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Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Encontro de servidores da Funasa discute intoxicação por DDT

Encontro de servidores da Funasa discute intoxicação por DDT




Servidores querem que Governo Federal assuma responsabilidade a tratamento e indenizações sobre casos de contaminações.

Servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) se reuniram ontem em Ji-Paraná para reivindicar do Governo Federal tratamento e indenizações aos contaminados pelos inseticidas DDT (dicloro-difenil-tricloroetano). No 1º Encontro Estadual dos Servidores Intoxicados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) os funcionários relataram vários problemas de saúde em decorrência ao uso do DDT no combate ao mosquito da malária.

Durante mais de duas décadas eles manusearam poderosos produtos químicos sem qualquer tipo de orientação, proteção e cuidados preventivos. No Estado foram 2.500 servidores que utilizaram o inseticida.

Atualmente, centenas de trabalhadores tentam provar na Justiça, que estão intoxicados por DDT. Em Rondônia existem duas ações judiciais contra o Governo Federal. A Funasa, que incorporou os antigos guardas da Sucam, não aceita os laudos médicos apresentados por eles. De acordo com o advogado do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal de Rondônia (Sindsef), Daniel Pereira, há cinco anos, o Sindsef tem ajudado os servidores e até pagou 1.200 exames, sendo que 80% deles estão intoxicados.

A intenção é produzir um dossiê e cobrar providências junto ao governo, como realizar exames nos servidores que não apresentam sintomas, assistência total aos pacientes que ainda lutam contra doenças graves e indenizar as famílias daqueles que já faleceram em decorrência da intoxicação. O DDT foi o mais barato pesticida utilizado nas campanhas de saúde. Foi também o mais nocivo, sendo seu uso proibido no Brasil desde 1995. Tem efeito prolongado e é cumulativo nos seres vivos.

Alexandre de Matos, servidor há 28 anos da Funasa está com 11,8% de índice de intoxicação pelo veneno. O exame realizado em Brasília assustou o servidor, já que durante duas décadas esteve na linha de frente na luta contra a malária. Ele informou que a situação da saúde dele tem-se agravado. “Sinto muitas dores nas pernas, mãos trêmulas e fraqueza muscular, sintomas apresentados na maioria dos contaminados”, informou. Alexandre contou também que teve que fazer transplante de córnea.

O veneno também afeta o fígado, mas gera também agravo nos rins, coração, medula óssea, cérebro e DNA. Está associado a distúrbios no sistema nervoso, hormonal e reprodutivo. Os sintomas mais sentidos entre eles são fortes tonturas e dores de cabeça, cólicas abdominais, insônia, fraqueza muscular, vômitos, dificuldades respiratórias, convulsões, hipertensão e amnésia.



Folha de Rondônia

Funcionário contaminado por inseticida pode ter pensão vitalícia

Funcionário contaminado por inseticida pode ter pensão vitalícia

http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=visualiza_noticia&id_caderno=&id_noticia=33711


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Funcionário contaminado por inseticida pode ter pensão vitalícia

04/02/2009 - 11:27
Fonte: Ag. Câmara



A Câmara analisa o Projeto de Lei 4485/08, do deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), que concede pensão de R$ 2,075 mil aos trabalhadores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) e da atual Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que foram contaminados pelos inseticidas DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) e Malathion.



Pela proposta, a pensão é vitalícia e transferível, devendo ser reajustada anualmente conforme os índices concedidos aos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. O financiamento do benefício deverá ser enquadrado na chamada margem de crescimento das despesas obrigatórias de caráter continuado, prevista no Orçamento.



Zequinha Marinho destaca em sua justificativa que o contato desses funcionários com os inseticidas DDT e Malathion ocorria normalmente em trabalhos de campo no combate a diversas doenças, como dengue, malária e febre amarela. "Os trabalhadores manuseavam inseticidas em caráter habitual e permanente, desprovidos de quaisquer treinamentos em medidas de prevenção de danos à saúde e de segurança do trabalho".



Assim, segundo o deputado do Pará, "é mais do que justo o resgate dessa dívida social e a garantia de um mínimo de dignidade aos servidores ainda vivos que foram vítimas de doença profissional e se encontram atualmente abandonados e entregues à própria sorte"



Saúde prejudicada

Entre as conseqüências desse contato, o deputado lista inquietação, desorientação, alterações do equilíbrio, ataxia (descoordenação dos movimentos musculares voluntários), aversão à luz, dor de cabeça intensa e persistente, fraqueza, vertigem, depressão do centro respiratório, coma e até morte.



A inalação desses inseticidas pode causar sintomas como tosse, rouquidão, irritação da laringe e traquéia, edema pulmonar e bradipnéia (lentidão anormal da respiração).



Quando ingeridos, produzem também náuseas, vômitos, diarréia e cólicas abdominais e, a longo prazo, provocam perda de peso, anorexia, anemia leve, tremores, hiperexcitabilidade, ansiedade, dor de cabeça, insônia, fraqueza muscular e dermatoses.



Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Íntegra da proposta:

- PL-4485/2008



Rodrigo Bittar





Opções









Comentários

17/05/2009

"Essa iniciativa vem colaborar com a justiça uma vez que morreram muitos servidores ao longo dos anos. Os combatentes da antiga Sucan hoje Fundação Nacional de Saúde foram na verdade cobaias de produtos quimicos variados de diversas classes: Organofosforados,organoclorados,Carbamatos,Piretroídes, e até alfacipermetrina e inseticidas biologicos como -BTI -Bacilo israelense que se utiliza como larvicida sem literura sobre o assunto. Para colaborar : A FOLHA DE SÃO PAULO -22 de Abril de 1998,JORNAL O DIA do Rio de Janeiro 1 de abril de 1998 e 24 de Outubro de 2001 e 17/07/99 e JORNAL DO BRASIL do Rio de janeiro 3 de Julho de 2004 - Todos narram os males dos venenos que estão nas visceras,sangue e no organismo dos funcionários. O Manual de população exposta a agrotóxico da OMS, que era distribuida gratuitamente se esgotou,nele o TEMEFÓS conhencido comercialmente como \\\\\\\"Abate\\\\\\\" é classificado como agrotóxico.Parabens Senhor deputado , se quiser pode me contactar Adilsonmarcos2009@hotmail.com "

Adilson Marcos



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Comissão aprova pensão vitalícia para contaminados por inseticida

Comissão aprova pensão vitalícia para contaminados por inseticida


Câmara dos Deputados - 20/8/2009

http://www.jurisway.org.br/v2/noticia.asp?idnoticia=39380

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aos seus amigosA Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (19) o pagamento de pensão de R$ 2.075 aos trabalhadores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) que foram contaminados pelos inseticidas DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) e Malathion. Atualmente a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) responde pela Sucam.



De acordo com o Projeto de Lei 4485/08, do deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Henrique Afonso (PT-AC), a pensão é vitalícia e transferível, devendo ser reajustada anualmente conforme os índices concedidos aos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.



O financiamento do benefício deverá ser enquadrado na chamada margem de crescimento das despesas obrigatórias de caráter continuado, prevista no Orçamento.



Benefício não acumula

Henrique Afonso propôs algumas mudanças em seu substitutivo. O benefício não poderá ser acumulado com qualquer outra aposentadoria oficial, nem terá direito à pensão quem tenha recebido indenização da União em decorrência de ação judicial por essa mesma contaminação.



Zequinha Marinho destaca que o contato dos funcionários com os inseticidas DDT e Malathion ocorria normalmente em trabalhos de campo no combate a diversas doenças, como dengue, malária e febre amarela. "Os trabalhadores manuseavam inseticidas em caráter habitual e permanente, desprovidos de quaisquer treinamentos em medidas de prevenção de danos à saúde e de segurança do trabalho", disse.



Para Henrique Afonso, é justo que o governo brasileiro repare, em parte, essa dívida social e garanta um mínimo de dignidade aos servidores da Funasa ainda vivos, que são vítimas de intoxicação pelo uso indevido dos inseticidas. "E mais do que aprovar uma pensão, é imperioso que se faça isso de forma urgente, de forma que o benefício possa chegar o mais rápido possível aos beneficiários, na maioria dos casos, pessoas de idade já avançada", disse.



Saúde prejudicada

A inalação desses inseticidas pode causar sintomas como tosse, rouquidão, irritação da laringe e traqueia, edema pulmonar e bradipneia (lentidão anormal da respiração). Quando ingeridos, produzem também náuseas, vômitos, diarreia e cólicas abdominais e, a longo prazo, provocam perda de peso, anorexia, anemia leve, tremores, hiperexcitabilidade, ansiedade, dor de cabeça, insônia, fraqueza muscular e dermatoses.



Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Íntegra da proposta:

PL 4485/2008



Reportagem - Marcello Larcher

Edição - Marcos Rossi



Agência Câmara



Projeto de Lei e Outras Proposições 4485/2008

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=420239

Você está aqui: Página Inicial > Atividade Legislativa > Projeto de Lei e Outras Proposições


Projeto de Lei e Outras Proposições

Consulta Tramitação das Proposições

Proposição: PL-4485/2008



Autor: Zequinha Marinho - PMDB /PA



Data de Apresentação: 10/12/2008



Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II



Regime de tramitação: Ordinária



Situação: CFT: Aguardando Parecer.





Ementa: Dispõe sobre a concessão de pensão especial aos trabalhadores da extinta Sucam e atual Funasa, contaminadas pelos inseticidas DDT e Malathion.



Indexação: Concessão, pensão especial, servidor, (SUCAM), contaminação, inseticida.



Despacho:

18/12/2008 - Às Comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação (Art. 54 RICD) e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD) - Art. 24, II Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Ordinária





Legislação Citada



Pareceres, Votos e Redação Final

CFT (FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO)



PRL 1 CFT (Parecer do Relator) - Vicentinho Alves

PRL 2 CFT (Parecer do Relator) - Vicentinho Alves



CSSF (SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA)



PAR 1 CSSF (Parecer de Comissão)

PRL 1 CSSF (Parecer do Relator) - Henrique Afonso



Substitutivos

CSSF (SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA)



SBT 1 CSSF (Substitutivo) - Henrique Afonso



Última Ação:



Data

18/12/2008 - Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) - Às Comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação (Art. 54 RICD) e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD) - Art. 24, II Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Ordinária (íntegra)

19/8/2009 - Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) - Aprovado por Unanimidade o Parecer.

30/3/2010 - Comissão de Finanças e Tributação (CFT) - Designado Relator, Dep. Manoel Junior (PMDB-PB)



Andamento

Obs.: o andamento da proposição fora desta Casa Legislativa não é tratado pelo sistema, devendo ser consultado nos órgãos respectivos.



Data

10/12/2008 PLENÁRIO (PLEN)

Apresentação do Projeto de Lei pelo Deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA).(íntegra)

18/12/2008 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)

Às Comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação (Art. 54 RICD) e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD) - Art. 24, II Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Ordinária (íntegra)

18/12/2008 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)

Encaminhamento de Despacho de Distribuição à CCP para publicação.

3/2/2009 COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)

Encaminhada à publicação. Publicação Inicial no DCD 04 02 09 PAG 1758 COL 02. (íntegra)

4/2/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Recebimento pela CSSF.

18/3/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Designado Relator, Dep. Henrique Afonso (PT-AC)

27/3/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Prazo para Emendas ao Projeto (5 sessões ordinárias a partir de 30/03/2009)

8/4/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Encerrado o prazo para emendas ao projeto. Não foram apresentadas emendas.

15/4/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Apresentação do Parecer do Relator, PRL 1 CSSF, pelo Dep. Henrique Afonso(íntegra)

15/4/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Parecer do Relator, Dep. Henrique Afonso (PT-AC), pela aprovação, com substitutivo.(íntegra)

16/4/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Prazo para Emendas ao Substitutivo (5 sessões ordinárias a partir de 17/04/2009)

30/4/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Encerrado o prazo para emendas ao substitutivo. Não foram apresentadas emendas ao substitutivo.

19/8/2009 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

Aprovado por Unanimidade o Parecer.

26/8/2009 COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)

Parecer recebido para publicação.

26/8/2009 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Recebimento pela CFT.

28/8/2009 COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)

Encaminhada à publicação. Parecer da Comissão de Seguridade Social e Família publicado no DCD de 29/08/09, PÁG 45669 COL 01, Letra A.(íntegra)

2/9/2009 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Designado Relator, Dep. Vicentinho Alves (PR-TO)

4/9/2009 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Prazo para Emendas ao Projeto (5 sessões ordinárias a partir de 08/09/2009)

16/9/2009 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Encerrado o prazo para emendas ao projeto. Não foram apresentadas emendas.

9/12/2009 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Apresentação do Parecer do Relator, PRL 1 CFT, pelo Dep. Vicentinho Alves(íntegra)

10/12/2009 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Devolvido ao Relator, Dep. Vicentinho Alves (PR-TO)

11/12/2009 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Apresentação do Parecer do Relator, PRL 2 CFT, pelo Dep. Vicentinho Alves(íntegra)

11/12/2009 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Parecer do relator, Dep. Vicentinho Alves, pela adequação financeira e orçamentária do PL 4.485//08, e do Substitutivo apresentado na Comissão de Seguridade Social e Família. (íntegra)

30/3/2010 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

Designado Relator, Dep. Manoel Junior (PMDB-PB)



Contaminados por DDT na Amazônia serão indenizados .

Contaminados por DDT na Amazônia serão indenizados .


Seg, 10 de Maio de 2010 15:31 .Projeto da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) prevê a indenização e outros benefícios aos guardas da Sucam contaminados





AGÊNCIA AMAZÔNIA

contato@agenciaamazonia.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



BRASÍLIA – Servidores da extinta Superintendência de Campanha de Saúde Pública (Sucam) – atual Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – contaminados pelos inseticidas Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) e Malathion serão indenizados pelo governo federal. O benefício foi aprovado semana passada pela Comissão de Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Cada contaminado receberá indenização no valor de R$ 100 mil, prevê o Projeto de Lei 4973/09, da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).



Os guardas da Sucam, como eles são conhecidos na Amazônia, foram contaminados por utilizarem os dois produtos por décadas no combate a doenças como dengue e malária. A situação das vítimas do DDT no Acre e, posteriormente, em outras áreas da Amazônia, foi revelada em junho do ano passado pela Agência Amazônia, em reportagem da jornalista Dulcinéia Azevedo. Suspeitava-se, à época, que 114 pessoas tivessem morrido no Acre devido à intoxicação. Atenta ao drama desses trabalhadores, a Agência Amazônia fez outras reportagens sobre o assunto para chamar a atenção das autoridades. Em setembro, o Ministério Público Federal no Acre fez recomendação ao governo do Acre e ao Ministério da Saúde para que socorressem as vítimas do DDT.



O benefício é estendido aos filhos ou cônjuges das vítimas que tenham morrido. Pessoas expostas ao inseticida podem apresentar sintomas que vão de desorientação e vertigem até a morte. Além de prever o pagamento dessa indenização, o projeto obriga o poder público a garantir tratamento médico a servidores ativos e inativos que trabalharam com essas substâncias e foram contaminados.



Descaso público



Os deputados seguiram a recomendação da relatora, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), pela aprovação da proposta. De acordo com a relatora, “o DDT e Malathion contaminaram servidores públicos que tinham o dever funcional de percorrer residências e aplicar os inseticidas”.



Ela ressalta que centenas de trabalhadores estão comprovadamente contaminados pelas substâncias, ou morreram devido ao tratamento inadequado, falta de conhecimento dos malefícios e, ainda, pelo descaso do Poder Público. A fabricação, a importação, a exportação, a manutenção em estoque, a comercialização e o uso de DDT foi proibida no Brasil, em 2009, pela Lei 11.936/09.



Tramitação



O projeto tem caráter conclusivo. Por esse rito de tramitação o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Justiça Federal manda Acre atender vítimas do DDT

Nova carta dos contaminado por DDT em Rondonia


Vimos através da presente solicitar, na medida do possível, a sua ajuda no sentido de aprovação do Projeto Lei 4485/2008, ora em tramitação na câmara dos Deputados. Este projeto, de autoria do Deputado Zequinha Marinho –PA; está revestido da maior importância para os servidores da Ex SUCAM e FUNASA. justificamos a nossa solicitação, através do histórico abaixo.



HISTORICO



Em abril de 1962, sem nenhuma aparato magnífico, instalava-se em Rondônia a Campanha de erradicação da Malaria – CEM, órgão criado em 1958, com a finalidade de combater,controlar e erradicar a Malaria em todo o Território Nacional. Porem, em 1970 antes mesmo de cumprir seus objetivos aconteceu uma “ Fusão entre a CEM, e o Departamento Nacional de Endemias Rurais – DENERU, resultando na criação da SUCAM,que chegou a fazer historia em relação ao controle de Campanha de Saúde Pública –SUCAM, com a Fundação Serviço de Saúde Pública – SESP, de origem FUNASA Fundação Nacional de Saúde que, embora sem brilho dos seus antecessores, e a partir de 2000 a FUNASA foi cedido Estado e Município.



Junto com a instalação da CEM ( inicio da década de 60), surgiram os primeiros servidores, que deveria iniciar os árduos trabalhos de combate à Malaria em Rondônia. Até aquele momento, a população do território não chegavam aos 110.000 habitantes, e vivia distribuído nas cidades de Porto Velho, Guajará Mirim,em algumas vilas e no seringais espalhados aos longo dos inúmeros rios que formam a bacia hidrográfica do Estado,todos dotados de muitas cachoeiras,onde o perigo rondava o viajante diuturnamente.

Até aqui, em razão da população ser estável e significativamente dispersas, as doenças como a Malaria foi facilmente controlada, sendo que os seus índices permaneceram baixos por um tempo.

Nos anos que se seguiram, a população foi gradativamente aumentando- primeiro com a vinda dos garimpeiros de cassiterita,que se localizaram no região de Ariquemes, Porto Velho e são Lourenço , a margem esquerda do rio Madeira, na altura de Mutum Paraná.

Em seguida o processo migratório foi intensificado, tendo a sua seqüência ocorrida de forma impressionante, com uma enorme volume de pessoas chegando, oriundas de todas as regiões do pais. Esse movimento era subsiado pelo projeto do Governo Federal, destinado a ocupação das terras de Rondônia. Fio realmente um fenômeno o aconteceu, pois rapidamente a população saltou dos 100 para 700 e em 1984 ultrapassou a casa de 1 Milhão e 100 mil habitantes.

Nas segunda metade da secada de 80, quando o processo de colonização já estava se tornando estável, alguém encontra ouro no rio Madeira. Esse achado, fez eclodir um outro processo migratório nessa direção, a com isso os problemas em relação à malaria que já não eram poucos devido a disseminação quase generalizada da doença no Estado, sem duvida mais que dobraram. Ora, se combater a Malaria em terra firme já é ruim e complicado, agora imagine sob as água do rio Madeira. Um exemplo bem simples dessas dificuldades, ocorria quase diariamente com pessoal da SUCAM naquela região: O servidor coleta material para exames de algumas pessoas suspeitas de estarem acometidas por Malaria, numa mesma “draga” pela manhã, mas quando durante a tarde o servidor voltava para ministrar o tratamento, a “draga” já não estava no mesmo lugar. A tal “draga” parecia haver sido tragado pelas águas, pois por mais que insistissem não conseguiam encontra-la. A época, do Teotônio à confluência dos Rios Beni e Mamoré, o Rio Madeira cicia lotado dede “Dragas”. Em alguns lugares como Imbaúba, Palmeiral, Vai- quem –que, Araras e outros,formavam –se verdadeiras cidades fluentes.

Um outro caso especial aconteceu no Município de Jaru, que considerando entre 1973 e 1975, o quartel general da malaria do mundo, uma vez que em nenhuma outro lugar a malaria foi tão intensamente disseminada.

Quando ao servidor da CEM, DA SUCAM e hoje da FUNASA cabia a responsabilidade de, através da sua luta contra a Malaria, ofereceu as condições ideais para que tanto os “nativos quando os chegaste”, pudessem trabalhar e viver em paz sem o risco de adoecer em conseqüências da Malaria.

Para felicidade de todos, esses objetivos foram alcançados, e dessa forma foi dada à população rondoniense a condição proposta no parágrafo anterior. Hoje, talvez por descuido dos responsáveis, a Malaria ainda persiste em alguns lugares, porem de forma devidamente controlada, sem causar maiores preocupações.

Aqui no Estado de Rondônia, o trabalhador da malaria e das outras endemias, carinhosamente chamado de MALAEIRO.

A seguir será feito uma rápida abordagem, sobre a forma como o Malaeiro, a rigor desenvolvia suas tarefas e cumpria bem cada missão que lhe era confiada.

Tanto na CEM quanto na SUCAM, no inicio de cada período de trabalho, era elaborado um planejamento para nortear a execução dos trabalhos nos 06 meses que se seguiam.

Cada turma recebia um Itinerário orientando em qual área iria trabalhar, quantos prédios havia e até onde deveria chegar. Em geral essas áreas eram seringais espalhados ao longo dos rios. Para o deslocamento os Malaeiros recebiam um pequeno barco de madeira, e um motor dede pouca potencia, formando um conjunto completamente inadequado ao transporte de uma turma em Rios como o Ji Paraná, Jaru, Jamari, Candeias, Madeira, Jacy paraná, Mutum Paraná, Abunã, Mamore, Pacaás Novos, ao Guaporé juntamente com todos os seus tributários da margem brasileira. Essa viagens duravam em media 05 meses, nesses, nesse período era rigorosamente proibido retornar. Nada Justificava o retorno do servidor antes de cumprir o Itinerário. Em caso da morte dede esposa ou filho, o maleiro até voltava, mas em geral só chegava alguns dias do sepultamento.

O trabalho era realizado em áreas insalubres, porque o malaeiro estava sujeito a contrair até a doença que combatia.

O trabalho era realizado se forma penosa, Porque o malaeiro era obrigado a percorrer longas distancias na selva nos seringais, transportando nas costas os seus pertences e mais o material de trabalho.

O trabalho era realizado de forma periculosa, Porque o Malaeiro arriscava a vida praticamente todos os dias – quando não estava nos rios correndo risco de naufragar nas Inúmeras cachoeiras existente, estava na selva possível de ser atacado por animais peçonhentos ou por outros tipos de fera, ou ate mesmo pela flecha envenenada de um Índio em algumas regiões.

Para completar o quadro da periculosidade, todos os matérias por nós utilizados para combater vetores de doenças, eram inseticidas pertencente a vários grupo como os Organoforados, Organoclorados, piretoides, Temofós e um larvicida Biológico chamado BTI ( Bacili israelence), utilizado sem nenhuma literatura a respeito. Todos os inseticidas(Agrotóxico,pesticida –veneno ), são altamente tóxicos e extremamente perigosos. No nosso caso ( malaeiros), esse perigo era relativamente maior porque trabalhávamos sem nenhuma orientação a respeito dos perigos causados pelo inseticidas e sem os equipamentos de proteção adequados, tanto na pesagem, como nas borrifaçães intradomiciliares, nas nebulizações especiais e nas aplicações dos larvicidas.

O DDT ( dicloro difenil tricoloroetano), é um dos inseticida mais perigosos do grupo dos organoclorados e foi usado por nós em RONDONIA , durante 31 anos.

Muitos outros inseticidas não menos perigosos foram usados nesse período,destacamos aqui o DDT, por nos parecer o que mais danos causou aos servidores do ex- DENERUex CEM, ex-SUCAM,ex FSESP e da FUNASA,de todo o Brasil.

Hoje, analisamos a nossa situação, nos parece que, ao invés de lutadores em busca de uma saúde melhor para todos os brasileiros, fomos sim, simples cobaias de produtos químicos variados.





Em razão das intoxicações, muitos companheiros nossos –bons malaeiro,pereceram durante a caminhada. Entretanto, os que escaparam, embora com a saúde abalada continuam vivo e pedem socorro ao poder publico de Rondônia e do Brasil, no sentido de aprovação do projeto de Lei 4485/2008, de autoria do Deputado Zequinha Marinho.

Considerando os benefício que através do nosso trabalho, conseguimos trazer a economia e ao povo brasileiro; considerando ainda, todos os nossos companheiros que tombaram durante a jornada e a nós que continuamos sofrendo os males oriundos dos venenos com os quais trabalhávamos, esperamos que o Brasil resgate esta divida para conosco.









Ji Paraná Ro. 13 de Maio de 2010.



Autor: Antonio Serafim da Silva

Moderador: Waldyr Madruga

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comissões debatem assistência a servidores da Funasa contaminados


Comissões debatem assistência a servidores da Funasa contaminados

As comissões de Direitos Humanos e Minorias; e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional realizam nesta manhã audiência pública conjunta para discutir a contaminação de servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Amazônia pelos inseticidas DDT e Malathion.

O debate foi proposto pelas deputadas Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Janete Capiberibe (PSB-AP). Segundo elas, grande parte dos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), atualmente lotados na Funasa, foram contaminados pelos inseticidas DDT e Malathion durante o combate à dengue, à malária e à febre amarela, por falta de treinamento.

De acordo com as deputadas, os servidores contaminados, depois de 16 anos dos estoques desses inseticidas acabarem, ainda lutam por condições de tratamento e apoio do estado do Acre. Pesquisa da Associação de Ex-Guardas da Sucam no Acre estima que existam mais de 300 contaminados. De acordo com o cadastro da associação, 39 morreram em conseqüência da contaminação, 12 ficaram mutilados, 11 estão com suspeita de câncer, outros têm problemas cardiovasculares e outros ainda aguardam a chance de fazer os exames necessários.

Foram convidados para a audiência:
- o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi;
– o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Acre, deputado Walter Prado;
– o coordenador-geral de Recursos Humanos da Funasa, Joselias Ribeiro da Silva;
- o representante dos ex-guardas da Sucam do Acre Aldo Moura da Silva;
– o representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Pará (Sintsep) Cedício de Vasconcelos Monteiro.

A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 14.

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

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Além do Acre DDT tambem faz vítimas em Rondônia


Além do Acre DDT tambem faz vítimas em Rondônia

Qua, 14 de Abril de 2010 06:39
O movimento nacional de luta para garantir apoio e indenização aos servidores públicos contaminados por DDT, produto tóxico utilizado por décadas no combate a malária e outras endemias, recebeu nesta terça-feira (13 de maio), reforço excepcional, por ocasião de audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, e que contou com a participação especial da professora Heloisa Pacheco Ferreira, especialista em toxicologia. O encontro foi em acatamento a requerimento de autoria do deputado estadual Professor Dantas (PT) e reuniu representantes da Funasa de vários municípios rondonienses e ate mesmo de outros estados.

Segundo dados do Sindicato dos Servidores Federais em Rondônia – Sindsef, 98% dos “trabalhadores de campo” da Sucam, hoje Funasa, se encontram contaminados. Servidores expuseram várias faixas denunciando casos de intoxicação: “Servidores da Funasa salvando vidas e enfrentando a morte”; “Intoxicados da Funasa sem saúde e condenados a morte”; “Lutar pela vida é lutar por direitos humanos”.

Ao propor a realização desta audiência pública, o deputado Professor destacou a necessidade de um posicionamento público, através de ampla mobilização de vários segmentos sociais e profissionais, no sentido de se fazer justiça para com estes servidores, que trabalharam por décadas em operações de controle e combate as endemias (malária, febre amarela, leishmaniose, dentre outras), em todos os municípios do Estado de Rondônia, desde a época do então Território Federal.

“São centenas de casos envolvendo servidores de diferentes regiões, que hoje se encontram padecendo em conseqüência do manuseio do DDT (Diclorodifeniltricloretano). Muitos já morreram, outros se encontram sofrendo e precisam de apoio urgente do poder público”, declarou o parlamentar. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi dado inicio aos trabalhos.

A professora Heloisa Pacheco Ferreira, especialista em toxicologia (a toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos), apresentou aos participantes da audiência um minucioso trabalho científico sobre as implicações do uso do DDT.

A professora e médica com especialidade em neurotoxicologia, Heloisa Pacheco destacou durante sua palestra, que o DDT é o pior vilão, por se constituir num poluente orgânico persistente, e nesse sentido para a população exposta a intoxicação química se deve ter um olhar especial. “O DDT atinge a todo organismo, principalmente no tecido abdominal, cérebro e fígado, atravessando a barreira placentária, e a metabolização lenta pelo fígado”.

Desta forma disse a professora pesquisadora, que já está comprovado cientificamente que o DDT provoca danos ao sistema digestivo, com a estimulação das enzimas microssômicas, síndromes dispépticas, hepatite crônica tóxica, hepatomegalia e esplenomegalia, se constituindo desta forma num dos casos mais graves, mas, no entanto continua sendo ignorado pelo poder público. Continuando, complementou que o DDT provoca alterações metabólicas e em exposições longas, provoca alterações do metabolismo do miocárdio, se constituindo num dos agrotóxicos de maior impacto ambiental e à saúde ambiental.

Ressaltou a professora que as primeiras denúncias de intoxicação por DDT, surgiram a partir de 1996, mas disse estranhar que o trabalho de um grupo de especialistas em toxicologia da Funasa realizado em 2001, não ter apresentado laudos ou relatórios técnicos, o que contaria frontalmente as normas médicas. Em seguida ela citou os resultados de uma pesquisa realizada em 2002, apontando para as constantes ocorrências de fraqueza muscular e queixas reumatológicas. “Não sei como a Funasa não reconhece ou banaliza esta questão. É impossível que não haja uma sensibilização por parte desta instituição, pois os riscos de intoxicação por DDT são dependentes da relação entre o grau de toxicidade do produto, vias e tempo de exposição e a fatores individuais, como gênero, idade, e condições nutricionistas”, concluiu a palestrante. Ela defendeu o imediato afastamento dos intoxicados dos locais de trabalho.

O coordenador regional da Funasa em Rondônia, engenheiro Josafa Marreiros, durante a audiência disse que foram realizados exames laboratoriais, que não comprovaram de forma técnica a contaminação por DDT, no entanto, não descartou que agora com o aparecimento de seqüelas, novos resultados sejam obtidos em eventuais exames. Segundo ele, a Funasa não se omite e enfrenta atualmente vários processos judiciais, e destacou a necessidade de se buscar uma solução urgente para os graves problemas de saúde enfrentados por servidores.

A mesa diretora dos trabalhos foi constituída pelas seguintes autoridades e personalidades: deputado estadual Professor Dantas (PT), que presidiu a solenidade; deputado estadual Ribamar Araújo (PT); professora Heloisa Pacheco, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e palestrante convidada; Hercules Coelho de Lima, presidente do Sindsef; Daniel Pereira, secretário de Finanças do Sindsef; Everton Gomes Teixeira, assessor da Justiça do Trabalho; deputado federal Lindomar Garçom (PV); deputado federal Mauro Nazif (PSB); e Josafar Marreiros, coordenador estadual da Funasa em Rondônia. Participaram também da audiência os deputados estaduais Neri Firigolo (PT); Wilber Coimbra (PSB); Jesualdo Pires (PSB), e a deputada estadual Daniela Amorim (PTB).
Da edação ac24horas com informações da Assembléia Legislativa do Rondônia
Última atualização em Qua, 14 de Abril de 2010 06:39

INTOXICADOS DA FUNASA - A Assembléia Legislativa de Rondônia


SINDSEF

Coluna semanal Sindsef – 18 a 24 de abril

INTOXICADOS DA FUNASA - A Assembléia Legislativa de Rondônia realiza na próxima terça-feira, às 9 horas, audiência pública para debater questões relacionadas à intoxicação de servidores da antiga Sucam, atualmente denominada Funasa. O evento é
10.04.2010 - 09:57 - Assessoria SINDSEF - Matéria Visualizada 77 Vezes
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INTOXICADOS DA FUNASA
A Assembléia Legislativa de Rondônia realiza na próxima terça-feira, às 9 horas, audiência pública para debater questões relacionadas à intoxicação de servidores da antiga Sucam, atualmente denominada Funasa. O evento é em atendimento a requerimento de autoria do deputado Professor Dantas (PT). A professora Heloisa Pacheco Ferreira, especialista em toxicologia será a palestrante especial e irá apresentar um minucioso trabalho referente ao uso do DDT (Diclorodifeniltricloretano), apontado como causador dos inúmeros casos de contaminação.


A professora Heloisa Pacheco Ferreira, especialista em toxicologia, vai apresentar aos participantes da audiência um minucioso trabalho científico sobre as implicações do uso do DDT, usado por décadas no combate à malária e outras endemias. A professora estuda as intoxicações, os venenos que as produzem, seus sintomas, seus efeitos, seus antídotos e seus métodos de análise. A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos.

MAIS
O presidente do Sindsef, Herclus Coelho, participando do CDE em Brasília, propôs e defendeu que a CONDSEF encampe a luta dos intoxicados, visto que, a Confederação, no entendimento do sindicalista, não estava dando a devida atenção que o delicado caso exige. A propositura foi aceita e já está pré-agendada uma plenária nacional dos intoxicados para o dia 19 de maio em Brasília.

SEM GREVE
A plenária da Condsef decidiu pelo adiamento da greve dos servidores federais que seria no próximo dia 13 de abril. Segundo as entidades sindicais, o motivo seria a falta de motivação por parte dos próprios servidores que ainda não se conscientizaram para a importância da união contra as atitudes do governo federal contrárias aos interesses da categoria.



CONGRESSO
A diretoria executiva do Sindsef deliberou para o envio do maior número possível de delegados com o objetivo de participarem do Congresso da Condsef em Brasília, em dezembro próximo. Segundo Herclus Coelho, a Condsef está tentando retaliar o Sindsef de Rondônia, impedindo sua participação no evento pelo fato da entidade ter se desfiliado a CUT. O presidente da entidade não aceita essa posição e já encaminhou o assunto para a Assessoria Jurídica objetivando as providências, no tempo em que já protocolizou ao Secretário Geral da Confederação, um ofício informando que não aceita essa postura discriminatória aos servidores de Rondônia, principalmente por acreditar que essa medida é inconstitucional. O presidente do Sindsef tranqüiliza os servidores, garantindo que tomará todas as medidas para que os filiados tenham o direito de participar do evento.



MOBILIZAÇÃO
Os servidores públicos federais realizaram na última quarta-feira uma mobilização contra as mazelas do governo LULA em desfavor da categoria. As caravanas vindas de várias partes do estado se concentraram na sede social da Rio de janeiro, onde foi servido um café para reforçar, depois, se deslocaram para frente do Palácio Getúlio Vargas. Na concentração, o presidente do Sindsef, Herclus Coelho, discursou sobre o desmonte da máquina pública, proporcionada pelo governo federal e chamou a atenção para a necessidade de união dos servidores contra o PL 549 que congela os salários e o descumprimento dos acordos amplamente negociados com as entidades sindicais durante todo o ano passado. Daniel Pereira convocou todos os coordenadores participantes do ato público para falar, onde foram uníssonos em declarar sua indignação à equipe econômica do governo.


Mário Jorge foi enfático ao dizer que os servidores federais precisam estar mais unidos para vencer o governo federal. “É preciso, que cada servidor tenha essa consciência e participe do ato público, porque é ele o único beneficiado”.


Depois da concentração, com carro de som e faixas contra a política salarial do governo federal, os servidores saíram em passeata pela sete de setembro chamando a atenção da sociedade para o que Herclus Coelho classificou de melhores condições de trabalho. Para ele, os servidores não querem apenas a reposição salarial, mas, uma melhoria nas condições de trabalho, porque existem órgãos que está há mais de 10 anos sem reformas, prestes a cair sobre as cabeças dos trabalhadores do serviço público. Após o movimento nas ruas, foi servido um almoço na sede social. As caravanas retornaram as suas bases, mas com a promessa de voltar no dia 13 para a greve geral.



PARALISADOS
O Ministério do Planejamento apresentou esta semana proposta de reestruturação da carreira de especialista em Meio Ambiente. Paralisados em diversos estados, os servidores do Ibama, ICMBio e Instituto Chico Mendes devem realizar assembléias até o próximo dia 12 para avaliar a proposta. A Condsef tem uma reunião agendada com a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) no dia 12 quando dará resposta da categoria ao que foi apresentado. A proposta não trouxe novidades em termos conceituais. De acordo com a SRH as alterações promovidas na estrutura remuneratória representavam o limite do que o governo pode apresentar. Além dos servidores do Meio Ambiente, estão com atividades paralisadas servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
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INTOXICADOS DA FUNASA 2010



 Coluna semanal Sindsef – 18 a 24 de abril
  9/4/2010 -Coluna -INTOXICADOS DA FUNASA


A Assembléia Legislativa de Rondônia realiza na próxima terça-feira, às 9 horas, audiência pública para debater questões relacionadas à intoxicação de servidores da antiga Sucam, atualmente denominada Funasa. O evento é em atendimento a requerimento de autoria do deputado Professor Dantas (PT). A professora Heloisa Pacheco Ferreira, especialista em toxicologia será a palestrante especial e irá apresentar um minucioso trabalho referente ao uso do DDT (Diclorodifeniltricloretano), apontado como causador dos inúmeros casos de contaminação.


A professora Heloisa Pacheco Ferreira, especialista em toxicologia, vai apresentar aos participantes da audiência um minucioso trabalho científico sobre as implicações do uso do DDT, usado por décadas no combate à malária e outras endemias. A professora estuda as intoxicações, os venenos que as produzem, seus sintomas, seus efeitos, seus antídotos e seus métodos de análise. A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos.

MAIS

O presidente do Sindsef, Herclus Coelho, participando do CDE em Brasília, propôs e defendeu que a CONDSEF encampe a luta dos intoxicados, visto que, a Confederação, no entendimento do sindicalista, não estava dando a devida atenção que o delicado caso exige. A propositura foi aceita e já está pré-agendada uma plenária nacional dos intoxicados para o dia 19 de maio em Brasília.

SEM GREVE


A plenária da Condsef decidiu pelo adiamento da greve dos servidores federais que seria no próximo dia 13 de abril. Segundo as entidades sindicais, o motivo seria a falta de motivação por parte dos próprios servidores que ainda não se conscientizaram para a importância da união contra as atitudes do governo federal contrárias aos interesses da categoria.

CONGRESSO

A diretoria executiva do Sindsef deliberou para o envio do maior número possível de delegados com o objetivo de participarem do Congresso da Condsef em Brasília, em dezembro próximo. Segundo Herclus Coelho, a Condsef está tentando retaliar o Sindsef de Rondônia, impedindo sua participação no evento pelo fato da entidade ter se desfiliado a CUT. O presidente da entidade não aceita essa posição e já encaminhou o assunto para a Assessoria Jurídica objetivando as providências, no tempo em que já protocolizou ao Secretário Geral da Confederação, um ofício informando que não aceita essa postura discriminatória aos servidores de Rondônia, principalmente por acreditar que essa medida é inconstitucional. O presidente do Sindsef tranqüiliza os servidores, garantindo que tomará todas as medidas para que os filiados tenham o direito de participar do evento.

MOBILIZAÇÃO

Os servidores públicos federais realizaram na última quarta-feira uma mobilização contra as mazelas do governo LULA em desfavor da categoria. As caravanas vindas de várias partes do estado se concentraram na sede social da Rio de janeiro, onde foi servido um café para reforçar, depois, se deslocaram para frente do Palácio Getúlio Vargas. Na concentração, o presidente do Sindsef, Herclus Coelho, discursou sobre o desmonte da máquina pública, proporcionada pelo governo federal e chamou a atenção para a necessidade de união dos servidores contra o PL 549 que congela os salários e o descumprimento dos acordos amplamente negociados com as entidades sindicais durante todo o ano passado. Daniel Pereira convocou todos os coordenadores participantes do ato público para falar, onde foram uníssonos em declarar sua indignação à equipe econômica do governo.

Mário Jorge foi enfático ao dizer que os servidores federais precisam estar mais unidos para vencer o governo federal. “É preciso, que cada servidor tenha essa consciência e participe do ato público, porque é ele o único beneficiado”.


Depois da concentração, com carro de som e faixas contra a política salarial do governo federal, os servidores saíram em passeata pela sete de setembro chamando a atenção da sociedade para o que Herclus Coelho classificou de melhores condições de trabalho. Para ele, os servidores não querem apenas a reposição salarial, mas, uma melhoria nas condições de trabalho, porque existem órgãos que está há mais de 10 anos sem reformas, prestes a cair sobre as cabeças dos trabalhadores do serviço público. Após o movimento nas ruas, foi servido um almoço na sede social. As caravanas retornaram as suas bases, mas com a promessa de voltar no dia 13 para a greve geral.

PARALISADOS

O Ministério do Planejamento apresentou esta semana proposta de reestruturação da carreira de especialista em Meio Ambiente. Paralisados em diversos estados, os servidores do Ibama, ICMBio e Instituto Chico Mendes devem realizar assembléias até o próximo dia 12 para avaliar a proposta. A Condsef tem uma reunião agendada com a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) no dia 12 quando dará resposta da categoria ao que foi apresentado. A proposta não trouxe novidades em termos conceituais. De acordo com a SRH as alterações promovidas na estrutura remuneratória representavam o limite do que o governo pode apresentar. Além dos servidores do Meio Ambiente, estão com atividades paralisadas servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
 Fonte da Notícia : Sindsef-RO

Relatório da Plenária dos servidores do Ministério da Saúde e vinculadas


Relatórios Setoriais
Relatório da Plenária dos servidores do Ministério da Saúde e vinculadas

RELATÓRIO – PLENÁRIA DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E VINCULADAS

Data: 23/10/2009.

Estados Presentes: RJ, RS, BA, DF, GO, PA, CE, PB, MS, RN, MG, PR, RR, MT, AP, PE, TO, SC e MA. (110 delegados + 15 observadores)

Pauta: Informes e Encaminhamentos.

INFORMES

SINSEP/PI:
- Demanda de cobrança maior está acerca do Mandado de Injunção 880/2009.
- Há dificuldade de mobilização na base da Saúde para a realização de greve.
- Existe uma grande ansiedade no que diz respeito à lotação dos servidores cedidos da FUNASA.
- A direção do SINSEP-PE se propõe a continuar fazendo o trabalho de mobilização e informação junto às suas bases.

SINTSEP/GO:
Mantivemos reuniões com a RH da Coordenação Regional e também com a RH da Presidência, para discutir corte da insalubridade de aproximadamente 60% dos companheiros que a ela faziam jus, após emissões de laudo realizado por três profissionais enviados pela Presidência da FUNASA. Conseguimos junto ao RH do Estado, a possibilidade de revisão de diversos cortes, inclusive com a participação do companheiro Marco Aurélio, que faz parte do Grupo de Apoio ao Servidor Cedido, no acompanhamento e revisão dos documentos encaminhados por inúmeros companheiros de forma equivocada, o que acabou por prejudicá-los, assim sendo, esses casos serão revistos. Quanto ao restante, conseguimos, via Deputado Pedro Chaves, audiência com o Presidente da FUNASA, Danilo Fortes. Vicente, Humberto e Ademar participaram da audiência, pelo SINTSEP-GO, Sérgio Ronaldo e Gilberto, pela CONDSEF. O Deputado também participou. Quanto à mesma, foram tratados os seguintes pontos:

- Corte de insalubridade – o Presidente da FUNASA -sugeriu criação de Comissão Paritária para reavaliar o laudo.
- Lotação de servidores – notamos que há um cabo de guerra entre Danilo e Temporão, tendo em vista, principalmente, o grande número de DAS e chefias que estão em jogo (mais de 2 mil).
- Liberação de servidores para formar Força Tarefa, para contagem de tempo especial – foi dito que há um problema no SIAPE, que não aceita pagamento de diária para servidor cedido. CONDSEF vai tentar resolver.
Estaremos realizando diversas assembléias no interior do estado, a partir de 27/10/09.

SINDSEP/PR:
- Paralisação 1º de Outubro: do setor da FUNASA não houve paralisação por vários motivos, 1º) por força da descentralização, dificultou muito a nossa mobilização; 2º) Roteiro a região sul é muito desinteressada na organização sindical, conseguimos paralisar a CONAB em algumas regionais do estado e em outros órgãos, como o M. Agricultura, houve reuniões com café da manhã e discussão da negociação com o governo.
- Paralisação 15 e 16 de Outubro: Foram realizadas algumas assembléias, na SPU dia 15/10, no INCRA e M. Fazenda dia 16/10, como forma de estar mobilizando a categoria para uma possível greve, caso seja aprovada.
- Reivindicação dos Servidores da FUNASA:1) GACEN, que consigamos reajuste da mesma; 2) Auxílio Alimentação – É uma vergonha ganharmos R$ 176,00, enquanto no Legislativo é R$638,00 e no Judiciário é R$ 599,00; 3) Plano de Carreira: para ser logo definida esta proposta.

SINDSEP/MG:
 Eleição do sindicato dia 26 a 29/10/09.
 Ato público dia 17/10, em frente ao Ministério da Fazenda e distribuição de bananas na Praça 7 e apoio do Movimentos Sociais.
 A Saúde não deliberou greve.
 Reunião dos servidores com a Presidência da CAPESAÚDE. Valor alto.
 Questionamento da contrapartida já que teve aumento nas verbas repassadas pelo governo e trabalhador.
 Falta de atendimento, principalmente no Interior.
 Força Tarefa começa no dia 03/11, para resolver o serviço acumulado no setor de Cadastro, incluindo o cumprimento do Mandado de Injunção 880 e revisão de aposentadorias, atendimento de diligências do TCU e CGU, abono de permanência, atualização de ficha funcional dos servidores, o coordenador mais a chefia de RH estão assumindo a vinda de servidores cedidos, administrativos.
Falta alguns esclarecimentos da Presidência para o cumprimento do Mandado de Injunção, para dar segurança aos servidores do RH e garantir os direitos dos trabalhadores.

SINTSERF/PB:
 Em reunião na sede da FUNASA, Campina Grande, solicitou-se a extensão da GACEN aos técnicos de nível superior oriundos da SUCAM, em sua maioria ingressaram nos quadros da SUCAM, profissionais como: médicos, agrônomos, biólogos, farmacêutico-bioquimicos, zootecnistas, engenheiros e outros.
 DRT, Agricultura, CONAB, DNIT – mobilizados; nos demais órgãos, estaremos mobilizando no retorno ao Estado da Paraíba.
 Participação nas comemorações dos 100 anos do DNOCS.
 ANVISA trabalha com dificuldade e os servidores sofrem pressão pela insuficiência de pessoal.
 A discrepância salarial tem gerado problema entre os servidores.
 Exposição de motivos (GACEN):
• Os técnicos de nível superior da FUNASA, oriundos da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), foram contratados em sua maioria na década de 1980. Na época ingressaram nos quadros da SUCAM, profissionais como Médicos, Agrônomos, Farmacêutico-Bioquímicos, Biólogos, Zootecnistas, Engenheiros, entre outros.
(Alguns dos profissionais das categorias supracitadas foram contratados a partir de 1987, para o cargo de Técnico em Saúde, atualmente denominado de Pesquisador em Ciências da Saúde.)
• Apesar da diversidade todos esses profissionais foram contratados para as atividades específicas da SUCAM, que eram voltadas exclusivamente ao controle das grandes endemias que grassavam no país.
• Os referidos profissionais receberam cursos, com carga horária compatível com especialização, que os habilitaram às atividades de controle de endemias, desenvolvidas desde seu ingresso na SUCAM, passando pela FUNASA e após a descentralização, quando este grupo desempenhou papel de inigualável importância, na acessória e capacitação dos estados e municípios para os seus novos papéis no controle de endemias.
• A grande maioria dos profissionais foi contratada para atuação nos antigos distritos da SUCAM (instância executora das ações de campo), onde todos os profissionais desenvolviam atividades finalísticas, voltadas exclusivamente ao controle de endemias.
• Com o processo de descentralização das ações, os estados mantiveram estruturas semelhantes aos distritos onde os técnicos continuaram a exercer atividades de controle de endemias, supervisionando as atividades de campo, capacitando os municípios e conduzindo a execução dos programas de controle da Doença de Chagas, Esquistossomose, Tracoma, Febre Amarela e Dengue, Leishmaniose, Peste e Malária.
• Como pode ser notado o grupo técnico em questão, sempre desenvolveu, seja no âmbito da SUCAM, da FUNASA e hoje cedidos a estados e municípios, atividades exclusivamente voltadas ao controle de endemias; daí a incompreensão da nossa exclusão quando se cria uma gratificação de controle de endemias (GACEN), com repercussão até na nossa possível lotação na SVS, posto que nunca fizemos outra coisa, durante toda nossa vida profissional, que não seja objeto da referida gratificação.
• Diante do exposto, solicitamos que sejam levantados os profissionais das categorias acima citadas que continuam nas atividades finalísticas de controle de endemias, para inclusão entre os beneficiários da Gratificação de Atividade de Controle de Endemias (GACEN).

SINTSEF/BA:
 Calendário de mobilização:
Assembléias nos órgãos, na Capital e no Interior, deliberação de paralisação nos dias 01, 15 e 16/10/09.
 Dia 01/10/09 – paralisação nos seguintes órgãos: AGU, Agricultura, DRT, IPHAN, INCRA e SPU.
 Dia 15/10/09 – paralisação nos seguintes órgãos: AGU, Agricultura, DRT, FUNASA, CONAB, INCRA e SPU.
 Dia 16/10/09 – Ato público na Agricultura em conjunto, com a participação dos órgãos que paralisaram no 15/10/09, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, com distribuição de maças para a população.
 Assembléias nos órgãos, para avaliar o movimento e escolha de delegado para as atividades da CONDSEF dia 22/10, 23/10 e 24/10/09.
 Dia 21/10/09 – Assembléia geral para instalação do Processo Eleitoral, aprovação do Regimento Eleitoral e a eleição da Comissão Eleitoral. Para eleição do SINTSEF-BA, dias 25 e 26/11/09.

SINTSEP/TO:
 Ato em Palmas no dia 01/10, diversos órgãos presentes.
 Dias 15 e 16 – paralisação por 24 ou 48 horas no Interior do Estado e na Capital.

SINDSEP/MT:
 O SINDSEP-MT seguindo orientação da CONDSEF, impetrou com Mandado de Injunção, visando garantir a aposentadoria especial, aos servidores que trabalham em área insalubre, penosa e perigosa, também fomos vitoriosos, mas também temos dificuldade na contagem do tempo visto ao escasso quadro de Recursos Humanos;
 O SINDSEP-MT ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Rede CEMAT/ANELL, visando cessar o desconto do PIS, COFINS, impostos estes cobrados em duplicidades dos consumidores, sendo acatada pela justiça, portanto orientamos todos os sindicatos a estarem entrando com essa ação em seus respectivos estados, mostrando para a população que os sindicatos tem um compromisso social;
 Paralisação de 24 horas (01/09/09) e 48 horas (15 e 16/09/09) no nosso estado foi a maior mobilização já existente em MATO GROSSO e os servidores demonstraram que estão preparados, para enfrentar o governo, caso seja deflagrado uma greve nacional;
 Realizamos uma assembléia estadual com a direção da CAPESAÚDE e servidores do Estado, onde foram deliberados vários encaminhamentos, mas a CAPESAÚDE vem credenciando hospitais mas não credencia profissionais, isso tem gerado grande insatisfação por parte dos servidores credenciados;
 Com relação a CONAB existe uma disposição dos servidores do nosso estado em paralisar por tempo indeterminado; pois não agüentam mas essa situação, inclusive a informação que nos temos que somente o Estado de Mato Grosso aderiu a paralisação de 24 horas. Deixamos aqui nosso protesto contra os encaminhamentos todos pelos demais estados que não aderiram ao movimento.
 Estamos encontrando vários problemas com os servidores que não conseguiram ingressar na Carreira da Previdência, da Saúde e do trabalho, a insatisfação é muito grande e todos estão dispostos a aderir a uma greve nacional caso seja necessário, o que nós queremos é que a CONDSEF pressione o Governo a estender a prazo para ingressar na Carreira;
 - Os servidores lotados nos Dsei’s cobram agilidade no processo referente a criação da Secretaria Especial de Saúde indígena, que tem apoio do DESAI, mas também sabemos que o Ministério do Planejamento vetou a criação da Carreira Indigianista e da Secretaria Especial da Saúde Indígena, ai vem nosso questionamento como vamos resolver mas esse impasse. Nós do SINDSEP-MT defendemos que a CONDSEF chame um encontro Nacional desses servidores para buscarmos uma solução para esse problema;
 Estamos encontrando vários problemas com relação a GACEN e INSALUBRIDADE em nosso estado
 Queremos aqui denunciar que num acerto feito entre o Coordenador da FUNASA, representante da CONDSEF e nos do SINDSEP-MT, onde nesse momento discutimos a participação dos servidores CEDIDOS na discussão referente a Saúde do trabalhador, promovida pela instituição, onde naquele momento o coordenador comprometeu em ceder sete vagas para o movimento, mas para nossa surpresa não fomos contemplados, visto a intransigência do Recursos Humanos da CORE-MT;
 Servidores da Agricultura, Fazenda, Incra, Ibama e demais órgão do estado estão dispostos a lutar pela melhoria de sua Carreiras, pois não agüentam mais ser enganados e desrespeitados pelo Governo;
 Servidores da SRTE de Mato Grosso estão de parabéns pela mobilização Estadual como a Nacional, eles estão dispostos a ir para o enfrentamento, caso o governo não crie uma carreira especifica, não podemos deixar de destacar o apoio dos fiscais do trabalho que foram solidário e fundamental ao movimento dos Técnicos Administrativos;
 Vamos construir juntos essa luta, pois só unidos seremos fortes

SINTSEF/CE:
 A direção do SINTSEF-CE se reuniu no dia 9 próximo passado, com o Coordenador Regional da FUNASA para discutir questões inerentes a estrutura do setor de Recursos Humanos do órgão, principalmente, sobre a desorganização do referido setor, que não atende as demandas vindas de requerimento dos servidores, tais como: desde atrasos nos despachos dos requerimentos de transferências, abono de permanência, contagem de tempo de serviço, reenquadramentos de níveis, etc. Vários processos permanecem no RH sem despachos por três, quatro anos.
 Em 2008, o SINTSEF-CE se reuniu com o então coordenador da época, para discutir e cobrar o pagamento de indenização de campo e/ou diária no período de junho a agosto/08, para os servidores que não foram contemplados com a GACEN e deixaram de ganhar a referida indenização no citado período, são eles: auxiliar de saneamento, laboratoristas, auxiliar de laboratoristas, motoristas, que foram contemplados com a GACEN a partir de setembro/08. Segundo o referido coordenador, em uma assembléia, depois, informou que em reunião com a Presidência da FUNASA, este se comprometeu em pagar as diárias para os servidores auxiliares de saneamento lotados na FUNASA, em relação o período devido, e os servidores descentralizados seria pago a indenização de campo, desde que comprovasse a execução do trabalho de campo de junho a agosto/08. Diante disso, o SINTSEF-CE providenciou junto aos servidores implicados os relatórios de viagem a trabalho e protocolou no órgão e até o momento a FUNASA não cumpriu com o prometido.
 No período de 24 a 26 de agosto próximo passado, o Ministério da Saúde promoveu um seminário de Saúde Indígena na cidade do Recife, para apresentar a proposta de criação de uma Secretaria Especial de Saúde Indígena, desvinculada da FUNASA. Servidores do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Ceará – DSSI-CE participaram do referido seminário e se colocaram contra a referida proposta, justificando que se o governo tivesse vontade política de resolver as questões na Saúde Indígena não precisaria criar uma secretaria e sim fortalecer a estrutura da FUNASA no setor de Saúde Indígena. Além da proposta supracitada, representantes do Ministério apresentaram uma proposta de Plano de Cargo e Carreira Indigenista para os servidores lotados nos DSEIS e DESAI.
 No seminário em apreço, apresentamos nossos protestos em relação a postura do governo de construir propostas de criação da Secretaria e Plano de Carreira Unilateral sem a participação da representação dos trabalhadores, no caso a CONDSEF.
Mediante a situação, a CONDSEF procurar discutir na Mesa Setorial da Saúde sobre essa postura do governo.
 Solicitação:
Assunto: Ação Direta de Inconstitucionalidade-Adin
Referência: Inciso IV – Art. 8º - Lei 8.906/94
Fundamento Legal: Art. 103-IX – CF
Senhor Presidente da CONDSEF:
Honra-me vir até a V. Presença pela presente.
Tenho em vista o grande interesse na inserção ao mercado de trabalho por parte de quem se qualifica para tal é que vimos expor a V. Sª um ponto negativo da nossa legislação e em seguida pedir correção na mesma.
Ao que reza a nossa Carta Política frisamos:
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Art. 5º - Inciso XIII – É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que lei estabelecer; (grifo nosso).
Por este dispositivo constitucional, o cidadão que obtiver as qualificações profissionais ofertadas por instituição de ensino técnico/pedagógico regularmente credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura, MEC, está apto a exercer a profissão desde que concluído o curso com a respectiva expedição do diploma.
Especificamente, o Curso de Direito, hoje, ministrado pelas faculdades regularmente instituídas, não dar a seus bacharéis, o direito de exercer a profissão sob a alegação de que deve o bacharel ter sido previamente aprovado no Exame de Ordem.
Esta proibição se vê no Inciso IV do Artigo 8º da Lei nº 8.906/94.
É por demais sabido, que a Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, não forma profissionais em direito ou qualquer outra especialidade profissional, e, por esta razão lei não pode dar essa prerrogativa à OAB para aceitar a inscrição e consequentemente expedir a carteira da Ordem ao bacharel em direito depois de previamente aprovado em seu Exame de Ordem. A OAB é instituição fiscalizadora do exercício da profissão de advogado, e, em assim sendo, deve a lei dar o direito a bacharéis em direito a faculdade ao mesmo de requerer sua inscrição junto à Ordem com a conseqüente expedição da carteira identificadora da profissão, desde que o recém profissional de direito apresente junto com requerimento, o diploma de bacharel em direito, conforme as exigências legais atendidas pela instituição de ensino de direito e cumpridas pelo pós formado.
DO PREJUÍZO
O bacharel em direito consegue fazer seu curso com muitas dificuldades e sacrifícios, especialmente financeiro, pois nem todos os formados em direito se beneficiaram/beneficiam do ensino público em qualquer nível pedagógico.
Ao término do curso de direito, fica o formado a espera do Exame de Ordem, o que só acontece a cada 4/6 meses. Nesse ínterim, ou fica o formado se preparando sozinho ou em curso preparatório, se puder, para o Exame de Ordem, ou vai em busca de outro trabalho que não tem nada a ver com a profissão, e nessa situação poderá abandonar a profissão escolhida por falta de condições.
O inciso IV do Artigo 8º da Lei 8.906/94 é conflitante com o Inciso XIII do Artigo 5º da Constituição Federal; pois as qualificações profissionais (Art. 5º-XIII/CF) quem oferece é a faculdade de direito e não a OAB no seu Exame de Ordem (Art. 8º-IV-Lei 8.906/94).
Por estas razões é que venho solicitar de V.Sª, nos termos do Art. 103-IX da Constituição Federal, que promova uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, Adin, do Inciso IV do Artigo 8º da Lei nº 8.906/94, junto ao Supremo Tribunal Federal – STF, afim de que haja inscrição na OAB, como advogado, do bacharel em direito sem exigência do Exame de Ordem.
Atendido o pleito junto à Corte Suprema, entrará para o mercado de trabalho, milhares de trabalhadores, quer de forma direta quer de forma indireta, o que leva o País ao rumo do desenvolvimento sustentável e com justiça social, caminho este defendido pelos sindicatos e federações/confederações dos trabalhadores brasileiros.
É o pleito, justo e merecedor de vossa atenção com as devidas providências.
Baturité, outubro/2009 – Matias – FUNASA/CE.

SINDSEP/MS:
No Ministério da Saúde, o SINDSEP/MS está com dificuldade para encaminhar suas ações de política no estado com sua base, por questões financeiras provocada por ações judiciais contra o SINDSEP/MS, mas, mesmo assim, o SINDSEP/MS vem trabalhando com sua base de maneira onde encaminha as demandas dentro de suas necessidades. Para os diretores participar da convocatória da CONDSEF, o SINDSEP/MS solicitou um empréstimo do SINTSEP/GO, que prontamente nos emprestou o dinheiro, onde foram escolhidos dois servidores da FUNASA/MS para participarem do Encontro da Saúde, dia 23/10/09, e do CDE, e foram escolhidos em assembléia, no auditório da FUNASA, realizada no dia 19/10/09, os servidores João Nascimento e Benedito Pereira Lopes, e na mesma assembléia foi referendado os nomes dos diretores do SINDSEP/MS: o servidor Juraci A. de Almeida e o servidor Gilberto Catalino , para vir a Brasília protocolar o documento junto ao MPOG, para regularizar a consignação do SINDSEP/MS.

SINDSEP/PE:
 Eleição de representante sindical de base.
 Eleição de delegados para o Congresso do SINDSEP.
 Assembleia Estadual da FUNASA para eleger delegados e debater pauta do Encontro Nacional do Setor Saúde.
 Paralisação de vários setores no dia nacional de mobilização (IPHAN, INCRA, Fazenda, Patrimônio da União, DRT).

SINDSEP/RR:
 Sobre o desmonte da FUNASA, os servidores cobram uma posição sobre sua lotação, de qual será a verdadeira situação destes após a extinção da mesma, pois até agora não se tem uma definição, deixando todos apreensivos, principalmente os servidores descentralizados.
 Reajuste do GACEN – É necessário um diálogo com o governo, buscando alternativas para o reajuste da GACEN, tendo em vista o que ocorreu com as diárias, para que a referida gratificação não fique defasada.
 Aposentadoria Especial – É necessário acompanhar rigorosamente as coordenações regionais, pois as mesmas, como é o caso da Coordenação de Roraima, não tem interesse em informar os servidores sobre essa questão.
 Reposição ao erário – Muitos servidores têm recorrido à justiça para suspender os descontos que a FUNASA vem impondo, devido a erros cometidos pela própria coordenação, em que os servidores teriam que devolver valores recebidos indevidamente, mas sendo reconhecido pela justiça como não sendo de má fé, de acordo com a súmula 34, de 16 de setembro de 2008.
 Uma outra questão que aconteceu no dia 16/10/09, quando o administrador do CORE/Roraima, Zé, comportou com violência e muita agressividade com o servidor, com muita braveza, e o mesmo nem servidor é, é cargo comissionado.

SINDISERF/RS:
 Na reestruturação do Ministério da Saúde, de acordo com a Conferência Nacional de RH do Ministério do Planejamento, o DAS do Recursos Humanos da FUNASA seria repassado, e a equipe também?
 Com a criação da Secretaria Indígena ficaria só Saneamento na FUNASA. Não estamos entendendo ao mesmo tempo, chegaram na Sede 10 administrativos pela Lei 8.112/90, e chegando mais dois contadores.
 Na transferência dos servidores descentralizados, como ficariam os de mesmos cargos descentralizados, como laboratoristas, agende de saúde pública em serviço na sede.
 Principais reivindicações:
• 4ª CRS-Stª Maria: Falta de uniforme. Sucateamento da frota de veículos e pouca manutenção.
• 1ª CRS-Porto Alegre: Falta de uniforme, EPI material de campo como boletins etc. Diárias de deslocamento, definição de quem irá pagar... FUNASA ou estado. Quanto os descentralizados, completamente abandonados.
• 3ª CRS-Pelotas: Falta de uniforme, calça, sapato, camisa, jaqueta etc. As viaturas sem as mínimas condições de trafegar, sendo que vão para o conserto em Porto Alegre ficando até uma ano.
• 6ª CRS-Passo Fundo: Transporte falta carro, sem fornecimento de uniforme.
• 8ª CRS-Cachoeira do Sul: Falta de uniforme, negativa no pagamento de diárias no trabalho de campo, mesmo quem pernoita e fica fora, indisponibilidade de veículo, retidos na CRS. Desconhecimento total do delegado da CRS, a respeito da atuação dos servidores da FUNASA, assédio moral do delegado em relação a funcionários da FUNASA, como calúnia questionamentos dos servidores que não estão fazendo um trabalho de importância e falta de IPI.
• 11ª CRS-Erechim: O transporte dos funcionários para a coordenadoria é feita por um micro ônibus, sem banheiro, com bancos apertados, chove dentro, é sujo. Nós últimos três anos o que recebemos de uniformes, este era de péssima qualidade, sendo que no último ano, calças etc, nada serviam. Precisamos saber quem recorrer quando surgem assuntos de diárias ou apoio ao servidor, pois só contamos com o nosso sindicato.
• 17ª CRS-Ijui: Problemas com carros e uniformes, e o estado está pouco se lixando com os descentralizados.
• 18ª CRS-Osório: Falta de uniforme, falta de material para o trabalho de campo, os veículos para trabalhar são os mais velhos, o transporte de deslocamento para o trabalho para Pelotas e Osório e vice e versa, é um micro ônibus sem espaço entre as poltronas, vidros não fecham etc. Na coordenadoria da 18ª não tem coordenador de campo por quê?

SINTRASEF/RJ
 Proposta para o modelo de colete oficial para todos os estados do Brasil, apresentado no nosso seminário em Belford Roxo, modelo do servidor José Francisco.

ENCAMINHAMENTOS

 Dia Nacional de Lutas no dia 10/11/09.
 Ato Nacional dos Servidores Públicos (Saúde) na 2ª quinzena de fevereiro/2010.
 Eixo:
• Reestruturação do Plano de Carreira garantindo a inclusão da Retificação de Titulação e Gratificação de Qualificação.
• Lotação dos servidores cedidos que atuam no combate e controle de endemias no Ministério da Saúde já.
• Aumento imediato da GACEN no mesmo parâmetro que foi concedido para a indenização de campo.
• Instalação do GT da ANVISA já.
• Atendimento imediato das reivindicações dos servidores do DATASUS.
 Reabertura do prazo para a CPST.
 Extensão da GACEN para os cargos que atuam no Combate e Controle de Endemias.
 Paridade entre ativos e aposentados.
 Que a CONDSEF busque junto a FUNASA (COLEP e RH) resolver a implantação dos 50% da GACEN para os aposentados e pensionistas, cujos cargos foram contemplados pela MP 441, e depois transformada em lei.
 Dia Nacional de luta e paralisação dos trabalhadores da Saúde no dia 10/11/09.
 Lutar pela separação da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho. Fortalecer a carreira da Saúde com aglutinação de cargos e lutar pela tabela dos trabalhadores do Seguro Social.
 Que a CONDSEF cobre da Presidência da FUNASA, que a mesma determine junto aos coordenadores regionais do órgão a criação de forças tarefas no setor DERH, para atender as demandas de requerimentos dos servidores, principalmente, sobre a contagem do tempo insalubre para conversão em aposentadoria especial.
 Na Emenda 5.918, colocar a proposta em relação à GACEN de atender os requisitos da indenização de campo, tanto em relação a cargos, ou seja, qualquer cargo que executar atividades de endemias ter direito a GACEN, e o valor financeiro da GACEN seja atrelado ao valor da indenização de campo.
 Que a CONDSEF cobre da Presidência da FUNASA, que o mesmo determine, através de ofício circular, aos coordenadores regionais que cessem a cobrança de envios de relatórios de programação mensais da GACEN pelo estado e municípios, haja vista, a referida gratificação ser permanente.
 Cobrar do Ministério da Saúde, o retorno da carga horária de 30 horas dos trabalhadores do Hospital de Maracanaú.
 Que a CONDSEF cobre da FUNASA o pagamento dos valores das gratificações retiradas dos servidores que concorreram às eleições municipais e 2008.
 Denunciar os dedos-duros da GACEN e Planilha.
 Pagamento da GACEN na área indígena e educação em saúde no acampamento de convênios na área de saneamento.
 Proposições dos servidores federais a serem pleiteadas pelo SINTSEF/CE, via CONSDEF, junto ao Governo. Os servidores públicos federais no Estado do Ceará decidem em unidade manifestarem-se junto ao governo, propondo o seguinte, dentre outros pleitos:
• O pagamento das diferenças remuneratórias a partir de fev/09, concedidas por meio da MP nº 431/08, conforme tabelas instituídas pelo mesmo diploma legal, tendo em vista que o cumprimento das tabelas remuneratórias oriundas de acordo transformou-se em dever imposto por disposição constitucional (Art. 7º-XXVI/CF).
• Unificação do vencimento básico e GDPST e afins dos níveis intermediário e auxiliar.
• Piso nacional de vencimento básico do serviço público federal de R$ 1.481,00, com correção anual de 95% da inflação registrada pelo IBGE nos últimos 12 meses, a partir de janeiro de 2010.
• Percepção integral dos proventos com base na remuneração em que se der a aposentadoria, quando esta for calculada com base na integralidade, desde que o servidor atenda a este requisito.
• Dar nova redação ao artigo 87 - §2º da Lei 8112/90, veto mantido pelo Congresso Nacional e revogado pela Lei 9527/97, concedendo ao servidor a conversão em pecúnia da licença-prêmio não gozada ou contada para efeito de aposentadoria e abono de permanência.
• Gratificação de incentivo no percentual de 5% ao ano sobre o vencimento básico do respectivo cargo, a partir do preenchimento dos requisitos de idade e tempo para obtenção da aposentadoria integral, preservado o disposto no Art. 3º III da EC nº 47/05, com efeitos financeiros a partir de outubro de 2009.
• Elaboração de provas de concurso público, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de forma pactuada com os demais Poderes, quando se tratar de preenchimento de vagas de cargo efetivo dos Poderes da União.
• Recredenciamento pelo Sistema Único de Saúde, da rede hospitalar privada, para atender às cirurgias de pequena complexidade, tipo hérnia inguinal, a fim de diminuir a demanda nos hospitais públicos; pois há pacientes na fila de espera há mais de um ano, o que está causando maior prejuízo à economia e ao desenvolvimento do país, levando parte da força de trabalho à marginalização.
• Determinar aos órgãos e entidades da Administração Federal, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, maior agilidade nos despachos/decisão dos processos administrativos protocolizados pelo servidor, dando a solução que o caso requer no menor espaço de tempo possível, incorrendo o responsável em crime de por tempo responsabilidade pela lentidão no andamento do pleito.
• Restabelecimento com nova redação no Artigo 67 da Lei nº 8.112/90, concedendo adicional por tempo de serviço, à razão de 1% por cada ano de serviço público efetivo, considerado para este fim o prestado às demais esferas de governo bem como suas empresas públicas, como efeitos financeiros a partir de outubro de 2009, respeitando em todo o caso, o princípio do direito adquirido.

Brasília-DF, 27 de outubro de 2009.

Sérgio Ronaldo da Silva - Diretor/CONDSEF.