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Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

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sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Senado livra 2.281 servidores de bater o ponto

Senado livra 2.281 servidores de bater o ponto


Correio Braziliense      - 


O número é equivalente a um terço dos funcionários da Casa. Para órgãos de controle, entidades de combate à corrupção e especialistas em gastos públicos, a regalia abre brechas a irregularidades. No Senado, um seleto grupo de 2.281 servidores — o equivalente a 34% do total — está dispensado de bater o ponto eletrônico, utilizado para verificar a assiduidade e a presença dos funcionários. Embora a prática não seja ilegal, órgãos de controle, o Ministério Público, entidades de combate à corrupção e especialistas em gastos públicos asseguram que a regalia favorece a abertura de brechas para irregularidades, como a existência de empregados fantasmas. A liberação é mais frequente nos gabinetes. Dos mais de 2,2 mil servidores sem a obrigação de bater ponto, 90% estão lotados nos escritórios dos senadores, seja em Brasília ou nos estados.

O ponto eletrônico foi instituído no Senado em 1º de abril de 2011, após o escândalo que revelou o pagamento de R$ 6,2 milhões em horas extras para 3.883 funcionários, entre janeiro e fevereiro de 2010, durante o recesso parlamentar. Entretanto, no mesmo dia em que o sistema passou a funcionar, foram criadas exceções à regra. Imediatamente, 1.060 servidores ficaram liberados de registrar presença, 363 a pedido dos senadores. Para Frederico Paiva, procurador da República no Distrito Federal, as brechas no sistema não geram apenas ônus ao erário: a falta de punições incentiva as irregularidades. "Não há interesse político para que essa situação mude. Quando sabemos de um caso, investigamos e até conseguimos provar, mas, às vezes, o máximo que se consegue é a exoneração. Em 10 anos, não conseguimos reaver nem um centavo da verba pública gasta com essa prática. A irregularidade acaba valendo a pena.

 A gente aqui fica enxugando gelo, dá sempre uma sensação de déjà vu", lamenta. O especialista em administração pública da Universidade de Brasília (UnB) José Matias-Pereira ressalta que a dispensa do ponto em si não configura ilegalidade, mas ele estranha o número de dispensas no Senado. "Ninguém tem dúvida de que, eventualmente, para um chefe de gabinete ou um servidor envolvido em atividades de apoio, é difícil exigir que ele cumpra ponto. Mas quando se tem um número significativo, de um terço, há uma janela aberta para proteger apadrinhados", argumenta. Já o coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Márlon Reis, defende ser necessária a divulgação dos nomes dos servidores e dos motivos para as dispensas.

"Só assim saberemos se não há exageros. O Estado tem de assumir o protagonismo na divulgação dessas informações. A sociedade precisa saber", cobra. Procurado pela reportagem, o Senado não quis comentar o assunto. Dos 81 senadores, apenas dois não dispensam parte dos funcionários do gabinete de baterem ponto: Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT), ambos do Distrito Federal. "Estou surpreso que sou um dos únicos", diz o pedetista. Segundo Cristovam, que já adotou a prática no passado, a decisão de cobrar o ponto atualmente visa a evitar qualquer desconfiança. "Assim fica claro que não há fantasmas no meu gabinete." Além de cobrar o ponto, Cristovam proíbe os servidores de fazer hora extra. 

A única exceção é o motorista. Rollemberg não foi localizado para comentar o assunto. Câmara Enquanto o Senado lida com um ponto eletrônico seletivo, na Câmara o controle ainda engatinha. A presença dos 15,7 mil funcionários contratados pela Casa é registrado apenas em uma folha manual, e o cumprimento dos horários são observados somente pelos chefes diretos. O aparato eletrônico é utilizado apenas quando há sessão noturna, para marcar horas extras. Anunciado para funcionar integralmente em abril, o sistema está em fase de testes até hoje. O registro eletrônico dos horários de funcionários foi apontado nos últimos dois anos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério Público Federal (MPF) como medida essencial para conter gastos e evitar a existência de funcionários fantasmas.

Em março passado, a Casa anunciou que implantaria o sistema para todos os horários e funcionários em abril, o que acarretaria economia de R$ 22 milhões por ano ao parlamento. Mas os primeiros testes começaram apenas em 5 de agosto. Por enquanto, somente 600 servidores efetivos registram a entrada, a saída e o horário de almoço de forma eletrônica. Pelo menos até setembro, os demais continuarão assinando manualmente a folha de ponto.

Salários integrais a todos os servidores públicos aposentados por invalidez

Salários integrais a todos os servidores públicos aposentados por invalidez


BSPF     -  


A Comissão camara-deputados de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 170/2012, que garante proventos integrais aos servidores aposentados por invalidez. Agora, o texto segue para comissão especial que ainda sera instituída pela Mesa Diretora da Casa.

A PEC 170 foi apresentada em maio do ano passado pela deputada Andreia Zito (PSDB-RJ). O texto pretende unificar os tipos de aposentadoria por invalidez permanente existentes hoje: invalidez permanente com proventos proporcionais e invalidez permanente com proventos integrais.

Nas justificativas apresentadas para a PEC, a deputada argumenta que é injusto conceder aposentadoria por invalidez integral a certos servidores segundo situações pré-definidias, e proporcional a outro grupo, criando duas categorias diversas para tratar do mesmo problema.

“Será que realmente, pode-se afirmar que os direitos relativos a proventos de aposentadoria terão que ser diferenciados, em consequência do motivo da exclusão desse servidor da sociedade produtiva que pertencia?”, contesta a deputada.

A PEC pretende aprimorar a Reforma da Previdência iniciada pela Emenda Constitucional no 20, de 1998 e, posteriormente aperfeiçoada pelas Emendas Constitucionais nos 41, de 2003, e 47, de 200. De acordo com a deputada, as regras atuais têm situações inacabadas quanto aos verdadeiros direitos e entendimentos declarados por várias instâncias da Justiça Federal.

Aposentadoria de servidores públicos portadores de deficiência

Aposentadoria de servidores públicos portadores de deficiência


BSPF    


O PLS 250/2005 estava na pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, realizada na última quarta-feira (21/08). O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), modifica o § 4 do art. 40 da Constituição para permitir a concessão de requisitos e critérios diferenciados para a aposentadoria de servidores públicos portadores de deficiência.

A coordenadora geral da Fenajufe e diretora do Sintrajufe/RS, Mara Weber, acompanhou a sessão. O projeto, já aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), porém não foi votado, pois a sessão foi encerrada no item 10 da pauta e o PLS estava pautado em 15º. Os itens não votados serão retomados na sessão seguinte, que deve acontecer na próxima semana.

O relatório inicial do Senador Arnaldo Monteiro (PTB/PE) não contemplava a possibilidade de aposentadoria integral com paridade. Os servidores buscaram negociação via Senador Paim e, em 07/06/13, durante reunião com o Sintrajufe/RS, foi feito um encaminhamento à assessoria técnica do parlamentar no sentido de acrescentar à redação do PLS um parágrafo ao artigo 8º do substitutivo do senador Arnando Monteiro ao PL 250/05. Com a proposta do sindicato, ficaria garantida a integralidade e a paridade, considerando a Emenda 47 da Constituição.

Porém, aceita num primeiro momento, o pleito não vingou e o relatório final colocado em votação pelo relator não deixa nenhuma brecha para a utilização da emenda 47. Com isso, não está contemplado a paridade e integralidade.

Após o término da sessão, a coordenadora da Fenajufe manteve contato com a assessora Ingrid Xavier Carlucci e o assessor Luiz Henrique Benevenuto, ambos do gabinete de Paulo Paim. Luiz assegurou que o senador está decidido a solucionar o problema e o gabinete está trabalhando na construção de texto de uma PEC para garantir a aposentadoria integral com paridade para as servidoras e servidores com deficiência. Essa PEC deve ser apresentada em menos de um mês. O assessor também se comprometeu em, assim que o texto da PEC estiver finalizado, encaminhar à Fenajufe para o devido acompanhamento da matéria e possibilidade de apresentação de alterações.

Fonte: Fenajufe

Anvisa marca novas provas

Anvisa marca novas provas


Sílvia Mendonça
Correio Braziliense      -      23/08/2013


Obrigada a anular os exames do concurso devido a denúncias de irregularidades, a agência divulgou ontem as datas para a seleção

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalmente divulgou as novas datas para a reaplicação das provas anuladas em junho devido a uma série de irregularidades, como candidatos entrando com atraso nas salas, uso de aparelhos eletrônicos e troca de cadernos de testes. De acordo com o edital publicado ontem no Diário Oficial da União, 123.310 mantiveram a inscrição. Houve desistência de 2.275 pessoas. O concurso oferece 314 vagas, o que gera uma concorrência média de 392 participantes por posto.

Os exames para analistas administrativos e especialistas em regulação e vigilância sanitária, que exigem formação de nível superior, acontecem em 1º de setembro, pela manhã (8h) e à tarde (16h), respectivamente. Quem concorre a técnico, de nível médio, fará a prova em 15 de setembro, a partir das 8h. Os estudantes terão cinco horas para fazer os testes. Os locais das provas estão disponíveis no site da banca organizadora do certame, Cetro Concursos: www.cetroconcursos.org.br.

Remuneração

Candidatos com graduação também passarão por avaliação de títulos e, caso aprovados, farão curso de formação profissional com carga de até 160 horas. A seleção oferta remunerações que variam de R$ 4.760,18 a R$ 10.019,20 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. As lotações são para Brasília.

Quem tem diploma de nível médio tenta os postos de técnico administrativo ou de regulação. Graduados, por sua vez, disputam cargo de analista administrativo (administração, economia, ciências contábeis, direito, engenharia civil, tecnologia da informação, pedagogia e psicologia) ou especialista em regulação (engenharias: elétrica, mecânica, de materiais, de produção e química; além de química, física, enfermagem, farmácia, medicina, biologia, biomedicina, nutrição, medicina veterinária, fisioterapia e odontologia).

Também haverá chances para quem é formado em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o edital de abertura, a primeira fase do concurso será aplicada nas 27 capitais do país.

 BC abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o concurso público do Banco Central (BC), com vagas para analistas (400) e técnicos (100). As remunerações iniciais são de R$ 13.595,85 e R$ 5.158,23, respectivamente, sendo que os analistas, a partir do dia 1º de janeiro de 2014, passarão a receber R$ 14.289,24. Interessados devem se inscrever até 9 de setembro no site: www.cespe.unb.br. As taxas cobradas são de R$ 120 para analista e R$ 70 para técnico. A seleção terá provas objetiva e discursiva, além de curso de capacitação. Candidatos de nível superior farão também avaliação de títulos. Os exames devem ocorrer em 20 de outubro.

Relator da LDO altera artigos sobre reajuste de benefícios e criação de cargos



BSPF     -     22/08/2013


Nesta quinta-feira (22/08), o relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2014, deputado Danilo Forte (PMDB/CE), apresentou o relatório final à Comissão Mista de Orçamento (CMO). Das 4.085 emendas apresentadas ao PLN 2/2013, o relator aceitou 2.050 (273 com aprovação completa e 1.777 com aprovação parcial). Outras 2.029 emendas foram rejeitadas e seis foram declaradas sem admissibilidade.

Dentre as diversas alterações realizadas pelo relator, duas interessam diretamente aos servidores públicos federais. A primeira versa sobre o reajuste dos benefícios alimentação ou refeição dos servidores públicos e a segunda sobre a eficácia dos projetos de lei e as medidas provisórias que criarem cargos, empregos ou funções, conforme conteúdo abaixo:

# Art. 86. Fica vedado o reajuste em percentual acima da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA do IBGE, no exercício de 2014, dos benefícios auxílio-alimentação ou refeição e assistência pré-escolar, quando o valor unitário vigente do benefício pago pelo órgão ou entidade no âmbito dos Poderes e do MPU for superior ao valor médio da União, para cada um dos referidos benefícios, praticado no mês de março de 2013.

# Acrescenta os §§ 8º e 9º ao art. 75 com a seguinte redação:

§ 8º Os projetos de lei e as medidas provisórias que criarem cargos, empregos ou funções a serem providos após o exercício em que forem editados deverão conter cláusula suspensiva de sua eficácia até constar a autorização e dotação em anexo da lei orçamentária correspondente ao exercício em que forem providos, não sendo considerados autorizados enquanto não publicada a respectiva lei orçamentária.
§ 9º As dotações correspondentes ao anexo de que trata o § 1º deste artigo serão alocadas na proposta e na lei orçamentária em reserva de contingência e serão remanejadas quando da implementação da autorização ali contida.

Os parlamentares poderão apresentar destaques ao relatório final até a próxima terça-feira (27/08), quando haverá reunião do relator com os representantes dos partidos na CMO para discutir o texto. A tendência é que neste mesmo dia o relatório seja apreciado na comissão. Em seguida, será a vez do plenário do Congresso Nacional votar o relatório, o que poderá acontecer já no dia seguinte (28/08). A LDO, que orienta a elaboração do Orçamento da União, deveria ter sido aprovada até 17 de julho, mas não houve acordo entre os partidos. Correndo contra o tempo, o relator quer aprovar a LDO até o dia 21 de agosto, antes de o Executivo encaminhar o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). O prazo constitucional para envio da proposta de Orçamento é até 31 de agosto.

Fonte: Fenajufe

Aposentadoria de servidores públicos portadores de deficiência



BSPF     -     22/08/2013


O PLS 250/2005 estava na pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, realizada na última quarta-feira (21/08). O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), modifica o § 4 do art. 40 da Constituição para permitir a concessão de requisitos e critérios diferenciados para a aposentadoria de servidores públicos portadores de deficiência.

A coordenadora geral da Fenajufe e diretora do Sintrajufe/RS, Mara Weber, acompanhou a sessão. O projeto, já aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), porém não foi votado, pois a sessão foi encerrada no item 10 da pauta e o PLS estava pautado em 15º. Os itens não votados serão retomados na sessão seguinte, que deve acontecer na próxima semana.

O relatório inicial do Senador Arnaldo Monteiro (PTB/PE) não contemplava a possibilidade de aposentadoria integral com paridade. Os servidores buscaram negociação via Senador Paim e, em 07/06/13, durante reunião com o Sintrajufe/RS, foi feito um encaminhamento à assessoria técnica do parlamentar no sentido de acrescentar à redação do PLS um parágrafo ao artigo 8º do substitutivo do senador Arnando Monteiro ao PL 250/05. Com a proposta do sindicato, ficaria garantida a integralidade e a paridade, considerando a Emenda 47 da Constituição.

Porém, aceita num primeiro momento, o pleito não vingou e o relatório final colocado em votação pelo relator não deixa nenhuma brecha para a utilização da emenda 47. Com isso, não está contemplado a paridade e integralidade.

Após o término da sessão, a coordenadora da Fenajufe manteve contato com a assessora Ingrid Xavier Carlucci e o assessor Luiz Henrique Benevenuto, ambos do gabinete de Paulo Paim. Luiz assegurou que o senador está decidido a solucionar o problema e o gabinete está trabalhando na construção de texto de uma PEC para garantir a aposentadoria integral com paridade para as servidoras e servidores com deficiência. Essa PEC deve ser apresentada em menos de um mês. O assessor também se comprometeu em, assim que o texto da PEC estiver finalizado, encaminhar à Fenajufe para o devido acompanhamento da matéria e possibilidade de apresentação de alterações.

Fonte: Fenajufe

Câmara economizará R$ 6,5 milhões por mês com corte de salários


Agência Brasil     -     22/08/2013


Brasília – A Câmara dos Deputados fará uma economia mensal de R$ 6,5 milhões com o corte dos salários de 1.370 servidores que recebem hoje mais do que o teto salarial, de R$ 28.059,29. A decisão de cortar o salário dos que recebem mais do que um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi tomada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no último dia 14.

Até o momento, o TCU ainda não notificou a Câmara da decisão, o que deverá ocorrer nos próximos dias. Pela decisão do tribunal, a Câmara terá 60 dias para adequar os salários dos servidores aos dos vencimentos dos ministros do Supremo. Mesmo sem receber a notificação, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decidiu não recorrer e cumprir a determinação do TCU.

Conforme levantamento da Câmara, na folha de pagamento de agosto, recebem hoje mais do que o teto salarial 676 servidores da ativa e 694 aposentados. Dos 676 servidores ativos, 270 têm função gratificada acima do teto salarial. Os demais servidores terão desconto parcial da função.

De acordo com a Câmara, haverá cortes de R$ 50 a R$ 8 mil por mês, de acordo com o salário de cada um, para que ninguém ultrapasse o teto do funcionalismo público. Com a redução dos vencimentos de ativos e inativos, a economia anual somará a R$ 78,5 milhões, em valores de hoje. 

No fim do ano passado, a Câmara corrigiu as irregularidades apontadas pelo TCU, mas entendeu, à época, que as gratificações [cargos comissionados] pagas aos servidores estariam fora do teto.

Câmara rejeita retomada de horário flexível de trabalho na Anatel

Câmara rejeita retomada de horário flexível de trabalho na Anatel


Agência Câmara Notícias     -     22/08/2013



A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática rejeitou ontem (21) proposta que retoma a carga flexível de trabalho de 7 horas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A comissão votou contrariamente à revogação de portaria (461/12) da agência que prevê o retorno à jornada de oito horas diárias, com intervalo de duas horas para almoço. Essa era a regra praticada até 2009, quando foi adotado o horário flexível.

A proposta de retomar o horário flexível foi apresentada pelo deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) por meio do Projeto de Decreto Legislativo 583/12. Para o relator, deputado Sibá Machado (PT-AC), a interferência do Poder Legislativo, neste caso, é indevida.

Competência legal

Sibá Machado lembra que a Constituição confere ao Congresso poder para sustar atos do Executivo que exorbitem de suas atribuições. E, na concepção do deputado, nesse caso, a agência agiu dentro dos limites de sua competência legal. “A Anatel nada fez além de decidir sobre assunto que a Lei Geral de Telecomunicações [9.472/97] coloca explicitamente sob sua alçada”, sustenta.

Conforme destaca o parlamentar, a lei determina que a Anatel tem poder para atuar como autoridade administrativa independente. “Desse modo, não se cumpre o pressuposto de exorbitância do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa”, conclui.

Tramitação

Como foi rejeitado na única comissão de análise de mérito, o projeto será arquivado, a menos que haja recurso de, no mínimo, 53 deputados para levar a votação para o Plenário.

GEAP: atendimento é normal em todo o país



BSPF     -     22/08/2013


Após a ANS anunciar suspensão da venda de planos de saúde, operadoras recorreram à Justiça, que determinou a revisão dos cálculos das reclamações de usuários

A Agência Nacional de Saúde - ANS anunciou, nesta terça-feira, 20 de agosto, a suspensão da venda de novos planos de saúde de 26 operadoras, entre elas, a Geap, opção de muitos Auditores-Fiscais do Trabalho e dependentes. A decisão é resultado de um monitoramento da ANS sobre as operadoras dos planos, que leva em conta as reclamações dos usuários sobre atraso na marcação de consultas e procedimentos e a negativa em coberturas. A suspensão da venda vale a partir da próxima sexta-feira, 23 de agosto. 

O Sinait entrou em contato com a assessoria da Geap, que informou que o atendimento continua normal em todo o país e que a Fundação está buscando informações junto à ANS para verificar o que motivou a sua inclusão entre os planos suspensos. Segundo a assessoria, a Geap cumpre rigorosamente todas as exigências da ANS e, caso haja alguma irregularidade, será imediatamente sanada.

A seguinte nota foi colocada no site da Geap:

“Atendimento continua normal

A GEAP está averiguando a ocorrência de eventual descumprimento de prazo que motivasse a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de suspender os seus planos de saúde. Entretanto, é importante destacar que o atendimento aos beneficiários continua normal em todo o país.”

Decisão judicial

Algumas operadoras, em razão da decisão da ANS, entraram na Justiça, e obtiveram liminar determinando que a ANS refaça alguns cálculos das reclamações dos usuários devido à existência de reclamações que "não foram objeto de análise", outras que ainda aguardam a "realização de diligências" e ainda aquelas que não têm “obrigatoriedade de cobertura" pelos planos, "até o julgamento definitivo do presente agravo de instrumento". A ANS ainda não se pronunciou a respeito.

Fonte: Sinait

Indenização de fronteira: MTE defende a inclusão dos Auditores-Fiscais do Trabalho


BSPF     -     22/08/2013


O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE elaborou e encaminhou à Presidência da República Nota Técnica conjunta da Secretaria de Inspeção do Trabalho e da Coordenação Geral de Recursos Humanos, com parecer favorável da Consultoria Jurídica, em que a Pasta defende a sanção presidencial com a inclusão dos Auditores-Fiscais do Trabalho no texto  do Projeto de Lei Complementar – PLC 47/13, que institui a Indenização de Fronteira, aprovado na Câmara e Senado.

Argumentos

A Nota Técnica, aprovada pelo Ministro do Trabalho, Manoel Dias, e respaldada por parecer da Consultoria Jurídica, avalia como um equívoco a não inclusão dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Projeto de Lei original encaminhado à Câmara, uma vez que é notória a atuação dos integrantes da carreira no enfrentamento de delitos ocorridos em locais fronteiriços. A Conjur observa que a matéria legislativa contempla, em sua essência, carreiras que desempenham poder de polícia, que é o caso dos Auditores-Fiscais do Trabalho e enfatiza a “inatacável justeza” que a medida representa, além atender legalmente aos mais restritos critérios.

Lembrando que nessas áreas é muito comum encontrar menores estrangeiros trabalhando em atividades da Lista das  Piores Formas de Trabalho Infantil – a lista TIP, o Ministério do Trabalho e Emprego reitera a importância da presença dos Auditores-Fiscais do Trabalho nas fronteiras. Também o trabalho escravo de trabalhadores adultos e de crianças, um dos crimes combatidos pelos Auditores-Fiscais do Trabalho, foi citado no documento como importante justificativa para a inclusão da carreira.

O documento destaca ainda que para os trabalhadores é muito importante a presença do Ministério do Trabalho em uma localidade, por representar a proteção do Estado, e que há necessidade de fixar os servidores nas áreas de fronteiras, o que a indenização vai suprir.

Por fim, o MTE solicita a sanção da matéria, com o texto enviado pelo Senado, que segundo o parecer jurídico, tem amparo nos princípios da isonomia, razoabilidade e eficiência administrativa.

Fonte: Sinait

Mesmo com ‘reajuste’, docentes das IFE já amargam perdas salariais aponta estudo



BSPF     -     22/08/2013


O salário de boa parcela dos docentes das Instituições Federais de Ensino já apresenta defasagem em julho deste ano, segundo levantamento feito pela subseção do Dieese no ANDES-SN. Nas tentativas de negociação com o governo federal, durante a greve histórica de 2012, o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN já apontava, em projeções feitas com base na expectativa de inflação para este ano, que a proposta de reajuste apresentada pelo governo não recomporia as perdas salariais - amargadas desde 2010 - e, muito menos, garantiriam ganho real na remuneração da categoria.

A pesquisa apresenta o cálculo da evolução salarial dos professores da Carreira do Magistério Superior entre 1 de julho de 2010, quando entrou em vigor a última parcela do reajuste previsto na Lei 11.784/2008, e 31 de julho de 2013. Os resultados são equivalentes para a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt).

A projeção do estudo vai até 31 de dezembro de 2014, com base na média mensal da inflação registrada entre julho de 2010 e julho de 2013. A próxima alteração na tabela remuneratória está prevista para março de 2014. Logo, os valores seguirão sofrendo corrosão inflacionária.

O levantamento compara o reajuste no período em contrapartida com a inflação acumulada, tanto com base no índice do ICV-Dieese quanto do IPCA-Ibge, apurando se houve ganho ou perda salarial.

Entre 1 de julho de 2010 e 31 de julho de 2013, quase todos docentes localizados nos níveis Adjunto e Assistente, que concentram maior parte da categoria, observaram perdas salariais, independente de nível, titulação e regime de trabalho.

No caso daqueles com doutorado, independente do regime de 20 horas, 40 horas ou dedicação exclusiva, todos dos docentes já amargam perdas salariais, que variam entre 1,59% (associado nível 4, 40h) e 3,64% (adjunto nível 4, 40h), de acordo com o índice de inflação do ICV-Dieese.

Na projeção até o final de 2014, o quadro só aprofunda as perdas salariais dos professores. Analisando a mesma titulação, as perdas chegam a 7,41% para os adjuntos, nível 3, em regime de 40 horas. De todos os docentes com doutorado, apenas aqueles que são titulares em dedicação exclusiva terão ganho real de 1,95%. Todos os demais níveis e regimes deveriam ter os salários corrigidos, no mínimo, entre 1,01% e 8% para não chegar em dezembreo de 2014 com a remuneração defasada, com base nas projeções do índice do ICV-Dieese. 

Servidores de agências reguladoras podem entrar em greve na semana que vem


BSPF     -     22/08/2013

Brasília - Os servidores das agências reguladoras vão esperar até a próxima sexta-feira (23) por uma nova proposta do governo federal em relação ao reajuste salarial da categoria. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), João Maria Medeiros de Oliveira, se não houver acordo, poderá ser determinada uma paralisação dos servidores das 11 agências, representadas pelo sindicato, a partir da semana que vem.

Segundo ele, ocorrerão assembleias em todo o país nas próximas segunda-feira (26) e terça-feira (27) “Se o governo não apresentar nada de concreto, provavelmente as assembleias vão encaminhar uma radicalização, que seria a paralisação”, disse à Agência Brasil.

Oliveira explicou que a greve pode iniciar primeiro nas agências que já estão mais organizadas, mas pode ser encaminhada para os 7 mil servidores das agências reguladoras do país. O governo está propondo um reajuste de 15,8%, em duas parcelas, acrescido de uma gratificação. “A gente quer corrigir as distorções e melhorar um pouco a remuneração”, disse”. O Ministério do Planejamento informou, por meio da assessoria de imprensa, que foram feitas diversas rodadas de negociações, mas o processo ainda está em andamento.

O presidente da Sinagências participou hoje (21) de uma audiência pública da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. Ao término da reunião, o presidente da comissão, deputado Glauber Braga (PSB-RJ), se comprometeu a iniciar as tratativas para a criação de uma frente parlamentar para debater os principais problemas das agências reguladoras do país.

O parlamentar também sugeriu que as associações do setor elaborem uma proposta a fim de ser apresentada pela comissão, para a criação de uma legislação geral para as agências reguladoras. Um projeto de lei prevendo uma Lei Geral das Agências Reguladoras estava sendo debatido desde 2004, mas foi arquivado, no início deste ano, a pedido do governo federal.

Durante o debate, especialistas de diversas agências reguladoras como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agencia Nacional do Cinema (Ancine) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ressaltaram a necessidade de valorizar os servidores de carreira das agências reguladoras.

Fonte:  Agência Brasil

Agências reguladoras têm quase 3 mil cargos em comissão



Débora Bergamasco, Andreza Matais
O Estado de S. Paulo     -     22/08/2013


Hoje, há 2.913 vagas de livre nomeação; muitas vezes, funções técnicas são desempenhadas por funcionário sem concurso

As agências reguladoras viraram um grande filé para os partidos fazerem indicações políticas não apenas a cargos de direção. O loteamento ocorre também em postos do segundo e terceiro escalões. As dez agências de controle e fiscalização têm hoje 2.913 vagas de livre nomeação: parte preenchida por servidores de carreira, mas ao menos 600 ocupadas por escolhas políticas, sem que o funcionário, muitas vezes designado para desempenhar função técnica, tenha sido triado em concurso público.

O governo gasta hoje cerca de R$ 12,4 milhões por mês só com o pagamento de empregados comissionados, segundo a Associação dos Servidores e Trabalhadores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (Assetans). Os salários variam de R$ 790 a R$ 14 mil. Procurado, o Ministério do Planejamento disse não ter esses dados compilados.

De 2011 para 2012, a taxa de ocupação das vagas comissionadas nas agências cresceu quase 30%. No mesmo período, foram criados mais de 70 novos postos ocupados por meio de livre nomeação. Para a criação de um novo cargo comissionado, o diretor da instituição interessada deve apresentar a demanda ao Planejamento. Caso o governo concorde, a Presidência envia o pedido ao Congresso, que decide se atende à reivindicação.

Ontem o Estado revelou que PT e PMDB retomaram uma guerra política pelo loteamento de cargos nas agências. Em um exemplo de "aprova o meu que eu aprovo o seu", o PT teve de esperar quatro meses para que o nome de Ivo Bucaresky fosse aprovado no Senado para cargo na Anvisa. A indicação só saiu quando o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), conseguiu emplacar para vaga semelhante Renato Porto, de quem é padrinho de casamento.

Compadrio. O atual modelo facilita relações de compadrio entre trabalhadores e políticos. A exemplo do que aconteceu com os irmãos Paulo e Rubens Vieira há oito meses. Eles chegaram à diretoria da Agência Nacional de Águas e da Agência Nacional de Aviação Civil, respectivamente, por meio da indicação política da ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha. Os três foram exonerados após indícios de que estavam usando os cargos para fazer negócios privados.

Os cargos comissionados também são usados como porta giratória quando funcionários de empresas privadas assumem postos nas agências e depois retornam para as empresas que regulavam. Em abril, José Gonçalves Neto assumiu a vice-presidência para assuntos regulatórios da GVT uma semana depois de ter deixado a Anatel.

O deputado Antônio Reguffe (PTB-DF) apresentou projeto de lei em 2011 para que cargos comissionados de agências fossem ocupados somente por servidores concursados. Três meses depois, a proposta foi barrada pela Mesa Diretora da Câmara.

A MUDANÇA!!

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
 
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
 
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
 
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos:                        "Quem está nesse caixão"?
 
No visor do caixão havia um ESPELHO e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "VOCÊ MUDA".
 
ENTÃO MUDE E AJUDE ALGUÉM A MUDAR!!!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

CONVOCAÇÃO do Advogado Wolmy Barbosa de Freitas 2013

CONVOCAÇÃO 
O Advogado  Wolmy Barbosa de Freitas, no uso das atribuições que lhe confere as ações processuais, convoca  todos os servidores da Ex. Sucam que tenham ação com  Advogado acima mencionado,Para uma Reunião Extraordinária que, será realizado no dia 09 de Setembro de 2013 (segunda-feira), às 15:00 horas, no pátio da Divisão de controle de Endemias, para informes  e deliberar sobre a seguinte pauta:
01.INFORMES;
02.  Ação por Danos  Moraes ” DDT”
03.Outros assuntos processual.


Ji-Paraná, 21 de Agosto de 2013.

Grato; Valdir Madruga


Divisão de Controle de Endemias Ji Parana Ro: ESCOLA TANCREDO NEVES - VI SEMANA CIDADANIA ABRIL ...

Divisão de Controle de Endemias Ji Parana Ro: 

ESCOLA TANCREDO NEVES - VI SEMANA CIDADANIA ABRIL ...: ...

Agradecimento de Angela Pinto de Carvalho do Núcleo do Ministério da Saúde do Estado de Rondônia

AGRADECIMENTO


Prezados colegas,

Venho por meio deste, comunicar que a partir de hoje (19/08/2013) repasso a Chefia do Serviço de Gestão de Pessoas/Núcleo Estadual do MS/RO (SEGEP/NEMS/RO) a servidora MARIA DE LOURDES DA SILVA, desejando-lhe sucesso em sua nova missão.

Aos Colegas lotados na SEDE deste Núcleo, sou grata pelas oportunidades de troca, aprendizado, colaboração e compreensão, quando sempre precisei.

Aos Colegas lotados nos municípios de Rondônia, quero registrar meu agradecimento especial pelas inúmeras vezes nas quais contei com a colaboração de vocês. Foi um relacionamento pautado por um alto grau de profissionalismo e de zelo na condução dos assuntos de interesse público.

Serei eternamente grata ao Ministério da Saúde, pelo aprendizado e pelas vivências durante esse tempo (como responsável de RH e como chefe do Serviço de Gestão de Pessoas), pois me qualificaram como profissional e como pessoa.

É com muito orgulho, que deixo o cargo de cabeça erguida e na certeza do dever cumprido. Vou continuar aqui mesmo neste SEGEP, e tenham a certeza, continuarei dedicando-me no desenvolvimento de minhas atribuições.

Enfim, agradeço primeiramente a DEUS e a todos que me apoiaram ao longo desse período da minha vida profissional, pelo companheirismo, união e por todos os ensinamentos que me foram passados.

Muito obrigada por tudo!


Angela Pinto de Carvalho
Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia
SEGEP - Serviço de Gestão de Pessoas/Cadastro (69) 3216 6174/6167


OBS: favor repassar aos demais colegas.

domingo, 18 de agosto de 2013

Greve do Dnit segue, trabalhadores recusaram proposta do governo federal

Greve do Dnit segue, trabalhadores recusaram proposta do governo federal


BSPF     -     18/08/2013

 A greve dos servidores do Dnit completa 55 dias sem previsão para chegar ao fim. Os trabalhadores não aceitaram a proposta do governo federal, que ofereceu reajuste de 15,8% dividido em três parcelas. “Nossa reivindicação é a reestruturação das carreiras. Isso necessariamente passa por um reajuste maior”, explica o analista administrativo Rodrigo Campelo Rodrigues, membro do comando estadual de greve.

No Rio Grande do Sul, cerca de 60 trabalhadores, de um total de 120, estão paralisados desde o dia 25 de junho. Devido a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o número de funcionários em greve não pode exceder 50% do efetivo. Isso garantiu que obras como a construção da Rodovia do Parque e a duplicação da BR 386 não fossem interrompidas. “Nessa semana, conseguimos medir e faturar as medições de junho.

Não vejo, no momento, risco de paralisação (das obras) se realmente se confirmar o pagamento dessas faturas”, disse o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas do Rio Grande do Sul (Sicepot-RS), Nelson Sperb Neto.

O governo trabalha com o prazo de fechamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é de cerca de duas semanas, para conduzir as negociações com os grevistas. Mas, de acordo com Rodrigues, a greve somente irá chegar ao fim neste período se as demandas dos servidores forem atendidas. “Isso não está condicionado ao fim da nossa greve”, observou. De acordo com ele, os trabalhadores estão sem reajuste desde 2008. “O governo propôs pela quarta vez a mesma coisa, que nós já havíamos rejeitado no ano passado, e não agendou novas reuniões para negociar.”

Fonte: Correio do Povo

Ocupação é irregular em 12% dos imóveis funcionais, diz levantamento

Ocupação é irregular em 12% dos imóveis funcionais, diz levantamento


Priscilla Mendes
G1     -     18/08/2013


Casos como o do deputado Donadon se reproduzem no governo federal.

Preso, ele perdeu direito à moradia funcional, mas família segue no imóvel.

Brasília - Casos como o dos familiares do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), que se negaram a deixar um apartamento funcional da Câmara dos Deputados, também se reproduzem no âmbito do governo federal. Preso após condenação do Supremo Tribunal Federal (STF), Donadon responde a processo de cassação e teve todas as prerrogativas parlamentares suspensas, entre as quais a de usar um dos 336 imóveis funcionais da Câmara atualmente disponíveis para moradia parlamentar.

Segundo levantamento do G1 com base em informações do Portal da Transparência, 60 imóveis funcionais de propriedade da União em Brasília são ocupados por funcionários que perderam o direito de usufruir do apartamento, mas continuam morando no local irregularmente. De acordo com o levantamento, esses casos representam 12% do total de 474 imóveis funcionais da União atualmente ocupados na capital federal.

Os cargos dos 60 funcionários que ocupam esses imóveis são exibidos no Portal da Transparência como “inexistentes”. De acordo com assessoria da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, que administra os imóveis do Executivo, esses funcionários perderam a função, tiveram o cargo extinto, se aposentaram ou morreram.

“Os ocupantes que não são mais servidores conseguem permanecer nos imóveis com base em recursos impetrados na Justiça, ou em casos de alienação – quando a retomada só pode ser realizada após decisão judicial em última instância. Estes ocupantes estão sofrendo ações de reintegração de posse em retomada judicial”, informou a assessoria da SPU.

Segundo a SPU, há 94 ações judiciais diversas em andamento contra moradores e ex-moradores de apartamentos funcionais. O órgão não informou quantas ações, desse total, são por desocupação ou por outros motivos, como dano do imóvel.

Metro quadrado de R$ 9,5 mil

De acordo com o levantamento do G1, 95% dos imóveis funcionais da União estão localizados nas asas Sul e Norte de Brasília, áreas nobres da cidade. O valor do metro quadrado na Asa Sul custa R$ 9,5 mil e o da Asa Norte, R$ 9,2 mil, segundo o Índice FipeZap Ampliado de julho. Com isso, o preço de um apartamento de 100 metros quadrados, por exemplo, ultrapassa R$ 900 mil nessas regiões.

Dos 60 imóveis ocupados irregularmente, 55 estão com o mesmo funcionário há mais de 20 anos. Há quatro casos de servidores que vivem em apartamentos do Estado há 40 anos. Eles ocuparam os imóveis em 1973, mas deveriam ter devolvido as chaves porque se aposentaram ou porque perderam a função que garantia a eles o direito de permanecer ali.

A lei determina que têm prioridade no uso dos imóveis funcionais os ministros de Estado, em seguida os cargos de natureza especial (cargos que não exigem concurso público para efetivação) e os cargos de Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (chamados DAS) dos níveis 6, 5 e 4, nessa ordem.

Servidor público é o tema do STJ Cidadão

Servidor público é o tema do STJ Cidadão


BSPF     -     18/08/2013


O STJ Cidadão desta semana traz como tema o servidor público. Você vai ver como a busca pela estabilidade leva milhares de pessoas a se preparar durante meses, até anos, para garantir uma vaga no serviço público.

E quando tomam posse, exercem a função e não são diferentes dos trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Eles lutam por melhores condições de trabalho e de salário e fazem greve: cruzam os braços e exigem mudanças do governo.

Se depois de tomar posse o servidor cometer alguma falta grave, pode, sim, ser demitido. Aí o esforço da aprovação no concurso cai por água abaixo.

No quadro Gente Cidadã, você vai conhecer servidores cheios de talento. No STJ, por exemplo, tem artista plástico, poeta e músico, entre outros. E o Tribunal da Cidadania valoriza esses talentos.

Assista ao STJ Cidadão também pela TV Justiça. O programa inédito vai ao ar toda sexta-feira (13h30). As reprises são aos sábados (14h30), domingos (5h30), segundas (20h30) e quartas-feiras (11h30). Você também pode assistir pelo canal oficial do STJ noYouTube.

Fonte: STJ

sábado, 17 de agosto de 2013

Doze tribunais não cumprem Lei da Ficha Limpa

Doze tribunais não cumprem Lei da Ficha Limpa


André de Souza e Carolina Brígido
O Globo     -     17/08/2013

Determinação do CNJ vale para cargos comissionados; outros 78 já se enquadraram

Brasília - Dos 90 tribunais brasileiros, 12 ainda não cumprem resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estende os efeitos da Lei da Ficha Limpa para os ocupantes de cargos comissionados no Poder Judiciário . Isso representa 13,3% de todos os tribunais do país. Dos 78 que cumprem a determinação, sete não alcançaram a pontuação máxima na avaliação feita pelo CNJ , ou seja, ainda têm algumas falhas para corrigir . Segundo o CNJ, os tribunais que descumprem a decisão podem se enquadrar em três casos: há servidores sem ficha limpa; o tribunal não fez um levantamento de todos os comissionados para verificar se há algum ficha- suj a; ou não prestou todas as informações ao Conselho. Segundo o CNJ , a maioria informou que ainda cadastra servidores para identificar problemas.

Os tribunais que não cumpriram a resolução foram o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul; os tribunais de Justiça da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás e Piauí; os tribunais regionais do trabalho (TRTs) da 1ª Região (Rio), 13ª Região (Paraíba), 17ª Região (Espírito Santo) e 24ª Região (M ato Grosso do Sul); e os tribunais regionais eleitorais (TREs) de Santa Catarina e São Paulo . Cumpriram parcialmente a resolução os TRFs da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) e da 5ª Região (Pernambuco, Alago-as, Sergipe , Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará), o TJ da Paraíba, o TRT da 4ª Região (Rio Grande do Sul) e TREs de Amazonas, Amapá e Ceará.

Na avaliação elaborada pelo CNJ para verificar se os tribunais estão cumprindo a resolução , foi estipulado que 70% da nota seria dada a quem cumprisse o requisito “todas as funções de confiança ou cargo em comissão , incluídos os de natureza especial, são ocupados por pessoas que não foram condenadas em decisão com trânsito em julgado ou proferida por órgão jurisdicional colegiado .” Os outros 30% foram para pontos da resolução, como fichas-sujas no serviço terceirizado .

Assim, quem atingisse ao menos 70% da pontuação era avaliado como tendo cumprido a resolução . “O tribunal que obteve ao menos 70% na avaliação de aplicabilidade da Resolução , mantém em seus quadros apenas servidores ‘ficha-limpa ’. Significa dizer que todas as funções de confiança ou cargos em comissão são ocupados por pessoas que não tenham sido condenadas em decisão com trânsito em julgado ou proferida por órgão jurisdicional colegiado , por crimes ou ações cíveis a que se refere a Lei Complementar 65 – Lei da Ficha Limpa ”, informou o CNJ por e-mail.

O levantamento do CNJ mostra que os tribunais superiores — STJ , TSE, STM e TSE — cumprem integralmente a resolução. O STF não entrou no levantamento porque não está sob o controle do CNJ. Cumprem integralmente a resolução os três tribunais estaduais de justiça militar em São Paulo , Minas e Rio Grande do Sul. Na Justiça eleitoral, 7,4% dos tribunais regionais eleitorais não cumprem a norma. Em termos percentuais , a situação é pior na Justiça Federal. Das cinco cortes que existem no Brasil, uma delas, o TRF3, ou 20% do total, não cumpre a resolução . Na Justiça estadual, 18,5% dos tribunais não cumprem a resolução.

Na trabalhista, 16,7% dos tribunais regionais eleitorais também descumprem a determinação . No Rio, tanto o TJ quanto o TRE cumprem integralmente a resolução. O TRF da 2ª região cumpre parcialmente, enquanto o TRT desobedece a norma. Embora ainda haja tribunais que não cumprem a resolução, o resultado é melhor do que o observado em junho, quanto 62 Cortes obedeciam a resolução. O CNJ informou que vai reiterar a intimação aos tribunais que ainda não cumprem a determinação para que atualizem a informação prestada ao Conselho.

Salários integrais a todos os servidores públicos aposentados por invalidez

Salários integrais a todos os servidores públicos aposentados por invalidez


BSPF     -     17/08/2013

A Comissão camara-deputados de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 170/2012, que garante proventos integrais aos servidores aposentados por invalidez. Agora, o texto segue para comissão especial que ainda sera instituída pela Mesa Diretora da Casa.

A PEC 170 foi apresentada em maio do ano passado pela deputada Andreia Zito (PSDB-RJ). O texto pretende unificar os tipos de aposentadoria por invalidez permanente existentes hoje: invalidez permanente com proventos proporcionais e invalidez permanente com proventos integrais.

Nas justificativas apresentadas para a PEC, a deputada argumenta que é injusto conceder aposentadoria por invalidez integral a certos servidores segundo situações pré-definidias, e proporcional a outro grupo, criando duas categorias diversas para tratar do mesmo problema.

“Será que realmente, pode-se afirmar que os direitos relativos a proventos de aposentadoria terão que ser diferenciados, em consequência do motivo da exclusão desse servidor da sociedade produtiva que pertencia?”, contesta a deputada.

A PEC pretende aprimorar a Reforma da Previdência iniciada pela Emenda Constitucional no 20, de 1998 e, posteriormente aperfeiçoada pelas Emendas Constitucionais nos 41, de 2003, e 47, de 200. De acordo com a deputada, as regras atuais têm situações inacabadas quanto aos verdadeiros direitos e entendimentos declarados por várias instâncias da Justiça Federal.

Servidores do Incra voltaram a reivindicar reestruturação da carreira

Servidores do Incra voltaram a reivindicar reestruturação da carreira


BSPF     -     17/08/2013

Na segunda reunião do ano do Grupo de Trabalho (GT) de reestruturação da carreira de Reforma e Desenvolvimento Agrário com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) as direções da Cnasi e da Condsef voltaram a reivindicar a implementação de melhorias. A carreira de Reforma e Desenvolvimento Agrário tem cerca de nove mil servidores entre ativos e aposentados.

Os representantes dos servidores destacaram – durante a reunião que ocorreu nesta quinta-feira (15/8), em Brasília –, a necessidade de se fazer adequações na carreira, com redução de níveis e padrões, estabelecimento de gratificações (Qualificação, Titulação e Localidade), ampliação de vencimento básico, entre outras.

Durante a reunião, foi feita apresentação das ações do Incra no País, esclarecimentos sobre a carreira, dificuldades sofridas pelos servidores do quadro da autarquia. Foi acertado ainda que nos próximos dias um documento detalhado com as características da carreira de Reforma e Desenvolvimento Agrário, bem como as reivindicações para sua melhoria seria protocolado no MPOG. O Planejamento – que foi representado pelo coordenador-Geral de Negociações e Relações Sindicais do Ministério, José Otávio Borges Filho –, informou que em setembro ou outubro ocorrerá uma nova reunião. A primeira reunião de 2013 do GT ocorreu no dia 25 de abril.

Fonte: Cnasi

Nomeação garantida

Nomeação garantida


BSPF     -     17/08/2013


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei  6582/09, do Senado, que garante a nomeação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas em concursos públicos federais. Pela proposta, as nomeações deverão ocorrer antes do fim da validade do certame e terão de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limites às despesas públicas com pagamento de pessoal

Jurisprudência

O Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou, ao julgar diversos recursos, que o candidato aprovado dentro das vagas tem direito à nomeação. Esse entendimento, porém, ainda não está previsto em lei.

Previsto no edital

A proposta também determina que os editais dos concursos federais indiquem o número exato de vagas a serem preenchidas e a localidade a que se destinam, quando for o caso. 

Sem cadastro de reserva

Outra novidade do projeto é a proibição de concurso que tenha como único objetivo formar um cadastro de reserva, sem que haja previsão para contratação dos aprovados. O texto também determina que, se um candidato aprovado desistir de tomar posse, o candidato subsequente deve ser nomeado imediatamente. 

Comemoração

Diretora-executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos, Maria Thereza Sombra, manifestou apoio à proposta: "Há dez anos, tramitam, no Senado e na Câmara, projetos de lei sobre os concursos públicos. Finalmente, agora, um foi aprovado”. 

Prioridade

O projeto, que tramita em regime de prioridade, ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Fonte: Jornal de Brasília

Fiscais do Ministério da Agricultura iniciam greve contra nomeação de secretário

Fiscais do Ministério da Agricultura iniciam greve contra nomeação de secretário


Agência Brasil     -     16/08/2013

Brasília – Fiscais federais agropecuários paralisaram as atividades à meia-noite de hoje (16), por tempo indeterminado, em protesto contra a nomeação do advogado Rodrigo Figueiredo para o cargo de secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A categoria também reivindica o cumprimento da Portaria 376, que prevê realização imediata de concurso público.

O presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Wilson Roberto de Sá, informou que a paralisação é nacional. Segundo ele, o advogado Rodrigo Figueiredo foi indicado pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e não está apto ao cargo. “A gente teme pela indicação do advogado, pois, para trabalhar na Secretaria de Defesa Agropecuária, tem que conhecer as áreas técnicas, as áreas animal e vegetal do país”.

Além da revogação da portaria que nomeia o advogado, os trabalhadores também reivindicam a realização de concurso público. Segundo Wilson, o edital deveria ter saído na última terça-feira (13). “O edital do concurso sairia no inicio da semana e isso não aconteceu, precisamos recompor nossa força de trabalho, já reduzida, pois o último concurso aconteceu em 2007”.

Para o presidente, outro ponto que motivou a paralisação é o corte no orçamento do ministério, anunciado pelo secretário executivo da pasta, José Gerardo Fontenelles, na segunda-feira (12). “O contingenciamento de todos os recursos do Mapa e das 27 superintendências mostra o caos administrativo instalado no ministério e nós não podemos aceitar isso”, disse.

Segundo informações do site do Ministério da Agricultura, Figueiredo foi nomeado quarta-feira (14) para o cargo e já havia atuado na instituição entre 1999 e 2003. Por meio da assessoria de imprensa, o ministério informou que não irá se pronunciar sobre a greve e as acusações de inaptidão do novo secretário para o cargo. De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo não esteve hoje no local.