Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mutirão, palestras, concursos são estratégias no combate a Dengue na capital

Ter, 30 de Novembro de 2010 14:03


http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5468:mutirao-palestras-concursos-sao-estrategias-no-combate-a-dengue-na-capital&catid=35:notas&Itemid=178


A secretaria municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho iniciou em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) uma série de ações para o controle da dengue. As equipes de profissionais da saúde do distrito de Jacy-Paraná iniciaram as etapas de sensibilização na comunidade e acompanhamento das famílias. Em Porto Velho houve a inclusão dos alunos das Escolas municipais Cora Coralina e Joaquim Vicente Rondon, no processo de combate a endemia. Foi realizado um concurso de redações e desenhos sobre o assunto e palestras, no intuito de envolvê-los nas ações educativas prestadas à comunidade.

O secretário da Semusa Williames Pimentel pretende nestas ações desenvolver uma grande mobilização com material educativo, voltada principalmente ao público infanto-juvenil. "Temos como parceiras, grandes instituições preocupadas com a saúde pública, como o Ministério Público, por isso acreditamos numa grande mobilização da sociedade para deixarmos de ser uma região de risco", disse. A empresa parceira disponibilizou cinco conteiners para coleta de lixo durante 30 dias, prazo de desenvolvimento das ações educativas e ainda para o mutirão nos bairros onde é feito o controle vetorial e tratamento de criadouros.

A coordenadora do departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semusa, Rute Bessa Pinto, informou que a secretaria trabalha com dados do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti – LIRAa, que teve o último resultado baseado nas pesquisas realizadas no período de 06 a 21 de outubro de 2010, na zona Urbana de Porto Velho. "O levantamento é a metodologia estabelecida pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2005 e consiste na formulação de dados amostral, de um percentual de imóveis do município determinantes no Índice de Infestação Predial [IIP], pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue" explicou.

Em Porto Velho, a metodologia foi pactuada no Conselho Municipal de Saúde, sendo utilizado para o conhecimento e adoção de medidas de controle. A partir de 2010 foram realizados três levantamento anuais, sendo o primeiro no mês de março, o segundo em maio e o terceiro, por ocasião do LIRAa nacional, em outubro.
Bairros
As pesquisas foram realizadas nos bairros Nacional, São Sebastião, Costa e Silva, Pedrinhas, Panair, Liberdade, São João Bosco, Nossa Senhora das Graças, São Cristovão, Olaria, Arigolândia, Caiari, Mocambo, Santa Bárbara, Km 01, Centro, Baixa da União, Areal, Tucumanzal, Tupi, Triângulo, Roque, Mato Grosso, Areia Branca, Novo Horizonte, Cidade do Lobo, Cidade Nova, Conceição, Eletronorte, Nova Floresta, Floresta, Caladinho, Eldorado, Cohab, Castanheira, Aeroclube, Lagoa, Nova Porto Velho, Agenor de Carvalho, Embratel, Flodoaldo Pontes Pinto, Setor Industrial, Rio Madeira, Nova Esperança, Aponiã, Planalto, Teixeirão, Igarapé, Escola de Polícia, Tiradentes, Cuniã, Lagoinha, Tancredo Neves, Três Marias, JK, Cascalheira, Socialista, São Francisco, Jardim Santana, Ronaldo Aragão, Marcos Freire, Mariana, Ulisses Guimarães e Cidade Jardim.
A Semusa iniciou uma programação de aplicação de UBV, vulgo fumacê, nos bairros da cidade desde o dia 17, conforme cronograma abaixo:
Bairros



Data / Ciclo

Período
•Nacional

•São Sebastião

•Costa e Silva

•Pedrinhas

•Panair

17 a 19/11/2010 -1º Ciclo



26,27 e 29/112010 -2º Ciclo



06 a 08/12/2010 - 3º Ciclo
Tarde
•Liberdade

•São João Bosco

•N. Srª das Graças

•São Cristóvão

20,22 e 23/11/2010 - 1º Ciclo



30/11 á 02/12/2010 - 2º Ciclo



09 á 11/12/2010 – 3º Ciclo

Manhã
•Socialista

•São Francisco

•Jardim Santana

13 a 15/12/2010 – 1º Ciclo
22 a 24/12/2010 – 2º Ciclo
03 a 05/01/2011 – 3º Ciclo
Tarde
•Olaria

•Arigolandia

•Caiari

•Mocambo

•Santa Bárbara

•Km 1

•Centro

16 a18/12/2010 - 1º Ciclo
27 a 29/12/2010 - 2º Ciclo
05 a 07/01/2011 - 3º Ciclo




   Viaturas Pronta paro o Cambate à Dengue           Luiz Carlos (vovo) e Madruga
                                                  
   Servidores  preparando                                                Equipamento aclopado na viatura
    a calda com incetisida


 Borge Chefe de UBV em PVH                              Eduardo (Mineiro) e Pedrinho ( Batoré)
e Algeu Fiorote (Paquinha)


Madruga em Combate à Dengue                               Viaturas em ação no combate à Dengue
na capital de Porto Velho Rondônia




 


             Somar esforços para vencer mais uma batalha. É com essa proposta que o Governo do Estado realizou na manhã desta sexta-feira (19), por meio da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa/Sesau), o lançamento da Campanha “Tropa de Combate à Dengue” visando conscientizar a população sobre a necessidade de cada um fazer sua parte no sentido de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Apesar de Rondônia estar inserida na área de riscos epidemiológicos, dados apresentados no evento, que contou com a presença da secretária-adjunta da Saúde estadual, Josefa Lourdes, o gerente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Marcos Ferreira, e equipes de campo do Estado e município, mostram como positivos os resultados das ações realizadas em um ano, por isso a necessidade de deixar a população em alerta, mantendo, sempre, as ações preventivas.


Segundo Marcos Ferreira, enquanto em outubro de 2009 foram notificados 1.396 casos, em outubro deste ano foram apenas 106. “Para se ter uma ideia, em sete meses (maio a novembro deste ano), houve 1.397 casos, ou seja, apenas um a mais que no mês de outubro de 2009”, explicou.


A proposta agora, segundo o gerente de Vigilância Epidemiológica, é que a população continue contribuindo com a redução da doença retirando de suas casas e terrenos baldios o lixo e todos os objetos que acumulam água, tornando-se possíveis criadouros do mosquito. Se não puderem ser retirados, como é o exemplo das caixas d’água, a orientação é para que sejam providenciadas tampas ou que a água seja trocada todos os dias, no caso de vasos de plantas, bebedouros de animais e outros.

Para melhor esclarecer a sociedade, de acordo com a adjunta da Sesau, Josefa Lourdes, além do uso dos veículos de comunicação, folders e cartazes, serão distribuídas cartilhas com informações e ilustrações de fácil assimilação para os alunos de todo o Estado. “Sabemos que a dengue é um desafio para a saúde pública e para evitá-la estamos convocando toda a população e destacando a necessidade de cada um fazer a sua parte, pois sem água parada, o mosquito não procria”, afirmou.


Entre as ações do Estado para combater o mosquito, estão também o desenvolvimento no período considerado crítico (epidêmico 2010/2011), reuniões de avaliação, treinamento para médicos, enfermeiros e equipe técnica; assessoramento e supervisão nos 31 municípios que apresentaram maiores problemas técnico-operacionais no período anterior; e treinamento do Levantamento de Índice Rápido (Lira) para 14 municípios e Levantamento de Índice Amostral (LIA) para 38 municípios.



Conforme a Agevisa, de outubro de 2009 a abril de 2010, período do pico da doença devido às chuvas, foram registrados 38.486 casos (com 31 óbitos), destacando-se Porto Velho com 6.029 nos quatro primeiros meses deste ano, seguido de Pimenta Bueno (1.432), Ji-Paraná (1.185), Rolim de Moura (1.182), Vilhena (1.172), Presidente Médici (1.080) e Buritis (1.031). Os de menor foram Pimenteiras do Oeste (3), Castanheiras (4) e Cacaulândia (5).
http://www.rondoniaovivo.com/news.php?news=69908

Presidente Lula dá recado a Governadores e população
           É hora de unir forças contra a Dengue. Poder público e toda a população não podem mais esperar. As ações de prevenção e combate devem ser imediatas. É responsabilidade de todos enfrentar o avanço da doença. Com a chegada do verão, a situação da Dengue no país está se agravando, já são 24 cidades com risco de surto, e a sua é uma delas.
          O presidente Lula convocou todos os governantes e toda a população a agirem contra à Dengue. Afirmou que combater a doença é uma questão de limpeza, de vigilância permanente, que dependem de todos. Clique aqui e ouça o recado do presidente Lula!

Então fique atento! Na luta contra a Dengue, os cuidados devem ser diários. Cuide da sua casa, converse e ajude seus vizinhos. Peça da Prefeitura a limpeza da cidade! Veja algumas ações que geram resultados:


- Não deixe a água da chuva acumular em nenhum local;

- Não acumule lixo e não jogue lixo em terrenos baldios;

- Mantenha fechados os reservatórios de água e lave-os periodicamente com água e sabão;

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;

- Se você perceber grande quantidade de focos do mosquito, informe os órgãos responsáveis do seu município.



Você que mora no Norte, Nordeste ou Sudeste deve ter cuidado especial com os locais de armazenamento de água. Segundo o Ministério da Saúde, caixas d’água, tonéis, tambores, poços, etc., são os locais de maior proliferação do mosquito transmissor da Dengue na sua região.
Cidades com risco de surto de Dengue
Segundo o Ministério da Saúde as seguintes cidades correm risco de surto:
Rio Branco (AC)

Epitaciolândia (AC)

Humaitá (AM)

Itabuna (BA)

Ilhéus (BA)

Simões Filho (BA)

Santa Cruz de Minas (MG)

Governador Valadares (MG)

Caetanópolis (MG)

Afogados da Ingazeira (PE)

Bezerros (PE)

Serra Talhada (PE)

Ouricuri (PE)

Floresta (PE)

Santa Cruz do Capibaribe (PE)

Timbaúba (PE)

Araripina (PE)

Pesqueira (PE)

Camaragibe (PE)

Ceará-Mirim (RN)

São Miguel (RN)

Mossoró (RN)

Caicó (RN)

Porto Velho (RO)

O Ministério da Saúde oferece o site Combata a Dengue para mais informações sobre como agir para participar da convocação nacional de combate à dengue. Acesse o site.
Dengue: se você agir, podemos evitar.
http://www.mobilizacaosocial.com.br/profiles/blogs/nao-ha-tempo-a-perder-o


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############