Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Depoimento: De. Valdir Madruga


      Depoimento: De.
            Valdir Madruga, brasileiro, Funcionário  Público  Federal, Agente de Saúde, cadastrado no Siap nº 0489813, ingressei na SUCAM dia 01 de Dezembro de 1986, no Município de Ji Paraná-Ro. e em seguido fui distribuído para o Município de Jaru-Ro.Onde executei as minhas atividades durante 23 anos.
            Sendo assim nas décadas de 80 e 90. Trabalhei lotado atualmente Fundação Nacional de Saúde – Funasa eram vinculados à extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – Sucam. Realizei afinco as minhas  atividades de campo no combate e tratamentos à dengue,à malária, à febre amarela e a outras doenças endêmicas da Região, com atividades de burrifação de inseticida  intra-domiciliar e peri- domiciliar, aplicação de inseticida espacial  (FUMACÊ) UBV pesado  e portátil e tratamentos focal. Quando iam para a zona rural caminhavam uma média de 16 Km por dia levamos nos ombros e braços  uma bolsa com materiais pertences, uma outra bolsa com 12 pacotes 670 Gm de DDT e três vidro de pasta com 500 Gm, um balde/12 lts com pá de madeira e matérias didáticos, uma bomba com capacidade de 12 litros, já debilitado não tínhamos nem lugar adequado para acampar e alimentar. Muitas vezes repousei juntamente com inseticida DDT e bombas contaminadas nos chiqueiro para porco, curral para boi, barracos  abandonados, Escolas e Igrejas muitas vezes  sem almoço e jantar.
     Manuseie inseticidas e apliquei uma média de 90 litros por dia do produto químico   em caráter habitual e permanente, ficando em contato com a referida química  24:00 horas por dia, desprovidos de quaisquer treinamentos em medidas de prevenção de danos à saúde e segurança do trabalho, tais como equipamentos de proteção coletivo e individual e esclarecimentos sobre a toxicidade dos produtos utilizados.
             Portanto fui expostos a DDT, Organo Fosforado e Malation .nas décadas de 80 e 90  na  Ex-Sucam, hoje Funasa; e fui contaminados  em virtude do meu trabalho no combate a endemias.  Fui submetido  exames laboratoriais, onde foi constatado elevados níveis de ddt, no meu organismo um percentual de 7,11% ug/dl de pesticida, os valores referencias segundo a Intoxicação Exógena Pôr pesticidas do grupo Organoclorado  o normal é de até 3 ug/dl (de acordo com a portaria de nº 12 de 06/08/83 da Secretaria de Segurança e saúde do trabalhodor através da N.R.7). como pode-se perceber de um parecer do centro de atendimento toxicológico Dr.Otávio Brasil em Brasília.
           A FUNASA nega essa situação e se recusa a examinar ou a cuidar da minha  saúde.
                                                            Ji - Paraná  28 de Março de 2010.


                                                               Ass.                                          * * *



2 comentários:

  1. sou sueli terezinha cunha nora do senhor joão manoel cunha que faleceu em 30 de junho de1988. morador de timbo santa catarina. região de blumenau era funcionario da extinta sucam, faleceu das circunstancias do veneno e poso asegurar que ele ficou recebendo ,depois de falecido minha sogra ficou recebendo e mais duas filhas solteiras que ficaran aposentadas ,hoje minha sogra é falecida e as filhas ficaram recebendo

    ResponderExcluir
  2. eu paulo soares de souza na paraiba fui contaminado com omalation e sumithion no fumace fazendo os trabalho sem o epi; quando eu comecei a sentim o sestema nervozo abalado, foi dai que procurei a funasa. os mesmo falaram que nao poderia fazer nada ppor mim. eu procurei um neurologista e
    a medica passou os exames para eu fazer . quando eu recibi o rezultado eu tinha sido contaminado. afetou o coração e o sitema nervozo.




    ResponderExcluir

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############