Os servidores do Datasus, em pleno processo de integração nacional, sabem que terão que superar vários obstáculos. Mas com a determinação atual, o Datasus Brasil vai se consolidar para não só lutar pelos seus direitos. A preocupação com os rumos que o Datasus está tomando, reacende o espírito de preservação e valorização desta instituição, fundamental para o gerenciamento e gestão do SUS. Para ampliar a comunicação e integração do Datasus-RJ com todas as Regionais e os nossos poucos colegas nativos do DF, tivemos a idéia de fazermos as nossas conferências (por vídeo e web). Em poucos dias, com a colaboração dos colegas, conseguimos criar toda uma estrutura para nos comunicarmos. Os servidores tínham receio de que o diretor viesse cercear a utilização da estrutura de comunicação via videoconferência.
Proxymo do problema
Para o dia 14, os servidores planejaram testes de funcionamento da webconferência. A equipe responsável pelos testes trouxe um notebook, instalou uma webcam e um microfone aguardando que as Regionais se conectassem.
Após algum tempo, a equipe decidiu ligar para algumas Regionais para saber se elas estavam tendo algum problema de acesso. A primeira Regional contatada informou que não estava conseguindo se conectar e estava recebendo uma mensagem de impossibilidade de recuperação do endereço do site (URL) da webconferência. Esta é uma mensagem típica de bloqueio de acesso pelo Proxy(*).
A princípio ninguém quis crer que fosse isto pois seria uma péssima tática utilizada pelo diretor. Ficaria mal, com uma atitude pretensamente repressora.
A equipe ligou para mais duas Regionais e as dificuldades eram as mesmas.
Foram feitos outros testes, tentando que computadores que estavam fora dos servidores do Datasus-DF acessassem a webconferência. Conseguiram... De qualquer forma, apesar das informações que a equipe colheu com as Regionais, não dava para ser conclusivo que teria sido uma restrição do Proxy.
Curiosamente a equipe verificou no notebook, que uma Regional teria conseguido se conectar. Então ligaram para ela. A Regional confirmou que teria tido problemas de acesso, mas que tinha ligado para o Datasus-DF e pedido a liberação do acesso ao IP. Ou seja, era restrição do Proxy.
Não conseguimos descobrir o motivo da restrição, nem de quem partiu a ordem. Isto, deixamos em aberto. Mas a equipe foi feliz nos testes, tendo deixado todo o ambiente pronto para a webconferência a ser realizada no dia seguinte.
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