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Uma das principais metas profissionais, se não a maior de todas, é ser bem-sucedido na carreira, conquistando promoções e cargos desejados. Segundo Lourdes Scalabrin, COO (Chief Operating Officer) da Gi Group Brasil, empresa de consultoria voltada ao desenvolvimento do mercado de trabalho, o profissional deve apresentar um conjunto de características para crescer. "No mercado cada vez mais competitivo, não basta apenas ter talento, é preciso investir em conhecimento, ter habilidade para se adaptar às mudanças e demonstrar iniciativa para se destacar", diz.
A especialista da Gi Group Brasil lista alguns conselhos para a ascensão profissional:
1 - Invista em você mesmo Atualizações em sua área, cursos de idiomas, especializações como MBA, podem favorecer na conquista de uma promoção. É importante que, antes destes investimentos, você tenha a clareza dos objetivos que quer alcançar em sua carreira, desta forma, poderá direcioná-los e acelerar o retorno.
2 - Fortaleça o seu networkingDesenvolver uma boa rede de relacionamentos dentro e fora da empresa o manterá informado sobre o mercado e você poderá identificar oportunidades que venham ao encontro do que está buscando.
3 - Seja criativoAo levar um problema para o seu gestor, leve também sugestões não convencionais para resolvê-lo. A capacidade de encontrar soluções inteligentes e oportunas é uma competência muito valorizada pelas empresas.
4 - Adapte-se Fique atento às mudanças do mercado e da empresa também. Quem se ajusta rapidamente aos novos cenários, se destaca frente a outros profissionais e tem mais chance de assumir novas responsabilidades.
5 - Exponha-seUse de sutileza para fazer com que as pessoas o percebam. Um caminho interessante é você se disponibilizar para participar de um time de projetos, em que tenha a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões.
6 - Seja colaborativoTrabalhe de forma colaborativa solicitando e oferecendo ajuda, quando necessário. Trocar ideias e compartilhar experiências contribui para um ambiente saudável e produtivo. Colaboração gera colaboração e os resultados são sempre positivos.
7 - Aprenda a ouvir e observarExercite o hábito de ouvir e compreender antes de fazer valer a sua opinião. Ouvir com atenção e interesse demonstra respeito e consideração, e permite ter mais clareza na mensagem que está sendo transmitida, o que o ajudará a fazer as perguntas inteligentes ou emitir uma opinião, quando solicitada.
Leia mais>> Veja as habilidades necessárias para ter sucesso em 2013
>> Oito atitudes para valorizar sua vida profissional
>> Cadastre seu currículo no Pense Empregos
Sete dicas para crescer na carreira profissional
Para se destacar no mercado, é preciso investir em conhecimento, ter habilidade para se adaptar às mudanças e demonstrar iniciativa
Uma das principais metas profissionais, se não a maior de todas, é ser bem-sucedido na carreira, conquistando promoções e cargos desejados. Segundo Lourdes Scalabrin, COO (Chief Operating Officer) da Gi Group Brasil, empresa de consultoria voltada ao desenvolvimento do mercado de trabalho, o profissional deve apresentar um conjunto de características para crescer. "No mercado cada vez mais competitivo, não basta apenas ter talento, é preciso investir em conhecimento, ter habilidade para se adaptar às mudanças e demonstrar iniciativa para se destacar", diz.
A especialista da Gi Group Brasil lista alguns conselhos para a ascensão profissional:
1 - Invista em você mesmo Atualizações em sua área, cursos de idiomas, especializações como MBA, podem favorecer na conquista de uma promoção. É importante que, antes destes investimentos, você tenha a clareza dos objetivos que quer alcançar em sua carreira, desta forma, poderá direcioná-los e acelerar o retorno.
2 - Fortaleça o seu networkingDesenvolver uma boa rede de relacionamentos dentro e fora da empresa o manterá informado sobre o mercado e você poderá identificar oportunidades que venham ao encontro do que está buscando.
3 - Seja criativoAo levar um problema para o seu gestor, leve também sugestões não convencionais para resolvê-lo. A capacidade de encontrar soluções inteligentes e oportunas é uma competência muito valorizada pelas empresas.
4 - Adapte-se Fique atento às mudanças do mercado e da empresa também. Quem se ajusta rapidamente aos novos cenários, se destaca frente a outros profissionais e tem mais chance de assumir novas responsabilidades.
5 - Exponha-seUse de sutileza para fazer com que as pessoas o percebam. Um caminho interessante é você se disponibilizar para participar de um time de projetos, em que tenha a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões.
6 - Seja colaborativoTrabalhe de forma colaborativa solicitando e oferecendo ajuda, quando necessário. Trocar ideias e compartilhar experiências contribui para um ambiente saudável e produtivo. Colaboração gera colaboração e os resultados são sempre positivos.
7 - Aprenda a ouvir e observarExercite o hábito de ouvir e compreender antes de fazer valer a sua opinião. Ouvir com atenção e interesse demonstra respeito e consideração, e permite ter mais clareza na mensagem que está sendo transmitida, o que o ajudará a fazer as perguntas inteligentes ou emitir uma opinião, quando solicitada.
Leia mais>> Veja as habilidades necessárias para ter sucesso em 2013
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