Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Combate a Dengue e caça ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue continua em Jaru Ro.

Combate a Dengue e caça ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue continua


http://www.jaruonline.com.br/noticiascapa/denguemjaruabson.htm
A Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, com base na Lei Municipal N° 861/GP/05 de 05 de outubro de 2005 e Decreto lei N° 6.034/GP/09 de 19 de novembro de 2009. Iniciou na semana passada a limpeza de terrenos baldios, que esta servindo de deposito de lixo de varias espécie, transformandos em verdadeiros criadouros para ovoposição do mosquito transmissor da Dengue. Com a finalidade de dar continuidade na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e Febre Amarela, o serviço de roso para possibilitar a retirada de material que possa acumular água, o serviço esta sendo executado e será cobrado do proprietário do imóvel, com base na lei N° 86/05, da seguinte forma: Imóvel de até 800 metros quadrados 04 (quatro UPF) que equivale a 160,00 reais, e de 800 metros a 1600 metros quadrados 06 ( seis UPF) que equivale a 240,00 (duzentos e quarenta reais) acima de 1600 metros quadrados 10 ( UPF ) equivalente a 400,00 (quatrocentos Reais), além da taxa de limpeza, será cobrado dos proprietários desses imóveis, multa de 1 salário mínimo como prevê o Decreto de Lei N° 6.034/GP/09 de 19 de novembro de 2009, que esta sendo expedido pela Vigilância Sanitária.

Foto 01 e 02 antes e foto 03 depois da limpeza.

DENGUE E A JIBÓIA DE 2 METROS
A equipe de Divisão de Controle de Endemias ao constatar grande quantidade de focos do mosquito da dengue no pátio da garagem municipal da Secretaria Municipal de Obras, imediatamente executou nesta sexta-feira (26) pela manhã um grande mutirão de limpeza no referido pátio, com finalidade de eliminar focos em objetos removíveis e tratar com larvicida uma grande quantidade de objetos sucatas que se encontram amontoados, sem condições de removê-los. Pode-se afirmar que inúmeros criadouros do mosquito foram eliminados e diversos foram tratados até que os mesmos possam ser definitivamente removidos e deixarem de ser excelentes criadouros do mosquito transmissor da dengue. Mas o que chamou a atenção na operação da limpeza, foi uma cobra JIBOIA que estava tranquilamente alojada dentro de um velho tanque de combustível, a qual foi devidamente capturada pelo corpo de bombeiros e levada para um habitat mais seguro. Eis uma boa razão para se efetuar limpezas nos terrenos baldios de nossa cidade, pois alem de oferecerem ambientes favoráveis à proliferação do mosquito da dengue; caramujos; ratos; escorpiões, e outros insetos nocivos à saúde humana, pode ainda como vocês podem conferir no vídeo, alojar uma jiboiazinha e a qualquer momento, pregar um grande susto no primeiro infeliz que tiver a sorte de tirar o sossego da mesma.



DENGUE E FOSSAS - Técnicos da FIOCRUZ confirmaram que o mosquito da dengue também se procria em água suja


Pesquisadores do Escritório Técnico da FIOCRUZ em Rondônia, estiveram em Jaru no mês de dezembro passado, e confirmaram o que os Técnicos da Divisão de Controle de Endemias – DCE em Jaru vem alertando desde 2001, ou seja: o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, que antes só criava em água limpa, ou como diz o ditado “só gostava de sobra e água limpa e fresca”; adotou de vez o ambiente de fossas negras sanitárias como criadouros alternativos, isso explica o elevado numero de mosquitos da dengue na época da ausência das chuvas, quando não existem criadouros superficiais. Os Técnicos da FIOCRUZ oficiaram essa situação ao Secretario de Estado da Saúde, como forma de alertar as autoridades sanitárias para o problema. Em Jaru os Técnicos da DCE, vem alertando os administradores do município tão logo detectou essa situação, mesmo assim medidas concretas e definitivas ainda não foram tomadas. E o que chama a atenção é que ao longo dos anos, a própria administração municipal vem contribuindo para que fossas sejam abertas com retroescavadeiras e os beneficiários não conseguem tampá-las pelo custo do serviço de confecção da tampa. Com essa situação, torna-se imprescindível que a fiscalização por parte da administração municipal seja mais rigorosa com as fossas que estão comprometendo a criação do mosquito e em especial, adotar regras obrigatórias visando uma padronização de construção de fossas atendendo o objetivo do armazenamento de dejetos e principalmente não serem ambientes geradores do mosquito da dengue, sob pena de vivenciarmos outras epidemias da doença.


Jaru, 26 fevereiro de 2010

DENGUE – O COMBATE CONTINUA
Após quatro aplicações do fumacê para conter a epidemia da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde através da Divisão de Controle de Endemias – DCE, esta neste momento executando ações complementares e preventivas para o controle da doença, dentre elas: 1) visita domiciliar para tratamento e eliminação de focos do mosquito, bem como as orientações de cuidado com o imóvel; 2) catação de objetos nas vias publicas propícios a serem criadouros do mosquito; 3) limpeza com roço dos perímetros das calçadas com finalidade de evitar acumulo de lixos; 4) eliminação de criadouros em calhas e orientações aos proprietários para correção das mesmas para não armazenar água. Mesmo com todas estas ações, os Técnicos da DCE, alertam que a única forma de evitar a doença, é a manutenção da limpeza dia-a-dia dos quintais; manter as fossas sempre vedadas e evitar a presença de água parada perto do domicilio, sob pena da doença continuar fazendo vítimas em nossa população.


Jaru, 24 fevereiro de 2010

A DENGUE ESTA MATANDO
Informe Epidemiológico da Dengue, editado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – AGEVISA/RO, em 15 de janeiro deste ano, informa que de 176 casos graves da doença ocorrido no estado, ocorreram 15 (quinze) óbitos suspeitos, sendo 0l (um) em Jaru. Os Técnicos da Divisão de Controle de Endemias – DCE, insistem em alertar, que para combater a doença, o mal tem ser cortado pela raiz, ou seja, impedir que o mosquito nasça. E para isso, é necessário que a população adote permanentemente as seguintes medidas: manter a frente da rua e os quintais limpos; manter as fossas vedadas; evitar depósitos de água no quintal e corrigir calhas com água armazenada. Informa ainda o boletim, que o município de Jaru até a data de 18 de janeiro do corrente ano, foi o município que mais registrou casos da doença, num total de 2.633. Neste mês de fevereiro, ate a presente data, foram registradas 129 notificações da doença, contra 502 registradas em janeiro próximo passado. Mesmo confirmando uma baixa da doença; torna-se importante lembrar que o período chuvoso pode avançar até o mês de maio, implicando assim, ser fundamental que os cuidados com os criadouros do mosquito sejam redobrados. Razões pelas quais, aponta a população como a principal arma de combate dessa doença.



Abson Praxedes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############