Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Recordar é viver – quem ainda se lembra dos malaeiros da SUCAM?


Recordar é viver – quem ainda se lembra dos malaeiros da SUCAM?

Publicada em 



Foto:Internet


Se você tem acima de 35 anos de idade, ou chegou em Rondônia nos anos 70 e 80, não terá dificuldade para se lembrar desses guerreiros. Eles iam de carro, de bicicleta e até mesmo a pé, com aquelas bombas pesadas nas costas, de casa em casa, para fazerem seu árduo trabalho: dedetizar todas as residências, da cidade e do campo, afim de combater o terrível mosquito transmissor da malária.
Por conta de seus objetivos, ficaram conhecidos como “malaeiros”. Apesar de levarem benefícios às casas, em muitas delas eles não eram bem recebidos. Muita gente reclamava que as paredes ficavam borrifadas com o veneno após a aplicação e, que o cheiro era muito desagradável. Já outras pessoas faziam questão de recebê-los muito bem. Inclusive, em muitas residências, as donas de casa preparavam verdadeiros banquetes para servi-los após o trabalho.
Incluindo a malária, o grupo de combatentes tinha como finalidade o controle ou erradicação das grandes endemias no Brasil, desenvolvendo quatro Programas de Controle de Doenças: Chagas, malária, esquistossomose e febre amarela (fonte: funasa.gov.br/sucam).
Só quem já sofreu muito com alguma dessas moléstias, é que pode ressaltar a importância do trabalho desses servidores, que lutavam de sol a sol, com a difícil missão de erradicar, principalmente a malária do meio daquele povo tão sofrido, que veio de longe, com o objetivo de colonizar o que futuramente se transformaria no fortalecido estado de Rondônia.
Trazer as imagens dos malaeiros à mente de nossos leitores, é proporcionar uma viagem ao passado. Para alguns, lembranças felizes, para outros, nostalgia de um tempo que não volta mais.

Jornal Eletrônico PortalP1 – Rick Silva
Fotos: Internet
Fonte: funasa.gov.br/sucam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############