Logomarca do portal

Logomarca do portal
Prezado leitor, o Portal do Servidor Publico do Brasil é um BLOG que seleciona e divulga notícias que são publicadas nos jornais e na internet, e que são de interesse dos servidores públicos de todo o Brasil. Todos os artigos e notícias publicados têm caráter meramente informativo e são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados nos links ao final de cada texto, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

OS DESTEMIDOS GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO

OS DESTEMIDOS  GUARDAS DA EX. SUCAM / FUNASA / MS, CLAMA SOCORRO POR INTOXICAÇÃO
A situação é grave de todos os servidores da ex. Sucam dos Estados de Rondônia,Pará e Acre, que realizaram o exame toxicologicos, foram constatada a presença de compostos nocivos à saúde em níveis alarmantes. VEJA A NOSSA HISTÓRIA CONTEM FOTO E VÍDEO

SINDSEF RO

SINDSEF RO
SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO DE RONDÔNIA

NOTÌCIAS DA CONDSEF

NOTÌCIAS DA CONDSEF
CONDSEF BRASIL

CAPESAUDE/CAPESESP

CAPESAUDE/CAPESESP
FOMULÁRIOS

Fale com a CAPESESP

Fale com a CAPESESP
ATEDIAMENTO VIRTUAR

SELECIONE SEU IDIOMA AQUI.

sábado, 5 de julho de 2014

Menor sob guarda tem direito a pensão até 21 anos

*****PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL*****


ALESSANDRA HORTO
O DIA - 05/07/2014


No estado, o Rioprevidência informou que não há problema para o pagamento de pensão de menor sob guarda


Rio - Menor sob guarda de servidor público tem direito de receber pensão até completar 21 anos, em caso de morte do seu responsável legal. A decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), restabeleceu o pagamento do benefício que estava sendo pago em favor de um menor sob guarda de seu avô paterno, ex-servidor. O pagamento tinha sido negado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).


A menor morava com o avô paterno desde agosto de 2000 até sua morte, em setembrode 2002. A pensão foi vetada pelo tribunal com o argumento de que o Artigo 5º da Lei 9.717/1998 teria revogado, do regime próprio de previdência dos servidores públicos da União, a pensão a menor sob guarda.


A decisão do ministro Ricardo Lewandowski considerou sentenças do Supremo em que foram concedidas medidas cautelares. Na ponderação de valores, levou em consideração “o caráter essencialmente alimentar da benefício em questão”.


Segundo o Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (Previ-Rio), este tipo de concessão de benefício sempre foi efetuado respeitando a legislação vigente e que não há negativa no pagamento.


No estado, o Rioprevidência informou que não há problema para o pagamento de pensão de menor sob guarda, já que o procedimento está previsto na Lei 5.260/2008. O texto indica que também integram a condição de beneficiários da pensão por morte o enteado, o menor sob guarda judicial e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS A GENTILEZA DOS AUTORES QUE NOS BRINDAM COM OS SEUS PRECIOSOS COMENTÁRIOS.

##############PORTAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO BRASIL##############