*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****
Movimento recebeu o nome de "SOS IBGE" e cobra melhorias no órgão.
Além do Amazonas, os dez estados aderiram ao movimento.
Do G1 AM
Funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aderiram ao movimento grevista nacional e paralisaram as atividades nesta segunda-feira (26), em Manaus. De acordo com a coordenadora do Núcleo Sindical e integrante do Núcleo de greve, Érica Peres, a greve afeta apenas a unidade na capital, mas deve se estender para unidades do interior do estado nos próximos dias. Além do Amazonas, os dez estados aderiram ao movimento.
O movimento recebeu o nome de "SOS IBGE". O sindicato reivindica que o IBGE seja tratado como órgão de Estado e não de governo. Os servidores pedem ainda autonomia técnica, reforço no orçamento condizente com plano de trabalho, além de valorização salarial e patamar do ciclo de gestão.
saiba mais
De acordo com Érica, a greve em Manaus afeta principalmente departamentos administrativos, como Contabilidade e Recursos Materiais que, segundo ela, inviabilizam o restante dos trabalhos do órgão. Ela informou ainda que setores de pesquisa estão parados como é o caso a área de Pesquisa de Indústria.
"Nosso objetivo não é causar impacto para a sociedade e sim mostrar indignações que envolvem questões éticas. O órgão não está sendo bem gerido. A diretoria é omissa aos interesses do órgão. Também estamos a favor de trabalhadores terceirizados que não recebem seus direitos. Recebem R$ 800 para assumirem atividades do quadro de funcionários. Eles fazem a principal atividade do órgão", disse ao G1.
A coordenadora informou que unidades do IBGE não aderiam à greve porque boa parte dos servidores cumprem agenda de trabalho em Manaus, o que inviabiliza a adesão ao movimento. "Convocamos a população a apoiar nosso movimento, que luta para manter a credibilidade do órgão e qualidade das pesquisas por ele executadas, que são a principal fonte de informação para toda a sociedade sobre a realidade brasileira, pautando a elaboração de políticas públicas".
tópicos:
IBGE,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.
##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############