Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Recuos do Planejamento em mesas de negociação sinalizam necessidade de fortalecer mobilização entre servidores

 PDFImprimirE-mail
Mal recomeçaram as reuniões para tratar a pauta dos servidores públicos federais e o Ministério do Planejamento já deu sinais de que a categoria precisa ficar alerta e fortalecer a mobilização se quiser ver avanços no atendimento de suas reivindicações. O cancelamento de uma reunião em que o governo apresentaria a minuta de uma proposta de plano de carreira para administrativos da AGU foi apenas um dos indícios de que o governo deve continuar tentando ganhar tempo e empurrar as negociações até o limite. O exemplo dos administrativos da AGU mostra bem o que tem sido recorrente nos processos de negociação. A pauta de carreira da AGU é antiga. Alguns temas vêm sendo dialogados desde 2005. Atravessaram o governo Lula e seguem travados no governo Dilma. Sempre que uma negociação está na iminência de ser fechada, como é este o caso, o governo recua e passa a utilizar pretextos que não cabem num processo avançado de negociações. No caso da AGU, o argumento da vez é que ainda não há consenso em alguns segmentos do governo. No entanto, no final do ano passado, a própria AGU chegou a encaminhar um comunicado aos servidores informando de que uma minuta de plano já estava no Planejamento. Minuta esta que nunca foi apresentada aos trabalhadores.
A situação dos administrativos da AGU não é a única que preocupa. Os servidores do HFA já têm motivos de sobra para ficar em alerta e organizar uma reação. Nesta quarta, 11, quando a Condsef cobrou do Planejamento a assinatura de um termo de compromisso garantindo a correção das tabelas salariais da categoria, erro reconhecido pelo próprio governo, o Planejamento se esquivou mais uma vez dizendo que a assinatura de um termo não deveria acontecer. Quando no ano passado a Condsef conseguiu o apoio do deputado federal Policarpo para apresentar uma emenda do HFA ao Projeto de Lei referente aos reajustes negociados para dezenas de categorias, o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, se comprometeu diante do deputado que resolveria o problema ainda em 2013. A emenda não foi apresentada na perspectiva de que a palavra seria mantida. O que se observa hoje é que a solução da situação, erro criado e reconhecido pelo próprio governo, pode ficar para 2014 caso a categoria não pressione.
Para a Condsef os pretextos utilizados pelo governo soam como meras tentativas de enrolar e enganar a categoria. São subterfúgios para manter os servidores no aguardo de novidades que nunca chegam. A entidade, como sempre fez, segue apostando no esgotamento dos processos de negociação. Mas diante de situações de recuo como as que estão claramente ocorrendo, fica difícil acreditar que o horizonte das negociações tragam avanços sem que os servidores - como historicamente acontece - se mobilizem.
Unidade e mobilização – Os administrativos da AGU já realizaram um Dia Nacional de Luta nesta quarta, 10. É importante que as entidades filiadas à Condsef promovam assembleias permanentes e mantenham a categoria atualizada dos processos. No dia 19 de abril acontecerá um Dia Nacional de Luta em todo o Brasil pelo atendimento às reivindicações e reabertura das negociações para tratar a pauta unificada dos federais. Esta atividade marca o início de uma construção coletiva de mobilização nacional, como a que ocorreu com êxito no ano passado. No próximo dia 24 é importante também que os servidores participem de forma enfática da marcha que acontecerá na Esplanada dos Ministérios. A expectativa é conseguir uma audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Dia 26, sexta-feira, a Condsef realiza também uma plenária nacional, a primeira deste ano, que deve contar com mais de 500 delegados de base de todo o Brasil. A Condsef vai propor a intensificação da mobilização com intuito de pressionar o governo a cumprir com acordos firmados e buscar avanços nas negociações.
Todo o possível deve ser feito para que os processos de negociação frutifiquem em projetos concretos que possam ser aprovados no Congresso Nacional sem a necessidade da corrida por emendas. Corrida que acontece muitas vezes por este procedimento que se tornou habitual no governo de ganhar tempo - seja cancelando reuniões ou recuando em processos de negociação já avançados. Para driblar essas várias armadilhas e obstáculos impostos aos servidores, unidade e mobilização continuam sendo nossos maiores aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############