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Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

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quarta-feira, 5 de março de 2014

Poder Judiciário: 2014 é o ano do planejamento estratégico

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL

Poder  Judiciário: 2014 é o ano do planejamento estratégico

A segunda-feira (3/2) marcou a abertura formal do Ano Judiciário de 2014.Trata-se de um ano especialmente relevante para o Poder Judiciário, e não é em razão de qualquer julgamento importante que se avizinha. Nem de questão jurídica, por mais estranho que se possa parecer — e sim relacionada à Administração Pública e ao Direito Financeiro.
Nesse ano serão tomadas as decisões que definirão os rumos do Poder Judiciário para o futuro, pois em 2014 elaborar-se-ão os planejamentos estratégicos plurianuais da maior parte dos tribunais do país. O planejamento estratégico, como bem define o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, “consiste em antecipar racionalmente as ações visando a atingir determinados objetivos do modo mais econômico possível. Significa, em suma, prever os distintos cenários que o futuro pode materializar, identificando, em tempo hábil, eventuais ameaças ou possíveis oportunidades”; significa “conceber um objetivo e coordenar todas as ações para atingi-lo, integrando-as em um conjunto único.
As ações singulares, intermediárias, periféricas e circunstanciais, enfim, todas as ações, quaisquer que sejam elas, devem subordinar-se a um fim último colimado, evitando-se a dispersão de esforços”[1]O planejamento estratégico do Poder Judiciário materializa-se em um documento no qual se definem a missão, a visão de futuro e os valores da instituição, fixando-se os objetivos estratégicos, com as respectivas metas, indicadores e as ações com as quais se pretende atingi-los.
Em 2009, foi publicada a Resolução 70 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a obrigação para todos os tribunais de elaborar os respectivos planejamentos estratégicos, com abrangência mínima de cinco anos. Verdadeiro divisor de águas em matéria de administração do Judiciário, esta norma é a mais relevante para a modernização na gestão dos tribunais, inserindo-os no contexto de uma evolução pela qual vem passando a administração pública desde a década de 1990. Representou, como já escrevi anteriormente, “o início de uma nova e importante fase no planejamento da ação governamental, que é a transposição das técnicas de planejamento orçamentário, financeiro e administrativo para órgãos da administração pública”, compatíveis com uma sociedade moderna que se torna cada vez mais dinâmica, e exige uma administração competente, com ações eficientes, eficazes e efetivas[2].
Considerando que a grande maioria dos tribunais instituiu seu planejamento pelo referido período mínimo, terão vigência nos anos de 2010 a 2014, encerrando-se, portanto, ao final deste ano. Elaborar um planejamento estratégico é tarefa complexa, pois exige pesquisas, estudos e análises minuciosos, discussões com os interessados, ouvindo-se todos aqueles que integram o órgão e também os cidadãos, que são os beneficiários finais de sua atividade, para que sejam estabelecidas democraticamente as prioridades que melhor reflitam o interesse público.
Sopesar todas essas informações, à luz das mais modernas técnicas de administração pública, para elaborar um documento que represente fiel e efetivamente as diretrizes a serem seguidas, e que seja dotado de legitimidade e credibilidade, de modo a engajar todos os seus integrantes na busca dos resultados almejados, requer tempo, trabalho e dedicação. Necessário, pois, canalizar as energias durante este ano para cumprir esta que será a mais importante tarefa do Poder Judiciário.
Sabe-se que o que mais falta na administração pública, e nela os tribunais não são exceção, é boa gestão, e melhorar a administração com a implementação de métodos mais modernos é a área em que há mais espaço para grandes avanços[3].O primeiro e mais relevante passo para qualquer administração, pública ou privada, que almeje obter bons resultados, é o planejamento sério e bem elaborado, pois é nele que constam as diretrizes, objetivos e metas a seguir, sem o que toda a gestão fica sem sentido. São muitas as demandas, inúmeros os interesses e interessados; não havendo prioridades estabelecidas com critério, o gestor não tem parâmetros para tomar suas decisões.
A partir do plano traçado é que se elaboram os projetos, que passam a ter coerência, coesão e integração. Governar sem um bom planejamento “é como comandar um transatlântico no meio do oceano sem mapa, instrumentos de navegação e, principalmente, sem saber o porto de destino. Pouco importa cuidar da adequada limpeza, funcionamento da cozinha, da casa de máquinas e tudo o mais que é necessário, se o navio está verdadeiramente à deriva, pois o comandante sequer sabe para onde vai”, já escrevi anteriormente[4].
No caso da Administração Pública, a responsabilidade é ainda maior, pois se lida com dinheiro público, e a falta de planejamento resulta invariavelmente em grandes desperdícios de recursos, que pertencem a todos nós.
Em se tratando do Poder Judiciário, há que se dar especial relevo, por ser a principal instituição na administração da Justiça. Decisões e ações do Poder Judiciário afetam e conduzem os demais órgãos, pessoas e instituições essenciais à JustiçaÉ por iniciativa do Poder Judiciário que se define a instalação de novos fóruns e comarcas, é ele quem conduz os processos, e, mais recentemente, implanta sistemas de processo eletrônico aos quais terão de se adaptar o Ministério Público, a Defensoria, a Advocacia, auxiliares da Justiça e os cidadãos. Daí porque se torna mais relevante o planejamento de seu futuro e suas ações, tornando-os transparentes e previsíveis, a fim de que todos que dele dependam e com ele se relacionam possam também se planejar.
Poucos se dão conta, mas vários dos tribunais que integram o Poder Judiciário de todo o país tem dimensões que superam muitos estados da Federação e a maior parte dos municípios. Para que se tenha uma noção, o Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior do país, tem orçamento para este ano de 2014 da ordem de R$ 8,4 bilhões, praticamente equivalente aos estados de Alagoas e Sergipe (R$ 8,3 bilhões e R$ 8,2 bilhões, respectivamente), e maior do que os estados do Acre, Amapá, Roraima e Rondônia, e de cidades como Curitiba, Fortaleza e Salvador, além de superar órgãos como o Senado, a Câmara dos Deputados e o Ministério Público da União[5]. 
Não é razoável que todos os entes da federação sejam obrigados a ter um planejamento de médio prazo, como o plano plurianual previsto no art. 165, I, da Constituição, e não se exigir o mesmo para os Tribunais. São eles atualmente órgãos da Administração Pública cujo tamanho e complexidade tornam imprescindível, ainda que integrando um ente federado, seguir as mesmas exigências a que somente estes últimos estavam formalmente sujeitos[6].
Criado em 18 de março de 2009 pela já mencionada pela Resolução 70 do CNJ, o planejamento estratégico vigente não foi construído com a perfeição desejável em todos os tribunais, não só pela exiguidade do prazo — menos de um ano —, como também, e principalmente, pelo pioneirismo da experiência, inovadora na quase totalidade dos tribunais. Neste ano, com a experiência adquirida e os dados coletados, todos terão a oportunidade de aperfeiçoá-lo, superando as dificuldades do anterior e produzindo um documento que é fundamental para uma gestão que se pretenda moderna e eficiente.
Assim é que os tribunais, com o apoio dos respectivos Núcleos de Gestão Estratégica (Res. CNJ 70/2009, art. 3º), devem elaborar e implementar este novo planejamento estratégico, com a participação efetiva de serventuários e magistrados de primeiro e segundo graus (idem, art. 2º, parágrafo 4º), assegurando alinhamento com os respectivos orçamentos, de forma a garantir os recursos necessários à execução (idem, art. 2º, parágrafo 3º). Além de assegurar os recursos orçamentários, há que se compatibilizar o planejamento estratégico com o plano plurianual do respectivo ente da Federação que integram, evitando incongruências e inconsistências que mitiguem sua credibilidade e prejudiquem a execução, controle e fiscalização.
No Poder Judiciário, o planejamento, ao menos de médio prazo, tem relevância maior do que em outros órgãos da administração. Isto se deve, especialmente, ao curto mandato de seus presidentes, fixado em dois anos pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional, insuficiente para que tomem adequado conhecimento da máquina administrativa e possam, neste espaço de tempo, elaborar, implementar e gerir projetos novos. Essa frequente alternância dos gestores pela exiguidade no tempo do mandato torna ainda mais importante um planejamento dotado de segurança jurídica, dada a necessidade de continuidade administrativa[7], e de um sistema eficiente de gerenciamento de projetos.
Acrescente-se que, nos tribunais, o cargo de cúpula cabe a um magistrado, do qual não se exige formação nem prática em administração pública, como também ocorre com os entes federados de forma geral. Estes últimos, no entanto, contam, no mais das vezes, com quadros técnicos permanentes especializados em gestão pública, e seus mandatários exercem o cargo por quatro anos, facultada a reeleição, o que não ocorre nos tribunais.
Não se deve esquecer ainda que podem ser aproveitadas as experiências dos demais tribunais com os projetos bem sucedidos do banco de boas práticas de gestão do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça[8], e com ele colaborar, inserindo os projetos exitosos para que sejam também utilizados pelos outros tribunais.
O Poder Judiciário hoje está cada vez menos isolado, interage com os demais, interfere no orçamento público impulsionando políticas públicas em um ativismo judicial que é crescente, e participa de forma intensa nas áreas da saúde, educação, proteção à criança e adolescente, idosos e deficientes, em programas que envolvem todos os entes da federação, transformando-se no “grande protagonista da cena estatal neste início do século 21”, como bem observou o Desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, em artigo recente[9].
Vê-se que não será fácil. Coordenar tudo isso é uma tarefa complexa, não tenham dúvidas. Mas o Poder Judiciário exerce hoje papel fundamental para que o país atinja os objetivos expressos no art. 3º da Constituição, agindo em harmonia com os demais poderes, nos termos do art. 2º. E planejar é o primeiro e principal passo nessa missão, que precisa ser cumprida, ainda que pareça à primeira vista muito difícil.
Mas sonhar nunca é demais. E “os magistrados também devem sonhar. Sonhar com um Judiciário forte e unido que ocupe o lugar de destaque que seus membros merecem no cenário social e político deste País, para que possam, em conjunto e individualmente,colaborar de modo efetivo na construção de uma sociedade mais livre, mais justa e mais solidária”[10].

José Mauricio Conti é juiz de Direito em São Paulo, professor associado da Faculdade de Direito da USP, doutor e livre-docente em Direito Financeiro pela USP.

POLICIAIS FEDERAIS QUEREM LIMINAR PARA IMPEDIR CORTE DE PONTO

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL

POLICIAIS FEDERAIS QUEREM LIMINAR PARA IMPEDIR CORTE DE PONTO

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) ingressou nesta quarta-feira com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir que a União corte o ponto dos servidores que participaram de paralisações nos dias 7 e 11 de janeiro e 24 e 25 de fevereiro. O corte foi permitido pela 13ª Vara Federal do Distrito Federal.

No entender da federação, se as faltas não forem abonadas, o governo estaria descumprindo o entendimento do Supremo no Mandado de Injunção 708 de que, enquanto não houver regulamentação do direito de greve para o serviço público, valem regras previstas para o setor privado. Além disso, a entidade argumenta que os ministros da Justiça e do Planejamento e o diretor-geral da Polícia Federal teriam sido previamente avisados das paralisações.

Brasília, 18h13min

Lei Geral dos Concursos: perto da aprovação

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL



Jornal de Brasília     -     05/03/2014


O deputado federal Policarpo (PT) calcula que a Lei Geral dos Concursos deve ser votada ainda neste semestre pelo Congresso Nacional. "O texto deve beneficiar tanto candidatos como aprovados", afirma. Ele cita que entre os principais problemas que devem ser solucionados com a nova legislação estão as definições de regras claras e unificadas para a nomeação de selecionados e para a realização de provas.

Injustiças

“A falta de regras leva a muitas injustiças. Há problemas na avaliação das provas orais, escritas, há dúvidas na avaliação de títulos. E há muitas reclamações na Justiça impetradas por candidatos que foram aprovados e nunca foram nomeados. As pessoas gastam tempo e dinheiro para estudar e prestar as provas, e não podem ser frustradas pela falta da legislação”, afirma Policarpo. Ele foi relator do Projeto de Lei 6004/13, que trata da Lei Geral dos Concursos, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, na Câmara dos Deputados.

Õrgãos públicos federais reabrem às 14h em Brasília

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL


Agência Brasil     -     05/03/2014




Os órgãos públicos federais começam a funcionar a partir das 14h em Brasília. Portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabeleceu ponto facultativo para os funcionários públicos no período de carnaval. Foram pontos facultativos também os dias 3 e 4.

Na área econômica, por exemplo, a agenda do ministro da Fazenda, Guido Mantega, prevê despachos internos às 13h. O Banco Central informou que o presidente da instituição, Alexandre Tombini, terá atividades de trabalho em Brasília, sem compromisso público.  O Ministério do Planejamento não divulgou a agenda da ministra Miriam Belchior.

De acordo com a portaria, são nove os feriados nacionais, com quatro deles em fins de semana em 2014. Haverá sete pontos facultativos, sendo três deles parciais. Em todas essas datas deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais ao cidadão. A portaria não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 capitais e no Distrito Federal, os expedientes serão suspensos.

São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:

1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

São considerados pontos facultativos os dias:

3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)

Além desses, as datas comemorativas de credos e religiões, de caráter local ou regional, podem ser respeitadas, mediante autorização da chefia imediata do trabalho do servidor, para posterior compensação. Caberão aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Os feriados estaduais e municipais declarados em lei serão respeitados pelas repartições federais nas localidades em que estiverem instaladas.

Antecipação de reajuste

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL



BSPF     -     05/03/2014


A Condsef busca uma reunião com o Ministério do Planejamento para discutir a antecipação da parcela 2015 referente ao reajuste de 15,8% negociado com a maioria dos servidores e escalonado em três vezes (2013, 2014, 2015). A demanda está baseada em estudos técnicos feitos pela subseção do Dieese na Condsef que relacionam os reajustes com a inflação medida no mesmo período.

 O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre 2011 e 2013, incluída a projeção de 2014, gera uma inflação acumulada de 26,55%, o que supera o índice de 15,8% concedido aos servidores. Os dados mostram que o reajuste acumula um déficit e a antecipação da parcela ajudaria a recompor o poder de compra do servidor público. Veja aqui estudo do Dieese sobre antecipação da parcela de reajuste.

 A Condsef usará esses números para pedir a antecipação da parcela de 2015. A ideia é reduzir as perdas que os funcionários tiveram ou terão com a inflação.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Condsef 

terça-feira, 4 de março de 2014

XXVII ENCONTRO DA AMIZADE EM 2014 FICOU DEFINIDO PRA ACONTECER EM ARIQUEMES.

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL

VEM AI O XXVII ENCONTRO DA AMIZADE DOS SERVIDORES PUBLICO 2014 - ARIQUEMES

 Atenção Galera!

O XXVII ENCONTRO DA AMIZADE EM 2014 FICOU DEFINIDO PRA ACONTECER EM ARIQUEMES.


Abson Praxedes, Daniel Pereira e Gervano - Presidente da Associação da Funasa Ariquemes. Estivemos reunidos dia 28/02 em ariquemes para tratar da realização do XXVII Encontro da Amizade e dentre os encaminhamentos achamos por bem fazermos uma reunião com representantes dos municípios interessados em participar do evento. Portanto, fica o convite a todos para dia 17 de março às 10 horas nos reunirmos na sede da associação. em Ariquemes.



Em reunião

Eu Abson Praxedes, DANIEL PEREIRA E GERVANO - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ARIQUEMES, ESTIVEMOS REUNIDOS DIA 28/02 PARA TRATAR SOBRE O ASSUNTO, DENTRE OS ENCAMINHAMENTOS JUGAMOS NECESSÁRIO A REALIZAÇÃO DE UMA REUNIÃO DIA 15/03/14 COM REPRESENTANTES DE TODOS OS MUNICÍPIOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO EVENTO. A REUNIÃO SERA REALIZADA EM ARIQUEMES NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO A PARTIR DA 10 HORAS. SOLICITAMOS CONFIRMAR PRESENÇA COM ABSON ATRAVÉS DO TELEFONE 92081394.


Vejam Mais no FACE:


SERVIDORES DA FUNASA ACUSADOS DE DESVIAR R$ 13 MI EM FRAUDES DE LICITAÇÕES

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL


A denúncia é o MPF/DF. Os servidores beneficiaram empresas privadas na contratação para fornecimento de medicamentos a comunidades indígenas, em 2006. Eles respondem por crime de fraude a licitação e peculato, com penas que variam de dois a 12 anos de prisão, além de multa.

Os envolvidos na fraude, de forma deliberada e consciente, de acordo com denúncia do Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) são cinco ex-servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa):  Paulo Roberto Coelho, Wagner Campos, Vitor Derengowski, Eduardo Targino e José Carlos Gedeão. Juntos, causaram um prejuízo à União de mais de R$ 13 milhões, ao favoreceram empresas fornecedoras de  medicamentos a comunidades indígenas, em 2006. 

As irregularidades foram confirmadas em processo administrativo interno e auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU). Os crimes em dois pregões de medicamentos para Distritos Sanitários Especiais Indígenas, em 17 de janeiro e 17 de fevereiro de 2006. A estratégia usada pelos servidores foi alterar as regras dos leilões, de forma a limitar o número de participantes, para beneficiar as empresas Hospfar Indústria e Comércio de Produtos Hospitalares, Especifarma Comércio de Medicamentos e Produtos Hospitalares e Unicom Produtos Hospitalares, as vencedoras da licitação.

Em sua defesa, o s acusados alegam que a divisão dos medicamentos em lotes traria benefícios ao controle da execução do contrato. Para o MPF e CGU, a justificativa não procede. As penas para os crimes de fraude a licitação e peculato, para os envolvidos, variam de dois a 12 anos de prisão, além de multa. O caso será julgado pela 10ª Vara Federal do DF.

Processo 10769-96.2014.4.01.3400. Confira a íntegra da denúncia.

MP QUER QUE PARLAMENTARES DEVOLVAM R$ 380 MIL POR CONTATRAÇÕES IRREGULARES

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL


MPF cobra devolução de quase R$ 380 mil desviados dos cofres públicos para pagamento de servidores fantasmas. Esquema ocorreu entre 2006 e 2008, beneficiando os ex-deputados federais Oliveira Filho e Paulo Roberto Pereira. Para atos de improbidade administrativa, as penas são perda de bens e da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público, entre outras.


Os parlamentares contratavam trabalhadores para a Câmara dos Deputados por R$ 15 mil, mas a maior parte do dinheiro ia para os seus bolsos - os ex-servidores Luiz Flávio Nogueira e Luiz Arthur Nogueira ganhavam apenas entre R$ 600 a R$ 1 mil. Os deputados embolsaram indevidamente cerca de R$ 380 mil, segundo investigação do Ministério Público Federal no DF (MPF/DF), que abriu duas ações pedindo a condenação dos ex-deputados federais Bernardino Barreto de Oliveira (Oliveira Filho) e Paulo Roberto Manoel Pereira pela nomeação dos fantasmas.

A fraude começou a ser descoberta durante investigação do comércio ilegal de passagens aéreas para parlamentares em 2009. Os envolvidos no esquema também mantinham os fantasmas em seus gabinetes. A irregularidade estranhamente seguia os trâmites legais, como publicação oficial da nomeação e contas bancárias para os funcionários. Mas a movimentação dos salários era feita pelos deputados ou por Luiz Gustavo Nogueira, pai dos fantasmas Luiz Flávio e Luiz Arthur.  

Em uma das ações, o MPF cobra do ex-deputado Paulo Roberto Pereira quase R$ 350 mil como reparação por danos ao patrimônio público, com pagamentos e despesas com Luiz Flávio Nogueira e Luiz Arthur Nogueira, entre julho de 2007 e outubro de 2008. E também por enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação a princípios da administração pública.


O MPF provou que Paulo Roberto Pereira atuava sozinho ou por intermédio de Luiz Gustavo Nogueira, e se apropriava em torno de R$ 6 mil mensais pela fraude. Para assegurar o ressarcimento integral do dano, o MPF pediu, em caráter liminar, o sequestro e indisponibilidade de bens do ex-parlamentar até o limite dos recursos desviados. 

Em relação a Oliveira Filho, o pagamento exigido é de cerca de R$ 30 mil corrigidos. Os ex-servidores Luiz Flávio Nogueira, Luiz Arthur Nogueira e Luiz Gustavo Nogueira, então chefe de gabinete do parlamentar, também se envolveram no esquema, em outro período, entre abril de 2006 e fevereiro de 2007. Embora Oliveira Filho tenha praticado atos de improbidade administrativa, o prazo para punição foi extinto em 2012; por isso, a ação é exclusivamente para o ressarcimento dos valores indevidos.

As ações serão julgadas pelas 9ª e 13ª Vara Federal do DF .

Estado não pode descontar valor pago a servidor em boa-fé


BSPF     -     04/03/2014

O Estado não pode descontar valores pagos a mais a um servidor público que os recebeu de boa-fé. Decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina considerou que o erro foi do governo, ao pagar o correspondente ao expediente de 40 horas semanais ao servidor público, que por um período cumpriu expediente de 30 horas por semana.

O equívoco partiu das anotações funcionais do Sistema Integrado de Recursos Humanos da Administração Estadual, segundo a 3ª Câmara de Direito Público, que confirmou sentença da comarca de Florianópolis para impedir o estado de descontar os valores pagos a mais.

 Em apelação, o estado defendeu a legalidade do procedimento administrativo que determinou a devolução dos valores pagos indevidamente, sob pena de se aceitar o enriquecimento sem causa do servidor.

No entanto, o relator do caso no TJ-SC, desembargador Cesar Abreu, apontou jurisprudência segundo a qual o servidor que recebe valor pecuniário indevido deve ressarci-lo mediante descontos mensais em seus vencimentos ou proventos, “desde que tenha agido com má-fé ou tenha conhecimento de que o pagamento foi realizado em razão de medida liminar, ou seja, de forma provisória”.

Para Cesar Abreu, não se pode falar “em responsabilidade ou ônus a ser suportado pelo demandante, pois notoriamente destituído de qualquer poder de interferência no erro perpetrado". Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SC.

Fonte: Consultor Jurídico

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Sindicato de servidores federais vai usar cálculo do Dieese para pedir antecipação de aumento



Djalma Oliveira
Jornal Extra     -     04/03/2014

O Dieese calculou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 2011 a 2013, mais a projeção para 2014, somam 26,55%, mais do que o reajuste de 15,8%, parcelados até 2015, que a presidente Dilma Rousseff deu, em 2012, para os servidores federais. 

A Condsef usará esses números para pedir a antecipação da parcela de 2015. A ideia é reduzir as perdas que os funcionários tiveram ou terão com a inflação.

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segunda-feira, 3 de março de 2014

Servidor: confira quem precisa declarar o imposto de renda em 2014



BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL


BSPF     -     03/03/2014


A Receita Federal divulgou em 21 de fevereiro, no Diário Oficial da União, as regras para a declaração do imposto de renda em 2014, referente ao ano de 2013. A entrega da declaração começa no dia 6 de março e termina em 30 de abril. Confira, abaixo, se você precisa ou não acertar as contas com o leão:

1) Quem está obrigado a entregar a declaração de imposto de renda:

- Quem recebeu rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis) em valor superior a R$ 25.661,70;

- Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte (como indenizações trabalhistas, prêmios de loteria, saques do FGTS, caderneta de poupança ou doações) em valor superior a R$ 40 mil;

- Quem, em 31 de dezembro de 2013, tinha bens ou aplicações de valor total superior a R$ 300 mil reais;

- Quem realizou operações em bolsas de valores ou obteve lucro na venda de bens ou direitos;

- Quem somou uma receita bruta superior a R$ 128.308,50 com atividade rural;

- Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nesta condição em 31 de dezembro de 2013 (nesse caso independente do rendimento);

- Quem optou pela isenção do imposto de renda sobre o ganho de capital oriundo da venda de imóveis residenciais  cujo produto da venda seja destinado à aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados a partir da celebração do contrato de venda;

* Basta se enquadrar em apenas uma das condições citadas acima para ser obrigado a declarar o IR em 2014.

2) Quem não precisa declarar o imposto de renda

- Pessoa física que tem mais de R$ 300 mil em bens ou direitos mas que possui parte do seu patrimônio em conjunto com um cônjuge ou companheiro de união estável em regime parcial de bens (desde que a pessoa não se enquadre em nenhuma outra regra de obrigatoriedade das já citadas acima). Os bens comuns devem ser declarados integralmente pelo outro cônjuge ou companheiro;

- Pessoa que consta como dependente na declaração de outra pessoa, ainda que se enquadre em alguma das regras de obrigatoriedade de entrega da declaração. (Quem declarar o dependente terá de informar todos os eventuais bens do mesmo).

Saiba como baixar o programa para declarar o Imposto de Renda 2014

Receita Federal liberou o programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014. Desde 26 de fevereiro, o contribuinte já pode instalar e preencher a declaração. O prazo para o envio do documento, por sua vez, só começa em 6 de março.

O programa pode ser baixado no site da Receita Federal. Dúvidas com relação ao sistema operacional de seu computador e instruções para instalação também podem ser tiradas na página da Receita.

O programa tem versões para os sistemas operacionais Windows, Linux, Solaris e Mac OS, além de um aplicativo multiplataforma. A declaração poderá ser preenchida também em dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple), mas, nesse caso, só a partir do dia 6 de março.

Pela primeira vez, a Receita disponibilizará a declaração previamente preenchida. O contribuinte terá o direito a um arquivo a ser importado para a o programa gerador do Imposto de Renda. O documento contém informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.

Por questões de segurança, nem todos os contribuintes poderão contar com essa facilidade, apenas os que têm certificação digital ou representante com procuração eletrônica. O certificado pode ser adquirido por meio de empresas certificadoras. Quem não possuí pode fazer a declaração da mesma maneira que nos anos anteriores.

Com informações do Portal EBC

Servidor federal já pode retirar comprovante de rendimento na internet

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL



BSPF      -     03/03/2014
Os servidores federais já podem retirar o informe de rendimentos de 2013, necessário para a declaração do Imposto de Renda. 

Basta acessar o site www.siapenet.gov.br, link “Servidor” ou “Pensionista”, conforme o caso, e, depois, clicar em “Dados financeiros“ e em ”Comprovante de rendimento“.

Governo reduz viagens de servidores durante a Copa

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL


Tai Nalon, Dimmi Amora e Flávia Foreque  
Folha de S. Paulo     -     03/03/2014


Medida visa contornar a alta nos preços de bilhetes e hotéis no período
Em deslocamentos inevitáveis, passagens são compradas com antecedência e estadia é feita em casas alugadas

A chamada inflação da Copa já assusta o governo, que age para contornar a disparada dos preços de passagens aéreas e hospedagem prevista para a época do evento.

A Folha apurou que órgãos federais dispararam circulares ou orientações informais instruindo seus servidores a evitar viagens no período. Se os deslocamentos são inevitáveis, porém, a estratégia é cotizar a locação de casas ou apartamentos.

A Polícia Rodoviária Federal repete experiência testada na Copa das Confederações, no ano passado, quando os preços também subiram.

Neste ano, com o deslocamento em massa de equipes para estradas próximas às cidades-sede --onde, nos cálculos do órgão, haverá aumento de até 50% no movimento de veículos--, policiais já se organizam para alugar casas em conjunto.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou comunicado há três semanas em que orientava a "comunidade acadêmica" a não pedir ajuda de custo para conferências, congressos e outros eventos nas cidades da Copa.

Atitude semelhante também vem sendo tomada pelo Ministério da Educação com bolsistas do Ciência sem Fronteiras. A Capes comprou com antecedência passagens para os bolsistas que terão que voltar ao país até junho, quando começam os jogos.

A iniciativa foi informada pela diretora de relações internacionais da agência, Denise Neddermeyer, em reunião no mês passado. De acordo com a ata do encontro, a compra adiantada dos bilhetes ocorreu "a fim de contornar os altos custos acarretados pelo período da Copa do Mundo"...


Calendário de pagamento dos cerca de 1,5 milhão de servidores federais em 2014 seguirá os moldes de 2013

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL



BSPF     -     03/03/2014


O calendário de pagamento dos cerca de 1,5 milhão de servidores federais ativos, inativos e pensionistas para 2014 será semelhante ao de 2013. O depósito dos salários, segundo o Ministério do Planejamento, será feito no primeiro dia útil de cada mês.

 O repasse do 13º salário também vai acontecer no formato habitual: a primeira parcela no salário relativo a junho, pago em julho, e a segunda, no contracheque referente a novembro, a ser creditado nas contas no início de dezembro.

Para o salário de janeiro, que sai em fevereiro, está programado o pagamento da segunda das três parcelas do aumento de 15,8% para o funcionalismo federal.

Fonte: Jornal Extra

Técnicos-administrativos federais: Greve pode afetar as universidades

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO


STEPHANIE TONDO
O DIA     -     03/03/2014



A categoria está insatisfeita com a falta de reajuste para repor a inflação, além da ausência de respostas à pauta de reivindicações, e o não cumprimento de termos do acordo da greve de 2012

Rio - Os funcionários técnico-administrativos das instituições federais de Ensino Superior em todo o país aprovaram o indicativo de greve por tempo indeterminado, para o dia 17 deste mês. A categoria está insatisfeita com a falta de reajuste para repor a inflação, além da ausência de respostas à pauta de reivindicações, e o não cumprimento de termos do acordo da greve de 2012.

Os servidores também são contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação, que foi criada pelo governo federal para administrar os hospitais universitários. Os funcionários alegam que a instituição representaria o começo do processo de privatização dos órgãos públicos.

No dia 11, haverá assembleia dos servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para discutir sobre a paralisação. O sindicato da categoria já confirmou que vai participar da greve.

O encontro acontece às 10h, no auditório do Centro Cultural Horácio Macedo, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), localizado na Avenida Brigadeiro Trompowski s/nº, na Cidade Universitária.

Funcionários da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) também vão aderir à paralisação.

Em 2012, tanto os técnico-administrativos, quanto os professores das universidades federais cruzaram os braços por reajustes salariais e melhores condições de trabalho, entre outras questões.

domingo, 2 de março de 2014

SINDSEF levará a questão dos filiados intoxicados por DDT aos candidatos a Presidente da República nas eleições de 2014

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL

SINDSEF levará a questão dos filiados intoxicados por DDT aos candidatos a Presidente da República nas eleições de 2014

O DDT é um pesticida banido da Europa e dos Estados Unidos a mais de cinquenta anos, porém, no Brasil, foi utilizado em larga escala até o inicio dos anos noventa para combater a malária e outras endemias, sendo adquirido da Malásia, comprometendo a saúde daqueles que com ele tiveram contato.
O Sindsef, juntamente com os sindicatos dos servidores federais do Acre e do Pará, são as vanguardas na luta pela dignidade dos trabalhadores que pagam um alto tributo por sua dedicação ao combate de endemias com uso do DDT, estando hoje a maioria com sérios problemas de saúde.
O Sindsef é o único sindicato do país que bancou o custo dos exames necessários para identificar a presença de DDT no sangue de seus filiados, promovendo ações judicias para reparar danos morais e materiais.
O presidente do Sindsef, o professor e advogado Daniel Pereira, tem muita preocupação com a situação, pois entende que processos judiciais são demorados, não atendendo a tempo os problemas de saúde que cometem aqueles trabalhadores.
Visando reparar o débito do governo brasileiro com os bravos guardas da Sucam existem hoje no Congresso Nacional vários projetos de leis que tratam sobre a matéria, mas o presidente do Sindsef entende que tais projetos, embora importantes pelo fato de repercutirem o assunto na maior casa legislativa do país, possui vicio de origem, sendo fatalmente vetado em caso de aprovação, pois possui despesas com pessoal, matéria de iniciativa privativa do Presidente da República, conforme previsão expressa da Constituição Federal. 
A direção do Sindsef está promovendo diversas ações para ajudar os trabalhadores da ex-Sucam prejudicados pelo emprego do DDT, que hoje são aproximadamente sessenta mil pessoas espalhadas em todo o país, com mais de dois mil só em Rondônia.
Uma das ações a ser desenvolvida pelo Sindsef será levar o assunto para todos os candidatos a presidente da república.
Recentemente o presidente do Sindsef tratou do assunto com a Ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvati, devendo também levar o caso para os presidenciáveis para as eleições de 2014.
Para chegar ao candidato do PSDB (Aécio Neves) o presidente do Sindsef recebeu na tarde de ontem (11.11.2014) o ex-senador Expedito Junior, presidente da agremiação em Rondônia, devendo também procurar nos próximos dias o candidato do PSB (Eduardo Campos), através do presidente da legenda em Rondônia, o ex-deputado federal e atual prefeito de Porto Velho, Dr. Mauro Nazif.
Além de procurar todos os candidatos a presidente, a entidade também pretende denunciar o caso na Organização Internacional do Trabalho – OIT e na Organização dos Estados Americanos – OEA, pois o governo brasileiro não assume a responsabilidade no tratamento da saúde do pessoal da antiga Sucam que arriscaram suas vidas e hoje pagam um pesado tributo, estando com sua qualidade de vida comprometida.
 Para o presindente do Sindsef é uma questão humanitária fazer alguma coisa por esses verdadeiros heróis anônimos de nossa pátria.

Até quando? Intoxicados da antiga Sucam aguardam votação da pensão especial

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL

Até quando? Intoxicados da antiga Sucam aguardam votação da pensão especial

Por  Sindsep-MT

Proibido no Brasil desde 1985, o DDT deixou sequelas em várias vítimas, algumas fatais e até hoje causa indignação


Estado brasileiro possui uma grande dívida para com os indivíduos que exerceram missão tão importante na extinta Sucam, (hoje Funasa) e que a ação danosa do pesticida causou a morte de inúmeros funcionários, além de sequelas graves que levaram a invalidez para o trabalho”,  diz o deputado Vitor Paulo (PRB), em seu relatório favorável à aprovação da PL 3.525.
O Projeto de Lei 3.525/2012, de autoria do então senador Marcelo Crivella (PRB), hoje ministro da Pesca e Aquicultura, que concede pensão especial aos ex-servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), afetados por doença grave em decorrência de contaminação pelo dicloro-difenil-tricloroetano (DDT) foi aprovado pelo Senado Federal. Agora, em análise à revisão na Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados, o PL também foi aprovado pelo relator e aguarda votação.
A pensão proposta por Crivella é vitalícia, a título de indenização especial, no valor mensal de R$ 2.500,00, estendida aos dependentes dos ex-servidores falecidos. O valor ainda será corrigido pelos mesmos índices aplicados aos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), de modo a preservar o poder aquisitivo do beneficiário e protegê-lo de eventuais defasagens.

O DDT é um potente inseticida utilizado para o controle de pragas e endemias que pode ser absorvido pelas vias cutânea, respiratória e digestiva, acumulando no tecido adiposo humano, o que determina a sua lenta degradação, com capacidade de acumular no meio ambiente e em seres vivos, contaminando o homem diretamente ou por intermédio da cadeia alimentar. Em sua intoxicação aguda grave, o veneno atua principalmente no sistema nervoso central, provocando vários sintomas podendo levar até a morte.

Ainda segundo o relator do projeto, funcionários da antiga Sucam trabalharam sem proteção nenhuma  durante quase 20 anos, borrifando casas pelo interior do país, na árdua missão de combater doenças endêmicas como a dengue, febre amarela e malária e hoje sofrem as consequências do envenenamento do pesticida. “É mais do que justo o resgate dessa dívida social e a garantia de um mínimo de dignidade aos servidores ainda vivos, que foram vítimas de doença profissional e se encontram atualmente abandonados e entregues à própria sorte”, cita o deputado Vitor Paulo.

Vale ressaltar, que o Brasil, nos últimos anos, vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo, utilizados na agricultura e impactando principalmente na saúde pública e no meio ambiente. O Tribunal de Contas da União (TCU) já anunciou que fará uma auditoria na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para avaliar os procedimentos de controle para liberação de agrotóxicos no país.

O pedido da análise foi feito pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Congresso Nacional, tendo como base, denúncia feitas por um ex-gerente da Anvisa, Luis Cláudio Meirelles, que apontou graves irregularidades que envolvia desde a liberação de produtos sem a necessária avaliação toxicológica, falsificação de assinatura e desaparecimento de processos em situação irregular.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20 mil mortes ocorrem por ano em função do contato indireto com pesticidas, somente nos países em desenvolvimento.