Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Ministério Da Economia Torna Públicas Informações Sobre Viagens De Servidores


BSPF     -     13/02/2019

Lançado nesta quarta-feira (13) pelo ministro Paulo Guedes, Painel de Viagens garante transparência e amplia eficiência da gestão


O Painel de Viagens, lançado nesta quarta-feira (13) pelo governo federal, em evento que contou com a abertura do ministro da Economia, Paulo Guedes, permite de maneira rápida e intuitiva o cruzamento de informações sobre todos os deslocamentos comerciais nacionais e internacionais realizados por servidores públicos ou funcionários a serviço da União, realizados por meio do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). Atualizada semanalmente, a ferramenta integra o conceito de governo digital, ampliando a transparência e melhorando a eficiência da gestão.


De acordo com o ministro Paulo Guedes, a busca pela modernização dos serviços públicos e abertura das informações à sociedade faz parte de um novo padrão que vem sendo implantado pelo governo federal. "Esta equipe está resgatando a verdadeira mentalidade de servidores públicos. Servidores têm que servir ao Brasil, defendendo o patrimônio do país, preservando as boas práticas", destacou.


Para o ministro, o Painel de Viagens permite reduzir gastos em áreas de apoio e processos administrativos para aplicá-los em atividades-fim. Segundo ele, ao tornar a máquina pública mais eficiente é possível transferir renda aos menos favorecidos. "Um país só pode ser fraterno se tiver recursos", salientou.


Guedes ressaltou, ainda, que o momento exige o envolvimento de todos. "Brasília recebe pessoas de diversas partes pedindo recursos e subsídios. Mas a pergunta que tenho feito a essas pessoas é o que elas também podem dar ao país?", observou.


Presente à cerimônia de lançamento do Painel, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Paulo Uebel, afirmou que está sendo construída uma gestão baseada em dados e evidências. "Cada real gasto em 'atividade-meio' é um real a menos para aplicar em 'atividade-fim'. O foco deve estar sempre no cidadão e este Painel possibilita aumentar o zelo na alocação de recursos", frisou. Uebel disse, também, que a meta é tornar o governo federal 100% digital, qualificando cada vez mais a gestão.


Painel de Viagens


O novo painel foi apresentado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin. Em poucos cliques, Rubin comparou os gastos do governo federal em viagens nos primeiros meses de 2019 com o mesmo período de 2018. "É uma ferramenta absolutamente intuitiva. O painel contém alguns bilhões de registros, porém, é possível em um acesso rápido encontrar informações de qualidade", afirmou.


Gleisson destacou que o Painel de Viagens é uma área de acesso a informações organizadas, onde é possível detalhar até mesmo qual servidor fez determinada viagem, qual modal foi usado, qual a finalidade do deslocamento e quanto custou a saída em termos de diárias e de transporte.


"Em nível macro, o Painel permite analisar a quantidade de tempo médio de afastamento de servidores, os destinos mais comuns, o valor médio das viagens, quais órgãos mais gastaram e a motivação desses deslocamentos", disse, acrescentando que o acesso ao painel é livre, sem precisar cadastrar login e senha. "Este é um conceito de transparência ativa. O governo abre os dados, antes mesmo de ser questionado por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI)", explicou.


Também sobre a LAI, Rubin informou que o Brasil foi um dos últimos países da América Latina a regulamentar a Lei. "Entretanto, talvez por ter feito isso tardiamente, o país tem mostrado um sentido de urgência em termos de transparência. Especialmente em termos de governo aberto, o Brasil é hoje um case, aliando as melhores ferramentas que trazem informações estruturadas sobre a gestão", disse.


Ainda na cerimônia, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, elogiou a iniciativa, por permitir tomadas de decisão racionais por parte do governo. "O painel permite, por exemplo, verificar se a compra de passagens que está sendo feita é a melhor ou não", observou, destacando que, especificamente em relação às companhias aéreas, será possível cobrar que elas passem a praticar um preço mais justo nas viagens a trabalho de funcionários público.


Fonte: Ministério da Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############