Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 29 de janeiro de 2011

DIÁLOGOS POLÍTICOSO

DIÁLOGOS POLÍTICOSO Blog dos Bancários e Bancárias do Ceará


Entenda o que é relógio biológico e ajuste os ponteiros na volta às aulas

fazer um comentário »



Tique-taque, tique-taque, triiiim! Acabou a moleza. Se você anda acostumado a dormir tarde, a acordar mais tarde ainda e a comer em horários estranhos, seu corpo vai sofrer um pouco com a volta às aulas. O relógio biológico vai precisar se adaptar aos horários da escola e nem sempre isso é muito fácil.



Para Júlia Oliveira, 10, a adaptação é quase um pesadelo. “[Nas férias,] muitas vezes vou dormir na casa das minhas amigas. A gente passa a madrugada conversando e brincando.”



Nas “noites do pijama”, ela e as amigas pegam no sono às 4h. Horário bem diferente daquele a que estão acostumadas quando vão à escola. “Durante as aulas, tenho que ir pra cama às 22h e acordar às 6h. Mas quem disse que consigo no começo?”


O resultado? Muito mau humor. Como dorme pouco, ela diz que chega a gritar com os pais e até a chorar. Além disso, fica mais desatenta e mais cansada.



O mesmo acontece com a amiga Fernanda Di Donato, 11. “Assim que eu volto para a escola, não consigo prestar a atenção. Parece que as aulas demoram muito para acabar”, reclama a estudante.



Mas nem tudo está perdido. Ana Luiza Cavalini, 10, conta que tem a solução para o problema. Mesmo nas férias, ela tenta dormir cedo e acordar no máximo às 10h para não mudar tanto a rotina. “É claro que também fico um pouco cansada na volta. Mas não sofro tanto”, diz. O segredo, ela diz, é não exagerar.



Entenda abaixo como funciona nosso relógio biológico.


Ilustrações Marcelo Cipis

Relógio biológico desregula nas férias


Relógio o quê?

Você já reparou que as atividades do nosso corpo seguem um padrão? Quase sempre sentimos sono, fome e até vontade de ir ao banheiro nos mesmos horários. Parece até um relógio! Pois é justamente isso o que chamamos de relógio biológico. Ele faz com que o organismo trabalhe sempre no mesmo ritmo: das batidas do coração à variação de temperatura.



Tique-taque desregulado

Quando chegam as férias, nosso reloginho fica desregulado. Passamos a madrugada no videogame, acordamos depois da hora do almoço, “esquecemos” de algumas refeições, sentimos fome em horários estranhos e deixamos toda a rotina bagunçada. Mas, quando as aulas recomeçam, somos obrigados a ajustar o relógio. Afinal, temos hora para tudo. Principalmente para acordar.



Atrasar é mais fácil

É muito mais fácil atrasar os horários biológicos do que adiantá-los. Isso acontece porque o sistema que controla nossos ritmos funciona um pouco mais devagar do que o dia. É como se o nosso relógio biológico tivesse um pouquinho mais do que 24h. Aí, se você se atrasa, o corpo não sente. É o que acontece nas férias. Atrasamos a hora de dormir e de comer, mas não sofremos. Mas adiantar os ponteiros pode ser um pesadelo.



Acertando os ponteiros

Não é fácil se readaptar à rotina da escola. Acordamos com sono, ficamos de mau humor e até desatentos. Mas, em mais ou menos uma semana, tudo volta ao normal. E quem regula esses ciclos? São os hormônios, um tipo de substância química. Cada hormônio tem uma função diferente no corpo e alguns, como o cortisol e melatonina, regulam os horários biológicos.



Fontes: Ana Maria Escobar, pediatra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo; Luiz Menna-Barreto, pesquisador do laboratório de cronobiologia da Universidade de São Paulo.



Carlos Cecconello/Folhapress


Ana Luiza Cavalini, 10, tenta não desregular tanto o relógio nas férias


O ciclo do sono

Não adianta bocejar nem contar carneirinho. Quando as aulas recomeçam, parece que não dá para dormir cedo de jeito nenhum! E é tudo culpa do ciclo do sono, que está desregulado.



Mesmo assim, segundo a pediatra Ana Maria Escobar, alguns cuidados ajudam a acertar os ponteiros. Um deles é dormir no escuro.



Com a luz, o corpo para de produzir um hormônio chamado melatonina, que nos faz acordar.



Assim, se você dorme com a televisão ligada ou com um abajur aceso, a iluminação influenciará na produção desse hormônio.



Aí, não descansará tão bem. Já basta o ciclo desregulado, né?



Para regular o reloginho

>> Uma semana antes das aulas, comece a dormir e a acordar um pouco mais cedo. Adiante o horário um pouco a cada dia, até chegar próximo do ideal.



>> Vá também acertando os horários das refeições. Tome um bom café da manhã e faça uns lanchinhos, próximos ao horário do recreio da sua escola.



Agradecimento: Via Photo Design (www.viaphotodesign.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############