Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Negros são minoria em carreiras públicas de níveis superiores

BLOG: S.P.B. DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL


BSPF     -     14/02/2014


Os negros ocupam somente 5,3% dos postos de comando das grandes companhias brasileiras, entretanto, essa realidade não está restrita somente ao setor privado. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito para analisar o Projeto de Lei 6.738/2013, que propõe 20% de vagas para negros em concursos de administração pública federal, constatou que cotas raciais poderiam diminuir as disparidades entre brancos e negros em carreiras públicas.

A pesquisa, que foi apresentada no Seminário Cotas no Serviço Público Federal, organizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) na Câmara dos Deputados, apontou que o número de negros em cargos públicos de níveis superiores é quase 20% menor comparado aos brancos.

Ao analisarmos os números gerais, negros e brancos ainda se encontram em certa posição de igualdade, já que brancos ocupam 51,5% de cargos públicos e negros ocupam 47,4 de postos no setor. Na instância municipal do serviço público, que não exige nível superior e tem menor remuneração, os negros (51,4%) chegam a ultrapassar os brancos (48,0%), porém esse quadro se altera quando subimos para as categorias estaduais e federais.

Em cargos de nível estadual os negros ocupam 44,4% ante os 54,0% dos cargos ocupados por brancos;  em nível federal esse número salta de 58,6% de cargos exercidos por brancos para apenas 39,9% de cargos exercidos por negros. Quando avaliamos as diferenças por gênero o número é ainda mais desigual, as mulheres negras ocupam apenas 7,5% dos cargos federais.

Nas carreiras mais valorizadas o número de negros também é reduzido, na diplomacia por exemplo, a presença de profissionais negros é de apenas 5,9%. “O Projeto de Lei é uma iniciativa para que o conceito de ações afirmativas se consolide nas políticas de promoção da igualdade racial”, disse a ministra-chefe da SEPPIR Luiza Bairros durante o evento na terça-feira (11), o projeto ainda está em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############