Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AÇÃO PRÓ-AUMENTO PERCENTUAL INSALUBRIDADE

SECRETARIA DE SAÚDE – SINDSEF


COMUNICADO 04/2011

AÇÃO PRÓ-AUMENTO PERCENTUAL INSALUBRIDADE



O SINDSEF, através do médico do trabalho Dr. Heinz Jacob, esta periciando laudo ambiental insalubre individual e de ambiente de trabalho, objetivando verificar probabilidade de aumentar o percentual de insalubridade de 10% para 20%. A ação é para os trabalhadores que atuam em controle de endemias, dos órgãos: MS, Funasa, Sesai e do Ex-Território que atuam em unidades de saúde.

Em caso de êxito do aumento do percentual da insalubridade, será ainda ajuizada ação de cobrança dos cinco anos anterior.

Quanto à relação solicitamos ainda o envio da mesma para Abson Praxedes, através do e-mail absonpraxedes@hotmail.com Os interessados em serem submetidos à realização do laudo ambiental deverão preencher laudo individual conforme modelo em arquivo anexo. É muito importante comunicar a todos(as) trabalhadores(as) dos órgãos citados.

Sugerimos que um representante de cada órgão mobilize a categoria, preencha os laudos e entregue no SINDSEF local.

Observo que este prazo era até a presente data, mas em função de outras demandas e de alguns municípios ainda não terem prestado as devidas informações, fica o prazo prorrogado até 10.11.2011.

Os municípios que já preencheram os laudos e ainda não foram visitados pela equipe do Dr. Jakobi, ou até mesmo, que ainda não enviaram os laudos para Porto Velho, favor me comunicar

Oriento para que as delegacias sindicais façam contatos com todos os órgãos e municípios de sua jurisdição.



Articulem-se



Jaru– RO, 30 de outubro de 2011


Abson Praxedes – cel. 92081394

Secretário de Saúde SINDSEF

INSTRUÇÃO PREENCHIMENTO FICHA LAUDO INDIVIDUAL INSALUBRIDADE




SOBRE OS PONTOS QUE ESTÃO GERANDO DUVIDAS.



• Função: É a que o servidor esta exercendo, ex: Agente de Saúde, Motorista, Técnico em Enfermagem, Zelador(a), Cozinheira, Lavadeira, etc. Para o pessoal que atua no controle de endemias, seja guarda de endemias ou Agente de Saúde Pública, sugerimos o termo “Agente de Saúde”



• Cargo: É o qual o servidor foi contratado, consta no contracheque.



• Lotação: Órgão e local de trabalho, ex.: Semusa ou Semsau/hospital municipal ou Controle de Endemias; Sesai/Casai; Sesai/Desei; Sesai/Sub-Pólo; INSS; INCRA; Funai; IBAMA; etc.



• Descrição das atividades: Tem que estar relacionadas à função que esta exercendo. Ex: Agente de Saúde – Manuseio de inseticidas: larvicida organoclorado temephós, em criadouros superficiais e fossas negras; borrifação intra-domiciliar com Alfa-cipermetrina 200 CE; termonebulização espacial com cipermetrina 300 CE diluído em óleo diesel; aplicação em UBV com cipermetrina 300 CE diluído em água ou óleo vegetal; adentrar em terreno baldio para pesquisa de criadouros do mosquito da dengue e retirada de lixos(objetos criadouros), com risco de picadas de animais peçonhentos e acidentes de trabalho; adentrar em residências para pesquisa, tratamento e eliminação de focos mosquito dengue, com risco de ataque de animais (cães); transporte de bolsa de trabalho com peso de até 10 kg;

Microscopista – Colheita de amostra de sangue para diagnostico de malaria e sorologia de dengue; preparo e exame das amostras de sangue para diagnostico de malária; tratamento antimalárico; exercício da atividades em unidades de saúde;

Observação: Para todas as funções, detalhar minuciosamente o que se faz, pois esta parte que é importante para caracterizar se o ambiente éinsalubre.

• Condições ambientais:

Para Agentes de Saúde: Trabalho em campo a céu aberto com exposição solar; manuseio de produtos químicos; probabilidade de acidentes de transito e a diversos tipos, tais como: picadas de animais peçonhentos; contato direto com pessoas infectada de doenças contagiosas; contato direto com lixo em residências, em terrenos baldios e ambiente comercial.

Para o pessoal em ambiente hospitalar ou Centros de Saúde:

Enfermagem: Atuo em ambiente hospitalar, em contato direto com os doentes; com possível risco de acidente por infecção hospitar;

Pessoal da limpeza: Atuo em ambiente hospitalar, em contato direto com os doentes; executando limpeza em ambientes contaminados.

Administrativo: Atuo em ambiente hospitalar, em contato direto com os doentes;

Motorista de Ambulância: Qual o contato que tem com o paciente se ambulância tem divisória ou não.

• Riscos Ocupacionais:

Ex. Agente de Saúde

Ergonômico: ( X ) Postura inadequada (X ) Movimentos repetitivos ( ) Outros ________________

Físico: ( ) Ruído ( X ) Calor ( X ) Radiação não Ionizante (X ) Vibração ( X ) Outros: Adentro às subestações de energia (tanto da companhia elétrica com as subestações particulares, devidos a coletar

dados para (quando ocorrer)

Químico: ( X )Poeiras ( )Gases ( )Vapores ( )Graxa ( )Combustíveis ( X )Outros_____________

Biológico: Contato com animais, e pessoas doentes. ____






2 comentários:

  1. Estas informações é suma importancia para todos os servidores qua trabalham com saúde pública, pricipalmente servidores de UBV, que estão constantemente em contato com o alfacipermetrina.

    ResponderExcluir
  2. Qual é a possibilidade dos servidores obterem exito na justiça?

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############