouro Preto, se colocou à disposição ao município que sediar o encontro para ajudar na organização. Finalizado as falas sobre o ponto de pauta, deliberou-se aguardar a decisão de Ji-Paraná, com posterior oficialização a todos sobre a decisão tomada. Na sequência abriu-se discussão sobre o período do encontro. Onde em consenso pela possibilidade de Ji-Paraná sediar, programou-se para o período de seis a nove de julho próximo, com vistas a não conflitar com a festa agropecuária daquele município. Após ampla discussão e por consenso, deliberou-se também que o congresso técnico será realizado às nove horas do dia seis, os jogos de mesa iniciados às quatorze horas e a maratona e 100 metros rasos a partir das dezessete horas também do dia seis. E a cerimônia de abertura às dezenove horas e trinta minutos. E o encerramento das modalidades sábado pela manhã, com solenidade de entrega de premiações às onze hora e trinta minutos e após almoço. Havendo com isso o compromisso do município organizador em programar almoço a partir do dia da abertura do evento. E o custo da alimentação comunicado aos municípios até trinta dias antes do evento. Deliberou-se ainda, após ampla discussão, as modalidades a serem disputadas e suas respectivas premiações, conforme tabela apresentada em anexo a esta, com a ressalva de que as modalidades de natação e torneio de maia, ficam condicionadas caso o encontro se realize em Ji-Paraná. Abson solicitou ainda, caso o encontro seja em Ji-Paraná, seja denominado XXIV Encontro da Amizade – Antonio Edson da Silva. Deliberou-se também os seguintes critérios de participação nas modalidades de servidores não federais e filhos, a saber: Suíço servidores – dois atletas, servidor ou filho maior de quarenta anos; Suíço filhos – dois atletas idade livre; Suíço feminino – livre (servidoras, esposas e filhas); Nada mais havendo a ser tratado, o Sr. Vanderlei Lycurgo deu por encerrada a reunião onde Eu Luzia Aragon, lavrei a presente, e segue assinada conforme lista de presença anexa.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Amigos Servidores Aposentados p/Invalidez.

Paridade nos salários dos servidores públicos


Por Assessorian de Comunicação

A deputada Andreia Zito também já abraçou esta causa e está lutando para que os servidores públicos aposentados por invalidez passem a receber proventos integrais e paridade com seus colegas que estão em atividade.



Segundo a parlamentar é preciso que a sociedade esteja engajada para que os servidores aposentados por invalidez recebam uma aposentadoria mais digna. Afinal é nesse momento que os gastos ficam maiores devido ao alto custo com assistência médica.



Vamos nos mobilizar para que esta PEC se torne realmente uma Emenda à Constituição. Precisamos chegar à mídia escrita, falada e televisada, ultrapassando as questões partidárias. Vamos enviar e-mails, além de cartas para que os jornalistas com a força que possuem nos ajudem a fazer dessa PEC uma realidade.



A sociedade está abraçando a causa e você?

Veja aqui alguns depoimentos:



Elcio Mário Henrique Rocha Bochanoski

NOBRE DEPUTADA ANDRÉIA ZITO ALMEIDA DOS SANTOS,venho parabenizá-la pela propositura PEC 270/2008, certamente virá a evitar que injustiças ainda sejam cometidas, e evidentemente poderá corrigir os erros e injustiças cometidas aos servidores que tanto contribuíram ao crescimento desta Nação e aos seus pensionistas.



Abençoada seja a Senhora pela nobre iniciativa e abençoado seja o nobre Deputado Bruno Rodrigues, pelo relatório e parecer de admissibilidade do projeto. Quiçá os outros nobres legisladores sejam sensibilizados também e que haja a análise e aprovação urgente, para evitar injustiças e sofrimentos maiores, pois só sabe do real sofrimento quem passou, passa ou passará por esse flagelo.



Em nome de todos os servidores, agradeço ao relator e principalmente a vossa atenção e a propositura deste importantíssimo e nobre Projeto de Emenda à Constituição n° 270, de 2008 (PEC-270/2008).



Sr. Luiz Leite Neto - Analista Tributário da Receita Federal do Brasil aposentado por invalidez permanente

Cumpre-me enaltecer seu espírito altruísta, sua compaixão sua sensibilidade por nossa causa. Que Deus em sua infinita bondade lhe abençoe pelo que de bem voçe tem feito a todos os que Deus lhe permite alcançar, mormente a nós que o destino se nos atropelou , nos retirando do meio dos ativos.



Não venho aqui lamentar o meu destino, Deus o sabe. Mas venho parabenizá-la pelo seu brilhante e competente trabalho executado naquela casa de leis de alcance nacional. Em andendo quero lhe informar que a nossa categoria , a de Analista Tributário da Receita Federal em razão do nível de seus funcionários de nível superior vinha percebendo vencimentos aquem daqueles percebidos por outras categorias de mesmo nível de complexidade laborativa e de grau de escolaridade.



Solicito a honrada Deputada que continue lutando pelos nossos direitos , pois vossa senhoria é nossa voz nesta tão conceituada casa.





Eng. Claudio de Oliveira Brandão- Aposentado do MCT por invalidez Natal/RN

Agradeço imensamente pela sua iniciativa de resgatar a integralidade e paridade, através da PEC 270/2008, para os servidores públicos que venham a se aposentar com fundamento no inciso I do § 1° do Artigo 40 da Constituição Federal. Se possível, favor informar também o que podemos fazer daqui de Natal/RN para ajudar na aprovação da PEC 270/2008.



Isabel Russo Milet Freitas - Lorena - SP

"Para que todos tenham vida e vida em abundância" (João 10,10. Abraços e que a Paz de Jesus esteja sempre contigo! Venho em nome de meu marido agradecer a Vossa Exelência pela iniciativa do Projeto de Ementa Constitucional 270 de 2008 devido a valorização do profissional servidor público que após devotar anos de serviço para os governos - federal, estadual e municipal - vê-se na qualidade de "marginalizado", negando-se a este a paridade numa época em que a invalidez ocorre contrário a vontade daquele que a contrai.



Uma situação que necessita de recursos extras, cuidados especiais, e gera gastos excessivos trás a esperança a cada inválido deste país que a partir de 2003 ficou excluído dos direitos civis, e que a justiça morosa, apesar de dar ganho de causa aos mesmos, o faz tardiamente.



Parabéns a vossa senhoria, e saiba que são inúmeros nossos parentes e amigos no Estado do Rio de Janeiro e teremos satisfação em apoiá-la naquilo que se fizer juz. Espero que fique claro neste projeto a inclusão das três esferas administrativas para o direito a proposta: federal, estadual (caso do meu marido) e municipal.



SÉRGIO SANTOS DA SILVA - PRR - 2ª REGIÃO

É com imensa satisfação que venho parabenizá-la pela iniciativa ímpar de propor emenda à Constituição Federal nº. 270/2008, que corrige grave distorção e imensa injustiça aos funcionários públicos, que acometidos de doença grave, são aposentados compulsoriamente por invalidez permanente, após submeterem-se à junta médica oficial, com seus salários reduzidos, conforme determinam as Emendas Constitucionais 41/2003, 47/2005 e a lei 10.887/2004.



Como ex-presidente e sócio fundador da Associação de Servidores do Ministério Público Federal/RJ, estarei acompanhando, juntamente com nossos colegas de classe, a tramitação da proposta de sua autoria.



Mauro Cesar

Meu nome é Mauro Cesar, agora me aposentando pelo MPU (onde entrei em novembro/97).

Fui acometido de IAM (Infarto Adudo do Miocardio) e, na verdade, sem força de expressão, quase tendo mais um em virtude das perspectivas de futuro absolutamente nefastas, geradas pela lei 10.997/2004 sobre o cálculo dos proventos de aposentadoria, exatamente quando “A aposentadoria por invalidez ocorre no momento em que o servidor mais precisa de recursos financeiros para o tratamento de sua doença “, cujos custos são de fato altíssimos”.

Parabéns pela iniciativa. Estou agora acionando o nosso Sindicato (Sinasempu) para uma mobilização em torno dessa matéria, de fundamental importância.



SUZETE SILVA DE ALMEIDA

A proposta de emenda a constituição de sua autoria, Pec 270/08 é de suma importância a fim de aniquilar as injustiças proferidas pela emenda 41/2003. vale ressaltar o eminente raciocínio de José Afonso da Silva que entende que tal emenda é inconstitucional

,pois o art. 2 parágrafo 1 feri o princípio do direito adquirido,em relação aos servidores que ingressaram no serviço público até a promulgação da EC 20/98.



Espero que a casa legislativa acompanhe tal raciocínio e que vossa excelência se esmere para que aja sucesso.



Essa é a nossa chance de lutar por um país melhor que atenda sempre aos que necessitam.



Fonte: http://www.andreiazito.com.br/noticias/default.aspx?id=142



http://www.andreiazito.com.br/

Srs Aposentados por Invalidez Doença Grave:




Nova Noticia publicada no Jornal Extra dia 19/10/2008 - Parte Economia - Pagina 34, sobre os aposentados por Invalidez:



http://www.andreiazito.com.br/noticias/default.aspx?id=132


Proposta de emenda beneficia inativos afastados por doença grave até 1998. Ganho pode chegar a 45%.



Servidores federais, estaduais e municipais aposentados por invalidez até 16 de dezembro de 1998 – por doença grave, contagiosa, incurável ou por acidente de trabalho – podem ter ganhos de até 45% em seus benefícios. É o que prevê a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 270, que garante a eles o valor integral do salário e a paridade em relação aos ativos. A matéria foi aprovada, na semana passada, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e a gora será enviada a uma comissão criada para tratar do tema, antes de seguir para o plenário da Casa e o Senado.



A data de 16 de dezembro de 1998 serve como marco para a PEC por ser o início da vigência da primeira reforma da Previdência. A União tem uma relação de doenças graves que dão direito à aposentadoria por invalidez. Entre eles estão câncer, AIDS, Parkinson, esclerose múltipla, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, problema cardíaco grave e paralisia irreversível e incapacitante.



Deputados recebem dezenas de e-mails

Cientes da importância da aprovação da PEC 270, servidores aposentados por invalidez vêem fazendo uma campanha pela internet. As caixas de e-mails de deputados estão lotadas de mensagens pedindo a transformação da proposta em emenda à Constituição.A mobilização surpreendeu até a autora da PEC, a deputada Andréia Zito (PSDB-RJ):


- Não achei que fosse despertar tanto interesse. Ela lembrou que, em virtude de problemas de saúde, esses aposentados por invalidez gastam muito dinheiro com remédios e ficam impossibilitados de ter outro emprego.

Ao serem colocados na inatividade, os servidores aposentados por invalidez até 1998 passaram a integrar o regime geral de Previdência Social, recebendo os mesmos aumentos dos segurados do INSS.

Este ano, por exemplo, quem ganha benefício superior a um salário mínimo (R$ 415,00) teve aumento de 5% pelo INSS. Os servidores federais que se aposentam por tempo de serviço já tem aumentos aprovados até 2011, dependendo da categoria. Quando os percentuais forem totalmente incluídos nos contra-cheques, os salários estarão em média, 150% maiores.



Retroativos podem ser pedidos

O texto da PEC 270 não dá direito à correção retroativa das aposentadorias por invalidez concedidas até dezembro de 1998, mas os atrasados podem ser conseguidos na Justiça. De acordo com André Scovino, advogado da Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e Trabalhador (Anacont), a aprovação da PEC abriria um precedente para o pagamento das diferenças dos último cinco anos, caso elas não sejam conquistadas pela via administrativa.



- A idéia da PEC é ratificar várias decisões judiciais no sentido de preservar o direito à paridade.



Falta de informação

Segundo a Condsef, as constantes mudanças nas regras e a falta de informação deixam os aposentados desorientados sobre os seus direitos. No quadro abaixo, estão algumas projeções salariais após a aprovação da PEC.


Fonte: Jornal Extra

Djalma Oliveira

djalma.oliveira@extra.inf.br






É possível aprender a lidar com sua angústia ou ansiedade de maneira construtiva.

Sua Angústia Não é Você: Como Lidar com Ela?




Por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza


 Veja como.



Angústia é a sensação de inquietude, falta de serenidade e paz interior. Surge como uma sensação de “bolo na garganta”, “gastura”, aperto no peito, agitação, nervosismo, etc. O que fazer com isto?





Angústia e ansiedade são sinônimos. Todos a possuímos. Uns a percebem e outros não. Uns lidam construtivamente com ela, outros destrutivamente. Uns são dominados pela angústia (mesmo quando pensam que não), e outros a dominam. No Antigo Testamento, o profeta Naum (1:9) diz que não virá uma segunda vez a angústia sobre a humanidade. A primeira vez é essa existência atual, desde a queda de Adão e Eva até o retorno de Jesus, o que dá cerca de 6 mil anos de angústia! Daí temos angústia existencial, no dizer dos filósofos, ou espiritual, como dizem as Escrituras.





Nem todos possuem angústia ou ansiedade alta demais. Estando forte, ela se manifesta na pessoa por um dos “Transtornos de Ansiedade”, como fobia, doença do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, etc., por reações no corpo (doenças psicossomáticas), além de outras manifestações com ou sem doença orgânica junto.





Ansiedade tem que ver com conflitos mentais. É como a luz vermelha no painel do carro que acende quando há problemas. É a “luz vermelha” que “acende” na mente indicando que algo funciona mal em sua vida, podendo ser a maneira de pensar negativa, auto-acusadora, auto-destrutiva, maus tratos contra si mesmo, ou também fruto de dificuldades no relacionamento com pessoas do seu passado e/ou presente, de você consigo mesmo, ou uma mistura disto. Maus tratos físicos pioram a angústia.





A pessoa angustiada precisa pensar e tentar discernir o que a perturba, identificar o problema. Se encontra vários problemas, tente definir qual o pior. Se não acha a causa, por mais que pense, e a ansiedade permanece muito perturbadora, prejudicando o trabalho e contato social, pode ser preciso ajuda profissional temporária. Definindo qual o pior problema, o passo seguinte é agir para resolve-lo. Se não tiver solução porque não depende só de você, a saída é aceitar a perda. Aceitar não é concordar com o fato. É olhar a realidade e concluir: "Isto ocorreu em minha vida e não posso fazer nada para mudar." Daí volte-se para outras coisas em sua vida e siga adiante. Aceitar a impotência, liberta.





Todos temos perdas. Não podemos ganhar tudo nesta vida injusta. Mas estar vivo é maravilhoso. Ter dores é realmente ruim. Entretanto, pense: o que é bom passa, mas o que é ruim, também passa.





Resumindo:





1) Angústia é sinal de que há conflito dentro da pessoa.





2) Identifique qual o PIOR conflito que gera a angústia (ou tristeza).





3) Se não consegue identificar nada e a angústia forte não passa, talvez seja necessário ajuda profissional com psiquiatra que atue com psicoterapia ou com psicólogo clínico.





4) Veja o que você pode fazer para mudar a situação e tome um atitude.





5) Faça o que depende de você, e pare de adiar o que pode e precisa fazer AGORA.





6) Se algo não depende de você, comece a pensar que precisa aceitar a situação.





7) Ao aceitá-la, ao invés de ficar brigando consigo mesmo(a), com pessoas, com a vida ou com Deus, relaxe e aceite. Há uma perda. E ela é real.





8) Volte-se para outras coisas em sua vida, pois você ainda está vivo(a) e lúcido(a), por isso pode fazer algo de bom para si mesmo(a).





Evite se concentrar na dor. Comece a PENSAR no que dá para fazer. Pense em coisas construtivas para achar saídas para seu sofrimento. A saída começa ao se pensar sobre o assunto e suportar a dor. A dor NÃO é você. Você a sente, mas não há outras coisas funcionando bem? O sentimento da dor NÃO tem que possuir sua mente e ocupá-la por inteiro. Ela é ALGO em sua mente, não o todo. O resto, a capacidade de pensar, de tomar decisões racionais para mudar o necessário, de fazer escolhas, permanece intacto. É esta parte intacta que deve ser usada agora para cuidar de si. Ninguém fará isto por você, nem remédios, nem profissionais de saúde, nem quem o(a) ama. É você mesmo.





Não fique lamentando ou falando de sua dor para as pessoas. Pare de ter pena de si e do papel de vítima. Sendo adulto é possível pensar, não precisando negar a dor, mas também não precisando ser dominado(a) por ela. Não vem dor maior do que nossa capacidade de lidar com ela. Você é maior do que sua dor. Já a expressou o suficiente? Já chorou o suficiente? Já a verbalizou o suficiente para alguém confiável, ético, e que ouviu com empatia? Então, agora é hora de parar de chorar, de lamentar, de ficar falando para as pessoas sobre sua dor. Agora é hora de cuidar de si mesmo(a) com serenidade, aceitação, humildade, perseverança e esperança de melhores dias, pelo menos dentro de você. Aquele que aprendeu a lidar com sua angústia, aprendeu o mais importante.





Uma dica do Dicas para Mulheres: Lembre-se temos um Deus que conhece TODAS as nossas necessidades e limitações e esta pronto para nos ajudar, conte com sua ajuda , ele nos convida a deixar os fardos que carregamos sobre ele.





Fonte: http://www.portalnatural.com.br

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