Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O PL 3525/12 estabelece a criação de uma pensão mensal vitalícia para os servidores da ex-Sucam, portadores de doenças graves.

Portal do Servidor Público do Brasil : http://waldirmadruga.blogspot.com.br/

Frente parlamentar pode ser criada para discutir situação dos intoxicados da ex-Sucam




Nos Servidores publico de todo o Brasil estamos aguardo a manifestação dos deputados e Senadores, que revise a situação dos servidores da Funasa (ex-SUCAM), que provavelmente foram intoxicados pelo manuseio incorreto de inseticidas como DDT e Malathion, o parlamentar Nilson Leitão (PSDB-MT) se comprometeu em organizar uma frente parlamentar para tratar exclusivamente desse assunto. Se isso acontecer, a tendência é que sejam apreciados com mais rapidez dois projetos de lei que tramitam na casa sobre esse tema: o PL 3525/12 e o PL 4973/09. 
O PL 3525/12, de autoria do então senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), estabelece a criação de uma pensão mensal vitalícia para os servidores da ex-Sucam, portadores de doenças graves em decorrência de contaminação pelo dicloro-difenil-tricloroetano, ocorrida no exercício da função. O benefício seria de R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais) e se estenderia aos dependentes dos servidores falecidos em consequência dessa contaminação. O projeto já foi aprovado no Senado e encontra-se na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, onde aguarda votação.
O PL 4973/09, da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), também propõe indenizar os servidores da antiga Sucam. Mas, ao contrário do PL 3525/12, a indenização seria de uma só vez, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O benefício seria estendido aos cônjuges e dependentes de primeiro grau do servidor, caso ele já tivesse falecido. O projeto está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Mas, no último dia 21, o relator, Cláudio Puty (PT-PA), apresentou parecer desfavorável, alegando a incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária da matéria.
Para o diretor do Sindsep-PE e servidor da ex-Sucam, José Felipe, é importante discutir a questão dos intoxicados e reparar esse erro. “O governo tem uma dívida histórica com esses trabalhadores e suas famílias”, frisa o sindicalista. 
ENTRAVES
Apesar de existirem esses dois projetos no Congresso e boa vontade por parte de alguns parlamentares em reparar o erro cometido pelo governo no passado, a verdade é que não é fácil provar essa contaminação. Infelizmente, há anos não existe exame periódico no serviço público federal. 
O diretor José Felipe conta que, só em Pernambuco, vários servidores da ex-Sucam já morreram por causa da intoxicação. As doenças mais comuns entre essas pessoas contaminadas são câncer, problemas cardíacos e neurológicos. “Como não houve exames periódicos e as doenças apareceram anos depois, os médicos não conseguem estabelecer um nexo causal”, explica o diretor do Sindsep, que era da ex-Sucam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############