Notícias
TIZIU APÓIA SERVIDORES DA FUNASA INTOXICADOS PELO DDT E BUSCA AJUDA DO ESTADO
Data : 14/4/2010
Tiziu apóia servidores da Funasa intoxicados pelo DDT e busca ajuda do Estado
Durante Audiência Pública realizada na manhã de terça-feira (13), no plenário da Assembléia Legislativa, o líder do governo deputado estadual Tiziu (PP-Ariquemes) declarou apoio aos servidores da extinta Sucam, hoje denominada de Funasa.
Na ocasião foi discutida a necessidade de indenizações aos servidores da Funasa intoxicados pelo DDT (Diclorodifeniltricloretano). Segundo a especialista em toxicologia, professora Heloísa Pacheco Ferreira, o DDT é extremamente tóxico, por se constituir de um poluente orgânico persistente, atingindo todo organismo, causando lesões cardíacas, respiratórias, doenças digestivas e problemas psiquiátricos.
Dados levantados pelo Sindicato dos Servidores Federais (Sindsef) sobre os danos causados pelo DDT, usado por décadas no combate à malária e outras endemias, dão conta de que 98% dos “trabalhadores de campo” da Sucam, hoje Funasa, se encontram contaminados.
Ao usar a tribuna, Tiziu disse mesmo sendo competência do governo federal, não ficará de braços cruzados e buscará junto ao governo do Estado mecanismos para que os direitos dos servidores sejam cumpridos. “Eu na posição de líder do governo, poderia deixar essa questão a cargo do governo federal e das prefeituras, mas não o farei, porque sei da luta de vocês, do sofrimento pelo qual passaram e vou buscar medidas que contemplem todos os servidores da Funasa que foram contaminados pelo DDT nesses anos”, destacou.
Tiziu lembrou que ao chegar a Rondônia foi acometido de malária e contou com a ajuda de um trabalhador da então Sucam. “Estou apenas retribuindo à vocês a dedicação e todo o trabalho realizado em prol de toda população do Estado. Quando cheguei aqui, sofri muito com a malária e pude contar com a ajuda de um colega de vocês” , disse.
A Audiência Pública foi requerida pelo deputado estadual Professor Dantas (PT) e reuniu representantes da Funasa de vários municípios rondonienses e de Estados vizinhos como Acre.
Para Dantas, o objetivo destas discussões, foi de fazer justiça a estes servidores, que trabalharam por décadas no controle e combate as endemias, como a malária, febre amarela, leishmaniose, dentre outras.
Audiência com o governador João Cahulla
Logo após se reunir com os servidores, Tiziu juntamente com os deputados estaduais Jesualdo Pires e Professor Dantas e um grupo de servidores da Funasa esteve reunido com o governador do Estado João Cahulla, no Palácio Presidente Vargas na tarde desta terça-feira (13). A pauta da reunião foi de buscar junto ao governo do Estado ajuda para que os intoxicados pelo DDT, possam passar por tratamento médico na rede estadual de saúde.
De acordo com Tiziu, a situação é grave e os servidores da Funasa, mesmo estando abandonados pelo governo federal não podem ser ignorados, “na verdade estamos aqui pedindo socorro para esses trabalhadores que tanto contribuíram com o Estado de Rondônia no controle e combate à várias endemias”, destacou.
Uma nova reunião será marcada para que os servidores apresentem suas reivindicações documentadas e que sejam convocados a participar todos os órgãos envolvidos no processo. “Queremos que todos os responsáveis cumpram com suas obrigações, daí a necessidade de uma reunião mais técnica para que cada um assuma a sua responsabilidade e o Estado está disposto a colaborar”, afirmou Cahulla.
Deverão participar da reunião, Agevisa, Sesau, Lacen, Funasa, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, AROM, governador do Estado, João Cahulla, deputados estaduais Tiziu Jidalias, Jesualdo Pires, Professor Dantas e comissão de servidores da Funasa.
Este portal quer reiterar a gratidão e o respeito que sempre dedicam ao serviço público. Respeito expresso no diálogo, na transparência, no incentivo à qualificação e ao profissionalismo. O objetivo deste, e para abrir espaço democrático e transparente à todos os interessados em discutir os Direitos Humanos e atuação dos políticos brasileiros. (waldyr.madruga4@gmail.com)
SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma nova reunião será marcada para que os servidores apresentem suas reivindicações documentadas e que sejam convocados a participar todos os órgãos envolvidos no processo. “Queremos que todos os responsáveis cumpram com suas obrigações, daí a necessidade de uma reunião mais técnica para que cada um assuma a sua responsabilidade e o Estado está disposto a colaborar”, afirmou Cahulla.
ResponderExcluirDeverão participar da reunião, Agevisa, Sesau, Lacen, Funasa, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, AROM, governador do Estado, João Cahulla, deputados estaduais Tiziu Jidalias, Jesualdo Pires, Professor Dantas e comissão de servidores da Funasa.
oi qndo vai ser essa audiencia?e na onde?
espero a resposta ansioso
abnerio_fa@hotmail.com