Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL

GRUPO DE VENDAS DE IMÓVEL
QUER COMPRAR OU VENDER É AQUI!!

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Cargos De Comissão Destinados À Servidores De Carreira


BSPF     -     03/11/2018

Apenas 598 servidores do INSS têm DAS


A falta de normas e critérios para que servidores ocupem cargos de confiança e chefia pode mudar. Segue em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 10896/18, do Executivo, que destina para os servidores de carreiras do governo, no mínimo, 50% dos cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) de níveis 1 a 4, e 60% dos níveis 5 e 6.


A fatia ocupada pelos comissionados no total de servidores da ativa surpreende e apresenta aumento nos últimos anos. E o motivo? A velocidade na criação deste tipo de cargo foi maior que o aumento do total de servidores das administrações diretas.


Segundo informações divulgadas pelo Painel Estatístico de Pessoal (PEP) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, os diversos órgãos possuem 11.550 mil cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS).


No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 598 servidores possuem funções comissionadas. Em 2012 (último governo), o INSS possuía 701 servidores nessas condições (355 do sexo feminino e 346 do sexo masculino). Em relação as Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE) o número chega a surpreender, pois são 1.556 funcionários.


Apesar dessa evolução, o quantitativo de servidores efetivos da autarquia não é satisfatório. O abuso nas indicações se torna prejudicial à Administração Direta. Com o INSS não é diferente. Enquanto os cargos de “chefia” são ocupados, a estrutura de atendimento se torna mais “enxuta”. As salas de atendimento estão sempre lotadas, existe demora, filas e até mesmo servidores prestes a se aposentar.


No entanto, a notícia mais aguardada que é o concurso público, parece não ter uma resposta concreta, a promessa deve demorar para sair do papel. Somente no ano passado (no mês de junho) a União precisou desembolsar o montante de R$ 65,7 mi para pagar a fatura dos DAS. 



Por Estado


Dados solicitados pela Anasps ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apontam um aumento nesses números. Segundo a pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros 2017, a Região Nordeste é a que mais possui servidores em cargos de comissão (199.202); seguido pela região Sudeste (127 219); Centro-Oeste (61.776); Norte (57.665) e Sul (49.707).


O Estado de São Paulo liderou o ranking com o maior número de servidores em cargos de comissão, totalizando 3.971 comissionados; seguido do Rio de Janeiro (3.621); e Minas Gerais (1.738). 



Entenda o que é


DAS- são cargos de livre nomeação (cargos de confiança) e podem ser preenchidos por servidores públicos de carreira (da ativa e inativos) ou por pessoas sem vínculo funcional com a administração federal.


O projeto em tramitação que aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, é semelhante ao decreto 5.497/05 que estabeleceu os limites mínimos de participação dos servidores públicos nos cargos da DAS.


Por Byanca Guariz


Fonte: Anasps Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############