Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

domingo, 24 de outubro de 2010

Servidores da Funasa alegam intoxicação por DDT para pedir indenização

Servidores da Funasa alegam intoxicação por DDT para pedir indenização




Ana Luiza Zenker

Repórter da Agência Brasil



Brasília - Servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) enviaram carta aberta a deputados e senadores pedindo apoio para conseguir que o governo federal arque com os custos do tratamento de doenças que, segundo eles, estariam sendo causadas por intoxicação com DDT.



Os funcionários, que atuavam no controle de endemias, especialmente a malária, na região Norte, tanto na antiga Superintendência de Campanha de Saúde Pública (Sucam) quanto na Funasa, também reivindicam mudanças na legislação, permitindo que as mulheres se aposentem com 25 anos de serviço e 50 de idade, e os homens, com 30 anos de serviço e 55 de idade.



Waldyr Madruga, servidor da fundação, que trabalhava com o inseticida no combate ao mosquito vetor, conta que ele e os companheiros de trabalho costumavam ficar até 12 horas seguidas por dia em contato com o produto “e sem máscara, sem luva, sem nada”. Por telefone, ele disse que participou das ações de prevenção da malária, com o DDT, por três anos, de 1986 a 1989.



A substância foi utilizada no Brasil por quase 50 anos. Na Funasa, o uso se estendeu até 1998. “Até 1998, a Funasa dava capacitação, dava equipamento de proteção individual, orientação de como deveriam ser utilizados todos os insumos no combate a qualquer vetor”, afirmou o coordenador de Recursos Humanos da fundação, Adalberto Fulgêncio.



De acordo com exames feitos pelos servidores em um laboratório de Brasília, a quantidade de DDT no sangue deles chega a até quase 10 vezes o índice considerado normal no ser humano. A concentração elevada estaria causando sintomas como paralisia de membros, degeneração nas articulações, alterações neurológicas, dores nos membros, desmaios.


Algumas ações já chegaram a ser impetradas por servidores na Justiça, mas a Funasa alega que até agora não se comprovou a relação de causa e conseqüência entre a exposição ao DDT e as doenças alegadas pelos funcionários. O que eles mais querem não é nem a indenização em dinheiro, mas a garantia de tratamento. “Nós estamos preocupados é com o nosso futuro”, diz Waldyr. E completa: “Nós temos documentos, temos os laudos médicos e tudo”.

O que Adalberto Fulgêncio alega é que um estudo feito, em colaboração com o Instituto Adolpho Lutz, em 119 servidores da Funasa no Pará não comprovou intoxicação, mas mostrou que os problemas de saúde “estão muito mais relacionados ao modo de vida que eles [servidores] tinham”.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/08/19/materia.2008-08-19.2392945968/view

DDT: Perpétua obtém compromisso da Funasa para investigar casos no país
Escrito por Assem Neto
Uma nota técnica será emitida pela Fundação Nacional de Saúde informando quais as providências a autarquia irá adotar para apoiar os guardas da extinta Sucam que teriam sido contaminados pelo inseticida DDT. O documento citará o compromisso da Funasa de levantar casos de intoxicação em todo o Brasil, através de uma comissão interna.

A sugestão foi feita pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e acatada pelo presidente nacional da Funasa, Danilo Fortes, durante audiência ontem, em Brasília. A deputada vinha cobrando uma reação da Funasa sobre o caso havia vários meses. O deputado Henrique Afonso, coordenador da Bancada Federal do Acre, acompanhou a audiência.

Danilo Fortes recebeu das mãos da deputada o relatório final da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), que recomenda pagamento de indenização e até 13º salário a todos os acreanos contaminados. Ele foi informado pela deputada sobre a ordem dada na semana passada pelo ministro José Pimentel (Previdência Social) para investigar os casos como acidente de trabalho.

Após uma breve leitura do relatório da Aleac – que está sendo recebido pelo Congresso Nacional como denúncia -, Danilo Fortes admitiu que não sabia da gravidade que o assunto tomou no Acre, onde cerca de 100 pacientes já morreram em conseqüência do DDT, sendo, também, o único estado brasileiro com levantamento completo sobre a intoxicação, na capital e no interior. “A Funasa não se negará a prestar a assistência devida a quem quer que seja”, disse ele.

Perpétua Almeida, no entanto, não está conformada com a burocracia. “Está na hora de acabarmos com as brigas judiciais. Este é o momento de identificar quantas pessoas estão doentes. É preciso prestar apoio imediato a estas famílias”, disse na reunião a deputada, se referindo aos recursos movidos pela Funasa para derrubar as sentenças que mandam a autarquia a custear o exame de seus ex-funcionários em alguns estados.

A deputada Maria Helena (PSB/RR), quis saber se há casos registrados em Roraima, por exemplo, e foi informada que esse trabalho só é realizado quando a Funasa é provocada. Ou, como aconteceu no Acre, por iniciativa do Poder Legislativo.

Perpétua cobrou que a Funasa explique à sociedade quais providências internas foram adotadas depois que o Ministério Público Federal entrou no caso. O MPF do Acre, que também foi acionado pela deputada, ainda aguarda a relação de pacientes que fariam os exames dos laboratórios Adolfo Lutz e Carlos Chagas. Após ser pressionada pelo ministério público, a Funasa se apressou em contatar os laboratórios, mas ainda demora muito a procurar as famílias e encaminhá-las para o exame. O Governo do Acre, através do Laboratório Central (Lacen), se pôs à disposição para coletar o sangue dos pacientes.

Assem Neto

Assessoria de Imprensa

http://correiodojurua.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62%3Addt-perpetua-obtem-compromisso-da-funasa-para-investigar-casos-no-pais&catid=37%3Abrasil&Itemid=54

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/08/19/materia.2008-08-19.2392945968/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############