Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TIZIU APÓIA SERVIDORES DA FUNASA INTOXICADOS PELO DDT E BUSCA AJUDA DO ESTADO

Notícias


TIZIU APÓIA SERVIDORES DA FUNASA INTOXICADOS PELO DDT E BUSCA AJUDA DO ESTADO

Data : 14/4/2010











Tiziu apóia servidores da Funasa intoxicados pelo DDT e busca ajuda do Estado

Durante Audiência Pública realizada na manhã de terça-feira (13), no plenário da Assembléia Legislativa, o líder do governo deputado estadual Tiziu (PP-Ariquemes) declarou apoio aos servidores da extinta Sucam, hoje denominada de Funasa.



Na ocasião foi discutida a necessidade de indenizações aos servidores da Funasa intoxicados pelo DDT (Diclorodifeniltricloretano). Segundo a especialista em toxicologia, professora Heloísa Pacheco Ferreira, o DDT é extremamente tóxico, por se constituir de um poluente orgânico persistente, atingindo todo organismo, causando lesões cardíacas, respiratórias, doenças digestivas e problemas psiquiátricos.



Dados levantados pelo Sindicato dos Servidores Federais (Sindsef) sobre os danos causados pelo DDT, usado por décadas no combate à malária e outras endemias, dão conta de que 98% dos “trabalhadores de campo” da Sucam, hoje Funasa, se encontram contaminados.



Ao usar a tribuna, Tiziu disse mesmo sendo competência do governo federal, não ficará de braços cruzados e buscará junto ao governo do Estado mecanismos para que os direitos dos servidores sejam cumpridos. “Eu na posição de líder do governo, poderia deixar essa questão a cargo do governo federal e das prefeituras, mas não o farei, porque sei da luta de vocês, do sofrimento pelo qual passaram e vou buscar medidas que contemplem todos os servidores da Funasa que foram contaminados pelo DDT nesses anos”, destacou.



Tiziu lembrou que ao chegar a Rondônia foi acometido de malária e contou com a ajuda de um trabalhador da então Sucam. “Estou apenas retribuindo à vocês a dedicação e todo o trabalho realizado em prol de toda população do Estado. Quando cheguei aqui, sofri muito com a malária e pude contar com a ajuda de um colega de vocês” , disse.



A Audiência Pública foi requerida pelo deputado estadual Professor Dantas (PT) e reuniu representantes da Funasa de vários municípios rondonienses e de Estados vizinhos como Acre.



Para Dantas, o objetivo destas discussões, foi de fazer justiça a estes servidores, que trabalharam por décadas no controle e combate as endemias, como a malária, febre amarela, leishmaniose, dentre outras.





Audiência com o governador João Cahulla

Logo após se reunir com os servidores, Tiziu juntamente com os deputados estaduais Jesualdo Pires e Professor Dantas e um grupo de servidores da Funasa esteve reunido com o governador do Estado João Cahulla, no Palácio Presidente Vargas na tarde desta terça-feira (13). A pauta da reunião foi de buscar junto ao governo do Estado ajuda para que os intoxicados pelo DDT, possam passar por tratamento médico na rede estadual de saúde.



De acordo com Tiziu, a situação é grave e os servidores da Funasa, mesmo estando abandonados pelo governo federal não podem ser ignorados, “na verdade estamos aqui pedindo socorro para esses trabalhadores que tanto contribuíram com o Estado de Rondônia no controle e combate à várias endemias”, destacou.



Uma nova reunião será marcada para que os servidores apresentem suas reivindicações documentadas e que sejam convocados a participar todos os órgãos envolvidos no processo. “Queremos que todos os responsáveis cumpram com suas obrigações, daí a necessidade de uma reunião mais técnica para que cada um assuma a sua responsabilidade e o Estado está disposto a colaborar”, afirmou Cahulla.



Deverão participar da reunião, Agevisa, Sesau, Lacen, Funasa, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, AROM, governador do Estado, João Cahulla, deputados estaduais Tiziu Jidalias, Jesualdo Pires, Professor Dantas e comissão de servidores da Funasa.

Um comentário:

  1. Uma nova reunião será marcada para que os servidores apresentem suas reivindicações documentadas e que sejam convocados a participar todos os órgãos envolvidos no processo. “Queremos que todos os responsáveis cumpram com suas obrigações, daí a necessidade de uma reunião mais técnica para que cada um assuma a sua responsabilidade e o Estado está disposto a colaborar”, afirmou Cahulla.



    Deverão participar da reunião, Agevisa, Sesau, Lacen, Funasa, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, AROM, governador do Estado, João Cahulla, deputados estaduais Tiziu Jidalias, Jesualdo Pires, Professor Dantas e comissão de servidores da Funasa.


    oi qndo vai ser essa audiencia?e na onde?
    espero a resposta ansioso

    abnerio_fa@hotmail.com

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############