Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SURTO DE DENGUE EM RONDÔNIA: Buritis não receberá recursos do Governo Federal

:::EMRONDONIA.COM ::: JORNAL ELETRÔNICO DE RONDÔNIA

SURTO DE DENGUE EM RONDÔNIA: Buritis não receberá recursos do Governo Federal


Epitaciolândia, Porto Acre e Senador Guiomard, no Acre; Buritis, em Rondônia; e Bonfim, Mucajaí e Pacaraima, em Roraima, entre as 48 cidades com risco de surto ficara de fora


O Ministério da Saúde mapeia rotineiramente o grau de infestação de municípios brasileiros pelo mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.



O balanço recebe o nome de Lira (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti). Feito em parceria com as prefeituras, ele classifica as cidades em três grupos, conforme o grau de infestação.



O pior quadro é o dos municípios com mosquitos em mais de 3,9% dos domicílios visitados. Neles, há risco de surto. Cidades com infestação entre 1% e 3,9% são consideradas em estado de alerta. Abaixo de 1%, são tidas como satisfatórias.


O último Lira foi realizado entre outubro e novembro, em 561 municípios.

Em 48 deles, havia risco de surto. Em outra frente, o Ministério da Saúde decidiu reforçar o caixa de prefeituras que se disponham a prevenir e combater a dengue. Elas receberão 20% a mais do que o previsto para esse tipo de ação.

A lista tem 1.159 cidades. Elas dividirão R$ 92,8 milhões adicionais. Sete das 48 com risco de surto - a situação mais grave do Lira - ficaram de fora.

São elas: Epitaciolândia, Porto Acre e Senador Guiomard, no Acre; Buritis, em Rondônia; e Bonfim, Mucajaí e Pacaraima, em Roraima.

O ministério justifica que o Lira não é critério de seleção. E que quatro prefeituras não quiseram assinar o termo de adesão, em que se comprometeriam a elaborar um plano de ação contra a dengue: Epitaciolândia, Bonfim, Mucajaí e Pacaraima.
As outras três cidades - Porto Acre, Senador Guiomard e Buritis -, segundo o ministério, não se enquadraram num dos quatro critérios de seleção: 1) ser capital de Estado; 2) ser região metropolitana de capitais com registro de casos originados na própria cidade; 3) ser município com 50 mil habitantes ou mais e com áreas endêmicas de dengue; e 4) no caso de cidades com menos de 50 mil moradores, ter registrado mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes em pelo menos um ano, entre 2007 e 2010.

Coordenar políticas públicas é um desafio brasileiro. Além do tamanho do país, existe o número elevado de instâncias e órgãos administrativos.É de estranhar, porém, que os resultados do Lira - mecanismo que diagnostica os riscos de epidemia - sejam desconsiderados numa ação que busca frear a doença.







Fonte : EMRONDONIA.COM Autor : O GLOBO

Comente direto no Facebook







Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############