By Eldo Gomes - Acontece Brasília - O Blog de Cultura da capital– junho 30, 2011
Deputado Márcio Bittar está preocupado com a situação destes servidores, pois é dever do estado arcar com os danos
Uma comitiva de servidores públicos contaminados pelo DDT foram recebidos pela Secretária Especial de Direitos Humanos – Maria do Rosário. O Deputado Marcio Bittar não pode estar presente ao encontro em virtude de estar, no mesmo horário, em audiência pública com representantes da Polícia Federal para tratar sobre o tráfico do OXI e outras drogas pelas fronteiras da região norte.
Mesmo assim, Bittar solidariza-se com esses ex-servidores da SUCAM que foram intoxicados pelo DDT que eram utilizados nas antigas campanhas contra as endemias.
Segundo o deputado, a utilização indevida do DDT já fez vítimas em demasia entre os “mata-mosquitos”. Esses servidores utilizavam esse pesticida sem os mínimos aparatos de segurança e, o que é pior, sem a devida legislação trabalhista.
Esses importantes servidores estão reunidos por sequelas crônicas, padecendo, junto com suas famílias, e sem a proteção do Governo Federal. “É uma situação muito séria e não podemos fechar os olhos para ela”, destaca o deputado Márcio Bittar.
O projeto de lei, que visa indenizar em R$ 100 mil os ex-guardas da Sucam, que na década de 70 foram contaminados com o inseticida DDT, está na Comissão de Tributos e Finanças da Câmara Federal e, após ser analisado, seguirá para o Senado Federal.
De acordo com a Associação, 439 ex-guardas da Sucam foram contaminados no Acre. Deste total, 59 já faleceram. As famílias de todos eles serão beneficiadas com a indenização, se ela for aprovado pelo Congresso.
Mais sobre o DDT
DDT é a sigla de diclorodifeniltricloretano, inseticida que foi largamente utilizado no combate ao mosquito anopheles, transmissor da malária, durante décadas no Brasil, especialmente nos Estados da Amazônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############