Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Contaminados por DDT: “só vamos parar quando a União reconhecer a sua obrigação”

Contaminados por DDT: “só vamos parar quando a União reconhecer a sua obrigação”
07 de abril de 2009
“Eu tenho certeza que esta dor vai passar”, disse o ex-combatente da malária José Aguiar, membro da Associação DDT e a Luta Pela Vida, referindo-se às seqüelas provocadas pela intoxicação. O desabafo foi compartilhado por 150 guardas da extinta Sucam, na manhã desta segunda-feira, no Auditório da Funasa, durante um encontro organizado por eles para agradecer o apoio político prestado até aqui pela deputada federal Perpétua Almeida.
Os ex-mata-mosquitos, como eram chamados, comemoram a realização em série de exames que há poucos meses eram considerados impossíveis por falta de apoio no Acre em Brasília. Nesta terça-feira, outros 120 deles conhecerão o resultado dos exames realizados nos laboratórios de Belém e São Paulo. O presidente da associação, Aldo Moura, informou que, “na maioria dos pacientes examinados, os níveis de intoxicação estão acima do permitido pela Organização Mundial de Saúde e há casos de pessoas com altíssima prevalência de DDT no organismo”.
“Agora, vamos ao próximo passo. Pra mim está muito claro que a nossa luta só vai parar quando o governo federal reconhecer que vocês precisam de apoio. Esses exames provam que estamos no caminho certo. Mas é preciso garantir o tratamento a todos que foram expostos ao veneno. Esta é uma questão humanitária”, disse a deputada, que levará para Brasília as cópias dos exames com resultado positivo como prova técnica que será anexada às justificativas do projeto que cobra indenizações em favor dos intoxicados.

A deputada reconheceu o empenho da Secretaria de Saúde, que destacou funcionários para coletar o sangue dos pacientes e criou um laboratório exclusivo para eles na Fundação Hospitalar. Ao secretário de Saúde, Oswaldo Leal, Perpétua Almeida fará um novo apelo, ainda esta semana, para acelerar a leitura dos exames. Mas, na avaliação dela, é inevitável cobrar do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, um pronunciamento oficial como o “homem que cuida da saúde dos brasileiros”. E a audiência com ele pode ocorrer nos próximos dias.

A deputada se disse bastante otimista quanto à aprovação, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, do projeto que obriga o governo a pagar pensão vitalícia aos intoxicados, bem como reparar financeiramente os familiares daqueles que já faleceram. Este benefício foi recomendado, também, pela Assembléia Legislativa do Acre após a investigação em todos os municípios que identificou mais de 120 óbitos em decorrência do DDT no estado. Perpétua comemora o fato de o deputado acreano Henrique Afonso ser o relator da matéria.

Conquistas

Impressionou a memória dos ex-servidores da Funasa no momento de lembrar as conquistas da deputada em torno do assunto, que são as seguintes: o empenho pessoal de Perpétua Almeida, que visitou os pacientes nas suas residências e nos hospitais onde estavam internados; o apoio da imprensa local e nacional; a ação no Ministério Público Federal, movida contra a Funasa por iniciativa do gabinete da deputada, o apoio do Governo do Acre, a mobilização dos produtores da TV Câmara ao Acre, onde foi feito um documentário sobre o assunto; realização de audiência pública no Congresso Nacional, envolvendo especialistas e representantes dos intoxicados do Acre e do Pará; e a audiência com o presidente da Funasa, que determinou a realização dos exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############