PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL
Crônica: A hora de reiniciar o sistema político Brasileiro.
#Crônica Do Zé
Sempre que chegamos ao final de um ano, as esperanças por tempos melhores se renovam. Os votos de feliz ano novo, de paz, de saúde, de prosperidade se repetem. Nada demais. A esperança por melhores dias é uma constante, sem dúvida, em todo o mundo. E em nosso território não seria diferente.
Todavia, infelizmente, não é isso que se vê. Abrir um jornal, assistir a um noticiário pelo rádio ou pela televisão nos mostra um mundo de crueldade, de horror, que choca os cidadãos de bem. E ficamos a perguntar o que aconteceu com o ser humano, porque este cenário de violência não tem fim ou, pelo menos, que se torne raridade?
Não sei se alguém tem uma resposta conclusiva para isto, talvez ninguém. Sabemos, e é inquestionável, que a violência é própria do homem. Desde o alvorecer da humanidade o homem age ou reage com violência contra seus semelhantes: guerras, vinganças, terrorismo, nada disso é novo. Mas podemos nos permitir algo próximo do utópico e perguntarmos por que, ainda hoje, estes cenários sangrentos continuam existindo. Neste caso, creio que a resposta não é difícil. Trata-se do lado irracional, da essência animal do ser humano.
Ontem, a tragédia se repetiu com o assassinato de três irmãos no Cruzeiro Velho. A reportagem mostra que, segundo todos os que os conheciam, os rapazes não eram criadores de casos, não viviam envolvidos com ações ilícitas, eram trabalhadores e cuidavam do próprio futuro. Então, por quê? Cabe à polícia descobrir.
E o dado mais assustador, segundo os órgãos de segurança. é o número elevado – e crescente – de adolescentes envolvidos em crimes. Veja-se o caso do brigadeiro assassinado na entrada da garagem do prédio em que morava na 112 Sul. O atirador tem 17 anos. E os muitos outros criminosos menores de 18 anos? É lamentável observar que, ao invés de estarem preocupados com o próprio amanhã, dedicaram-se a destruir o amanhã de outros.
As causas deste drama são mais do que conhecidas: as desigualdades sociais, a miséria, a falta de educação, o desemprego e, mais do que tudo, as drogas. E, uma vez que as causas são sabidas, por que não se encontra a solução? Este é o lado preocupante dos fatos. Quando a sociedade poderá ver-se livre do medo que, hoje, é comum em todos os grandes centros urbanos?
Nós, cidadãos comuns, que pagamos nossos impostos e vivemos segundo as normas ditadas pela lei e pela ordem, esperamos que pelo menos nossos filhos ou netos possam viver em um mundo em que reine a paz numa sociedade de homens e mulheres de boa vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############