BSPF - 18/05/2020
Economia e Amazon a
ssinam acordo para promoção de serviços públicos digitais
Parceria permite que dispositivo Alexa forneça informações em português baseadas no portal Gov.Br
Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital, assinou acordo com a empresa de tecnologia Amazon para oferecer aos usuários de serviços públicos mais um canal de acesso a informações do governo federal. Por meio do equipamento Alexa, dispositivo de voz baseado em nuvem, agora é possível saber, por exemplo, como tirar as carteiras digitais de trabalho e de trânsito, ou obter informações sobre o auxílio emergencial e sobre prevenção contra o novo coronavírus. O estabelecimento de acordos com grandes empresas da área de tecnologia faz parte das ações do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.
A intenção da parceria é melhorar a experiência dos cidadãos no acesso a informações sobre serviços públicos digitais no país. Desse modo, o dispositivo de inteligência artificial Alexa, lançado em 2019 no Brasil, contribui com a iniciativa e agora passa a oferecer conteúdos oficiais de interesse da sociedade, proporcionando conveniência e comodidade aos usuários.
O equipamento responde a uma série de perguntas de interesse público, com base no Gov.Br, o portal de serviços públicos do governo federal. Por meio da Alexa, as pessoas podem obter orientações certificadas caso precisem acessar alguns serviços públicos.
Neste primeiro momento, o dispositivo responde as seguintes perguntas:
- Alexa, existe um aplicativo do governo sobre coronavírus?
- Alexa, como solicitar a carteira de trabalho?
- Alexa, como posso obter a carteira de motorista digital?
- Alexa, como solicitar o seguro desemprego?
- Alexa, como posso me inscrever no Cadastro Único?
- Alexa, como gerar o comprovante da inscrição do Cadastro Único?
- Alexa, como posso me inscrever no auxílio do coronavírus?
O acordo de cooperação é válido por um ano, podendo ser prorrogado. Os compromissos e obrigações estabelecidos não geram custos para a administração pública.
“Hoje, temos digitalizados 56% dos 3,5 mil serviços ofertados no portal Gov.Br. A meta é chegar em 2022 com todos eles digitais. Contar com o apoio de uma grande empresa como a Amazon é de extrema importância para divulgar essas informações para um número maior de pessoas”, afirma Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital. “O acesso às informações sobre serviços on-line, sem sair de casa, por meio da Alexa, também vai evitar deslocamentos desnecessários nesse período de pandemia. Queremos fortalecer ainda mais essa parceria”, completa.
“A Amazon trabalha continuamente para que a Alexa ofereça o máximo de informações de modo rápido e fácil para os clientes e, neste momento, este acordo de cooperação técnica ajuda cidadãos a ter acesso a informações oficiais”, diz Ricardo Garrido, diretor da empresa.
Comitê de Crise
Com o objetivo de traçar estratégias e coordenar ações de enfrentamento ao novo coronavírus, o governo federal criou em março o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República.
No âmbito desse colegiado, também foi instituído o Grupo de Trabalho para a Coordenação de Ações Estratégicas de Tecnologia da Informação. Coube à Secretaria de Governo Digital a responsabilidade de coordenar as ações do referido GT.
A intenção é articular e coordenar ações, em conjunto com diversos segmentos da sociedade, para apoiar o desenvolvimento de iniciativas suportadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) e que possam agregar valor aos trabalhos do comitê de crise. O acordo do Ministério da Economia com a Amazon é um dos resultados do grupo.
Com informações do Ministério da Economia
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