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OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

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A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

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terça-feira, 29 de julho de 2014

Sete dicas para crescer na carreira profissional

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Sete dicas para crescer na carreira profissional

Para se destacar no mercado, é preciso investir em conhecimento, ter habilidade para se adaptar às mudanças e demonstrar iniciativa

MorgueFile.com(Foto: morgueFile)

Uma das principais metas profissionais, se não a maior de todas, é ser bem-sucedido na carreira, conquistando promoções e cargos desejados. Segundo Lourdes Scalabrin, COO (Chief Operating Officer) da Gi Group Brasil, empresa de consultoria voltada ao desenvolvimento do mercado de trabalho, o profissional deve apresentar um conjunto de características para crescer. "No mercado cada vez mais competitivo, não basta apenas ter talento, é preciso investir em conhecimento, ter habilidade para se adaptar às mudanças e demonstrar iniciativa para se destacar", diz.

A especialista da Gi Group Brasil lista alguns conselhos para a ascensão profissional:

1 - Invista em você mesmo Atualizações em sua área, cursos de idiomas, especializações como MBA, podem favorecer na conquista de uma promoção. É importante que, antes destes investimentos, você tenha a clareza dos objetivos que quer alcançar em sua carreira, desta forma, poderá direcioná-los e acelerar o retorno.

2 - Fortaleça o seu networkingDesenvolver uma boa rede de relacionamentos dentro e fora da empresa o manterá informado sobre o mercado e você poderá identificar oportunidades que venham ao encontro do que está buscando.

3 - Seja criativoAo levar um problema para o seu gestor, leve também sugestões não convencionais para resolvê-lo. A capacidade de encontrar soluções inteligentes e oportunas é uma competência muito valorizada pelas empresas.

4 - Adapte-se Fique atento às mudanças do mercado e da empresa também. Quem se ajusta rapidamente aos novos cenários, se destaca frente a outros profissionais e tem mais chance de assumir novas responsabilidades.

5 - Exponha-seUse de sutileza para fazer com que as pessoas o percebam. Um caminho interessante é você se disponibilizar para participar de um time de projetos, em que tenha a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões.

6 - Seja colaborativoTrabalhe de forma colaborativa solicitando e oferecendo ajuda, quando necessário. Trocar ideias e compartilhar experiências contribui para um ambiente saudável e produtivo. Colaboração gera colaboração e os resultados são sempre positivos.

7 - Aprenda a ouvir e observarExercite o hábito de ouvir e compreender antes de fazer valer a sua opinião. Ouvir com atenção e interesse demonstra respeito e consideração, e permite ter mais clareza na mensagem que está sendo transmitida, o que o ajudará a fazer as perguntas inteligentes ou emitir uma opinião, quando solicitada.

Leia mais>> Veja as habilidades necessárias para ter sucesso em 2013
>> Oito atitudes para valorizar sua vida profissional
>> Cadastre seu currículo no Pense Empregos 
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Como se destacar no trabalho

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Como se destacar no trabalho

Não tenha medo de mudar

"As pessoas são resistentes às mudanças, mas alterar comportamentos pode ser essencial para progredir", diz. Quem tem dificuldades em enxergar esses pontos em si mesmo, deve perguntar a pessoas mais experientes com as quais convive.

Estude sempre

"Ampliar os conhecimentos técnicos e acadêmicos é o caminho certo para conquistar a vaga desejada ou garantir uma promoção", afirma. A principal dica na hora deescolher um curso é avaliar os conhecimentos que serão úteis na atuação profissional.

Crie uma rede de relacionamentos

O chamado networking deve ser desenvolvido dentro e fora do ambiente de trabalho. "Participar de congressos, palestras e workshops são boas alternativas para conhecer pessoas do segmento. O profissional deve permitir que os outros também o conheçam e não se aproximar somente de pessoas influentes. Ser lembrado com profissionalismo, seriedade e carisma por todas as pessoas é a melhor estratégia. Na hora certa, o indivíduo será indicado para quem exerce um cargo de liderança".

Planeje a carreira

Fazer um planejamento ajuda a visualizar o futuro e a conquistar as metas desejadas. "Os objetivos e as ações para atingi-los devem ser traçados com certa flexibilidade, já que não há como prever tudo o que pode acontecer nos próximos meses ou anos", orienta.

Saiba vender sua imagem

Um bom profissional precisa saber vender o que ele tem de melhor. Conhecer técnicas de vendas e de negociação pode, inclusive, fazer a diferença na hora dedisputar um novo cargo.

Seja produtivo e faça propaganda do seu trabalho

"As empresas buscam pessoas comprometidas e produtivas. Os funcionários devem dar o seu melhor, sempre, e superar os desafios profissionais. Mas não adianta fazer um bom trabalho e ninguém saber disso. Por isso, sempre apresente seus resultados e você começará a ser visto com outros olhos pelos líderes", finaliza.

Você realmente deseja crescer profissionalmente?

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Você realmente deseja crescer profissionalmente?

Esteja atento aos seus propósitos e motivações

Quem lida com profissionais que atuam em atividades mais operacionais ou funcionários jovens demais, vai entender perfeitamente o assunto de hoje. Infelizmente, é muito comum encontrarmos colaboradores que parecem trabalhar única e exclusivamente para se sustentar. Pessoas assim, normalmente, não possuem muitas aspirações, e encaram seus trabalhos como obrigações chatas que devem ser cumpridas diariamente através de um esforço altamente doloroso. Ora, trabalhar não deve ser um castigo, mas sim um prazer. Podemos observar, inclusive, que as pessoas mais bem sucedidas das organizações fazem seus trabalhos com gosto e não medem esforços para criar e desenvolver mais e mais habilidades.

trabalhador-incomodado-350Sinto-me incomodado quando observo profissionais desempenhando suas funções, pesarosos. Alguns, inclusive, não entendem que ao entrar numa organização, ficam à disposição dela, tendo que cumprir atividades que, às vezes, não estão previstas. Aliás, esses profissionais têm uma curiosa mania de soltar frasezinhas do tipo “não sou pago para fazer isso”, “se eu tiver que trabalhar até mais tarde hoje, vou querer receber por isso” ou “imagine se vou trabalhar domingo!”. Não quero, com esses exemplos, ater-me aos direitos do trabalhador ou discutir aqui questões como banco de horas, horas extras ou qualquer outra coisa do gênero. Tento, na verdade, abrir os olhos dessas pessoas para as oportunidades que eles podem ter nas mãos.

Ora, se você está em uma empresa desempenhando qualquer função, independente de qual seja, não há porque acreditar que não é possível você crescer ali dentro. Quantos casos conhecemos de office boys que viraram grandes empresários? Pois, sem dúvidas, esses foram jovens que não pensaram duas vezes em aproveitar cada oportunidade que apareceu. Certamente trabalharam mais do que deveriam, abdicaram de noites de sono e esqueceram seus sábados e domingos em função de seus patrões.

Infelizmente, porém, alguns desses profissionais, diria que a maioria deles, não consegue enxergar a infinidade de oportunidades que surgem à sua frente e se negam a desempenhar novos papeis. São normalmente pessoas altamente interesseiras que esperam receber uma bonificação por qualquer atividade que fuja do escopo de suas funções. Quando são solicitadas para um job rotation para cobrir as férias de um colega, por exemplo, não percebem que ali poderão conhecer e desenvolver uma nova habilidade, ampliando suas capacidades e mostrando ao restante da empresa que podem ser multidisciplinares.

Conheço inúmeras situações de pessoas que estavam estagnadas em seus cargos há muito tempo e que, após precisarem desempenhar funções diferentes das de costume, descobriram novas aptidões. Segundo uma pesquisa interna da nossa consultoria, realizada com mais de 200 executivos, a maioria dos entrevistados anseiam o crescimento profissional antes até do que possuir um salário maior. Ou seja, ainda há uma parcela não interessada em apenas ganhar dinheiro, sem algum crescimento prévio.

Por isso, se você encara seu trabalho com pesar, coloque novas atitudes em prática. Mude sua forma de agir e encontre um propósito de vida. Ninguém passa por aqui para apenas ser mais um, mas sim para fazer a diferença, nem que seja na vida das pessoas que o rodeiam, apenas. Pense nisso!

VALIOSAS DICAS PARA VOCÊ CRESCER PROFISSIONALMENTE

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VALIOSAS DICAS PARA VOCÊ CRESCER PROFISSIONALMENTE

valiosas_dicasMuita gente passa a vida inteira pensando em ser promovido no seu trabalho, mas não enxerga perspectivas para que isso aconteça.
Gente, o sucesso na carreira profissional depende das escolhas que você está fazendo! Então, será que você está escolhendo corretamente?
As decisões não mudam a nossa vida, mas as atitudes sim. De nada adianta decidir algo e não praticá-lo para o seu bem maior. Saiba que a vida não é teoria e sim uma constante prática.
Então, “vamos lá e mãos à obra!” A partir de agora, conheça algumas singelas atitudes para você alcançar o reconhecimento profissional que tanto almeja.
1. Seja humilde e não queira passar a perna no outro, pois o respeito e a dignidade andam juntos. Tem gente que acha que ser humilde é ser menos do que os outros, mas na realidade ser humilde é saber que não somos mais do que ninguém, somos seres únicos, plenos e Divinos.
2. Lembre-se que tudo nos ensina. As perdas valorizam as vitórias e por isso, não devemos desistir nunca de nossos propósitos. A vida está repleta de professores, fique sempre atento a todos, pois aprendemos com todas as pessoas, desde a mais simples até a mais sofisticada. Aprendemos também com as emoções, sentimentos e acontecimentos, portanto, fique ligado.
3. Desenvolva atitudes vencedoras, pois a vida é feita de escolhas, mas escolher também significa aceitar passivamente as escolhas dos outros. As atitudes vencedoras nos fazem crescer e nos realizar, elas transformam as nossas dificuldades em oportunidades. Aceitar as escolhas dos outros faz com que surja uma equipe de sucesso e isso dará margem à expansão. Caso você esteja com dificuldade para expandir, é hora de mudar as suas próprias atitudes.
4. Tudo deve ser feito com organização, pois ela será a base de suas realizações. Quando os nossos sonhos não se realizam, observe atentamente, você é uma pessoa organizada? Não caia na rotina, planeje, organize o seu dia, lembrando que o dia por mais que pareça igual, muitas situações diferentes acontecem. Na falta de organização, você desperdiça o seu tempo, trabalho e dinheiro. Se você se sentir perdido, firme-se num foco e vá em frente!
5. Tenha autoconfiança, acredite em seu potencial, saiba que vai lutar e vencer. Direcione o seu pensamento: “Se cheguei até aqui, posso ir mais longe!”
6. Sempre tenha iniciativa. Faça o trabalho necessário sem que seja solicitado. Iniciativa significa começar, dirigir e concluir algo, é ser proativo.
7. Seja comprometido! O funcionário comprometido é o mais confiável e notado. Muita gente de olho gordo diz que você é o “puxa saco”, mas comprometer-se é um estado de espírito, é cumprir com dedicação o que está em seu contrato e mais que isso, significa trabalhar com amor. Largue os invejosos para lá e trabalhe sempre com o coração aberto.
8. Seja tolerante!Dê ao próximo o mesmo tratamento que você desejaria para você. O respeito e a tolerância são os caminhos suaves da boa convivência entre as pessoas.
9. Coopere sempre, pois a cooperação é a melhor forma para o seu progresso. Cooperar é favorecer a causa em comum, é trabalhar em equipe com os mesmos objetivos.
10. Quando receber críticas, reverta a situação e veja o que a crítica pode trazer de bom para você. Seja grato as críticas construtivas, elas são a base de seu progresso.
11. Ofereça trabalho extra, faça sempre além do que esperam de você. O mundo valoriza as pessoas que fazem a diferença. Pense nisso!
12. Seja leal, pois a lealdade é um dos valores imprescindíveis em uma empresa. A ética e a lealdade são atitudes Divinas, afinal nos concede o merecimento da vitória.
13. Cultive a autoestima, não tenha vergonha, valorize-se junto aos desafios da vida, mas sempre com humildade diante das pessoas e de si mesmo.
14. Pare e ouça, pois escutar é um processo seletivo. Podemos ouvir, mas não prestar a devida atenção. Ouvir atentamente dá trabalho, mas uma boa dose de concentração o trará somente a energia do sucesso. Pessoas que apresentam dificuldades em escutar, normalmente, produzem menos no trabalho e tem problemas com o relacionamento. Lembre-se sempre, escutar é uma competência essencial!
15. Comunique-se bem! Compartilhe os seus pensamentos, afinal precisamos um do outro. Quando nos comunicamos, nós estabelecemos um ele de relacionamento. Hoje, as pessoas bem sucedidas são aquelas que sabem melhor se comunicar. A comunicação diminui a distância e aproxima os objetivos em comum.
16. Seja bem humorado! O bom humor reduz o stress, colabora com a autoestima, diminui tensões. Com bom humor, podemos tratar de coisas sérias de forma leve sem causar constrangimentos. O bom humor contagia, então, contagie e deixe ser contagiado.
17. Valorize a sua força interior e diminua os seus pontos fracos. Os fracos focam as suas fraquezas e os fortes focam a sua força. Treine mais os seus pontos fortes para que eles se tornem cada vez mais fortes.
18. Saiba liderar com responsabilidade. Jamais devemos desperdiçar a oportunidade de liderança. Na vida, você lidera ou é liderado. Os líderes conseguem que as pessoas deem o melhor de si para proveito coletivo e inspiram, motivam, orientam e comprometem-se. Não se omita, lidere!
19. Saiba sempre negociar. Saber negociar é essencial para se desenvolver em uma empresa, é uma competência essencial. Um bom negociador sabe lidar com as pessoas e situações difíceis. Crescer na carreira profissional é um dos passos mais importantes.
20. Conheça as pessoas sem medo. Atualmente, você não precisa saber respostas, mas precisa conhecer quem sabe. Relacione-se em momentos de sucesso e prosperidade.
21. Ignore os seus medos, pois enfrentar riscos é natural. O desconhecido amedronta, mas nunca fuja do novo. Enfrente os seus medos para não se arrepender depois, seja sempre corajoso, avance, mesmo sentindo medo.
22. Seja mais ousado, pois ousar significa assumir riscos, mas focando em vitórias. Isso é a pura energia da vida!
23. Viva com fé em você e na vida! A nossa fé é como um rio de nosso espírito que corre para o oceano de Deus. Nenhum obstáculo poderá detê-lo. Já diz o ditado: “A fé é a certeza que resta quando todas as outras opções deixaram de existir”.
Nós nos identificamos com diversas dessas atitudes e percebemos a necessidade de nos aperfeiçoarmos as que já possuímos. Então, desenvolva o mais rápido possível essas atitudes as quais serão fundamentais para o seu próprio desenvolvimento em todos os sentidos da vida.
Cada uma dessas atitudes que você incorporar ao seu comportamento, aumentará as suas chances de sucesso profissional e a partir daí, a sua própria felicidade.
Dedique-se, firmemente, a todos os seus passos e saiba que ninguém deve passar pela vida sem ser percebido, pois somos responsáveis por nossa autobiografia. Na vida você escreve a sua própria história!
Saia já da sombra, escolha vencer!

Márcia Fernandes

Dicas de sucesso - Como crescer profissionalmente

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Dicas de sucesso - Como crescer profissionalmente

Consultor explica que muitas pessoas investem em cursos profissionalizantes, mas não põem em prática suas habilidades


Jornal O Hoje
Jornal O Hoje
Crescer profissionalmente não significa apenas avançar posições hierárquicas. Muitas pessoas se sentem insatisfeitas no trabalho por estarem estacionadas há anos no mesmo cargo. Existem maneiras de mudar essa situação. O primeiro ponto é desempenhar de forma adequada as atividades, e sempre algo a mais para surpreender o superior. É importante também treinar alguém que possa executar sua função, pois um profissional, por melhor que seja, jamais será promovido senão houver alguém para o substituir.
O mais importante dentro de um trabalho é estar onde tem prazer em trabalhar se o profissional não fizer aquilo que gosta não vai se sentir bem. De quebra renderá menos dentro de suas funções e acabará passando mais tempo sem fazer o serviço adequadamente.
O consultor empresarial Eraldo Melo, explica que se a pessoa não estiver contente, o melhor é buscar novos ares. “As empresas depositam um voto de confiança quando contratam pessoas para exercer alguma função. O melhor a se fazer no caso de insatisfação é mudar de empresa, mantendo sua dignidade de bom emprego”, explica.
Mesmo que o colaborador esteja empregado é importante que se faça uma network para que se no futuro ele se encontre desempregado, será mais fácil encontrar uma recolocação no mercado. “É importante ressaltar que o colaborador demonstre aos seus superiores que as suas habilidades e ideias poderão alavancar novos negócios, fazendo com que a empresa aumente o seu faturamento real”, explica Eraldo.
A maioria dos colaboradores investe em suas carreiras, fazem cursos, especializações, MBA, pós-graduações e vários outros cursos que possam impulsionar sua carreira. No entanto, muitos se decepcionam por não ganharem aquela promoção desejada depois de se esforçarem em suas especializações.
“A decisão de alavancar funcionários e proporcionar uma promoção leva-se a analisar não somente a razão de que a pessoa está pronta para pleitear uma nova vaga. Além de profissional, a empresa leva em conta os pontos positivos que a pessoa poderá fazer com que a empresa cresça, assim como ela deseja crescer dentro da empresa. São dois pesos que devem ser estudados pontualmente”, explica o consultor.
Demonstrar uma capacidade superior e criar novas relações com o mercado e com a sociedade é a principal estratégia para demonstrar sua qualidade profissional. A empresa está sempre atenta e percebe quem faz a diferença nas funções, e quem apenas quer crescer para ganhar um bom salário. O mercado exige bons funcionários, mas também teme em perder aqueles que realmente plantam e colhem bons “frutos” no desenvolvimento econômico da empresa.
“Existe uma competividade entre atividades de alguns setores, assim como muitos esperam em novas chances de crescer, as empresas não querem perder um bom funcionário para o concorrente. É importante não desistir e buscar sempre algo que faça bem para a autoestima”, disse. (Redação com agência)

Dicas para você crescer profissionalmente

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5 Dicas para você crescer profissionalmenteSe você integra o segundo ou terceiro escalão em sua empresa, veja como preparar sua ascensão futura.

Por Tom Coelho*

“Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.”  (Dave Weinbaum)

O Sexto Homem – 5 Dicas para você crescer profissionalmenteLeandro Barbosa, ou apenas Leandrinho, é um dos brasileiros a brilhar na liga norte-americana de basquetebol, a NBA. O armador foi eleito o melhor sexto jogador da temporada 2006/2007 e o segundo melhor na temporada 2007/2008. Eu disse “sexto jogador”. Isso significa que ele é um dos melhores reservas do mundo. Inicia os jogos no banco, sendo chamado a participar no decorrer das partidas quando entra e resolve: muitos pontos convertidos e ótimas assistências realizadas.
O arqueiro do São Paulo, Rogério Ceni, era apenas o terceiro goleiro do Sinop Futebol Clube nos idos de 1990. Durante o campeonato estadual, o goleiro titular e o primeiro reserva ficaram lesionados. Ceni assumiu a posição e já na partida inaugural defendeu um pênalti. Sua equipe sagrou-se campeã naquele ano e logo depois ele principiaria uma carreira vitoriosa em sua atual equipe.
Os dois exemplos relatados demonstram que não ser o primeiro pode ser uma condição apenas temporária. E a lição é perfeitamente aplicável ao mundo corporativo.
A maioria dos profissionais que inicia uma carreira almeja alcançar o topo da pirâmide com a maior velocidade possível. Subir na hierarquia, acumulando dinheiro, poder e realizações. Mas sendo este é o desejo de muitos é evidente que o funil de oportunidades é rigoroso. Poucos têm êxito. E mesmo os bem-sucedidos descobrem com rapidez que mais difícil do que chegar ao cume é permanecer por lá.
Se você está no banco de reservas, o que simbolicamente equivale a integrar o segundo ou terceiro escalão em sua empresa, aproveite o momento para preparar sua ascensão futura.
1. Aprenda. Enquanto subalterno, seguramente você está vinculado a atividades operacionais. Em lugar de reclamar desta condição, aproveite para aprender tudo sobre o seu trabalho –e sobre o trabalho dos outros. Lembre-se de que os fundamentos são essenciais. Não se pode calcular uma integral de uma função sem compreender as quatro operações matemáticas básicas.
2. Observe. Como você é pouco notado, pode transitar livremente pela companhia e compreender sua estrutura de poder. Pesquise e observe quem é quem, como funcionam as relações interpessoais. Olhos abertos e boca fechada. Não é por acaso que ascensoristas e office-boys são tão bem informados.
3. Melhore. Pratique o kaizen, ou seja, o aprimoramento contínuo. Exercite suas habilidades, eleve sua destreza no exercício das tarefas. Faça mais com menos. Gaste menos tempo executando para sobrar mais tempo para pensar e planejar. Assim você começará a se destacar.
4. Conheça. Procure estabelecer relações interpessoais verdadeiras. Neste estágio você será avaliado por seus pares pelo que você de fato é e não pela posição que ocupa. E poderá construir uma teia de amizades que lhe dará suporte quando estiver lá em cima. Seja solícito com todos, mas evite entrar em “panelas”!
5. Prepare-se. Se trabalhar com afinco, esteja certo: sua hora chegará. Por isso, aproveite o distanciamento que sua posição atual lhe confere para lapidar suas competências. Projete a “pessoa ideal”, aquela que vislumbra ser, e planeje sua escalada.
No decorrer deste processo, você poderá atirar no que viu e acertar no que não viu. Talvez opte por mudar de empresa. Talvez decida, por exemplo, redirecionar sua carreira para a forma consultiva ao invés de executiva. Alguns atletas descobrem que jamais serão craques, mas podem ser ótimos técnicos. Ou que podem ser apenas o sexto homem e ainda assim fazer toda a diferença.
*Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br


Visite: www.tomcoelho.com.brwww.setevidas.com.br.

O sucesso não acontece por acaso. Empreendedores vitoriosos contam os segredos para quem quer chegar lá

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Como subir na vida


Milton Gamez e Celina Côrtes Colaborou Célia Chaim
Carlos ensina inglês. Alessa faz roupas e acessórios. João vende máquinas de café expresso. Ralf e Karina têm um sex shop. Antônio traz óculos escuros da China. Luís Cláudio tira fotografias de pontos turísticos. Parecem pessoas comuns – e são. Como milhões de brasileiros, esses empreendedores arregaçaram as mangas e foram à luta, em busca de sucesso e dinheiro. Suas histórias, no entanto, são diferentes da maioria que tentou a mesma coisa e fracassou. O que os distingue num país repleto de empresários como o Brasil é que eles chegaram lá. Uns mais, outros menos, todos enriqueceram fazendo o que mais gostam. Aprenderam a arte de subir na vida.
A maioria das pessoas que tenta a própria sorte no mundo dos negócios acaba desistindo e sai mais pobre do que entrou. Mais de 90% das empresas abertas no Brasil fecham as portas em menos de cinco anos. Se o mercado é difícil para todos e oferece as mesmas oportunidades, o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso? Por que alguns dão certo e outros, não?
Cada empreendedor bem-sucedido tem uma história diferente para contar. Mas elas sempre têm muitos pontos em comum e são fontes de inspiração e aprendizado para quem busca a fortuna. A escalada de Carlos Roberto Martins, criador da escola de idiomas Wizard, começou bem cedo. Aos dez anos, o garoto já percorria as ruas de Curitiba vendendo as roupas infantis costuradas por sua mãe. “Minha maior alegria era voltar para casa, ao anoitecer, com as sacolas vazias e os bolsos cheios de notas”, lembra o empresário. O menino que adorava ganhar dinheiro cresceu e aprendeu as primeiras palavras em inglês com missionários mórmons. Sonhou em “fazer a América” e, aos 17 anos, já trabalhava em restaurantes em New Jersey, nos Estados Unidos. Em 1982, estudou estatística e análise de sistemas na Brighan Young University, em Utah. Lá, trabalhou como instrutor no centro de treinamento de idiomas da universidade e sonhou em montar uma rede de ensino de inglês no Brasil. A idéia era montar uma franquia, sistema de licenciamento de marca até então pouco conhecido por aqui.
Hoje, duas décadas depois de abrir sua primeira escola de inglês, em Campinas,
ele lidera uma rede com 1.220 estabelecimentos no País, com 500 mil alunos e um faturamento anual de R$ 750 milhões. Deu tão certo que até mudou o nome para Carlos Wizard Martins, incorporando a própria marca em seus documentos pessoais. A primeira lição é que é preciso, antes de tudo, ter ambição. “Sobe na vida quem tem motivação para subir”, afirma Afonso Otávio Cozzi, professor de empreendedorismo e inovação na Fundação Dom Cabral, uma escola de negócios de Minas Gerais. “O empreendedor tem a chance de montar um negócio com base em um sonho pessoal. O empregado, muitas vezes, vive o sonho dos outros”, diz Cozzi.
Para ter sucesso, o empreendedor precisa não só acreditar em suas propostas, mas também convencer os outros de sua viabilidade. Quando começou, o dono da Wizard prometeu aos seus primeiros alunos que eles poderiam aprender inglês em 24 horas, num curso baseado na conversação. “Provei que era possível ensinar 100 frases por hora. Depois de 24 horas/aula, o aluno domina 2.400 frases e já consegue se comunicar em inglês”, afirma Martins. “O entusiasmo o leva a contratar mais 24 horas e a seguir aprendendo.” O mercado comprou sua idéia e aproveitou a onda das franquias para expandir os negócios. Como tinha planejado, desde o início. “O sucesso não acontece por acaso”, insiste. “Planejamento é fundamental.”
A vontade de fazer acontecer também foi decisiva para o sucesso da empresária Alessa Migani, do Rio de Janeiro. Designer gráfica, ela trabalhou por 15 anos em uma agência de publicidade, como diretora de arte e de criação. O sonho do negócio próprio materializou-se num ateliê de moda, a Casa da Alessa. O nome diz tudo: ela transformou sua própria casa, em Ipanema, num ateliê que hoje produz oito mil peças a cada nova coleção, entre calcinhas, bolsas e roupas em geral. “Eu queria muito que desse certo”, diz. E deu: em seis meses, já era um sucesso e exportava para a loja de departamentos Selfridge’s, de Londres. Hoje, seu universo pop e multicolorido é exportado para sete países e vendido para 40 multimarcas nacionais, entre elas a Daslu e a Chocolate.
Alessa ainda trabalha cerca de 12 horas por dia. Enfrentar longas jornadas para manter a peteca no ar é inevitável no início dos negócios de sucesso. “Enriquecer requer transpiração, garra, vontade de vencer e determinação”, diz o consultor financeiro Victor Zaremba. “E tempo.” Para se destacar na multidão, o empreendedor tem de se preparar muito. Precisa aprender o máximo que puder e fazer pesquisas de mercado, mesmo que sejam simples – como ir ao shopping e observar o comportamento dos consumidores. Tudo funciona melhor se ele possui boa formação acadêmica, faz cursos de especialização e adquire preparo técnico, o que inclui o domínio do computador, do inglês e, de preferência, mais um idioma. “É preciso ter um diferencial”, ensina Zaremba, autor de O milionário que existe em você(Record). O diferencial de Alessa, segundo ela mesma, foi ter usado a experiência profissional anterior para desenvolver seus talentos: a capacidade de criar produtos e eventos. “Tudo começou porque inseri na moda conceitos de publicidade e de design, com muito humor”, explica.
A ousadia também é outra característica dos empresários de sucesso. Quando trabalhava como garçom, na Itália, o brasileiro João Zangrandi acreditou que poderia ganhar dinheiro vendendo um eletrodoméstico no Brasil, o Vaporetto. Com a cara e a coragem, procurou o fabricante e conseguiu trazer algumas peças para testar o mercado, em 1992. Sua intuição sobre a receptividade dos clientes brasileiros estava certa: em cinco anos, vendeu cerca de um milhão de vaporettos. Hoje, Zangrandi representa a Saecco, uma marca italiana de máquinas para fazer café expresso. Ele detectou outra tendência de consumo da classe alta e está ganhando dinheiro com ela. “O brasileiro está descobrindo o prazer de beber café expresso em casa”, diz.
Além de faro para novos negócios, o empreendedor vitorioso precisa detectar necessidades dos consumidores e apresentar novas soluções. Foi o que fez o carioca Ralf Furtado. Com a esposa, Karina, ele montou a A2, uma rede de sex shops no Rio Janeiro. A A2 foi a primeira na cidade a funcionar em ruas de grande movimento, sem maiores disfarces. Passou também a dar a seus produtos uma roupagem utilitária, sem o rótulo de “objetos proibidos”. Todas as lojas têm salas para cursos e eventos e os funcionários são treinados para atender os clientes com sensibilidade e delicadeza. “Aprendemos a mimar o freguês”, conta Ralf. No ano passado, ele inaugurou a A2 Ela, em Ipanema. A loja, dirigida às mulheres, deu tão certo que será replicada em dezembro, no shopping Itanhangá, na Barra da Tijuca.
Outro jovem empresário que conquistou os shopping centers em todo o Brasil é o paulistano Antonio Caio Gomes Pereira Filho, mais conhecido como Caíto Maia. Músico de formação, ele montou uma rede de varejo de óculos escuros, a Chilli Beans. Com design arrojado e preços acessíveis, em torno de R$ 80, seus óculos são importados da China e vendidos em quiosques e lojas. O mostruário é tão dinâmico quanto ele. “Lançamos dez modelos por semana”, diz. Caíto inventou o “espelho digital”: o cliente experimenta, tira quatro fotos digitais na hora e pode ver seu rosto em vários ângulos, com os óculos que deseja comprar. Como é que ninguém pensou nisso antes?
Taí mais um diferencial importante dos empreendedores bem-sucedidos – a capacidade de inovação, de surpreender o cliente. O fotógrafo carioca Luiz Cláudio Lacerda aprendeu a ver o mundo em 360 graus – e fez disso um negócio lucrativo. Suas fotos mostram cenas turísticas de um jeito totalmente diferente dos tradicionais cartões-postais. “Inovar é fundamental para garantir o sucesso, especialmente em longo prazo”, ensina Cozzi, da Fundação Dom Cabral. Perseverança também é essencial. Afinal, o bom empreendedor aprende com os próprios erros, e segue em frente até acertar. O dono da Chilli Bens já perdeu dinheiro.  O da Wizard, também. “A gente cai do cavalo, levanta e tenta de novo”, diz Caíto.

A geração que tem pressa

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A geração que tem pressa

Os jovens profissionais são infiéis às empresas e querem chegar logo aos 
cargos de comando. Seus chefes acham que eles desprezam a hierarquia


Carolina Romanini
As empresas costumam combinar em suas equipes o arrojo dos jovens em início de carreira e a temperança dos funcionários mais experientes. Com a conjunção de visões diferentes, ganham os dois grupos e, principalmente, a companhia. A julgar por estudos recentes, porém, a conexão entre os profissionais jovens e seus chefes tem produzido uma quantidade maior de conflitos de valores do que no passado. É o que se depreende de duas pesquisas cujos resultados foram divulgados recentemente. A primeira foi realizada pelo Atelier de Pesquisa Organizacional, uma empresa paulista que estuda o comportamento de funcionários de companhias. A pesquisa reúne a opinião de 100 gestores de grandes empresas em todo o Brasil sobre o comportamento dos jovens de 18 a 24 anos por eles chefiados. A segunda pesquisa foi elaborada pela consultoria de recursos humanos Cia de Talentos, de São Paulo, especializada em recrutar jovens para programas de estágio e trainee. Por meio de um questionário enviado pela internet, 30.000 jovens de todo o país, na faixa de idade até 28 anos, expressaram suas experiências no ambiente de trabalho e suas expectativas profissionais.
A pesquisa com os gestores mostra que 64% deles acreditam que a nova geração não se apega aos valores da empresa e, portanto, não cria vínculos de fidelidade com ela. A um estalar de dedos, os jovens estão dispostos a trocar de emprego em busca de uma nova oportunidade de crescimento. Seu objetivo é um só: subir na carreira o mais rapidamente possível. Na mesma pesquisa, 63% dos gestores dizem que os jovens sob seu comando têm dificuldade em lidar com as formalidades do ambiente de trabalho. Tendem a desrespeitar a hierarquia e, frequentemente, são descontraí-dos além do que mandam as regras de convivência profissional. Na opinião dos chefes, é indispensável que um novato passe por todos os degraus da empresa antes de alcançar cargos elevados. "Muitas vezes o rápido crescimento profissional faz com que esses jovens ultrapassem etapas de aprendizado importantes para a construção de sua carreira", diz Werner Mitteregger, diretor de recursos humanos da Pfizer e um dos entrevistados pela pesquisa.
As observações feitas pelos chefes se comprovam na pesquisa com os jovens. A vontade de alcançar rapidamente os cargos de chefia aparece em primeiro lugar na lista de objetivos profissionais dos entrevistados. Em segundo lugar, ter desafios constantes no dia a dia e evitar a rotina a todo custo. O terceiro objetivo citado pelos jovens é dispor de um ambiente de trabalho que valorize suas capacidades. A pesquisa realizada com os jovens profissionais mostra que eles têm um perfil típico. Além do bom nível educacional, falam dois ou mais idiomas e conhecem várias culturas porque costumam viajar bastante, principalmente em programas de intercâmbio. Eles se interessam por uma grande variedade de assuntos, procuram estar bem informados e usam toda sorte de recursos oferecidos pela era digital. "Equilibrar o relacionamento entre os jovens profissionais e seus chefes é hoje um desafio para as grandes empresas", diz a psicóloga Sofia Esteves, da Cia de Talentos.
As gerações anteriores à dos jovens profissionais de hoje costumam se orgulhar de trabalhar há décadas na mesma empresa. Hoje, segundo a pesquisa, os jovens acreditam que seis anos seja o prazo ideal de permanência numa companhia. "Não me vejo trabalhando muito tempo no mesmo lugar", afirma o administrador de empresas paulista Fernando Cintra, de 24 anos, funcionário de uma consultoria empresarial há um ano e meio. Fernando e seu pai, o engenheiro João Júnior Tabosa Bernardo, de 49 anos, refletem a postura profissional de suas respectivas gerações. Bernardo começou a carreira como aprendiz na Petrobras, em 1983, e continua na companhia até hoje. "Sinto-me patrimônio da empresa e tenho orgulho dela", ele diz. Esse argumento, ao que tudo indica, não vai sensibilizar Fernando e seus colegas.
Laílson Santos
CAMINHOS OPOSTOS
O administrador paulista Fernando Cintra, de 24 anos (ao alto), faz parte da geração que não hesita em trocar de emprego para tentar subir na carreira o mais rapidamente possível. "Não me vejo trabalhando muito tempo na mesma empresa", ele diz. Seu pai, o engenheiro João Tabosa, de 49 anos, pensa diferente. "Comecei como aprendiz na Petrobras e me orgulho de até hoje trabalhar na companhia", afirma

Manoel Marques
ROTINA JAMAIS
No ano passado, a administradora paranaense Alessandra Mie, 24 anos, pediu demissão da empresa em que trabalhava por se sentir desmotivada e entediada pela rotina. Meses depois foi surpreendida pelo ex-chefe, que lhe ofereceu um cargo de chefia. Não teve dúvidas em voltar à empresa. "O que me apavorava antes era a falta de perspectiva de crescer profissionalmente", ela diz

Bruno Magalhães/Nitro
QUERO SER GRANDE
Quando era trainee, o engenheiro mineiro Fábio Augusto Macedo, de 29 anos, sentiu-se motivado a trabalhar na Fosfertil, do setor de fertilizantes, pela fama da empresa em dar ouvidos aos jovens. Conseguiu o emprego e desenvolveu um projeto que hoje rende 6 milhões de reais por ano à companhia. "Eles apostaram nas minhas ideias", diz Macedo

Dicas de como subir na vida

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Se não há fórmula exata de como subir na vida, existem atitudes que colaboram para o crescimento pessoal e profissional.

Confira algumas dessas dicas

Não deixe que seu medo paralise ou domine suas ações. Humanize-o e coloque-o sob seucontrole.

Não gaste seu tempo tentando entender as camuflagens dos outros. Julgue as pessoas e não pelo que aparentam ser.

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Estabeleça objetivos e metas realistas que possam ser atingidas em curto prazo, mas mire no futuro e sonhe com uma vida melhor que espera por você lá na frente.

Faça do seu trabalho a sua oração e diversão. Dedique-se a ele com todas as suas forças, para que possa ser o mais produtivo possível.

Nunca evite ou desdenhe qualquer forma de trabalho, por mais simples que ele seja. Não se conforme com a idéia de que você não tem competência para exercer um trabalho, por mais sofisticado que ele seja. Prepare-se para ele.

Não coloque a culpa em terceiros por dificuldades que você ou sua família esteja enfrentando. Exerça a sua cidadania em sua plenitude, evitando que tirem proveito de sua omissão ou covardia. Faça valer seus direitos.

Agregue valores a tudo o que fizer. Lembre-se de que o bom humor, a alegria e o amor são os melhores valores que você pode agregar ao que venha fazer na vida.

Não busque ou aceite qualquer conquista que prejudique outras pessoas.

Não desperdice o que você ganhou de graça quando chegou a esse mundo: desenvolva ao Maximo sua capacidade de aprender.

Viva para deixar um legado para sua família e sociedade.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

LEI Nº 11.936, DE 14 DE MAIO DE 2009. que Proíbe a fabricação a importação, a exportação, manutenção em estoque a comercialização e o uso de a diclorodifeniltricloretano (DDT). Brasil

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Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos


Mensagem de veto
Proíbe a fabricação, a importação, a exportação, a manutenção em estoque, a comercialização e o uso de Proíbe a fabricaçãoe dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço 

saber que o Congresso Nacional decreta e 

eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o  É proibida, em todo o território 

nacional, a fabricação, a importação, a 

exportação, a manutenção em estoque, a 

comercialização e o uso de 

diclorodifeniltricloretano (DDT).

Art. 2o  Os estoques de produtos contendo 

DDT, existentes no País à data da 

publicação 

desta Lei, deverão ser incinerados no prazo 

de 30 (trinta) dias, tomadas as devidas 

cautelas para impedir a poluição do ambiente 

e riscos para a saúde humana e animal.
Art. 3o  (VETADO)
Art. 4o  O Poder Executivo realizará, no 

prazo 

de 2 (dois) anos, a contar da data da 

publicação desta Lei, estudo de avaliação do 

impacto ambiental e sanitário causado pelo 

uso de DDT para controle de vetores de 

doenças humanas, na Amazônia.

Art. 5o  Esta Lei entra em vigor na data de 

sua publicação.

Brasília,  14  de maio de 2009; 188o da Independência e 121o da República.



LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA 

Tarso Genro

José Gomes Temporão
Miguel Jorge 
José Antonio Dias Toffoli