DDT faz a 58ª vítima entre os ex-guardas da Sucam no Acre
Da Assessoria da deputada Perpétua Almeida
Ter, 29 de Dezembro de 2009 11:24
http://www.agazeta.net/index.php?option=com_content&view=article&id=11268:ddt-faz-a-11o-vitima-entre-os-ex-guardas-da-sucam-no-acre&catid=19:acre
Sebastião passou os últimos dois meses entre o Pronto Socorro de Rio Branco, hospital Santa Juliana e Fundhacre, onde faleceu
--------------------------------------------------------------------------------
Saiba mais
--------------------------------------------------------------------------------
Ex-guardas da Sucam buscam apoio em toda a região NorteJustiça condena Estado a prestar assistência médica às vítimas do DDTJustiça julga ação sobre responsabilidade pela contaminação de ex-guardas da SucamJustiça julga ação de vítimas do DDT contra GovernoDDT faz a 59ª vítima no Acre; homem de 58 anos morreu no PS
O ex-guarda da Sucam Sebastião Grangeiro de Melo, 67 anos, faleceu às 8 horas desta terça-feira, 29, vítima de complicações ocasionadas pela contaminação por DDT, veneno que manipulou durante 15 anos no combate a malária.
Até agora, 58 pessoas morreram em decorrência de compliações com o veneno, desde 2000. Sebastião é a décima primeira vítima a morrer nos últimos 12 meses. Ele deixa mulher e três filhos.
O corpo do ex-guarda da Sucam está sendo velado na capela São João Batista, localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana ao lado da TV Gazeta.
Sebastião passou os últimos dois meses entre o Pronto Socorro de Rio Branco, hospital Santa Juliana e Fundhacre, onde faleceu, após o pedido de uma UTI no ar ter sido recusado pelo CAPS- saúde, plano que pagava e que lhe dava o direito ao transporte aéreo.
A Associação dos Contaminados pelo DDT, já se mobiliza para entrar com uma ação contra o gerente da CAPS- saúde no Acre.
Em novembro, morreu Manoel Nogueira e outros 18 ex-guardas, estão na chamada fila da morte, designação dada para os que necessitam de atendimento de urgência.
A situação revolta os membros da Associação dos Contaminados pelo DDT: “Estamos só contando os mortos e os representantes do Ministério da Saúde e da Funasa que vêm ao Acre só conversam com os dirigentes da Funasa. Nunca procuram a Associação para saber a real situação. Depois fazem uns relatórios que não tem nada a ver e nós ficamos jogados”, reclamou Aldo Moura, presidente da Associação dos Contaminados pelo DDT, que recentemente passou por uma cirurgia.
Aldo Moura apresenta os mesmos sintomas que os demais, insônia, dores e dormência nas articulações, membros superiores e inferiores e problemas digestivos.
Para a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), que luta junto com a Associação, pelo reconhecimento do problema e pelo auxílio aos contaminados a morte de Sebastião foi um duro golpe.
“Estou ficando rouca de tanto pedir a ajuda da bancada federal para tentar salvar essas pessoas. Eles estão morrendo diante de nossos olhos e o governo federal protelando a ajuda. Se não me ajudarem a dar um pouco de qualidade de vida a esses homens que comprometeram a saúde deles no combate à malária, para que outras pessoas no nosso Acre pudessem viver, vou levar todos para Brasília para acampar na frente do congresso e chamar a atenção do mundo para essa vergonha. O Brasil poderá ser denunciado nos tribunais internacionais. Sinto muito, mas se não me ajudarem a auxiliar essas pessoas vou ter que apelar. O que não dá é para ficar apenas chorando os mortos”, enfatizou a deputada comunista.
Este portal quer reiterar a gratidão e o respeito que sempre dedicam ao serviço público. Respeito expresso no diálogo, na transparência, no incentivo à qualificação e ao profissionalismo. O objetivo deste, e para abrir espaço democrático e transparente à todos os interessados em discutir os Direitos Humanos e atuação dos políticos brasileiros. (waldyr.madruga4@gmail.com)
SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############