Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Servidor público ganha mais tempo para pagar empréstimo consignado


G1     -     20/01/2016


Por causa da crise, governos e prefeituras ampliaram prazos e limites de pagamento. Mas a vantagem pode virar uma armadilha financeira.


Por causa da crise, governos e prefeituras esticaram os prazos e os limites de pagamento de empréstimos consignados. É uma tentativa de socorrer servidores públicos endividados. Mas economistas alertam para o risco de uma armadilha financeira no orçamento doméstico.


Setenta e seis anos, aposentado e endividado. Há três anos, Edilton Ferreira Lima viu as dívidas aumentarem porque a aposentadoria não estava mais dando para pagar as contas. Aí, ele teve que recorrer a um empréstimo com desconto em folha.“Não havia outra alternativa”, diz. E não foi o único. Hoje, ele tem dois empréstimos e alguns anos pela frente de prestações a pagar


Bom Dia Brasil: Falta muito?
Edilton: Não penso e nem quero pensar.


Os juros do empréstimo consignado são mais baixos porque o banco desconta diretamente do salário, ou seja, não existe risco de calote. Mas não dá para abusar.


Edilton sabe disso. Só que com a aposentadoria de R$ 1,4 mil, ele não teve escolha. "Ninguém pega um empréstimo sem haver uma necessidade, é sempre para pagar dívidas, muito pouco para proveito próprio”, diz ele.


Com o orçamento apertado, a proposta do gerente do banco pode ser tentadora. “Aí ele diz, ‘olha, vamos fazer uma coisa bonitinha, você fica só pagando R$ 50 durante 200 anos’, é força de expressão”, brinca Edilton.


É, não chega a 200 anos. Mas com a inflação mordendo o poder de compra do brasileiro, servidores públicos passaram a receber prazos mais elásticos para quitação dos empréstimos. E limites maiores.


Foi o caso da prefeitura do Rio, que este mês aumentou o prazo de seis para dez anos. E autorizou o servidor a comprometer até 40% do salário com as parcelas. Aproximadamente quatro em cada dez funcionários da prefeitura do Rio já recebem o contracheque com desconto de pelo menos um empréstimo.


Em São Paulo, o governo também ampliou o prazo. De cinco para oito anos para os servidores estaduais. E elevou o limite de 30% para 40% da renda.


Os servidores federais também têm até oito anos para saldar a dívida. E desde outubro do ano passado, o limite passou de 30% para 35%


Para os aposentados, o prazo de pagamento é de, no máximo, seis anos. Os funcionários públicos estão optando por empréstimos a perder de vista. De acordo com um levantamento do Banco Central, o tempo médio de quitação em novembro de 2015 foi o maior no período de 14 meses.


O problema é que quanto mais se estica o empréstimo, mais alta fica a dívida. “É bom pedir antes ao banco a simulação e olhar a soma de juros que você vai pagar, então uma forma de não cair na armadilha é olhar essa soma de juros porque ela assusta”, aconselha a economista Myrian Lund, da Fundação Getúlio Vargas.



Em dez anos, você pode pagar só de juros três vezes mais do que tomou emprestado. E aí vai o conselho da planejadora financeira: fuja de empréstimos muito longos. “Para que isso não afete o seu padrão de vida. Senão, você vai ter que abrir mão de despesas que você hoje tem, como lazer, viagens, restaurantes, você vai ter que abrir mão disso tudo para poder pagar essa prestação”, explica Myrian Lund.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############