Muita informação errônea vem circulando na internet brasileira sobre bicarbonato de sódio, consistindo num grande desserviço às pessoas que poderiam se beneficiar dos poderes terapeuticos desta substancia. Andou circulando um email propagando os benefícios do bicarbonato para a cura do câncer. O problema é que este email, num tom completamente sensacionalista e carecendo de referâncias científicas, gerou reações negativas de muitas pessoas tanto da área de saúde convencional quanto alternativa, que, sem pesquisar os fatos e se baseando apenas em tal email, passaram a pregar contra o uso do bicarbonato.
Vamos desfazer a confusão gerada e mostrar os fatos. O bicarbonato de sódio realmente tem poderes terapêuticos maravilhosos e pode e deve ser utilizado no tratamento de diversos desequilíbrios corporais, como se verá abaixo. Entretanto, como qualquer outra substancia, deve ser usado corretamente, pois o excesso, é claro, poderá gerar efeitos indesejados.
Sobre o uso do bicarbonato para o tratamento do câncer: esta utilização foi primeiramente proposta pelo médico italiano Tullio Simoncini, que usa o bicarbonato por via intravenosa e por cateter em seus pacientes oncológicos com grande sucesso. Você pode conferir diretamente o trabalho do Dr. Simoncini em seu site http://simoncini-cancer-center.com
Um dos argumentos usados por aqueles que, no Brasil, estão pregando contra o bicarbonato, é que Dr. Simoncini teve a sua licença médica cassada. Bem, eu trabalho na área de saúde alternativa há mais de 20 anos e posso assegurar a vocês: qualquer médico que ouse "pisar fora da linha" e gerar uma informação que ameace o interesse da indústria médica e farmacêutica, será ameaçado, cassado ou calado de alguma outra forma. Pense nos bilhões que a industria do câncer fatura anualmente e no preço de um vidro de bicarbonato de sódio. Como diz a Sonia Hish, pesquisadora da alimentação natural:
" A saúde é subversiva pois não dá lucro a ninguém"
A doença dá lucro. Pesquisas infindáveis sobre tratamentos caríssimos que não curam nada afinal de contas, dão lucro. O tratamento com bicarbonato de sódio não dá lucro.
Simoncini não está sozinho. Dr. Rashid Buttar, que alerta sobre o mercúrio (presente nas vacinas infantis, entre outras fontes) ser um fator importante no desenvolvimento do autismo e que curou inúmeros pacientes autistas com a remoção deste metal pesado, também teve sua licença cassada. Dr. Andrew Wakefield, que mostrou num estudo científico a relação entre a vacina tríplice e o autismo, foi perseguido e difamado, não me lembro se chegou a ser cassado. Esses são apenas alguns casos. Pense nisso quando você ouvir que "Dr. Fulano teve sua licença cassada" como argumento para desconsiderar a descoberta científica de tal doutor. À propósito, Simoncini continua atuando, através de seus seguidores, e curando pessoas de todo o mundo que vão até a clínica fundada por ele em Roma.
Voltando ao uso do bicarbonato de sódio no tratamento do cancer, Dr. Mark Sircus, em seu livro
SodiumBicarbonate – Rich Man’s Poor Man’s Cancer Treatment (“Bicarbonato de Sódio - tratamento de câncer do homem rico e do homem pobre” – ainda não publicado em português) se baseia nos estudos de Simoncini mas dá um passo à frente, e propõe o uso do bicarbonato na forma oral, o que torna este tratamento acessível a todos os pacientes. Este livro é totalmente referenciado com pesquisas científicas sobre o bicarbonato e desde a sua publicação em 2008 vem ajudando inúmeras pessoas a se curarem completamente ou, em casos avançados, mitigarem seus sintomas, tendo uma melhor qualidade de vida. No IMVA (International Medical Veritas Association, entidade de pesquisa criada por Dr. Sircus) recebemos diariamente testemunhos deste porte.
Recentemente, em janeiro de 2013, um estudo realizado por pesquisadores da Wayne State University School of Medicine, comprova definitivamente o papel do bicarbonato de sódio na prevenção de metástases. Em tal estudo, intitulado “A acidez gerada pelo microambiente do tumor leva a invasão local.”[i] esses cientistas mostram que o tumor cancerígeno está associado a um ambiente ácido e o seu crescimento e expansão para outras áreas do corpo (metástase) acontece devido à capacidade do tumor de gerar compostos ácidos que são lançados no meio extracelular, tornando este meio favorável ao tumor e desfavorável às células saudáveis. Eles mostram também que o uso do bicarbonato oral é eficiente para alcalinizar o meio e inibir este processo. Em suas próprias palavras:
" No presente trabalho, a invasão tumoral e o pH peritumoral foram monitorados ao longo do tempo através de microscopia intravital. Em todos os casos, o pH tumoral foi ácido e heterogêneo e as regiões de maior invasão do tumor corresponderam a áreas de pH mais baixo. Não houve invasão do tumor nas regiões com pH normal ou quase normal.
Em apoio à importância funcional das nossas descobertas, a administração oral de bicarbonato de sódio foi suficiente para aumentar o pH peritumoral e inibir o crescimento tumoral e invasão local em um modelo pré-clínico, corroborando a hipótese de invasão mediada pelo ácido."
Este estudo é apenas um entre muitos que comprovam a eficiencia do uso terapêutico do bicarbonato de sódio. Sugiro, para uma compreensão mais aprofundada deste tema, a leitura das pesquisas e livros do Dr. Simonicini e do Dr. Sircus. Para quem está interessado especificamente no tema câncer, acho também muito inspiradora a experiencia de Vernon Johnson, que se curou de um cancer nos ossos apenas com o uso do bicarbonato oral e da respiração adequada (que colabora com o bicarbonato na função de alcalinizar o corpo, com o aumento do oxigênio disponível para as células). Você pode ler a história do Vernon em seu site: http://phkillscancer.com/
Mas os benefícios do bicarbonato não se restrigem ao câncer - todas as doenças que estejam relacionadas a condições ácidas podem ser tratadas com bicarbonato, incluindo resfriados e gripes, o que faz desta substância um grande aliado de todas as famílias. Mas este é um assunto para um outro post.
Atenção: o uso prolongado no bicarbonato (como é necessário no caso do câncer e outras doenças crônicas) deve ser necessariamente acompanhado de um monitoramento do pH. Elevar demasiadamente o pH, criando uma condição muito alcalina é tão danoso quanto a condição ácida. Não utilize o bicarbonato antes de se informar completamente sobre o assunto e entender a forma segura de fazê-lo.
Luciana Valentim - Terapeuta Holística e membro do
International Medical Veritas Association (IMVA)
Como utilizar o bicarbonato de sódio por via oral?
Tome este medicamento por via oral geralmente a cada 4 horas, conforme necessário, ou
como indicado pelo seu médico. Siga todas as instruções na embalagem do produto. Se não tiver certeza sobre qualquer uma das informações, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Se você estiver se automedicando (o que não recomendamos) e os seus problemas de ácido persistirem ou se agravarem depois de ter usado este produto por 2 semanas, ou se você acha que tem um problema médico sério, procure imediatamente por atendimento médico. Se você estiver usando esta medicação regularmente em uma base diária por mais de 2 semanas, você pode ter um problema de saúde que precisa de um tratamento diferente. Pergunte ao seu médico se este é o remédio certo para você.
Se o seu médico lhe orientou a tomar este medicamento para acidose ou para alcalinizar a urina, a sua dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Para obter o máximo de benefício a partir desta medicação, tome-a regularmente, exatamente como indicado. Normalmente é tomado por via oral várias vezes ao dia. Para não se esquecer, tome no mesmo horário todos os dias. Não aumente a dose, tome -a mais frequente ou continue a tomar esta por mais tempo do que prescrito.
Efeitos colaterais do bicarbonato de sódio
Náuseas, inchaço ou gases podem ocorrer. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, contate o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Se o seu médico tenha dirigido para usar esta medicação, lembre-se que ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que utilizam este medicamento não tem efeitos secundários graves.
Informe o seu médico imediatamente se qualquer destes efeitos secundários graves ocorrerem: inchaço nas mãos/tornozelos/pés ou ganho de peso incomum.
Quando tomadas com bicarbonato de sódio, grandes doses de cálcio de sua dieta, medicamentos ou suplementos podem raramente causam um problema grave chamada síndrome leite-álcali . Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso de produtos de cálcio com segurança enquanto você estiver usando este medicamento. Informe o seu médico imediatamente se algum destes efeitos secundários raros (mas graves) ocorrerem: tonturas, dores musculares/espasmos, alterações mentais/humor (por exemplo, confusão, irritabilidade, problemas de memória), vômitos, fraqueza, alterações na quantidade de urina.
Procurar imediata atenção médica se qualquer destes efeitos secundários raros, mas muito graves ocorrem: dor no peito, convulsões.
Uma reação alérgica grave muito a esta droga é rara. No entanto, procure imediatamente atendimento médico se notar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão/inchaço (especialmente da face/língua/garganta), tonturas graves, dificuldade para respirar.
Esta não é uma completa lista de possíveis efeitos secundários. Se você observar outros efeitos não listados acima, entre em contato com o seu médico ou farmacêutico.
Apesar de popular entre os brasileiros, o bicarbonato deve ser utilizado com cautela! (Foto: www.buzzle.com)
Precauções para o uso oral do bicarbonato de sódio
Antes de tomar bicarbonato de sódio, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ele,
ou se você tiver quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, o que pode causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para obter mais detalhes.
Este produto não deve ser usado se você tem certas condições médicas. Antes de utilizar este produto , consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver: problema de respiração (como edema pulmonar), insuficiência cardíaca congestiva, doença renal grave (por exemplo, incapacidade de urinar), doença hepática grave (por exemplo ascite, cirrose), níveis elevados de sódio, inchaços nos tornozelos/pernas/pés devido à retenção de água (edema periférico).
Se você tiver qualquer um dos seguintes problemas de saúde, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto: baixos níveis de cálcio, pressão alta, problemas cardíacos (por exemplo, batimento cardíaco irregular), doença renal.
Por conta deste medicamento conter sal (sódio), não use se você estiver em uma dieta com restrição de sal.
Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando absolutamente necessário. Este medicamento pode piorar a pressão arterial elevada durante a gravidez (toxemia gravídica). Discutir os riscos e benefícios com o seu médico.
Este medicamento pode passar para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Interações medicamentosas para o bicarbonato de sódio
Se estiver a tomar este produto sob orientação do seu médico, o seu médico ou farmacêutico pode já estar ciente de possíveis interações medicamentosas. Não inicie, pare ou mude a dosagem de qualquer medicamento antes de verificar com o seu médico ou farmacêutico.
Antes de utilizar este produto, informe o seu médico ou farmacêutico se você usar qualquer um dos seguintes produtos: a aspirina e outros salicilatos (por exemplo, salsalato), barbitúricos (por exemplo, fenobarbital), suplementos de cálcio, os corticosteroides (p.ex., prednisona), medicamentos com um revestimento especial para proteger o estômago (revestimento entérico), lítio, quinidina, diuréticos (como a hidroclorotiazida).
Este medicamento pode diminuir a eficácia de certos medicamentos que necessitam do ácido do estômago para o trabalho, incluindo: ampicilina, atazanavir, alguns antifúngicos (por exemplo, cetoconazol, itraconazol), suplementos de ferro, sucralfato.
Antes de usar esta medicação , consulte o seu médico ou farmacêutico sobre como gerenciar essa interação possível.
Se o seu médico tenha dirigido você a tomar aspirina em baixas doses para prevenção de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, você deve continuar a menos que seu médico lhe diga o contrário. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.
Este documento não contém todas as possíveis interações. Portanto, antes de utilizar este produto, informe o seu médico ou farmacêutico de todos os produtos que você usa. Mantenha uma lista de todos os seus medicamentos com você e
partilhe sempre a lista com o seu médico e farmacêutico.
Overdose de bicarbonato de sódio
Se houver suspeita de overdose, contate seu médico ou o ligue para o centro de emergência da sua cidade pelo telefone 190.
Importantes fatos sobre o bicarbonato de sódio
Testes médicos e de laboratório (por exemplo, os níveis de cálcio/potássio/sódio, níveis de bicarbonato) devem ser realizado periodicamente para acompanhar seu progresso ou a verificação de efeitos secundários se estiver a tomar grandes doses ou tomar este medicamento por mais de 2 semanas.
Dosagem: Se você esquecer de uma dose, tome-a assim que se lembrar . Se for perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu habitual esquema de administração. Não duplique a dose para se recuperar
Armazenamento: Conservar à temperatura ambiente entre 15-30 graus, longe do calor, luz e umidade. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Não jogue medicamentos no vaso sanitário ou despeje-os em um ralo a menos que instruído a fazê-lo. Descartar corretamente este produto quando estiver vencido ou deixou de ser necessário. Consulte o seu farmacêutico ou local de eliminação de resíduos empresa para obter mais detalhes sobre como descartar corretamente este produto.
Vale lembrar sempre: seu médico e seu farmacêutico são seus amigos. Eles podem orientá-lo para possíveis problemas e soluções quando utilizando este medicamento.
Dúvidas? Não deixe de comentar no espaço abaixo!
[i] Acidity generated by the tumor microenvironment drives local Invasion; Veronica Estrella, Tingan Chen, Mark Lloyd, et al; Cancer Res Published OnlineFirst January 3, 2013; doi:10.1158/0008-5472.CAN-12-2796
Câncer ósseo
Faça radioterapia na área afetada do osso.
Enquanto isso, administre 400-500 ml de bicarbonato de sódio a 5% :
6 dias sim / seis dias não. Faça esse procedimento por 4 ciclos.
Depois faça um exame de Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada
Efeitos colaterais : sede e cansaço.
Beba bastante líquidos, faça ingestão de produtos doces e coloque mais sal nos alimentos, na hora das refeições.
Complementos nutricionais : potássio, magnésio e biofosfonatos.
esteves.veronica@gmail.com
Paulete(Técnica de Saúde Bucal)
Muito obrigado
Obrigado e boa sorte com seu gato...
http://www.taemtodas.inf.br/noticia/6CF9F636544-brocolis_combate_bacteria_hpylori
Aguardo ajuda o quanto antes, o ZEUS esta se mantendo forte em meio a tantas opiniões fortes de amigos e vets q ja teriam desisitido...
Obrigado luciana valentim
Abraços
Meu email é marciasbastos@hotmail.com. Muito obrigada.
http://livrepensar.wordpress.com/2010/07/18/bicarbonato-de-sodio-alcalinizacao-e-doencas-humanas/
uma colher de sopa de Bicarbonato de SÒDIO.
200 ml de agua purificada,
tem um mês, e até hoje nao senti nada, me saiu
foi muitos gazes,A industria crim.. de med... deve
ser mesmo contra o uso de bicarb.. de sódio,
agora tenham um regime alimentar,saudável,
(intestino não é caldeira.)
Os que quiserem contato para trabalhos de tradução podem comunicar-se comigo pelo e-mail profazenilto @ hotmail . com {eliminar os espaços}.
Mas quero aqui apenas acrescentar o que afirma Kevin Trudeau, polêmico jornalista americano, tão perseguido pelos poderosos da Big Pharma e outros, pois denuncia as manobras e manipulações das três indústrias mais manipuladoras do mundo, segundo ele: a químico-farmacêutica, a de alimentos e a de petróleo. Ele diz repetidamente em vários de seus livros denunciadores--"Os laboratórios não estão interessados em curar ninguém. Os laboratórios só estão interessados numa coisa--VENDER REMÉDIO".
Obrigada pela atenção
adicione 1 colher (de café) de cloreto de magnésio, 1 colher de café de bicarbonato de sódio, 1 colher de café de sal marinho ou flor do sal, se não encontrar sal marinho use sal grosso, aquele do churrasco. Ele deve beber dessa água toda vez que sentir sede. Veja no youtube essa receita do dr.Ivandélio Sanctus. Essa água vai melhorar seu sistema imunológico.
Agora, a melhor coisa para curar esclerose múltipla é tomar vitamina D3; veja no youstube o dr. Lair Ribeiro. Espero ter ajudado. Abços. Beth
2) jovens com esclerose multipla que estão sendo curados por um médico neurologista que utiliza altas doses de vitamina d3, fizeram um video no youtube
em homenagem a este médico de mente aberta... Dr.Cicero Galli Coimbra não deixe de assistir este video: http://www.youtube.com/watch?v=erAgu1XcY-U
http://www.revistaecologica.com/artemisia-pode-matar-98-das-celulas-cancerigenas-em-apenas-16-horas/
ha folha artemizia para o cancer, tomar um mês, para descansar e tres vezds ao dia uma colher rasa da de chá psra uma xicara.
Com os meus cumprimentos
Obrigado
http://pratacoloidalsilvertech.blogspot.com.br/2014/01/a-prata-coloidal-as-celulas-tronco-e.html
Grata
Fure a ponta do seu dedo com uma lanceta ou qualquer outro dispositivo do tipo. Esprema a carne em volta do furo para que saia um pouco de sangue.
2
Molhe a ponta do indicador de pH com o sangue. Espere alguns minutos para o indicador registrar uma leitura.
3
Compare a cor que apareceu no indicador com as cores da escala que veio com ele. A taxa saudável de pH sanguíneo é 7.365, logo a cor do indicador deve parecer com a cor para o pH que está entre 7 e 7.5. Se a cor não bater com as cores deste pH na escala, você precisa saber quão ácido ou alcalino seu sangue está, encontrando a cor na escala que mais se assemelha com o seu indicador.
4
Depois de analisar o sangue, analise também sua urina ou saliva. Embora estes metodos não sejam tão precisos, fornecem uma leitura similar para confirmar os resultados do teste sanguíneo.
1-Fure a ponta do seu dedo com uma lanceta ou qualquer outro dispositivo do tipo. Esprema a carne em volta do furo para que saia um pouco de sangue.
2-Molhe a ponta do indicador de pH com o sangue. Espere alguns minutos para o indicador registrar uma leitura.
3-Compare a cor que apareceu no indicador com as cores da escala que veio com ele. A taxa saudável de pH sanguíneo é 7.365, logo a cor do indicador deve parecer com a cor para o pH que está entre 7 e 7.5. Se a cor não bater com as cores deste pH na escala, você precisa saber quão ácido ou alcalino seu sangue está, encontrando a cor na escala que mais se assemelha com o seu indicador.
4-Depois de analisar o sangue, analise também sua urina ou saliva. Embora estes metodos não sejam tão precisos, fornecem uma leitura similar para confirmar os resultados do teste sanguíneo.
Obrigada!
Obrigada, adorei a reportagem !!!
Queres emagrecer? Deixa de comer mal e aprende a se alimentar.
Torço para estar errado. Adoraria que se provasse que um produto simples e barato pode ser tão poderoso. Desmoralizaria de vez uma certa sacralização da ciência como solução de todos os nossos problemas, e a mostraria a todos como um empreendimento humano, e não como a revelação mística de uma casta de iluminados. Mas não é desse jeito aqui não...
Já fiz uso de bicarbonato para acidez estomacal e de fato melhorou.
Porém gostaria de alertar as pessoas, muito cuidado ao usar o bicarbonato, esteja certo de que vc não tenha problema de pressão arterial, pode ser fatal para quem tem pressão alta.
Digo isso pois eu mesma tive a minha pressão elevada à 20/10 devido ao uso diário do bicarbonato, mesmo tomando remédio para pressão, ela subiu absurdamente.
Muito cuidado, pois se vc não monitora a pressão, ou talvez nem saiba que possui hipertensão, pode ser muito perigoso, um derrame pode ser fatal, ou te deixar inválido. Verifique a pressão arterial de tempos em tempos.
Atenção: o uso prolongado no bicarbonato (como é necessário no caso do câncer e outras doenças crônicas) deve ser necessariamente acompanhado de um monitoramento do pH. Elevar demasiadamente o pH, criando uma condição muito alcalina é tão danoso quanto a condição ácida. Não utilize o bicarbonato antes de se informar completamente sobre o assunto e entender a forma segura de fazê-lo.
O bicarbonato é bom para bronquite crônica?
02 folhas de repolho roxo picadas.
Água na mesma proporção ao repolho.
Misture e bata tudo no liquidificador, vai ficar um liquido roxo coe-o e guarde na geladeira (dura três dias).
Na segunda urinada do dia reserve uma quantidade de urina, e adicione a mesma de suco de repolho.
Cores PH
Vermelho 2
Vermelho Violáceo 4
Violeta 6
Azul Violáceo 7
Azul 7.5
Azul Esverdeado 9
Verde Azulado 10
Verde 12
Tire sua duvidas pesquise "Repolho roxo medir pH"
Doenças graves: Suco de 01 limão + 01 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio + 150 ml de água natural Manhã e Noite
Doenças não graves: Suco de 1/2 limão + 1/2 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio + 150 ml de água natural Manhã e Noite
Manutenção da saúde: Suco de 1/2 limão + 1/2 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio + 150 ml de água natural Manhã OU Noite
Leia também o post entitulado "Graviola contra o câncer" clicando aqui!
Agora se alguem souber me informar qto devo usar para tratar minha gata com câncer no intestino, agradeceria.
Achei a matéria super interessante, e sou solidário aos problemas ocorridos com os usuários (as ) RAFRAJOLA e Sonia guerreiro. Tenho um cão da raça Golden Retriever ( o nome do meu amigocão é PANTRO e tem 13 anos ) que infelizmente apresentou no resultado de uma ultrassonografia um "tumor" no baço e como a veterinária bem informou, em 80% dos casos esses tumores são malignos. Portanto eu gostaria que alguém ou algum de você pudesse por favor me auxiliar na dosagem que devo misturar à agua filtrada que troco diariamente ( 01 garrafa pet de 02 litros ). Digo que ENQUANTO À VIDA À ESPERANÇA!. E SÓ AS PESSOAS "ESPECIAIS" AMAM VERDADEIRAMENTE OS ANIMAIS!. Fico no aguardo de uma resposta e desde já agradeço de coração à todos por lerem o meu desabafo. Estou muito triste e infeliz.
Tenho repetidas infecção urinária,já estou num ponto que acabo com o anti biótico prescrito pelo urologista,passa se 6 dias estou com a infecção de novo,alguns anti bióticos já não estão fazendo efeito.Estou muito triste desesperada não tenho qualidade de vida.
Enfim queria muito sua opinião o uso do bicarbonato de sódio pode me ajudar a viver livre de mal???
Aguardo sua resposta. Obrigada
Outra duvida, quem tem pressão alta pode fazer uso do cloreto de magnesio?
Seria interessante se houvesse um esclarecimento sobre isso para que todos os interessados possam fazer uso desse `achado´ sem receio. abraços
O link atual para a página do Dr. Simoncini é este: http://www.cancerfungus.com/
https://sites.google.com/site/hipnoseembh/cancer-nunca-mais