Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Heróis da Amazônia e vítimas do DDT, agentes da Sucam morrem esquecidos

RIO BRANCO - A história da Amazônia foi feita através da abnegação de homens e mulheres que desafiaram a inóspita natureza selvagem para construir comunidades habitáveis na floresta. Esse é o caso dos ex-guardas da Sucam, que até o final dos anos 1990 (isso mesmo, há apenas uma década), chegavam a andar 32 horas por varadouros nas matas para lutar contra o mosquito anofelino transmissor da malária. Carregavam nas costas 60 quilos de equipamento para borrifar o pesticida DDT. Para se alimentar, dependiam da caridade dos moradores das colocações. Muitas vezes enfrentavam a fúria das donas de casa, que reclamavam da desarrumação provocada pela aplicação do pesticida. “Saiam no cabo da vassoura, jogavam água em cima da gente e nos chamavam de cabeças brancas e urubus. Nós éramos muito humilhados. Não houve trabalho mais degradante do que esse,” conta Aldo Moura da Silva, presidente da Comissão Luta pela Vida, que defende as vítimas do DDT.




Tempos heróicos, agora vergonhosamente esquecidos





Mas, apesar de tantas dificuldades, enfrentaram o flagelo da malária para salvar milhares de vidas nos recantos mais isolados da floresta. “Aqueles ex-guardas da Sucam que já faleceram levaram a certeza do dever cumprido porque salvaram milhares de vida na Amazônia. Não só com a borrifação e levando o antimalárico, mas salvando milhares de pessoas, doando o nosso próprio sangue quando era necessário. Se alguém caía num rio era a gente que salvava, se tivesse um incêndio éramos nós que íamos apagar. Nós que erradicamos a paralisia infantil dando o ponta-pé inicial para levar as vacinas dentro da floresta. Carregávamos as vacinas nas costas levando saúde e dignidade e dias melhores para aquela população que morava no interior da Amazônia e que produzia o ouro branco que sustentava a economia do país. Hoje, me sinto um homem envergonhado de ter trabalhado e contribuído tanto para o desenvolvimento desse Estado e da Amazônia e ver a situação em que meus companheiros se encontram”, conta Aldo - que trabalhou dez anos combatendo as endemias e contraiu dezenas de malária .



Procurador da FUNASA que nunca veio à Amazônia tenta ridicularizar o movimento social





O empenho desses homens lhes custou à contaminação com o altamente tóxico DDT. Como recompensa, padecem esquecidos pelas autoridades e têm seus fígados seriamente comprometidos. Desde o ano 2000, já morreram 59 ex-guardas da Sucam: a grande maioria por complicações hepáticas transformadas em cirrose. O presidente da Comissão Luta pela Vida, Aldo Moura da Silva, também vítima do DDT, reclama que a Funasa, além de não dar a assistência médicas adequada aos seus funcionários colocou um procurador jurídico que chamou recentemente os combatentes da malária de cachaceiros. “O Dr. Celso alega que contraímos a cirrose devido ao alto consumo de cachaça,” diz Aldo Moura.



A afirmação do procurador da Funasa soa como uma piada macabra. Mesmo que alguns ex-guardas da Sucam consumissem álcool ,isso não representaria a totalidade dos profissionais. Também não se pode fazer uma afirmação tão séria sem as devidas comprovações médicas. Será que os 59 ex-guardas que morreram eram todos alcoólatras? Isso é um absurdo que não se sustenta e só pode ser dito por quem não conhece a dura realidade da Amazônia.





Aldo Moura protesta contra o procurador. “Uma pessoa esclarecida como um procurador da Funasa devia saber que o DDT prejudicou os guardas que trabalhavam sem proteção. Todos os estudos que foram feitos apontam essas causas. A primeira denúncia da Raquel Cossom apontava que o DDT causava infecções no fígado que levava à cirrose. O procurador Celso Paiva, que nunca veio na Amazônia, com seu relatório, dificultou para nós recebermos o tratamento e o auxílio adequado. Uma viúva dos guardas da Sucam que nunca tomou uma dose de cachaça está contaminada porque lavava as roupas do marido. Aliás, são todas as esposas dos guardas que tiveram contato com o DDT. Porque a gente trazia alimentação nas embalagens desocupadas sujas de veneno. Mas entramos com uma representação na Câmara de Medicina para que eles se manifestem em relação ao parecer do Dr. Celso e julgue através dos exames, que comprovam que estamos intoxicados,” afirmou.



Assistência tardia



O Ministério Público Federal já determinou ações para ajudar no tratamento dos ex-guardas. O MPF sugeriu que o Ministério da Saúde e o Governo do Acre disponibilizem tratamentos adequados com médicos neurologistas, oncologistas e toxicologistas para todos os funcionários e familiares que tiveram o contato com o DDT. Mas parece que a determinação do MPF ainda não foi acatada. Os ex-guardas da Sucam e seus familiares continuam a se sentir discriminados e desassistidos.



Falta de apoio político à causa: ''Considero esse o maior genocídio da história contemporânea da Amazônia''



Uma das reclamações de Aldo Moura é falta de atenção da classe política ao problema. “A mobilização política é muito importante. Só quem teve a coragem de abraçar a causa foi deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-AC) e nós precisamos de uma mobilização maior na Câmara Federal. Considero esse o maior genocídio da história contemporânea da Amazônia. Estivemos, em Brasília, e apresentamos esses problemas à Comissão da Amazônia. Mas quero destacar que não sou político, não estou procurando a promoção de cargos, não quero ser nem presidente de bairro. Estou lutando pela minha vida e dos meus companheiros. Pegamos milhares de chuvas e alagações, dormindo em currais, em granjas de galinhas, em celeiros infestados de ratos. Hoje as pessoas que estão no poder não conhecem a realidade dos guardas da malária e a importância que eles tiveram. Viraram as costas pelo fato de não ser uma causa política. Nós não deveríamos andar atrás dos políticos, mas eles deveriam nos procurar para saber o que está acontecendo. Foi para isso que nós colocamos eles como nossos representantes. Quero fazer uma ressalva aos deputados estaduais que fizeram um levantamento que culminou com um relatório que apresentamos em Brasília. Os companheiros que faleceram deixaram suas marcas registrada elegendo deputados, senadores, governadores e presidente da República. Mas acredito que haja uma luz no final do túnel com a viagem que vou fazer à Suíça para buscar aliados. Enquanto eu não ver resultados não vou me calar. A não ser que alguém cale a minha boca. Mas, ainda assim, iria na certeza do meu dever cumprido. Porque se foi uma missão que Deus colocou na minha mão vou cumpri-la à risca. Nós não queremos dinheiro, mas a nossa saúde volta e a dignidade de sermos cidadãos brasileiros,” disse Aldo.



(Reportagem de Nelson Liano Jr para o Portal JuruáOnline - http://www.juruaonline.com.br)

Você pode reproduzir total ou parcialmente este material desde que cite a fonte e seu respectivo link, conforme colocado entre parêntesis acima.





Palavras-chave: ddt - saúde pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############