Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Com atraso, governo ampara vítimas do DDT

Agradecemos seu voto
Com atraso, governo ampara vítimas do DDT

Avaliação dos Usuários: / 5
PiorMelhor
quarta, 13 de maio de 2009

Ministro da Saúde promete à deputada Perpétua Almeida que governo vai socorrer os ex-guardas da Sucam.

CHICO ARAÚJO (*)
chicoaraujo@agenciaamazonia.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

BRASÍLIA – Quase um ano depois de receber um relatório sobre a situação dramática dos ex-guardas da extinta Sucam (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública), contaminados por DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) e Malathion, o Ministério da Saúde resolveu, finalmente, socorrer as centenas de vítimas que vivem na Amazônia. A garantia foi dada ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante audiência com a deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC). A deputada é autora de um projeto que pede o pagamento de pensão vitalícia especial aos intoxicados.

Durante o encontro, Temporão assumiu o compromisso, em nome do governo, de tratar os guardas intoxicados. As famílias daquelas que já morreram em decorrência da contaminação também serão reparadas. A deputada irá encaminhar ao ministro cópias dos exames realizados nos laboratórios Carlos Chagas, em Belém, e Adolfo Lutz, em São Paulo, cujos resultados apontam alto teor do veneno no organismo das vítimas no Acre.

A situação das vítimas do DDT no Acre e, posteriomente, em outras áreas da Amazônia, foi revelada em junho do ano passado pela Agência Amazônia, em reportagem da jornalista Dulcinéia Azevedo. Suspeitava-se, à época, que 114 pessoas tivessem morrido no Acre devido à intoxicação. Atenta ao drama desses trabalhadores, a Agência Amazônia fez outras reportagens sobre o assunto para chamar a atenção das autoridades. Em setembro, o Ministério Público Federal no Acre fez recomendação ao governo do Acre e ao Ministério da Saúde para que socorressem as vítimas do DDT.

Outro fato grave é o uso de cobaias humanas em pesquisas financiadasa pelo governo federal no Vale do Juruá, no Acre, e sem uma posição clara do Ministério da Saúde. Ali, a Polícia Federal coletou 3,5 mil provas de que os agentes foram contaminados por outras doenças, entre as quais hepatite, enquanto faziam a captura do mosquito Anopheles, transmissor da malária. O caso está na Justiça Federal. O Ministério Público Federal denuncia o governo do Acre e a União por uma série de irregularidades na captura dos mosquito e pede a sua suspensão imediata da atividade.

Grupo de trabalho

Sensibilidade com o drama dasa vítimas do DDT, a deputada Perpétua Almeida passou a agir politicamente. Antes, o deputado Sérgio Petecão (PMN-AC) entregou ao Ministério da Saúde um robusto dossiê relatando o drama dos ex-guardas da Sucam. No encontro, Temporão garantiu a Perpétua que irá solucionar o problema, “principalmente por que já há comprovações científicas de casos concretos”. Para ele, Fundação Oswaldo Cruz e a própria Fundação Nacional de Saúde (Funasa), empregadora destes funcionários, devem ser acionadas.

Temporão atendeu, ainda, ao pedido de Perpétua para criar um grupo de trabalho (GT) para levantar outros casos de contaminação na Amazônia e em outras regiões do país. O grupo seria formado por técnicos do Ministério da Saúde. Em setembro, o Ministério Público Federal no Acre havia enviado recomendação ao ministério na qual pedia a criação imediata de um grupo de trabalho para analisar a situação. Segundo Perpétua, a idéia do grupo é “vasculhar” os estados da Amazônia. A intenção do MPF é a mesma.

“O mais importante já conseguimos: o compromisso do governo de ajudar essas pessoas [contaminadas por DD]”, ressaltou Perpétua. A deputada entregou ao ministro José Temporão cópia do relatório da Comissão de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa do Acre, no qual consta que, pelo menos, 100 pessoas intoxicadas pelo DDT morreram no Acre. Segundo o relatório, outras dezenas padecem com seqüelas irreversíveis há mais de 20 anos.


Numa explanação de 15 minutos, a deputada entregou ao ministro recortes de jornais acreanos, fotografias e um documentário produzido pela TV Câmara. E ressaltou o apoio integral da imprensa em defesa destas famílias, alertando que há uma comoção generalizada no Acre e no Brasil, com pedidos de socorro chegam por cartas e e-mails de várias partes do país.

O deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), presente na audiência, é autor do projeto de lei que obriga a União a indenizar as vítimas do DDT. O PL já tem parecer favorável e tramita na Comissão de Seguridade Social. Os deputados Ilderlei Cordeiro e Eduardo Valverde reforçaram o pedido de justiça em nome dos contaminados.

(*) Com informações do jornalista de Assem Neto, da Assessoria de Imprensa da deputada Perpétua Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############