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Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

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quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Concurso de Fotografia em comemoração ao aniversário de São Luís

Concurso de Fotografia em comemoração ao aniversário de São Luís

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A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) deu início às inscrições para o Concurso de Fotografia “Um olhar sobre o Centro Histórico de São Luís”, como parte das comemorações aos 401 anos da fundação de São Luís.
O concurso será dividido em três categorias: Profissional, Amador e Infanto-juvenil. As fotos serão julgadas por cinco jurados, fotógrafos, profissionais da comunicação e publicidade, e pertencentes ao trade turístico de São Luís. A premiação será em dinheiro, distribuída entre os três primeiros colocados de cada categoria.
Para se inscrever o interessado deve se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Turismo – Coordenação do Centro Histórico (Rua da Palma, 53, Centro), e preencher a ficha de inscrição, bem como levar uma cópia do RG e CPF. Cada participante poderá concorrer com até três fotos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 23 de agosto.
O edital do concurso está disponível no portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br). Basta acessar o link “Editais” que fica na guia “Cidadão”, na coluna à direita da página principal.

Programa Mais Médicos divulga lista de cidades contempladas no Maranhão

Programa Mais Médicos divulga lista de cidades contempladas no Maranhão

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O  Ministério da Saúde divulgou a lista de profissionais brasileiros que confirmaram a participação na primeira chamada do Programa Mais Médicos e os municípios autorizados a receber as ações do programa.
A maioria deles (51,8%) atuará nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. Veja quais municípios maranhenses foram contemplados nesta primeira etapa e quantos médicos irão atuar:
MA
BOM JESUS DAS SELVAS 1
BOM LUGAR 1
CANDIDO MENDES 1
CAXIAS 2
CENTRO NOVO DO MARANHAO 1
DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA MARANHAO – SAO LUIS 3
GRAJAU 1
IMPERATRIZ 4
ITINGA DO MARANHAO 1
JUNCO DO MARANHAO 1
PACO DO LUMIAR 1
PARNARAMA 1
PINHEIRO 1
SANTANA DO MARANHAO 1
SAO JOSE DE RIBAMAR 1
SAO LUIS 8
TIMON 1
(fonte: www.brasil.gov.br)

Vagas para profissionais de Arquitetura e Comunicação

Vagas para profissionais de Arquitetura e Comunicação

CIPOLATTI

Arquiteto

CIPOLATTI | Diversas cidadesPublicada em 05/08/2013
Dados da vaga
Descrição:Atuará como assistente de Coordenação de montagem de decoração de natal.
Qualificação:Necessário conhecer aárea demontagem.
Local de trabalho:São Luís / MA - 1 vaga
Taboão da Serra / SP - 1 vaga
Dados da empresa
Nome:CIPOLATTI
Ramo:Serviços
Descrição:Decoração natalina.
Salário:De R$ 2.501,00 a R$ 3.000,00
Forma de contratação: 
Prestador de serviços (PJ)
Horário de trabalho: 
Das 22h às 07h.
Diretor de Arte – São Luís(MA)
A  Dinâmica Propaganda, em São Luís, precisa de Diretor de Arte. Interessados devem enviar currículo e portfólio para dinamicappg@gmail.com
Requisitos:
- Estudante ou graduado de Design ou comunicação;
- Experiência comprovada em  portfólio  com trabalhos recentes.

Correios abre inscrições para patrocínio de projetos culturais

Correios abre inscrições para patrocínio de projetos culturais


cultura

A partir de hoje, os Correios recebem inscrições para o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios. Elas podem ser feitas por pessoas jurídicas até 19 de setembro no site da empresa (www.correios.com.br). A seleção abrange projetos dos segmentos Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas – Teatro, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Música, com realização entre julho de 2014 e dezembro de 2015.
A novidade deste processo de seleção é a total informatização. Todas as etapas são feitas digitalmente, sem necessidade de envio dos projetos em meio físico, visando a redução do uso de papel e a preservação do meio ambiente — na última seleção, os Correios receberam a inscrição de mais de 2 mil projetos. Foram destinados R$ 35 milhões para a seleção — sendo 10% reservado para propostas de proponentes que se autodeclarem pretos e pardos, de acordo com definição do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O resultado será divulgado em março de 2014 no Diário Oficial da União e no site dos Correios (www.correios.com.br). O edital completo e mais informações estão disponíveis em www.correios.com.br/patrocinio >> Publicidade e Patrocínio >> Patrocínio Cultural >> Área cultural.
(fonte: www.correios.com.br)

NOVO NEGÓCIO: inaugurada Multy Propriedades, sistema de compra compartilhada

NOVO NEGÓCIO: inaugurada Multy Propriedades, sistema de compra compartilhada

Jpeg
Legenda: Marcos Grativol (Diretor Comercial da Multy Propriedades) Rogério  Tavares (Presidente da Multy Propriedades) e Marcos Regadas Filho (Diretor Comercial da Franere, empresa incorporadora)
Um negócio relativamente novo no país chega agora ao Maranhão pelas mãos do empresário Rogério Tavares, que foi sócio-fundador do Grupo Solare, empresa de administração hoteleira e recentemente incorporada à Brazil Hospitality Group- BHG/S.A, terceira maior companhia hoteleira do país.
Ele reuniu a imprensa ontem no Pestana Hotel para apresentar a nova empresa, a Multy Propriedades, que começa sua atuação no Maranhão oferecendo aos seus clientes a oportunidade deles serem donos de um apartamento no Lençóis Flat Residence, em Barreirinhas. Ela vai operar no sistema da compra compartilhada.
É possível, por exemplo, adquirir um apartamento pronto e decorado com serviços de hotelaria no Lençóis Flat Residente com entrada de R$ 5.145,00 (cinco mil, cento e quarenta e cinco reais) e mais 60 parcelas de R$ 246,75.
COMO FUNCIONA?
a) Um grupo de pessoas adquire um apartamento, pronto, decorado e com serviços de hotelaria no maior resort do Maranhão em fraction, ou seja, a fração da propriedade.
b) A partir do investimento, cada comprador, ou cotista tem a sua disposição um período que pode chegar até cinco semanas pré-determinadas no calendário anual para usufruir do empreendimento por toda a vida. Ou seja, no ato da compra, a pessoa já sabe, por escolha, quais são as semanas a que ela terá direito a usar durante o ano. É possível comprar cotas para utilizar duas semanas por ano, por exemplo.
c) Caso a pessoa queira utilizar das semanas a que tem direito em outro hotel, a empresa oferece a vantangem de poder negociar temporadas em alguns dos maiores resorts de luxo do mundo com a rede de intercâmbio Interval International.
d) É possível ainda ao multiproprietário (assim que se chama) alugar, trocar ou vender sua cota.
d) Quem quiser saber mais como fazer esse investimento imobiliário, a Multy Propriedades está atendendo Av. dos Holandeses, nº 13. Edifício Windows Mall – Loja 06 e em breve estará com um stand de vendas no São Luís Shopping.
(fonte: Futura Produção com edição de Kátia Persovisan)

Oportunidade para quem já é servidor público federal

Oportunidade para quem já é servidor público federal


A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) seleciona, até o dia 30 de junho, oito servidores públicos federais para atuar no Departamento de Logística e Serviços Gerais (DLSG) e Departamento de Suporte à Gestão do Sistema de Transferências Voluntárias da União (DeGST). Os interessados em atuar na secretaria podem obter a Gratificação Temporária das Unidades dos Sistemas Estruturadores da Administração Pública Federal (Gsiste) de nível superior. A seleção será baseada em análise curricular e entrevista presencial com os candidatos.
Para o DLSG, os perfis necessários são:
- ter conhecimento e experiência em licitações e contratos, incluindo noções de legislação, operação do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg), do Comprasnet e de Pregão; e/ou
- ter conhecimento sobre licitações e contratos (especialmente sobre a Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 10.520/2002), boa capacidade de redação para emissão de pareceres, boa apresentação e conduta social, além de formação preferencial em Direito e/ou experiência na área de logística pública, notadamente em licitações; e/ou
- ter domínio dos conceitos fundamentais de arquivologia, com experiência em gestão documental, conhecimentos sobre a legislação arquivística em vigor (incluindo leis, decretos, portarias e resoluções do Conarq) e habilidade na elaboração de textos, preferencialmente da área da Ciência da Informação (Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia).
Já para o DeGST, o perfil necessário é ter conhecimento relacionado ao processo de transferências voluntárias da União e sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).
Os interessados devem enviar seus currículos para o seguinte endereço eletrônico:apoio.slti@planejamento.gov.br
(fonte: MPOG)

Dnit: STJ mantém liminar que garante 50% dos serviços essenciais funcionando

Dnit: STJ mantém liminar que garante 50% dos serviços essenciais funcionando


BSPF     -     07/08/2013


A Condsef recebeu nesta terça a decisão proferida pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon. A ministra manteve a decisão da liminar anterior que exige a manutenção de 50% dos serviços essenciais no Dnit em funcionamento. 

A recomendação da Condsef continua sendo para que a greve seja mantida com o cumprimento integral da liminar. Para a entidade a decisão foi importante uma vez que o Dnit tentou obter liminar que garantisse retorno de até 100% dos servidores, o que inviabilizaria e feriria por completo o direito de greve da categoria.

Ainda sobre a greve e a decisão de cortar o ponto dos servidores, a Condsef segue orientando que suas entidades filiadas entrem com pedidos assegurando salário dos servidores. Já houve decisão favorável à categoria em estados como São Paulo, Sergipe e também no Distrito Federal.

Fonte: Condsef

Audiência pública irá discutir situação do Dnit



BSPF     -     07/08/2013


Em greve em todo o Brasil, os servidores do Dnit continuam buscando atendimento de sua pauta de reivindicações mais urgente e tentam destravar os impasses nos processos de negociação junto ao Ministério do Planejamento. 

Aproveitando o fim do recesso parlamentar, a categoria foi nesta terça-feira ao Congresso Nacional em busca de apoio e conseguiu confirmar uma audiência pública que vai discutir a situação do Dnit na próxima segunda, 12. Serão convidados a participar do debate representantes do Dnit e do Planejamento. A Condsef também participará da audiência pública.

Fonte: Condsef

Reenquadramento funcional dos servidores do MPU



BSPF     -     07/08/2013


O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu nesta terça-feira, 6/8, pela procedência dos procedimentos de controle administrativo que solicitaram o reenquadramento funcional dos servidores do Ministério Público da União. De acordo com a determinação, a Lei 12.773, que alterou as carreiras, deve ser aplicada respeitando-se o tempo de serviço e as promoções e progressões obtidas anteriormente pelos técnicos e analistas da instituição. A decisão foi unânime.

Segundo os requerentes, a Administração realizou uma regressão na carreira dos servidores efetivos ao interpretar e implementar a norma, tese acatada pela relatora do processo, conselheira Maria Ester Tavares.

“Penso que a interpretação executada pela Administração acabou por não observar as regras atinentes à progressão funcional dos servidores, ignorando os interstícios temporais e as progressões já consumadas, além de afrontar a isonomia, igualando servidores com diferentes tempos de carreira”, afirmou, em seu voto.

Dessa forma, a relatora votou pela procedência dos PCAs nos 785/2013-43, 705/2013-50, 854/2013-19, 855/2013-63, 1015/2013-18 e 1056/2013-12, seguindo decisão semelhante, em maio, quanto aos servidores do CNMP.

“Conquanto o Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público tenham quadros funcionais próprios, distintos um do outro, a carreira de servidor de ambas as instituições é regulada pelo mesmo diploma legal, a Lei 11.415/2006, com as alterações trazidas pela Lei 12.773/2012. Tem-se, portanto, identidade de situações de fato e de direito, o que enseja a adoção da mesma solução jurídica consagrada pelo Conselho no julgamento do PCA 423/2013-52”, explica.

O voto da relatora ressalta ainda que todos os efeitos dessa adequação, inclusive de ordem financeira, deverão retroagir à data da entrada em vigor da Lei 12.773/2013, 1º de janeiro de 2013. No entanto, deverão ser observados os limites da lei orçamentária em vigor.

Para ler a íntegra do voto da relatora, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNMP

Candidato a concurso público tem direito à resposta individualizada quando recorre em prova discursiva



BSPF     -     07/08/2013


Banca examinadora de concurso público deve fazer a revisão de recursos de forma individualizada, expondo as respectivas motivações da manutenção ou retificação da nota, e não de forma genérica, padronizada. Este foi o entendimento da 6.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, ao analisar recurso de apelação de um candidato ao cargo de delegado da Polícia Federal.

Consta dos autos que o candidato buscou a Justiça Federal do Distrito Federal, objetivando invalidar o critério de correção da banca examinadora do concurso. Segundo o autor, a resposta ao recurso apresentado por ele na questão discursiva é padrão. Ele demonstrou que não houve revisão individual e específica de sua prova. Inconformado, procurou a Justiça Federal.

Na 1.ª instância, o juiz julgou improcedente o pedido, entendendo que a definição dos critérios de correção e a atribuição de notas a prova discursiva se inserem no âmbito da discricionariedade administrativa, ou seja: devem ser analisados de acordou com a conveniência e a oportunidade da Administração.

O candidato recorreu ao TRF1. Ao analisar o recurso, a relatora, juíza federal convocada Hind Ghassan Kayath, disse que, sobre o tema, o Poder Judiciário pode e deve exercer, quando devidamente provocado, o controle dos atos administrativos, inclusive os decorrentes de realização de concursos públicos para o provimento de cargos e empregos na Administração Pública, notadamente com o objetivo de aferir a observância estrita do edital, que é a lei que rege o concurso público.

“Cotejando-se o texto da prova discursiva com os recursos apresentados e as respostas fornecidas pela banca, observa-se claramente tratar-se de resposta padrão”, verificou a juíza, ao analisar que uma das respostas ao recurso menciona o emprego da primeira pessoa, embora no texto da prova discursiva não haja, em nenhum momento, o tipo de linguagem. “De modo que tal ocorrência é um indicativo evidente de que a resposta ao recurso não foi produzida de forma individualizada” destacou a juíza.

A magistrada, portanto, deu provimento à apelação para que a banca examinadora promova o exame de revisão do recurso da prova discursiva do apelante de forma individualizada, expondo as motivações da manutenção ou retificação da nota. “Em caso de aprovação, determino que o autor passe pelas demais provas do certame e seja matriculado no próximo curso de formação”, finalizou.
Seu voto foi acompanhado pelos demais integrantes das 6.ª Turma.

Fonte: TRF1

Ranking avalia repartições federais



Alessandra Horto
O DIA     -     07/08/2013


Listagem será dividida em três classes

Rio - O Tribunal de Contas da União (TCU) prepara um ranking de qualidade do serviço público federal que será definido e atualizado levando em conta informações de mais de dois milhões de funcionários da União. A listagem será dividida em três classes: verde, amarela e vermelha. As cores indicam se as instituições se encontram em um estágio aprimorado, intermediário ou inicial, respectivamente, de governança de pessoal.

Segundo o TCU, a fiscalização nessa área tem como objetivo traçar um diagnóstico sobre a política de pessoal em vários órgãos da administração pública. Com os resultados, o tribunal vai identificar pontos críticos e possíveis áreas de atuação, como subsídios para outras fiscalizações.

Serão utilizados como base do ranking alguns dados colhidos pelo TCU como remuneração, planos de carreira, condições de trabalho e número de terceirizados.

A avaliação relativa aos servidores públicos será baseada em um programa do Tribunal de Contas iniciado em 2007. Na divulgação de 2012, 16% dos órgãos tiveram classificação verde, 50%, amarela e 34%, vermelha.

AGU garante condenação de ex-servidora à devolução de valores desviados do INSS



 BSPF     -      07/08/2013

A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou Ação Civil Pública por improbidade para reaver mais de R$ 1 milhão em benefícios previdenciários concedidos ilegalmente. As irregularidades foram praticadas por uma ex-servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), lotada em Campinas/SP, em conjunto com oito pessoas.

A atuação da AGU inclui todas as fraudes da quadrilha apuradas pela autarquia previdenciária. Foram 42 benefícios falsos concedidos por supostas determinações judiciais. "O valor da fraude perpetrada contra o erário, apurada até o momento, chega a R$1.036.543,60, em valores de novembro de 2012.", constatou Isabela Cristina Pedrosa Bittencourt, procuradora federal da Procuradoria-Seccional Federal (PSF) em Campinas que atuou na ação.

A quadrilha foi desbaratada com a condenação dos integrantes em ação criminal julgada pela 1ª Vara Federal Criminal de Campinas. A ex-servidora do INSS foi presa ao sacar R$ 1.400,00, identificado como parcela de benefício previdenciário ilícito recebido por ela em uma agência bancária. A pena de prisão foi fixada em nove anos e sete meses.

O Poder Judiciário estabeleceu indenização de R$ 593.843,17 aos cofres do INSS, nos termos do artigo 387, inciso IV, do Código de Processo Penal. O valor será rateado entre os réus, cuja maioria tem parentesco ex-servidora. Do ressarcimento devido, a quantia de R$ 124.400,00 paga a título de fiança da fraudadora foi revertida em favor da autarquia, além dos valores bloqueados pelo sistema Bacenjud e o valor do saque efetuado por ela no dia da prisão em flagrante.

O processo criminal contou com a participação da PSF/Campinas, que representou o INSS como assistente de acusação. A sentença traz a íntegra da petição assinada pela procuradora Isabel Cristina Pedrosa Bittencourt e faz referência ao trabalho da unidade na assistência. Como apenas parte dos benefícios fraudados foi incluída na ação penal, a Advocacia-Geral ajuizou a Ação Civil Pública na 3ª Vara Federal Cível de Campinas para recuperar todos os recursos desviados.

A fraude

A investigação se iniciou após denúncia anônima à Gerência Executiva do INSS em Campinas de que a então servidora recebia valores relativos a benefícios concedidos mediante fraude. Lotada na Agência de Previdência Social de Atendimentos das Demandas Judiciais de Campinas/SP (APSDJ), ela autorizava os benefícios como se tivessem sido concedidos por ordem judicial, utilizando nomes de juízes e as supostas implantações determinadas por eles. Além disso, a ex-servidora criava falsos Número de Inscrição do Trabalhador e alterava os dados cadastrais correspondentes a estes números junto ao sistema do INSS com vistas a não deixar vestígios da fraude.

A autarquia apurou que houve tentativa de concessão ou foram efetivamente concedidos mais de 60 benefícios previdenciários de várias espécies, todos simulando determinações judiciais que nunca existiram. A ex-servidora concedia os benefícios fraudulentos em seu próprio nome e em nome de seus parentes, entre eles, marido, pais, tios, primos e sogro, mediante a inserção de informações ideologicamente falsas nos sistemas. Após ter concedido a si própria 22 benefícios previdenciários, ela pediu exoneração do cargo junto ao INSS.

Fonte: AGU

INVESTIGAÇÕES COLOCAM CONCURSOS SOB SUSPEITA


Bárbara Nascimento
Correio Braziliense      -     07/08/2013




Das quase 2 mil denúncias recebidas pelo Ministério Público, 499 já resultaram na abertura de inquérito policial. Mas há também boas notícias: o BC abriu 15 vagas de procurador, com salário de R$ 15.719, e a UnB fará seleção para substituir 257 precarizados 

Milhares de brasileiros que sonham entrar para o governo enfrentam uma onda de irregularidades. Ações do Ministério Público Federal já resultaram na abertura de 2 mil investigações e 499 inquéritos policiais. Sem regulamentação, farra continua 

As constantes irregularidades e fraudes em concursos públicos viraram um tormento para os que almejam uma vaga na administração pública. Sem uma regulamentação que assegure os direitos na área, os estudantes recorrem ao Ministério Público Federal (MPF) para garantir a isonomia dos processos seletivos. Não à toa, o número de denúncias ao órgão em relação aos certames só  aumenta. O MPF contabiliza 1.946 investigações em curso — 160 iniciadas nos últimos dois meses — e 499 casos já resultaram na abertura de inquéritos policiais, todos em andamento.

A maior parte das representações levadas pelos cidadãos ao órgão, segundo o portal da transparência do MPF, diz respeito a problemas no edital de forma geral, seguida por questionamentos relativos à reserva de vagas para deficientes, inscrição, documentação, anulação de questões e correção de provas. “Também são comuns denúncias relativas a direcionamento de cargos ou que se referem, por exemplo, à atribuilção de um valor superior, na análise de experiência profissional, a um determinado título em detrimento de outro”, enumerou a procuradora da República Léa Batista, que coordena uma área especializada em concurso público no Ministério Público. “Além disso, há as falhas no momento da aplicação da prova, que também são recorrentes”, completou.

Conforme a procuradora, o total de investigações em aberto — tanto no âmbito criminal quanto no administrativo — é visto pelo MPF como significativo. “O número é alto e aumentou bastante nos últimos meses, mas não dá para apontar um motivo específico. O que se pode garantir é que o cidadão está cada dia mais informado, e, quando verifica qualquer irregularidade, recorre ao MPF”, afirmou.

Entre os casos mais rumorosos está o do Senado. Foram dezenas de denúncias. Há ainda a disputa para a Receita Federal, em que quatro parentes de um servidor do órgão tiveram acesso antecipado às questões. Os quatro foram desclassificados, mas, até hoje, nem a Receita nem a Esaf, que organizou os testes, disseram o que ocorreu com o responsável pelo fornecimento de informações privilegiadas, confirmando como é obscuro o setor de concursos, quando a obrigação é a transparência.

Amadorismo

Quando chegam ao Ministério Público como uma reclamação sobre um concurso, as denúncias dos prejudicados viram uma peça informativa. O procurador, então, oficia à banca organizadora, que deve prestar esclarecimentos sobre o assunto. Caso perceba que a representação é procedente, o MPF determina a abertura de um procedimento administrativo ou inquérito policial. Esse último, no entanto, é mais raros e só é instaurados quando há indício de alguma fraude ou crime.

O mais comum é que o órgão tente resolver o problema em âmbito administrativo. “A prática demonstra que é melhor dessa forma. Em muitos casos, o Ministério Público decide pela suspensão do concurso, mas a Justiça reverte a situação e determina que a prova seja realizada”, explicou a procuradora. Isso acontece, segundo ela, porque, na dúvida, em razão dos altos gastos envolvidos na realização dos certames, os juízes determinam a continuação das seleções. “Se, depois, o MPF conseguir provar a irregularidade, o concurso é anulado”, completou.

Na opinião da procuradora, os procedimentos administrativos costumam ser mais efetivos, porque a maior parte das falhas ocorre em razão do amadorismo das empresas e não por má-fé. “Infelizmente, no âmbito dos concursos públicos, existe muita banca amadora. E quando o Ministério Público faz a recomendação e explica onde a lei está sendo violada, eles entendem e fazem a retificação do edital”, pontuou.

O professor Ernani Pimentel, fundador da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), concorda que boa parte das dores de cabeça com falhas na organização dos certames vem da falta de experiência das bancas — e claro, da falta de uma regulamentação efetiva do setor. “As instituições não escolhem empresas com credibilidade e experiência para organizar os concursos. É um desrespeito com o estudante que está tentando entrar no serviço público”, argumentou. 

Disseminação

A maior concentração de denúncias está nas procuradorias da República de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que, juntas, acumulam mais de duas centenas de investigações em primeira instância. Tramitam ainda, em segunda instância, mais de 700 casos na Procuradoria-Geral da Primeira Região, que engloba Distrito Federal, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Serviço público terá ranking de qualidade para trabalho até o fim do ano


Dimmi Amora
Folha de S. Paulo     -     06/08/2013


BRASÍLIA - Até o fim do ano, o país contará com um ranking de qualidade do serviço público federal na área de pessoal. Cerca de 360 órgãos públicos federais serão divididos em três categorias --verde, amarela e vermelha-- após o cruzamento de centenas de dados sobre salários, planos de carreira, condições de trabalho, número de terceirizados, tempo dos concursados, treinamento entre outros dados.

O ranking, que será realizado periodicamente pelo TCU (Tribunal de Contas da União), já começou a ser elaborado e contará com informações dos mais de 2 milhões de servidores federais espalhados por todo o país.

Segundo o presidente do Tribunal, ministro Augusto Nardes, o trabalho relativo aos servidores públicos federais vai se basear num bem avaliado programa do TCU iniciado em 2007, o I-GovTI.

Nesse programa, cada órgão público passa por uma avaliação relativa à forma como utiliza a Tecnologia da Informação. Os órgãos recebem uma nota que os colocam em um de três estágios: aprimorado (verde), intermediário (amarelo) e inicial (vermelho).

Os dados apontam que em 2010, apenas 5% dos órgãos públicos estavam na situação verde, 38% na amarela e 57% na vermelha. A exposição das deficiências nesse setor dos órgãos públicos federais fez com que, em dois anos, a situação mudasse.

Na pesquisa de 2012, 16% dos órgãos apareceram na situação verde, 50% na amarela e 34% na vermelha. "Nossa ideia é ampliar o trabalho do TCU para a dimensão da qualidade do serviço público. Para isso, medir a qualidade do servidor público é essencial", afirmou o presidente do órgão de controle.

QUALIDADE

Um estudo recente, divulgado pela Folha, assinado por dois pesquisadores americanos, Katherine Bersch e Matthew Taylor, e pelo cientista político Sérgio Praça, da Fundação Getulio Vargas, percorreu caminho semelhante.

O trabalho desenvolveu indicadores para avaliar cem órgãos públicos federais. Em cada um, a força de trabalho foi qualificada conforme a especialização dos servidores, a solidez das carreiras, a rotatividade nos postos de comando e a distribuição de cargos de confiança a apadrinhados políticos. O pior setor foi o de infraestrutura. As áreas econômica, jurídica e diplomática, receberam as melhores avaliações.

Exemplos desse estudo ajudam a ilustrar as disparidades encontradas: no Banco Central, analistas, procuradores e técnicos de nível superior são a quase totalidade dos funcionários; no Esporte, cargos de livre nomeação compõem mais da metade do quadro.

No Itamaraty, apenas 6% dos cargos de confiança estavam preenchidos por filiados a partidos políticos em dezembro de 2010; nos Transportes, eram 12,6%; em Cidades, 18,7%, na Pesca, 24%.

Nardes critica a falta de estrutura de pessoal qualificado nos órgão públicos de todas as esferas da administração e aponta que ela é responsável hoje por grande parte dos problemas que o governo enfrenta para desenvolver projetos no setor de infraestrutura. Nesse setor, o TCU aponta que o governo tem baixo desempenho nos últimos anos. Para se ter uma ideia, na área de saneamento apenas 9% do previsto foi gasto em 2012.

Para Nardes, que já foi deputado, a entrega de órgãos públicos para partidos políticos sem que eles tenham servidores concursados faz com que o partido nomeie cargos comissionados para ocupar funções chaves da administração. Sem estabilidade, comissionados saem com a troca de partido ou do grupo do partido no posto e levam a memória do órgão que, depois, demora tempo para recuperar a forma de trabalhar.

"Quem fica, começa do zero. O governo não consegue entregar para a sociedade os bens que ela precisa", constata o presidente.

MUDANÇA DE FOCO

O ranking de pessoal do serviço público faz parte de uma mudança de cultura do TCU que vem tentando alterar o foco principal do seu trabalho das auditorias em contratos (onde são apontados desvios de recursos e gestores são punidos pelas irregularidades) para as auditorias sobre a qualidade dos órgãos públicos.

Nardes aponta que o trabalho feito a quase duas décadas de analisar se há ou não irregularidades nas principais obras públicas do país --e informar ao Congresso anualmente se elas podem ou não continuar recebendo recursos-- teve um papel importante na melhoria da gestão dos contratos de grandes projetos. Hoje, segundo ele, uma parte mínima das obras no país é paralisada pelo TCU.

"O Dnit tem 1.100 contratos de obras. De 167 que estão parados, apenas 6 estão nessa situação por determinação do tribunal", aponta o ministro.

Segundo ele, trabalho semelhantes ao da auditoria de obras já vão ser feitos este ano nas áreas de educação e saúde para dotar o Congresso de informações qualificadas para a votação do orçamento de 2014.

A Condsef conseguiu confirmar reuniões no Planejamento para tratar pauta pendente dos servidores


BSPF     -     06/08/2013


A Condsef insistiu e conseguiu confirmar reuniões na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento para dar continuidade a negociações de temas assegurados, principalmente, em termos de acordo. No próximo dia 14, às 10 horas, uma reunião vai debater itens contidos no termo de acordo nº 11 que incluem mudanças na estrutura remuneratória da gratificação de desempenho que se leva para aposentadoria, questões ligadas à gratificação de zona local e áreas de difícil acesso, regulamentação e criação de gratificações de qualificação para todas as categorias e ainda equiparação da tabela salarial criada pela Lei 12.277/10. Foi confirmada ainda uma reunião para esta terça-feira, 6, às 18 horas, para seguir buscando solução do impasse instalado no Dnit que segue com servidores em greve.

A Condsef também conseguiu confirmar reuniões para tratar pauta pendente dos servidores da Área Ambiental (14/08 às 15 horas), Incra (15/08 às 10 horas) e PCCTM (15/08 às 15 horas), esta última irá discutir inclusão de servidores do PGPE na carreira de Tecnologia Militar. Todos com reuniões confirmadas são setores com termos de acordo firmados. Reveja itens dos termos clicando aqui. A Condsef também cobrou uma reunião para tratar pauta dos servidores do HFA, outra categoria da base da Condsef em greve, além de cobrar reuniões que também contam com participação do Sinagências para encontrar entendimento na pauta dos servidores do DNPM e Agências Reguladoras.

A Condsef voltou a cobrar também agenda para debater pendências na Ciência e Tecnologia e para os demais setores de sua base que precisam seguir debatendo diversas pendências em suas pautas específicas. Para setores que não tiveram reunião confirmada, o governo voltou a dizer que irá retomar agenda de reuniões apenas em setembro. Apesar disso, a Condsef continuará insistindo uma vez que é importante tentar avanços em todos os debates que seguem pendentes nas mesas de negociação.

Fonte: Condsef

Promulgada emenda que concede autonomia às defensorias públicas



Agência Senado     -     06/08/2013




O Congresso Nacional promulgou, nesta terça-feira (6), a Emenda Constitucional 74/2013, que concede às defensorias públicas da União em cada estado e no Distrito Federal autonomia funcional e administrativa, a exemplo do que já ocorre com as defensorias estaduais desde a reforma do Judiciário (EC 45/2004). A partir de agora, elas deixam de ser vinculadas ao Ministério da Justiça.

A sessão foi comandada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Para o senador, a promulgação representa mais um passo rumo ao acesso universal à Justiça, que requer uma Defensoria Pública forte e atuante para servir aos 130 milhões de potenciais usuários brasileiros.

- O Congresso Nacional tem se empenhado em atender com rapidez às demandas da sociedade. Nessa retomada dos trabalhos vamos seguir nesse rumo com a mesma intensidade – destacou.

Para Renan, este é um avanço merecido e urgente num momento em que a instituição completa 18 anos de existência.

A matéria, originária da PEC 82/2011, também garante a essas defensorias a iniciativa de realizar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Tendo como primeira signatária a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a PEC 82/2011 (PEC 207/2012 na Câmara dos Deputados) foi aprovada no Senado em agosto de 2012 e, na Câmara dos Deputados, no dia 16 de julho de 2013.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, destacou que a vinculação ao Ministério de certa forma inibia a racionalização dos trabalhos da DPU. Ele elogiou o trabalho abnegado dos 480 defensores públicos da União que realizam mais de um milhão de atendimentos anuais.

- É uma instituição fundamental para a prática da cidadania, possibilitando o acesso à Justiça de grande parte da população brasileira carente – afirmou.

Ambos defenderam a ampliação das defensorias públicas, que hoje só estão presentes nas capitais.

Na cerimônia, estiveram presentes, além dos presidentes das duas Casas do Congresso, os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Cyro Miranda (PSDB-GO), os deputados Simão Sessim (PP-RJ), Mauricio Quintela Lessa (PR-AL) e André Vargas (PT-PR), além do Defensor Público Geral Federal Haman Tabosa Córdova e outros representantes da categoria.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Divisão de Controle de Endemias Ji Parana Ro: Alerta geral: Combater a dengue é um dever meu, se...

Divisão de Controle de Endemias Ji Parana Ro: Alerta geral: Combater a dengue é um dever meu, se...: Alerta geral: Combater a dengue é um dever  meu, seu e de todos: E principalmente o  apoio dos recursos financeiros enviados pelo  gov...

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Mistério: funcionário da Funasa está desaparecido há dez dias em Vilhena


.Alberto Hardaya Cavalcante
Está desaparecido, em Vilhena, desde o dia 27 de julho de 2013, o servidor público Alberto Hardaya Cavalcante, de 54 anos. O sumiço foicomunicado formalmente à polícia pelo pai de Alberto, o aposentado Francisco Ferreira Cavalcante.

      Segundo o idoso, na data do desaparecimento, o filho saiu de casa dizendo que voltaria no dia seguinte. Ele teria embarcado numa caminhonete branca, conduzida por um homem magro e de cor clara. Desde então não foi mais visto.
       Francisco não soube identificar o homem que levou Alberto, mas suspeita que ele seja irmão de uma mulher com quem ele mantinha um relacionamento. 

        De posse das informações, a polícia vem investigando o caso há dez dias, mas ainda não tem pistas do paradeiro do servidor, que trabalhava na antiga Sucam, hoje Funasa,mas já era aposentado.

POR FAVOR LIGUE OU                         69   99748166