Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Servidores públicos têm direito a Equipamentos de Proteção Individual

 

- Núcleo de Direito Administrativo em Direito Administrativo

A Constituição da República, em seu art. 39, § 3º, estende aos servidores públicos federais, estaduais, municipais e do distrito federal diversos direitos sociais trabalhistas precipuamente previstos aos trabalhadores urbanos e rurais, como o direito à redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança (art. 7º, XXII, CR/1988).

Não obstante a ausência no estatuto dos servidores públicos civis da União (Lei n. 8.112/1990) de norma congênere para dispor sobre a forma de implementação do direito constitucional ao meio ambiente de trabalho equilibrado, o Brasil é signatário de diversas Convenções Internacionais do Trabalho que o obrigam a instituir serviços de saúde, segurança e proteção para todos os trabalhadores, incluídos os do setor público, bem como a prestar toda a assessoria relacionada à utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva (arts. 4º e 5º da Convenção Internacional do Trabalho nº 161, promulgada pelo Decreto n. 127/1991).

Ratificada pelo chefe do Poder Executivo após aprovação do Congresso Nacional, a Convenção Internacional passa a compor o ordenamento pátrio e o seu cumprimento pode ser reclamado perante o Poder Judiciário. Dessa forma, os servidores públicos têm direito subjetivo à proteção no ambiente de trabalho, inclusive com a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############